segunda-feira, 28 de março de 2022

Aprenda a fazer uma receita de tilápia com batatas.

Foto: Divulgação

Já pensando em uma receita para a Semana Santa, que será em abril, o Inter TV Rural deste domingo (27) trouxe uma versão nordestina e adaptada do tradicional prato bacalhau com batata.

Em vez do pescado português, o gastrólogo Alexandre Dantas alterou a receita usando um peixe que se adaptou bem à região Nordeste e que é muito consumido no interior: a tilápia.

Além de saboroso, o peixe é acessível e vai muito bem em preparos no forno.

Ingredientes

. 800 g de filé de tilápia

. 800 g de batata-inglesa pré-cozida cortada em rodelas

. 2 cebolas roxas de tamanho médio cortadas em fatias grossas

. 40 g ou ½ xícara de chá de azeitonas

. Sal, pimenta, azeite, limão e cebolinha a gosto

Modo de preparo

A batata deve ser levada ao cozimento com água por pouco tempo. Para essa receita optamos por fatias mais grossas, por isso ela foi pré-cozida. Quem optar por fatias mais finas, pode usar a batata ainda crua.

O primeiro passo é temperar os filés de tilápia para que eles absorvam os temperos por cerca de 15 minutos. Vamos colocar sal e pimenta a gosto. Ainda vamos colocar um pouco de limão. É importante lembrar de temperar os dois lados do filé.

Após terminar, vamos reservar por cerca de 15 minutos, na geladeira, para que o peixe absorva o sabor dos temperos.

Enquanto o peixe fica marinando na geladeira, vamos montar o refratário que vai ao forno com o peixe. No fundo desse recipiente vamos colocar uma camada generosa de azeite e espalhar por toda área.

Por cima do azeite, vamos forrar o fundo do recipiente com as rodelas de cebola. Vamos temperar a cebola também com um pouco de sal. Acima dessa camada de cebolas, vamos fazer uma camada de batatas, também cobrindo toda área do recipiente. É importante que ela preencha todos os espaços, para cobrir completamente as cebolas.

Após formar a camada de batatas, vamos temperar também com sal e pimenta. Por cima, vamos acrescentar metade das azeitonas.

Logo em seguida, vamos banhar as batatas com mais um fio de azeite e começamos a organizar por cima delas os filés de tilápia. Os filés devem ser colocados lado à lado até completar toda área da assadeira.

Após colocar todo peixe, vamos adicionar algumas fatias de cebola cortada mais finas. Vamos acrescentar também o restante das azeitonas e mais um fio de azeite para finalizar.

O próximo passo é cobrir a assadeira com um papel-alumínio e levar ao forno preaquecido a 180° por cerca de 20 minutos. Uma dica é usar o papel com o lado brilhoso para baixo.

Após esse tempo, vamos retirar o papel e deixar no forno, na grelha superior, para o peixe ganhar um pouco de cor. Nessa receita, deixamos no forno por mais 20 minutos, mas esse tempo pode variar de acordo com o forno e com o gosto.

Depois disso é só retirar do forno e servir.

Por g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário