O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, comemorou a eleição de 21 candidatos(as) do partido a prefeituras no Rio Grande do Norte no pleito realizado no último domingo (06). Também celebrando a conquista, por concorrentes da sigla, de nove cargos de vice-prefeitos(as) e de 123 cadeiras nas Câmaras de Vereadores no Estado, o dirigente ressaltou o trabalho e a liderança políticos da senadora Zenaide Maia, presidente regional da legenda, como “fundamentais” para o crescimento alcançado tanto no interior potiguar, quanto na região metropolitana da Grande Natal.
“As vitórias eleitorais que tornam o nosso PSD uma referência nacional da boa política são resultado de trabalho diário de nossos dirigentes e filiados em todos os estados. A senadora Zenaide é fundamental nesse sucesso: ela preparou, ampliou e liderou com louvor nosso partido no Rio Grande do Norte, onde conquistamos 21 prefeituras com propostas sintonizadas com os anseios da maioria da população, sem radicalização e com total prioridade nas demandas de desenvolvimento de cada comunidade, bairro e região”, afirmou Kassab.
O dirigente ainda destacou o impacto das vitórias locais na expansão da legenda em nível nacional, além de sublinhar a elevada capilaridade do PSD na composição dos governos e dos parlamentos.
“Parabenizo a companheira Zenaide e a todos os candidatos e candidatas do nosso partido eleitos para prefeituras e câmaras municipais, fazendo votos de pleno êxito em seus mandatos. O PSD é o partido que mais cresce no Brasil, e o Rio Grande do Norte tem papel de protagonista neste novo cenário da política nacional, no qual somos atores estratégicos nos governos e nos parlamentos em níveis federal, estaduais e municipais”, observou Kassab.
Sucesso nas urnas
Também avaliando positivamente os resultados do pleito, Zenaide reiterou o fato de o PSD, com conquistas expressivas, ter consolidado e fortalecido sua presença em todo o território norte-rio-grandense.
“Essa alta performance confirma a grande confiança dos eleitores e das eleitoras em nossa capacidade de promover bem-estar coletivo. Parabenizo a todos os candidatos e a todas as candidatas eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. De igual forma, agradeço imensamente a militância engajada e vibrante dos filiados e das filiadas, que foram incansáveis nas nossas campanhas”, frisou a presidente estadual da sigla.
Representatividade feminina
Seis das 21 cidades potiguares conquistadas pelo PSD nas urnas serão comandadas por mulheres: Marianna Almeida em Pau dos Ferros, Professora Nira em Maxaranguape, Divanize Oliveira em Baraúna, Jéssica Iris em Antônio Martins, Maria de Fátima em Doutor Severiano e Klebinha em Taboleiro Grande. Dos nove vices do PSD, quatro são mulheres: Maria das Graças de Medeiros Oliveira em Cerro Corá, Maria Margareth da Silva Pereira em Ceará-Mirim, Meyrelle Jose Andrade de Souza em Porto do Mangue e Clebia Maria de Sena Felipe de Andrade em Riachuelo.
Procuradora Especial da Mulher no Senado Federal, Zenaide trabalha para incentivar a população feminina, que é maioria no país, a participar da política e dos partidos e a disputarem cargos eletivos. “Mulheres, contem comigo nesta tarefa desafiadora de governar para a população. Será uma jornada de sucesso de gestões públicas e de vereança comprometidas com a entrega de trabalho, integração institucional e boa política voltados ao bem comum”, assinalou a senadora.
Grandes colégios eleitorais
Entre os maiores principais colégios eleitorais do Estado, o PSD venceu a disputa pelo Poder Executivo em ao menos quatro, seja como cabeça de chapa ou como aliado: São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, São Jose do Mipibu, Pau dos Ferros e Mossoró (vice).
“Foi uma campanha de plena democracia no seio do povo, divulgando as propostas de homens e mulheres. Elegemos 21 prefeitos, nove vice-prefeitos e 123 vereadores. Aqueles que não foram eleitos também merecem nosso reconhecimento porque vestiram a camisa de sua cidade com capacidade de trabalho e vontade de gerar desenvolvimento”, enfatizou Zenaide.
Aliados eleitos
A senadora ainda celebrou a vitória de diversos aliados e aliadas pertencentes a outras agremiações em regiões estratégicas do Estado, os quais tiveram campanhas apoiadas pelo PSD tanto para eleição quanto para reeleição nas prefeituras.
“Política é arte do diálogo e do consenso, sem centralização absoluta. Apoiamos aliados de outras legendas reconhecidos por suas gestões exitosas nas cidades, como é o caso de Mossoró, cidade-polo do Oeste potiguar onde o vice-prefeito eleito é do nosso PSD. É preciso reconhecer o sucesso da boa administração pública e fazê-la ser multiplicada e valorizada em todo o nosso Estado”, salientou a parlamentar.
Ainda de acordo com Zenaide, a eleição também provou o acerto e a importância de compor coalizões políticas para fortalecer a democracia brasileira nas eleições periódicas que ocorrem a cada dois anos. Ela considerou como prioridade fazer política com diálogo, com escuta ativa das demandas sociais e coletivas e com olhar diferenciando para o desenvolvimento socialmente justo, ecologicamente equilibrado e economicamente sustentável.
“Fomos a campo, caminhamos nas ruas, olhamos olho no olho dos moradores, preparamos planos de governo exequíveis para as cidades, construímos alianças propositivas. Afinal, é nos municípios onde a vida acontece, onde as pessoas nascem, trabalham, precisam de serviços públicos de qualidade, de escola, de hospital, de cultura, de esporte, de infraestrutura, de segurança”, observou a dirigente.
Crescimento nacional
As eleições municipais de 2024 confirmaram o PSD como o maior partido do Brasil em número de prefeituras: 888, conquistando três capitais já no primeiro turno e garantindo a presença de dois representantes seus no segundo turno em outras capitais. A sigla ainda elegeu 6.914 vereadores em todo o país.
Ao todo, o partido recebeu mais de 14,5 milhões de votos para prefeito em 2024, com crescimento de 36,7% sobre 2020. A legenda também se tornou o maior partido do país com filiações realizadas nos últimos anos após as eleições 2020. Atualmente, segundo levantamento feito pelo jornal O Globo antes do final da janela de filiação partidária, o PSD soma 1.040 prefeituras - em 2020, elegeu 656 prefeitos.
Confira os 21 municípios do RN que serão governados pelo PSD a partir de 2025:
▪︎ Alexandria -
▪︎ Antônio Martins
▪︎ Baraúna
▪︎ Ceará-Mirim
▪︎ Doutor Severiano
▪︎ Lagoa de Velhos
▪︎ Maxaranguape
▪︎ Passa e Fica
▪︎ Pau dos Ferros
▪︎ Poço Branco
▪︎ Rio do Fogo
▪︎ São Bento do Trairi
▪︎ São Gonçalo do Amarante
▪︎ São José de Mipibu
▪︎ São Miguel do Gostoso
▪︎ Serra Negra do Norte
▪︎ Taboleiro Grande
▪︎ Taipu
▪︎ Tangará
▪︎ Touros
▪︎ Várzea
Nove cidades elegeram vice-prefeitos ou vice-prefeitas do PSD no RN:
▪︎ Alexandria
▪︎ Angicos
▪︎ Cerro Corá
▪︎ Ceará-Mirim
▪︎ Lagoa de Velhos
▪︎ Mossoró
▪︎ Poço Branco
▪︎ Porto do Mangue
▪︎ Riachuelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário