segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Aprenda receita de doce feito com a casca do melão.

Foto: Reprodução

Reaproveitamento e sabor são as palavras que melhor definem a receita do Inter TV Rural desse domingo (15). Um produto que normalmente iria para o lixo, a casca do melão foi transformada em um doce.

Com poucos ingredientes e curto tempo de preparo, a compota vai muito bem na sobremesa de fim de semana. Veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo.

📳Participe do canal do Rio Grande em Dia no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

Ingredientes

. Casca de um melão pequeno cortada em cubos

. 500 g de açúcar cristal

. Canela em casca para aromatizar

. Uma pitada de sal

. Água para o cozimento

Modo de preparo

Para fazer o doce, utilize o melão amarelo. É importante escolher um melão com a polpa mais firme. Se tiver muito macia, ele vai desmanchar e ficar com aspecto de geleia.

Após retirar a semente e consumir a polpa, normalmente descartamos a casca. E é justamente essa parte que vamos usar na receita, mas não a parte amarela. Vamos utilizar a parte que fica entre a polpa e a casca amarela. Ela tem uma textura mais firme e geralmente é menos doce e um pouco esverdeada, com espessura aproximada de 1 centímetro.

Após separar essa parte, com uma faca e sobre uma tábua, corte-a em cubos do mesmo tamanho.

Em uma panela grande, adcione o açúcar para fazer uma espécie de caramelo. É importante mexer sempre, para que o açúcar não queime. O ponto ideal é quando o açúcar ficar da coloração semelhante ao guaraná. Nesse ponto, adicione aos poucos a água fervente, mexendo sempre com muito cuidado por causa do vapor. Na sequência, adicione cerca de 500 ml de água.

Quando o caramelo e água estiverem bem dissolvidos, vamos acrescentar os cubos de melão aos poucos, para que eles cozinhem nessa calda. Em seguida, colocamos a canela e uma pitada de sal dentro da panela.

É importante observar o doce de vez em quando e completar a água, sempre que necessário. O doce fica pronto quando observarmos que a calda fica mais espessa. Bolhas maiores se formam no canto da panela e os pedaços ficam cozidos.

No preparo para a reportagem, o doce ficou cerca de 1 hora no fogo.

Um dica, para quem preferir, é adicionar também cravo da índia no doce ou substituir o cravo pela canela.

Depois de pronto, é só resfriar e servir.

Fonte g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário