O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, reforçou e endossou o trabalho político da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) para construir e consolidar pelo menos 35 pré-candidaturas próprias do partido, até o momento, às prefeituras do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano. A parlamentar preside a legenda no Estado e tem percorrido todo o território potiguar para fortalecer chapas majoritárias e proporcionais.
O PSD tornou-se o partido com maior número de prefeituras no Brasil, conforme destacou o jornal Folha de S.Paulo em cenário após o fim da janela de trocas partidárias das eleições de 2024. A agremiação tem ao menos 1.040 prefeitos, crescimento de 58% em relação ao resultado do pleito municipal de 2020, e pretende ampliar essa capilaridade nas gestões municipais.
“O Rio Grande do Norte tem historicamente um papel estratégico e de protagonismo na geopolítica nacional. O fortalecimento do PSD em todos os estados ganha mais força e solidez no Rio Grande do Norte, comandando por uma mulher sertaneja de luta como a senadora Zenaide. Estamos muito bem representados e bem posicionados num estado que legou ao país vitórias como o pioneirismo da participação feminina na política, com nomes inscritos na história nacional como Alzira Soriano, primeira mulher a ser eleita prefeita na América Latina, e Celina Guimarães, primeira mulher a se alistar e a votar no país”, enfatizou Kassab.
Projeto de expansão
Conforme Zenaide, o projeto de expansão da legenda começa pelo palanque de Natal, a capital, com o nome competitivo e experiente do ex-prefeito Carlos Eduardo. O PSD também aposta na diversidade e na participação feminina nos cargos eletivos. Para isso, a senadora trabalha pela reeleição de Mariana Almeida em Pau dos Ferros, de Divanize em Baraúna e de Nira em Maxaranguape; pela eleição de Jéssica Íris ao comando do município de Antônio Martins; além da recondução da ex-prefeita Klébia Bessa ao cargo em Taboleiro Grande. Este é o retrato do momento, podendo mudar nos próximos meses e até ampliar esse rol feminino.
“O primeiro e melhor combustível para o trabalho na política é o entusiasmo, a vontade de renovar as lideranças partidárias na democracia, valorizar o que está funcionando bem, dialogar pelo bem comum, governar os municípios com sensibilidade humana e olhar diferenciado para a saúde, a educação, a segurança pública. É no município onde o povo vive, trabalha, estuda e precisa de políticas públicas que são pagas com os impostos que todos pagamos”, frisou Zenaide.
Após a parlamentar assumir o comando do PSD potiguar, o partido saltou de 14 para 18 prefeituras. “Estamos ampliando esse número de filiados e de pré-candidatos às prefeituras e às câmaras de vereadores. Nosso objetivo é tanto trabalhar pela reeleição dos gestores bem-sucedidos e aprovados pela população, quanto renovar nomes expressivos e vocacionados à vida pública nessas mais de 30 pré-candidaturas a prefeitos e prefeitas que disputarão o voto potiguar em outubro”, assinalou Zenaide.
O presidente nacional também elogiou a articulação de Zenaide no PSD potiguar, ressaltando a importância de propor um programa de governo voltado às demandas e necessidades específicas de cada cidade.
“Temos uma aliança nacional e estadual sólida com a senadora Zenaide, liderança extremamente agregadora e ativa nesse projeto de expansão do PSD a partir de uma base social e popular orgânica, enraizada no dia a dia das comunidades e nas urgências da população, incentivando também os empreendedores que geram empregos e estimulando o desenvolvimento econômico com produção justa de riqueza e de oportunidades de crescimento para todas as pessoas”, salientou Kassab.
Participação popular
Um dos exemplos dessa prática municipalista que alia técnicas de gestão e democracia participativa ocorre em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, onde a pré-candidatura do PSD tem percorrido aos bairros para construir um plano de governo com participação popular.
“Estamos construindo um projeto de desenvolvimento sustentado, planejando a cidade para crescer de forma organizada e consistente a curto e médio prazos, no período 2025-2030, lançando mão dos modelos mais modernos e exitosos de gestão pública”, exemplificou a senadora.
Médica de formação e ex-secretária municipal de saúde, Zenaide reafirmou o compromisso com o combate às desigualdades e com políticas de desenvolvimento social.
“Lidei na linha de frente de pronto-socorro com as dores e necessidades mais frequentes do nosso povo. Vi a pobreza, a dor, a falta de remédio, a violência, a vida maltratada. Isso me toca e emociona profundamente, mas também me motiva a trabalhar pelos que mais precisam de ajuda do poder público. Tenho certeza de que nossos resultados nas urnas refletirão um trabalho árduo, dedicado, rodando estradas, percorrendo bairros e comunidades, colhendo contravenções das lideranças comunitárias locais e dos moradores de cada região do Rio Grande do Norte. É esse modelo de Estado presente que buscamos e promovemos no PSD”, observou a presidente estadual do PSD.
O PSD
Hoje, o PSD é o maior partido entre as 13 legendas presentes no Senado, com um total de 15 representantes. Na Câmara dos Deputados, a sigla tem 44 parlamentares. O PSD compõe a base de apoio do presidente Lula (PT) no Congresso Nacional, governa os Estados do Paraná e de Sergipe e tem forte influência no Estado de São Paulo, onde Kassab é secretário do governador Tarcísio de Freitas.
O partido atraiu ainda três prefeitos de capitais eleitos por outras siglas em 2020: Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Rafael Greca (Curitiba) e Topazio Neto (Florianópolis).
Município Prefeito ou prefeita filiado ao PSD
Antônio Martins Jorge Fernandes
Alexandria Jeane Ferreira
Baraúna Divanize
Ceará Mirim Julio César
José da Penha Doutor Raimundinho
Lagoa de Pedras Guilherme
Lagoa de Velhos Sonyara
Maxaranguape Nira
Pau dos Ferros Mariana Almeida
Passa e Fica Flaviano Lisboa
Poço Branco Edi Carlos (Edinho)
Rio do Fogo Márcio de Cicí
Tangará Augusto
Touros Pedro Filho
São José do Mipibú José Figueredo
São Bento do Trairí Kêka
São Miguel do Gostoso Renato de Doquinha
Taipú Louvado
Município Pré-candidatos filiados ao PSD à prefeitura
Natal Carlos Eduardo
São Gonçalo do Amarante Jaime Calado
Ceará-Mirim Antônio Henrique
São José de Mipibu Zé Figueredo
Apodi Giliard Oliveira
Touros Pedro Filho
Baraúna Divanize
Pau dos Ferros Mariana Almeida
Jucurutu Robson Oliveira
São Paulo do Potengi José Leonardo
Tangará Augusto
Alexandria Raimundo Andrade
Serra do Mel Moabe Soares
Poço Branco Edi Carlos (Edinho)
Vera Cruz Italo Cabral
Taipu Louvado
Rio do Fogo Márcio de Cicí
Maxaranguape Nira
Montanhas Agacyr
Passa e fica Flaviano Lisboa
São Miguel do Gostoso Leonardo Teixeira
Campo Redondo Coronel Egídi
Luís Gomes Nilsinho
Lagoa de Pedras Guilherme
Serra Negra do Norte Acacio Brito
Antônio Martins Jéssica Iris
José da Penha Em definição
Marcelino Vieira Dr Geraldinho
Severiano Melo Dr. Dagoberto Bessa
Várzea Getúlio Ribeiro
São Bento do Trairi Rafael Matias
Rafael Fernandes Em definição
Vila Flor Riva Barros
Lagoa de Velhos Nildo Galdino
Taboleiro Grande Klébia Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário