quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário.

Foto: Reprodução

O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS), a partir de agora, passa a exibir nome e CPF no lugar do antigo número. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (16) pelos ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026 – desde julho, 54 milhões já foram suspensos. Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que pacientes sem CPF continuam sendo atendidos normalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não estamos deixando ninguém para trás. As pessoas que não têm CPF ainda vão continuar a ser atendidas”, disse. “Não há sistema nacional de saúde público que tenha o volume, a diversidade e a complexidade dos dados que tem o SUS”, completou.

Higienização

Para tornar a unificação possível, a pasta iniciou uma espécie de limpeza da base de cadastros de usuários do SUS, conhecida como CadSUS. Desde então, os registros passaram de 340 milhões para 286,8 milhões de cadastros ativos.

Desse total, 246 milhões já estão vinculadas ao CPF, enquanto 40,8 milhões permanecem sem CPF, em fase de análise para inativação. O processo de higienização, de acordo com o ministério, alcança ainda cadastros inconsistentes ou duplicados.

“Estamos dando um passo muito decisivo para uma revolução tecnológica no Sistema Único de Saúde. Não é simples o que estamos fazendo”, avaliou Padilha, ao citar que o sistema nacional de saúde pública inglês, ao criar seu cartão de unificação, demorou 10 anos para conseguir implementar a ação.

Integração

A estimativa do governo é que 11 milhões de registros sejam inativados todos os meses, totalizando 111 milhões até abril de 2026. A meta é que, ao final da ação, a base de cadastros de usuários do SUS seja equivalente ao total de CPFs ativos na Receita Federal: 228,9 milhões.

O avanço, segundo o ministério, foi possível graças à interoperabilidade do CadSUS e da base de dados da Receita Federal, utilizando o CPF como identificador único do cidadão e viabilizando acesso a dados como histórico de vacinas e medicamentos garantidos no programa Farmácia Popular

Usuários sem CPF

Em nota, a pasta informou ter estabelecido um cadastro temporário para cidadãos atendidos no SUS sem CPF, válido por um ano. A medida, de acordo com o comunicado, atende a situações em que a pessoa não consegue informar o CPF no momento do atendimento, como em casos de emergência.

“Após a alta ou regularização, é necessária a prova de vida e a inclusão do CPF”, destacou o ministério.

Populações que não utilizam CPF, como estrangeiros, indígenas e ribeirinhos, permanecem identificadas pelo Cadastro Nacional de Saúde, nomenclatura que vai substituir a expressão Cartão Nacional de Saúde “para reforçar que se trata de um registro secundário e complementar”, reforçou a pasta.

Bases de dados

O ministério informou que vai readequar todos os sistemas de informação do SUS para que passem a utilizar o CPF do paciente – a começar pelos mais utilizados por estados e municípios, como a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o prontuário eletrônico da atenção primária.

O calendário, segundo Padilha, será pactuado com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O prazo para conclusão é dezembro de 2026.

Ainda de acordo com a pasta, o CadSUS será integrado à Infraestrutura Nacional de Dados (IND), coordenada pelo MGI. “A medida permitirá receber informações de outros ministérios e órgão, como IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e CadÚnico [Cadastro Único], e compartilhar dados de saúde de forma segura, sem transferência integral da base”.

“A ação vai melhorar o monitoramento, combater o desperdício e fortalecer a gestão pública”, concluiu o ministério na nota.

Fonte Agência Brasil

Incêndios em vegetação no RN aumentam 52% em 2025, aponta Bombeiros.

Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) registrou 842 atendimentos a incêndios em vegetação entre janeiro e agosto de 2025, um aumento de 52% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 553 casos.

Em 2023, foram registrados 557 atendimentos. O total deste ano representa uma média de 105 ocorrências por mês.

O diretor do Comando Operacional do CBMRN, Coronel Marcos Miranda, afirmou: “Esse aumento nos preocupa e reforça a necessidade de uma atuação conjunta. Por isso, estamos fortalecendo a Operação AMA (Abrace o Meio Ambiente), em parceria com prefeituras e câmaras municipais, para chamar a atenção da sociedade local e coibir a prática das queimadas.”

A Operação AMA tem o objetivo de unir esforços institucionais e comunitários para reduzir os incêndios em vegetação, com ações educativas e preventivas em todo o estado.

O CBMRN orienta a população a não fazer fogueiras, não queimar lixo e não descartar bitucas de cigarro em áreas secas, medidas consideradas essenciais para preservar vidas e o meio ambiente.

Ex-vereadora e vereador mossoroense anunciam apoio a Juninho Saia Rodada.

Foto: Montagem

A pré-candidatura do empresário e ex-prefeito caraubense, Juninho Saia Rodada (PL), recebeu no início desta semana dois apoios importantes na cidade de Mossoró, que foram o da ex-vereadora Aline Couto e do vereador Mazinho do Saci, ambos do Partido Liberal - PL.

“É fundamental que o Oeste do estado tenha uma voz forte na Câmara Federal. Para isso vou precisar de pessoas de luta para juntos lutarmos por mais oportunidades, investimentos e melhorias para o nosso povo” declara Juninho em relação aos apoios e a representatividade da região oeste.

Por Guilherme Fernandes

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Senadora Zenaide Maia cumpre agenda no Oeste e Alto Oeste.

Foto: Alanny Brito

A senadora Zenaide Maia esteve no Oeste e Alto Oeste potiguar cumprindo uma intensa agenda de compromissos. A primeira parada foi em Mossoró, na Associação da Pessoa com Deficiência Visual de Mossoró (APDVM), onde participou da entrega de equipamentos para os associados. Atenta às pautas da inclusão, Zenaide já destinou R$ 150 mil em emendas parlamentares para fortalecer o trabalho da entidade, reafirmando seu compromisso com políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Em seguida, participou da solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde Antônio Carlito de Oliveira Júnior, no Conjunto Parque Universitário, na Região do Rincão. O novo equipamento de saúde, viabilizado com recursos do mandato da senadora, representa um avanço para a rede municipal, ampliando a cobertura de atendimentos e garantindo mais qualidade de vida para a população do bairro e comunidades vizinhas.

Com esta, já são 5 das 15 UBS que serão entregues à população mossoroense com recursos assegurados por Zenaide. “Isso é o resultado da vontade política. É a saúde que antes não tinha e agora tem, a educação que antes não tinha e agora tem. Esse é o Mossoró que se transforma com o trabalho e a dedicação de uma gestão comprometida com seu povo”, destacou a senadora.

Ainda na sexta, atendendo convite da prefeita Marianna Almeida, Zenaide esteve em Pau dos Ferros, onde prestigiou a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap). O evento, que já integra o calendário oficial das grandes festas do Rio Grande do Norte, movimenta a economia regional, gera oportunidades de negócios e valoriza a cultura e o turismo do Alto Oeste.

Ao lado da prefeita Marianna, da vice-prefeita Lara Figueiredo, do ex-prefeito Nilton Figueiredo, vereadores, prefeitos da região e lideranças políticas como o deputado estadual Galeno Torquato, Zenaide reforçou a importância da Finecap como um espaço de integração, crescimento econômico e fortalecimento do Alto Oeste potiguar.

“Feiras como a Finecap são fundamentais para a economia do estado. Elas dão visibilidade ao potencial da nossa região, geram emprego e renda e fortalecem a identidade cultural do povo potiguar. É um orgulho prestigiar um evento que já faz parte da história e do calendário de festas do Rio Grande do Norte”, ressaltou a senadora.

Aprenda a fazer mão de vaca com pirão.

Foto: Reprodução

O Inter TV Rural deste domingo (14) exibiu a receita de um prato tradicional da culinária nordestina: mão de vaca com pirão.

Essa iguaria cheia de sabores pode ser preparada com vários acompanhamentos, como arroz e feijão de corda. E, apesar de simples, tem alguns segredos no passo a passo.

Ingredientes

. 2 kg de mão de vaca

. 1 cebola roxa grande cortada em cubos

. 1 pimentão verde grande sem sementes em cubos

. 2 tomates grandes maduros sem sementes em cubos

. 3 pimentas de cheiro grandes sem sementes em cubos

. 3 dentes de alho grandes triturados

. Cheiro verde, colorau, semente de coentro moída e louro a gosto

. Sal, azeite e pimenta do reino a gosto

. Água para cozimento

. Farinha de mandioca para o pirão

Modo de preparo

O primeiro passo é temperar a mão de vaca para absorver os sabores. Vamos utilizar temperos simples, mas antes regamos a carne com um fio de azeite. Colocamos sal, semente de coentro moída e pimenta do reino. Importante lembrar de temperar de ambos os lados da peça de carne.

Após temperar, vamos deixar a carne na geladeira por cerca de 2 horas, para que ela absorva bem o sabor dos temperos.

Depois desse intervalo, continuamos o preparo. Aquecemos uma panela grande no fogo, colocamos um fio de azeite e vamos selar os pedaços da mão de vaca. Aguardamos formar uma crosta dourada na carne. Quando isso acontecer, viramos a peça e repetimos esse processo com todos os pedaços de carne.

Quando todos os pedaços estiverem bem selados dos dois lados, reservamos. Iniciamos o preparo dos vegetais na mesma panela, para pegar o sabor da carne. Colocamos a cebola para refogar nessa panela, em seguida o pimentão e a pimenta de cheiro. Enquanto os vegetais refogam, a crosta que se formou no fundo da panela vai se desprendendo e envolvendo os pedaços de vegetais. Por último, adicionamos o tomate e o alho triturado. Refogamos um pouco mais e podemos acrescentar um pouco de colorau para dar cor ao refogado.

Nesse ponto, podemos retornar com os pedaços de carne para dentro da panela, para que a mão de vaca comece a pegar o sabor desse refogado. Em seguida, adicionamos água fervente e uma folha de louro. Vamos deixar a carne cozinhar nesse caldo.

É importante observar sempre a panela e completar com água (sempre fervente), sempre que necessário até que a carne fique macia e no ponto. Nesses intervalos, também é importante ajustar o sal e a pimenta.

A carne estará no ponto, quando espetarmos com o garfo e as fibras estiverem macias e sem resistência. Acrescentamos cheiro verde, desligamos o fogo e separamos parte do caldo do cozimento da carne para preparar o pirão.

Em outra panela, colocamos o caldo e levamos ao fogo até ferver. A dica é umedecer um pouco a farinha com água e jogar dentro da panela com caldo, mexendo sempre, até o preparo ficar encorpado.

O ponto ideal do pirão e a quantidade de farinha dependem do gosto. Bastam alguns minutos de fervura e ele estará pronto. Quem preferir pode finalizar com um pouco mais de cheiro verde e o prato está pronto.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Festa de Santa Luzia 2025 terá foco na evangelização e será lançada esta semana.

Foto: Reprodução

A edição deste ano da Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, será lançada mais cedo. No dia 19 de setembro, os fiéis terão conhecimento sobre as datas oficiais da festa, a identidade visual, as equipes de coordenação e os principais informes ligados aos festejos. O anúncio foi feito pelo coordenador-geral do evento e pároco da Catedral, padre Antoniel Alves da Silva.

O tema da Festa de Santa Luzia 2025 será “A Esperança não decepciona” e, segundo padre Antoniel Alves, reflete o desejo de dar uma grande conotação religiosa à festa deste ano, com foco total na evangelização. Ele reforçou ainda que a dimensão missionária será prioridade em todas as ações, desde as mais tradicionais até as que envolvem cultura e esporte.

“Todos os eventos que compõem a Festa de Santa Luzia terão uma conotação religiosa. Seja a novena, a cavalgada, a caminhada ou a pedalada, cada um precisa transmitir o Evangelho. O que a comunidade pode esperar é evangelização: essa é a essência da festa do padroeiro”, destacou padre Antoniel. É a maior festa da Diocese, e não podemos perder essa oportunidade de anunciar a fé. Cada atividade deve levar o nome de Cristo e o testemunho de Santa Luzia”, disse.

De acordo com padre Antoniel, a decisão de antecipar o lançamento, que tradicionalmente ocorria em outubro, foi estratégica e pensada, principalmente, nas ações das equipes de peregrinação. “Este ano vamos lançar a Festa de Santa Luzia mais cedo e tomamos essa decisão porque a primeira equipe que sai para a evangelização e preparação é a equipe de peregrinação. Se o lançamento fosse realizado apenas em outubro, como de costume, essa equipe só começaria os trabalhos em novembro. Se saíssem em peregrinação antes do lançamento, não teriam a identidade visual e o respaldo oficial da festa”, explicou.

O lançamento vai acontecer no dia 19 de setembro, às 19h30, no auditório do Centro de Treinamento Libânia Passos Pessoa. Após o lançamento será iniciada a peregrinação da imagem de Santa Luzia, considerada a primeira grande etapa da preparação. “Nesse momento, vamos reunir as coordenações e todas as equipes para apresentar a arte oficial, o tema, as datas e os principais eventos da Festa de Santa Luzia 2025. A partir daí, a equipe de peregrinação já poderá sair em missão evangelizadora e, ao mesmo tempo, as demais equipes começarão a organizar seus trabalhos de preparação para os festejos”, informa.

Padre Antoniel Alves lembra que a Festa de Santa Luzia é um resultado de um trabalho coletivo, que envolve várias coordenações. Com a definição das coordenações, a expectativa é que a partir do lançamento todas as equipes estejam mobilizadas para preparar uma festa que una fé, tradição e missão.

“As coordenações já foram definidas, realizamos reuniões preliminares e agora cada grupo começa a convidar voluntários para compor suas equipes. O papel do pároco é apoiar, ouvir e orientar, mas a responsabilidade de mobilização é das próprias coordenações. Já ouvimos o conselho de assuntos econômicos da paróquia, conversamos com lideranças e agora cada coordenação monta sua própria equipe. A comunidade pode esperar um trabalho de organização robusto e, sobretudo, evangelizador”, finalizou.

Festa de Santa Luzia une fé, cultura e tradição

Realizada no mês de dezembro, a Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, reúne milhares de devotos e visitantes, movimenta a economia local e preserva tradições culturais que atravessam gerações. Reconhecida como patrimônio imaterial do município e do estado, a festa atrai grande público em todas as atividades.

O evento reúne programação diversificada, que vai da peregrinação da imagem às caminhadas, cavalgadas e apresentações artísticas, sempre com forte conotação religiosa. Um dos principais pontos dos festejos é o Oratório de Santa Luzia, que é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.

A cada edição, a festa mobiliza centenas de voluntários em equipes de trabalho organizadas pela paróquia, além de envolver órgãos públicos e entidades civis. Essa rede de colaboração é vista como um dos principais diferenciais da festa, que atrai fiéis não apenas de Mossoró, mas também de cidades vizinhas e até de outros estados.

Fonte Jornal de Fato

Sábado e domingo terá pontos de Vacinação antirrábica em Mossoró; confira os locais.

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Mossoró dará prosseguimento à vacinação antirrábica neste fim de semana. Entre o sábado (13) e o domingo (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró (SMS) disponibilizará 11 pontos de vacinação de cães e gatos.

Haverá vacinação em bairros e comunidades como: Parque Universitário; Costa e Silva; Alto da Pelonha; Odete Rosado; Planalto 13 de Maio; Santo Antônio; Paredões; Bom Jardim; Santa Delmira; Parque Verde; Centro (Memorial da Resistência).

Confira os locais de vacinação:

Sábado (13), das 8h às 12h:

– Parque Universitário (Arena Park ao lado do Supermercado Fácil);

– Costa e Silva (Praça Valdecir Ferreira – Praça dos Pintos);

– Alto da Pelonha: Rua Valdemar da Silva Cortez, 33 (Casa de dona Filó – Em frente ao comércio Pai e Filho);

– Odete Rosado: Rua Maria Natividade de Medeiros, 52 (Casa do Paulista – prox. Mercantil do Fofinho);

– Planalto 13 de Maio: Rua Martins Jr. (Bar da Glória – prox. Supermercado Rede 10);

– Santo Antônio (Praça do Livro);

– Paredões (Cruzamento da Rua Afonso Pena com a Rua Marechal Deodoro – antiga Agripesca);

– Bom Jardim (Rua Venceslau Braz – Praça da Igreja de São José);

– Santa Delmira (Praça ao lado do Supermercados Queiroz);

– Santa Delmira/Parque Verde (Mercantil Economize).

Domingo (16h às 20h):

– Memorial da Resistência (Avenida Rio Branco).

Condenado a 27 anos, ex-presidente Jair Bolsonaro não será preso de imediato.

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus foram condenados por participação na tentativa de golpe de Estado em 2022. A maioria dos ministros da Primeira Turma concluiu pela punição, da forma como proposta pela Procuradoria-Geral da República.

Além de tempo de prisão, os ministros definiram uma série de efeitos civis e administrativos para os réus, como inelegibilidade, perda de cargos e mandatos, pagamento de indenização por danos morais coletivos.

Nem Bolsonaro, nem os demais condenados serão presos imediatamente. A pena só começa a valer quando não houver mais recursos disponíveis. Isso inclui a publicação do resultado do julgamento, apresentação de recursos das defesas e análise da Primeira Turma se os questionamentos são válidos ou não.

Os condenados podem recorrer?

Sim. Definido o resultado, as defesas dos réus devem se debruçar nos detalhes dos votos dos ministros para formular recursos contra a decisão deles. Para isso, será necessário analisar o acórdão, que reúne os votos dos ministros e o resultado do julgamento.

Quando há condenação, a legislação permite a apresentação de dois tipos de recursos – embargos de declaração e embargos infringentes.

- Os embargos de declaração são recursos usados para apontar contradições ou trechos pouco claros da decisão.

- Para os embargos de declaração, o prazo de apresentação é de cinco dias.

- O pedido é endereçado ao relator, que leva a julgamento colegiado na Primeira Turma. Os embargos de declaração suspendem o prazo de apresentação de outros recursos.

Já os embargos infringentes só são aceitos se houver pelo menos dois votos pela absolvição. Isso não ocorreu neste julgamento, já que o único voto pela absolvição – total ou parcial, a depender do réu – foi do ministro Luiz Fux.

Em regra, são recursos que não mudam o resultado definido pelos ministros. Mas, a depender das teses construídas pelos advogados, eles podem pedir o chamado efeito modificativo, para tentar mudar, por exemplo, o tamanho das penas, ou reconhecer situações que extinguem a pena - como a prescrição.

Quando os réus serão presos para cumprir a pena?

A prisão para cumprimento de pena só ocorre com o trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais como recorrer.

- Para o STF, se as defesas apresentarem sucessivos embargos de declaração, esses pedidos podem ser vistos como tentativas de atrasar o processo.

- A partir daí, a pena pode ser executada.

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes. É um tipo de prisão provisória, determinada porque o ex-presidente teria tentado interferir no processo.

A decisão ocorreu no âmbito de uma outra investigação, que apura se o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), agiu para interferir na ação penal da tentativa de golpe.

Com a condenação, a defesa pode pedir que esse tempo seja descontado da pena. No entanto, o STF ainda vai decidir se isso será possível, já que os casos são diferentes, apesar de relacionados.

Advogados também podem buscar que o cumprimento de pena se dê na prisão domiciliar, usando a idade do ex-presidente como um dos argumentos.

O ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, condenado agora a 26 anos de prisão, também cumpre prisão preventiva no Rio de Janeiro, desde 14 de dezembro de 2024, sob a acusação de ter obstruído as investigações da trama golpista.

Quem define a prisão onde a pena será executada?

A supervisão da execução da pena fica a cargo do próprio Supremo Tribunal Federal, nas mãos do relator, Alexandre de Moraes. Então, cabe ao ministro analisar a questão.

Além disso, no acompanhamento da execução, Moraes vai decidir sobre pedidos de descontos de pena por trabalho e estudo e progressão de regime.

O grupo foi condenado a penas de reclusão e detenção. O que isso significa?

As penas de reclusão são destinadas a crimes mais graves, que devem ter pena cumprida em regime fechado.

Já crimes punidos por detenção são mais brandos e admitem o regime aberto e semiaberto.

No entanto, como a maior pena é de reclusão, o regime inicial é em unidade prisional, fechado.

Por que os condenados devem cumprir a pena em regime fechado inicialmente?

Pela legislação penal, o regime inicial é fechado para quem é condenado a mais de 8 anos de prisão. Sete réus tiveram punições acima desse tempo.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro que assinou acordo de delação premiada, vai para o regime aberto porque sua pena é até dois anos.

Como funciona a progressão de regime?

O Pacote Anticrime – assinado por Jair Bolsonaro quando era presidente – tornou mais rígida a progressão de regime, estabelecendo percentuais mínimos a serem cumpridos pelos presos antes de passar para o regime semiaberto ou aberto.

Eles variam de 16% a 70% – aumentam se houver violência ou grave ameaça, se for crime hediondo, se houver resultado morte, se o réu é primário ou reincidente.

Como é a execução da indenização por danos morais coletivos?

Os danos morais coletivos, no valor de R$ 30 milhões, serão pagos de forma solidária. Ou seja, qualquer um dos réus pode ser acionado individualmente para pagar o valor inteiro.

O dinheiro vai para um fundo previsto na lei que trata de ações civis públicas, gerido por um conselho em que participa o Ministério Público. Será destinado à reconstituição dos bens lesados.

Como funciona a declaração de indignidade do oficialato?

Após a condenação se tornar definitiva, o STF comunica ao Superior Tribunal Militar (STM) para a declaração de indignidade do oficialato de Bolsonaro, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Braga Netto e Almir Garnier.

- A declaração, se aprovada, significa exclusão das Forças Armadas, com perda de posto e patente.

- O Superior Tribunal Militar (STM) não vai decidir sobre o crime em si, sobre as circunstâncias do ocorrido, mas sim avaliar se a indignidade para o oficialato pode ser aplicada à situação.

- Assim como outros efeitos civis da condenação, ela depende do esgotamento de recursos.

Nessa situação, o STM será oficiado para realizar o procedimento, a partir de representação do Ministério Público Militar.

Fonte g1/RN

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Deputados estaduais anunciam ida para o MDB em busca de reeleição.

Foto: Montagem

Os deputados estaduais Ivanilson Oliveira e Ubaldo Fernandes são os mais novos quadros do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Rio Grande do Norte. 

Os parlamentares aceitaram o convite do vice-governador e presidente estadual da legenda, Walter Alves.

Ivanilson e Ubaldo confirmam que disputarão a reeleição em 2026 pela nominata do MDB.

O presidente estadual do MDB, Walter Alves, destacou a importância da chegada dos parlamentares. “As filiações de Ubaldo e Ivanilson representam o fortalecimento do MDB e reforçam o compromisso com o diálogo, a união e a construção de um futuro melhor para o Rio Grande do Norte. Ubaldo, que já foi do MDB, tem uma trajetória de compromisso com o povo e de muito trabalho em Natal e em todo o estado”, disse Walter Alves.

Ivanilson Oliveira foi eleito deputado estadual para o primeiro mandato nas Eleições 2022 quando obteve 27.426 votos. 

Já Ubaldo foi eleito vereador de Natal pela primeira vez nas Eleições 2012, e em 2016, foi reeleito vereador. Nos dois mandatos como vereador, ele era filiado ao MDB e foi presidente do Diretório municipal do partido. Nas Eleições 2018, chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo Partido Trabalhista Cristão - PTC. A última conquista foi nas Eleições 2022, quando foi reeleito deputado estadual com 34.426 votos pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB.

Atualmente, o MDB é o maior partido do Rio Grande do Norte, com mais de mais de 300 vereadores, 30 vice-prefeitos e 40 prefeitos em todas as regiões do estado. A sigla se prepara, de maneira estratégica, para a disputa eleitoral de 2026, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal.

Por Guilherme Fernandes

Governo paga emendas de Zenaide, que reúne prefeitos em Brasília e inicia nova rodada de projetos para custeio e obras no RN.

Foto: Reprodução

Abrindo novamente as portas do gabinete do mandato no Congresso Nacional para dezenas de prefeitas e prefeitos do Rio Grande do Norte, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) iniciou, esta semana, uma nova rodada política com lideranças locais tanto para celebrar os repasses dos valores de emendas parlamentares de 2024, quanto para planejar e programar as próximas destinações orçamentárias. 

Originados de impostos pagos pelos brasileiros e recolhidos aos cofres da União, esses recursos públicos são e serão aplicados no custeio de serviços públicos e nos investimentos em obras nos municípios potiguares. Assistência social, saúde primária, unidades básicas de saúde, infraestrutura e educação estão entre as prioridades da senadora em acordo com os prefeitos. 

“O nosso objetivo comum é tornar realidade mais projetos para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, com justiça social, economia sustentável e oportunidades para todos. É no município que a vida acontece: é lá que as pessoas nascem, estudam, trabalham e vivem. Por isso, precisamos garantir condições para que prefeitos e prefeitas possam administrar com responsabilidade, pagar salários em dia e investir em saúde, educação, assistência social, segurança, estradas, turismo, esporte, escolas, geração de emprego e renda”, destacou Zenaide. 

Além de comemorar com os gestores o fato de os valores das emendas do Orçamento de 2024 terem caído no caixa das prefeituras, a senadora também recebeu, deles, pleitos para investimentos de maior porte que atendam cidades-polo, de forma a oferecer serviços mais próximos à população nas suas respectivas regiões. 

As emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União são direito legal com exigência de execução impositiva, ou seja, o governo federal é obrigado a pagá-las. 

PEC dos Precatórios

Militante municipalista em Brasília, Zenaide foi uma das apoiadoras de uma Emenda Constitucional (PEC) promulgada, nesta terça-feira (09), pelo Congresso Nacional, aliviando as contas das prefeituras no pagamento de precatórios e de dívidas com Previdência Social. Com voto favorável da senadora, a flexibilização permite o parcelamento das dívidas previdenciárias em até 25 anos e não engessa a capacidade de investimento. 

Além de participar do ato de promulgação ao lado do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, Zenaide recebeu agradecimentos dos prefeitos do Estado. Ela salientou ser papel do Congresso criar soluções para o quadro de dificuldades de caixa e de arrecadação enfrentado há anos pelos mais de cinco mil municípios brasileiros, sobre os quais recaem cada vez mais obrigações legais. 

“Trabalhei de perto por essa conquista, que dá fôlego às gestões municipais, garantindo condições para prefeitos e prefeitas manterem os serviços essenciais funcionando. Vão pagar as dívidas que a Justiça determinou, mas sem deixar de garantir médico e remédio e merenda em escola. “”, sustentou”, assinalou a representante norte-rio-grandense no Senado.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Mossoró: Prefeito designa secretario interino para pasta de Desenvolvimento Econômico.

Foto: Reprodução

O atual secretário adjunto de Governo, Etevaldo Almeida Silva, foi designado pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), para assumir interinamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Mossoró nesta quarta-feira (10).

Etevaldo substituirá Pedro Fernandes, que pediu exoneração do cargo nesta semana. O ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) estava à frente da secretaria desde agosto de 2024, quando assumiu a vaga de Frank Felisardo.

Com a nova designação, Etevaldo passará a comandar sua terceira secretaria desde que ingressou na gestão de Allyson Bezerra. Anteriormente, esteve à frente das pastas da Cultura e da Assistência Social.

Por Artur Rebouças

Galinhos: Pescadores capturam mais de 7 toneladas de peixes.

Foto: Reprodução

A comunidade pesqueira de Galinhos, no Litoral Norte potiguar, registrou uma das maiores capturas dos últimos anos. Foram mais de 7 toneladas de peixes capturado emm dois dias: segunda (8) e terça-feira (9).

Em apenas um dia, os pescadores capturaram mais de 5 toneladas de garabebel - espécie muito encontrada no litoral do Rio Grande do Norte.

Segundo os pescadores, a safra deve gerar mais de R$ 40 mil em vendas, fortalecendo a renda das famílias que vivem da atividade artesanal e garantindo circulação de recursos no município.

O prefeito Hudson Matias afirmou que a produção tem efeito imediato para diferentes setores do município.

“A pesca é parte essencial da identidade de Galinhos. Ver nossos pescadores celebrando uma safra tão positiva é motivo de orgulho e esperança. Isso significa mais renda para as famílias, mais movimento no comércio e um futuro ainda mais promissor para o nosso município", disse.

A expectativa da categoria é de que a temporada siga com alto volume de capturas nos próximos dias.

Fonte g1/RN

Poço 22 passa por manutenção e afeta abastecimento em bairros de Mossoró.

Foto: Jornalismo TCM

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que está realizando um serviço de manutenção no Poço 22, localizado no bairro Presidente Costa e Silva, em Mossoró.

Segundo a companhia, a intervenção foi necessária devido à quebra do equipamento motobomba na manhã desta terça-feira (09). O poço é responsável pelo abastecimento dos bairros Ulrick Graff, Presidente Costa e Silva e Walfredo Gurgel, que terão a oferta de água reduzida durante o período de manutenção.

A previsão é que o conserto seja concluído até as 23h da próxima quinta-feira (11). Após a retomada do sistema, a normalização do abastecimento nas áreas afetadas deverá ocorrer em até 48 horas.

Por Artur Rebouças

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Circo Los Campellos está de volta a Mossoró.

Foto: Redes sociais

A companhia circense Los Campellos está de volta a Mossoró, com um verdadeiro espetáculo feito para toda a família. 

A família vem com incríveis artistas e os seus mais variados números de acrobacia, equilibrismo e magia, além do fantástico globo da morte e dos sensacionais palhaços Relampinho, Rolinha e os Campelitos.

Estreia

O circo está instalado na Avenida Presidente Dutra, vizinho a FACENE, e estreia nesta sexta-feira (12).

Horários

Diariamente às 20:30h;

Sábados, Domingos e feriados às 18h e às 20:30h.

Valores 

Setor lateral: R$ 10,00 criança e R$ 20,00 adulto;

Área vip: R$ 15,00 criança e R$ 30,00 adulto.

Por Guilherme Fernandes

Jorge do Rosário retorna ao PL para ser candidato a deputado estadual.

Foto: Reprodução

Em entrevista ao repórter Joãozinho GPS, da Rádio Difusora, durante evento da FCDL realizado no Hotel Garbos, o empresário Jorge do Rosário confirmou seu retorno ao Partido Liberal (PL) e oficializou sua pré-candidatura a deputado estadual para as eleições de 2026.

Jorge lembrou que não é a primeira vez que integra os quadros da legenda. “Eu já fui presidente do PL em Mossoró, em 2016, durante a campanha ao lado de Tião. Agora estou retornando com muita honra e assumirei novamente a presidência do partido”, declarou.

O engenheiro também ressaltou que volta ao PL em um novo contexto político, desta vez representando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no município. “É uma responsabilidade grande, mas que assumo com disposição de contribuir com o fortalecimento do partido e com o debate político no Rio Grande do Norte”, afirmou.

Até então, o partido era comandando pelo farmacêutico Genivan Vale, ex-candidato a prefeito de Mossoró na eleição de 2024.

Por Vonúvio Praxedes / Diário Político

Aprenda a preparar receita de moqueca de tilápia.

Foto: Inter TV Costa Branca

A tilápia, peixe comum em várias regiões do Rio Grande do Norte, é a base de uma moqueca prática de preparar e cheia de sabor.

A receita foi apresentada neste domingo (7) no Inter TV Rural e leva legumes, leite de coco e azeite de dendê.

Ingredientes

. 1,2 kg de tilápia em posta

. 1 pimentão vermelho em rodelas

. 1 pimentão amarelo em rodelas

. 1 pimentão verde em rodelas

. 2 pimentas de cheiro em rodelas

. 2 tomates maduros em rodelas

. 2 cebolas roxas grandes em rodelas

. 2 dentes de alho triturados

. 500 ml de leite de coco

. Colorau, sal, cheiro verde, limão, azeite de dendê, água e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

O primeiro passo é temperar as postas de tilápia com sal e pimenta-do-reino. O peixe deve descansar na geladeira enquanto os vegetais são preparados.

Em uma panela grande, de preferência de fundo grosso, aqueça um fio de azeite de dendê e refogue metade da cebola, dos pimentões, das pimentas de cheiro, do tomate e todo o alho. Acrescente um pouco de água, mexa e tampe a panela por alguns minutos até formar um molho encorpado.

Na sequência, adicione colorau e acomode as postas de tilápia sobre o molho. Cubra o peixe com os vegetais restantes, organize em camadas e finalize com leite de coco, mais um fio de azeite de dendê, sal e pimenta. Tampe novamente a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

O prato estará pronto quando o peixe estiver cozido, os legumes macios e o caldo consistente. Antes de servir, finalize com cheiro verde.

Dica

Quem preferir pode retirar um pouco do caldo da panela e preparar um pirão para acompanhar a moqueca.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Interdições para o içamento de vigas das passarelas da BR-304, em Mossoró, começam neste fim de semana.

Foto: Reprodução

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou uma interdição total no tráfego da BR-304, em Mossoró, a partir deste sábado (6), das 10h às 16h. A interrupção ocorre em virtude das operações de içamento e montagem das vigas de travessia das passarelas para pedestres que estão sendo executadas na rodovia.

O prazo de entrega das passarelas 10, 9 e 7 do Complexo Viário da Abolição, na BR-304, em Mossoró, que estava previsto para agosto, sofreu um novo reajuste.

Confira a programação:

06/09: Passarela localizada no km 44,86 (Bairro Bom Jesus);

07/09: Passarela localizada no km 47,30 (Bairro Liberdade 1 e 2);

08 e 09/9: Passarela localizada no km 48,08 (Bairros Dom Jaime/Sumaré).

O DNIT solicita aos motoristas que busquem rotas alternativas e redobrem a atenção ao trafegarem nesses segmentos, para que acidentes sejam evitados.

Em junho, o órgão havia informado o adiamento da conclusão dessa fase da obra, em razão de tratativas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para viabilizar as operações.

Por Yuri Rodrigues

“Pingo da Mei Dia” se transforma em patrimônio cultural nacional e entra no calendário oficial de turismo do país.

Foto: Reprodução

Considerado o maior bloco junino do país, o tradicional “Pingo da Mei Dia” ganhou ainda mais notoriedade nos últimos anos, alcançando média de público de 200 mil pessoas, esquema de organização e segurança amplo, atraindo milhares de turistas a Mossoró.

A ascensão do evento provocou a indicação na Câmara de Deputados do país para se tornar patrimônio cultural nacional e foi votada e aprovada, aguardando sanção no Senado Federal.

“É com imensa alegria que recebemos a notícia de que o ‘Pingo da Mei Dia’, símbolo maior da força criativa e da identidade popular de Mossoró, passa a integrar o seleto conjunto de Patrimônios Culturais do Brasil. Este reconhecimento nacional reafirma aquilo que já sabíamos: o ‘Pingo’ é muito mais do que um evento, é uma celebração viva da nossa cultura, da nossa música, da nossa gente e da nossa forma única de ocupar as ruas com alegria e tradição. Este título consagra o esforço de artistas, grupos culturais, servidores públicos e de toda a comunidade mossoroense, que ao longo dos anos construíram e consolidaram o ‘Pingo’ como o maior bloco junino do país”, comemora a secretária de Cultura, Janaína Holanda.

O “Pingo da Mei Dia” é a junção da tradição dos festejos juninos com as  características do povo mossoroense, verdadeiramente abraçado pela população como uma expressão cultural legítima a cada primeiro sábado de junho, ano após ano.

“Esse reconhecimento nacional do “Pingo da Mei dia” consiste na força e no potencial que o evento representa não somente para os mossoroenses, mas como referência e orgulho para todo o Estado, evidenciando as nossas pluralidades culturais, no alcance de grandes impactos econômicos em diversos setores, além de proporcionar a todos uma experiência única no melhor calor humano do Estado  de maneira segura e organizado para todos os nossos visitantes, esses e outros fatores que somam a grandes estruturas do evento que vem colecionado recorde de público a cada edição tornando o maior bloco junino do Brasil”, pontua Márcio Takagi, gerente de Turismo do município.

O “Mossoró Cidade Junina” 2025 movimentou cerca de 366 milhões de reais este ano e contou com o maior público da história do “Pingo da Mei Dia”, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio, reunindo 250 mil pessoas debaixo do forte sol mossoroense das 12h às 00h, sem nenhuma intercorrência grave registrada.

Este ano, pessoas dos estados do Ceará, Mato Grosso, Santa Catarina, Bahia, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais, São Paulo, Sergipe, Goiás, Brasília, Paraná, Piauí, Roraima, Mato Grosso do Sul fizeram questão de prestigiar a edição do “Mossoró Cidade Junina” 2025.

Fonte Jornal O Mossoroense

Mais de 380 mil famílias no Rio Grande do Norte serão beneficiadas pelo Gás do Povo.

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte terá 380.814 famílias beneficiadas pelo programa Gás do Povo. Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Belo Horizonte (MG), a iniciativa garante gratuidade na aquisição do botijão de gás de cozinha.

O programa foi criado para garantir mais justiça social, saúde e dignidade às famílias de baixa renda e fortalecer o acesso ao gás de cozinha. Ao todo, 15,5 milhões de famílias em todas as Unidades da Federação serão contempladas com o benefício, que chegará a 50 milhões de pessoas.

Na visão do presidente Lula, o programa é uma medida essencial para reduzir desigualdades e garantir dignidade às famílias de baixa renda, assegurando que nenhum trabalhador precise comprometer parte significativa do salário para comprar um botijão de gás. "Nós estamos assumindo a responsabilidade de que uma pessoa não pode gastar 10% do salário mínimo para comprar gás. A gente vai arcar com a responsabilidade de fazer com que as pessoas mais pobres possam receber o gás de graça", destacou.

Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o gás de cozinha agora passa a ser tratado como item essencial, fundamental para assegurar segurança alimentar, dignidade e bem estar social. “O Gás do Povo combate a pobreza energética, garante alívio no orçamento das famílias que mais precisam e ainda protege a saúde, principalmente de mulheres e crianças, que utilizam a lenha, álcool e outros materiais inflamáveis e tóxicos. Portanto, é um dos programas sociais mais importantes e completos do nosso governo, cuidando diretamente das pessoas”, afirmou.

Regioões

 A região Nordeste concentra o maior número de famílias contempladas. A estimativa é de que mais de 7,1 milhões de famílias nordestinas sejam atendidas. Na sequência aparecem Sudeste (4,4 milhões), Norte (2,1 milhões), Sul (1,1 milhão) e Centro-Oeste (889 mil).

Estados

Entre as Unidades da Federação, oito estados terão mais de um milhão de famílias beneficiadas. São elas Pará (1,11 milhão), Maranhão (1,01 milhão), Ceará (1,13 milhão), Pernambuco (1,14 milhão), Bahia (1,84 milhão), Rio de Janeiro (1,12 milhão), Minas Gerais (1,20 milhão) e São Paulo (1,87 milhão).

Transição

Em 2025 haverá uma fase de transição do atual programa, o Auxílio Gás, que alcança pouco mais de 5,13 milhões de famílias, para o Gás do Povo. A principal mudança é que o Governo do Brasil deixa de fazer repasses em dinheiro para entregar diretamente o gás ao beneficiário. O governo estima que em março do próximo ano 100% do público esteja atendido e calcula que 65 milhões de botijões serão distribuídos por ano. Para este ano, serão investidos R$ 3,57 milhões. Em 2026, R$ 5,1 bilhões.

Quem tem direito

Terão direito ao Gás do Povo famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para aquelas que recebem Bolsa Família. A frequência do benefício varia conforme a composição familiar. Famílias com dois integrantes receberão até três botijões por ano. Aquelas com três integrantes poderão receber até 4 botijões anuais e as famílias com quatro ou mais integrantes, até seis.

Como acessar o benefício 

O beneficiário vai retirar os botijões diretamente nas revendas credenciadas mais próximas de sua moradia, sem intermediários. A gratuidade será concedida no momento da compra, mediante validação eletrônica. O beneficiário terá um vale digital. O acesso ao benefício será gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que faz a gestão do Bolsa Família.

Menos lenha

A nova política pública pretende promover o uso seguro e saudável do gás de cozinha, reduzindo a dependência da lenha, que causa doenças respiratórias, impacta a qualidade de vida e compromete a saúde pública.

Mais saúde

O uso de lenha para cozinhar expõe milhões de brasileiros, especialmente mulheres e crianças, a altos níveis de poluentes tóxicos, como monóxido de carbono e material particulado fino. Dados do IBGE (2022) indicam que 12,7 milhões de famílias fazem uso combinado de lenha e botijão de gás (GLP) para cozinhar, (17% das residências brasileiras), sendo que destas, cerca de 5 milhões são famílias de baixa renda.

Infecções respiratórias

As concentrações de poluentes na queima de lenha podem ser até 33 vezes superiores aos limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aumentando de duas a três vezes o risco de infecções respiratórias graves em crianças pequenas e contribuindo para o desenvolvimento de doenças pulmonares crônicas em mulheres expostas diariamente.

Mais tempo

Famílias que usam lenha precisam despender, em média, 18 horas por semana na coleta de lenha, ação associada à redução do tempo de estudo e frequência escolar de crianças. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE, 2023), o GLP tem grande capilaridade no Brasil, atingindo 91% dos domicílios nacionais.

Bispo da Diocese de Mossoró visita o Papa Leão XIV no Vaticano.

Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Francisco de Sales foi recebido pelo Papa Leão XIV, nessa quarta-feira (03), ao fim da Audiência Geral, realizada no Vaticano.

Durante o encontro, Dom Francisco levou ao principal líder da Igreja Católica as intenções, preces e esperanças dos fiéis da Diocese.

Foto: cedida

A agenda do bispo em solo italiano segue nesta sexta-feira (5), na cidade de Mori, região do norte da Itália. Mori é a terra natal de Dom Mariano Manzana, bispo emérito de Mossoró, que completa 21 anos de ordenação episcopal, realizada em 2004.

Dom Francisco está acompanhado do vigário geral da Diocese, Padre Flávio Augusto Forte Melo, e do reitor da UniCatólica, Padre Charles Lamartine.

Transição na Diocese

Dom Mariano Manzana apresentou seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Mossoró em outubro de 2022, ao completar 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico. O Papa Francisco aceitou a renúncia e, em 18 de novembro de 2023, nomeou Dom Francisco de Sales como novo bispo diocesano.

Desde então, Dom Francisco tem dado continuidade ao trabalho pastoral da diocese, com foco na evangelização, formação do clero e fortalecimento das comunidades.

Fonte Redação TCM Notícia

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

União Brasil e PP anunciam que filiados devem deixar cargos no governo Lula.

Foto: Reprodução

A federação partidária formada pelo União Brasil e pelo PP anunciou nesta terça-feira (2) que filiados aos partidos devem deixar cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O anúncio foi feito pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Nogueira e Rueda acertaram os detalhes do comunicado público após conversarem diretamente com os ministros do Turismo, Celso Sabino (União-PA), e do Esporte, André Fufuca (PP-MA).

Os ministros vinham defendendo permanecer por mais tempo nos cargos, mas os comandantes das legendas consideraram a situação insustentável. Eles deixaram claro que, se não saíssem, Fufuca e Sabino seriam expulsos das respectivas siglas.

👉🏽 Ao serem questionados sobre o prazo para que as renúncias aos cargos no governo sejam feitas, o presidente do União afirmou que o prazo está “dado como hoje”. No entanto, o presidente do PP, Ciro Nogueira, disse que dependerá do “bom senso” de cada um.

Mesmo sendo considerados parte da cota do União Brasil, os ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Comunicações, Frederico Siqueira, devem ser poupados nas mudanças.

Isso porque eles não são filiados aos partidos atualmente e são apadrinhados pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP).

Os presidentes não comentaram a situação do presidente da Caixa, Carlos Vieira, tido como um indicado do ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), uma das lideranças do PP.

A decisão de Nogueira e Rueda também foi tomada após reunião, na manhã da segunda-feira (2), com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, onde ficou acertado que haverá também uma defesa pública do PP e do União a projetos que buscam garantir anistia aos condenados pelo 8 de janeiro.

Relação com o governo

A avaliação interna União Brasil é de que a situação se tornou insustentável após o presidente Lula dizer que o presidente do partido não gosta dele, nem do governo. Lula disse que também não gosta de Rueda.

Após a fala de Lula, Antonio Rueda soltou uma nota rebatendo o presidente.

“A fala do presidente evidencia o valor da nossa independência e a importância de uma força política que não se submete ao governo”, dizia trecho da nota.

Fonte Jornal O Mossoroense

Governo reajusta valor pago a fornecedores do Programa do Leite Potiguar.

Foto: Reprodução

O Governo do Estado concedeu reajuste de 12,25% para a indústria de laticínios e fornecedores do Programa Leite Potiguar (PLP), executado pela Sethas/RN. Este é o 6º reajuste do leite na gestão da governadora Fátima Bezerra, assegurando a manutenção econômica da cadeia leiteira potiguar.

A proposta de reajuste eleva os preços a serem pagos na aquisição do leite no âmbito do PLP aos participantes fornecedores, agricultores familiares, médios e grandes produtores e às usinas de beneficiamento contratadas (laticínios).

Para a concessão do reajuste, de acordo com a Resolução nº 028/2025, do Comitê Gestor do Programa Leite Potiguar (CPLP), foram consideradas as constantes e recorrentes altas inflacionárias no custo operacional da indústria de laticínios e nos insumos agrícolas com impacto na cadeira produtiva do leite. O Comitê é composto pela SETHAS, Secretaria de Agricultura, Emater e Idiarn.

Com o reajuste, o litro de leite bovino passa de R$ 4,00 para R$ 4,50, e o caprino de R$ 4,80 para R$ 5,37. O Programa Leite Potiguar faz parte da cesta de produtos ofertados pelo Governo do Estado para garantir segurança alimentar e nutricional à população mais vulnerável do Rio Grande do Norte.

"A governadora Fátima Bezerra, mantendo o compromisso com toda a cadeia produtiva do PLP, acolheu a análise técnica do Comitê Gestor do Programa que apontou a necessidade de correção no valor pago aos produtores rurais e à indústria. Isso representa compromisso com a produção leiteira e, principalmente, com a continuidade desse importante programa. Com isso, atua para prevenir a insegurança alimentar grave na população beneficiária", disse a secretária Iris Oliveira, da Sethas.

A partir de 2026, o Governo do Estado vai investir anualmente R$ 90 milhões no PLP, um impacto significativo para a cadeia leiteira haja vista as previsões de estiagem que afeta diretamente o produtor e, por consequência, a indústria de laticínio.

Este ano, o orçamento previsto pelo Governo para o PLP é de R$ 81 milhões pela contratação de 19,5 milhões de litros de leite da bacia leiteira potiguar.

Os esforços do Governo do Estado são para garantir a oferta de 5 litros de leite semanais para 76 mil famílias atendidas pelo Programa nos 167 municípios do RN. Isso dá um total de 240 mil pessoas mensalmente considerando os cálculos do IBGE de uma média de 3,2 pessoas por núcleo familiar.

MPF assume investigação sobre Allyson por suspeita de asfalto superfaturado.

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou uma investigação preliminar para apurar suposto superfaturamento em obras realizadas pela Construtora Luiz Costa Ltda, no município de Mossoró, sob a gestão Allyson Bezerra (UB). O caso teve início a partir de uma Notícia de Fato, que evoluiu para Procedimento Preparatório. A apuração inicial, entretanto, foi finalizada no órgão estadual e encaminhada ao Ministério Público Federal.

A autuação da Notícia de Fato (nº 02.23.2027.0000115/2024-57) aconteceu no dia 11 de outubro de 2024, distribuída para a 7ª Promotoria da Comarca de Mossoró. No último dia 31 de março de 2025 a denúncia foi convertida em Procedimento Preparatório (nº 03.23.2027.0000035/2025-63), pelo promotor responsável, Fábio de Weimar Thé. O procedimento é uma espécie de investigação em fase inicial, preliminar à instauração de um inquérito civil, uma ação penal ou outro procedimento jurídico de investigação mais apurada.

Os dados são da consulta pública do Ministério Público do RN, que não apresenta maiores detalhes e não permite acesso ao documento da denúncia que deu origem aos procedimentos.

A Construtora Luiz Costa Ltda, responsável por obras de pavimentação asfáltica em Mossoró, detém contrato com a Prefeitura de Mossoró desde o primeiro ano da gestão Allyson Bezerra e já apurou mais de R$ 120 milhões no período. A empresa recebeu, entre 1º de janeiro de 2021 até 31 de julho de 2025, R$ 126.271.282,74. Além disso, outros quase R$ 17 milhões de restos a pagar do exercício anterior. Este pagamento foi um dos primeiros compromissos do prefeito naquele ano.

A denúncia de superfaturamento e outras irregularidades chama a atenção para a disparidade de valores nos anos de vigência do contrato em relação ao ano eleitoral de 2024, quando a denúncia foi efetuada.

Em 2022, o valor pago pela gestão Allyson à CLC foi de R$ 21.891.471,42; em 2023, pagou R$ 16.897.269,46. Já em 2024, o valor subiu para R$ 74.965.324,68; em 2025, foi pago até julho R$ 7.703.341,55.

Com encaminhamento à Procuradoria da República no Município de Mossoró, em 17 de julho deste ano, a investigação segue agora sob competência federal, podendo resultar em medidas judiciais caso sejam confirmadas irregularidades nas obras da Construtora Luiz Costa Ltda.

O encaminhamento de matérias por parte do MP estadual para o Ministério Público Federal decorre quando a investigação envolve órgãos ou entidades federais, em caso de desvio ou mau uso de verbas federais, ou quando a apuração toca em matéria de competência do Ministério Público Eleitoral, que é um desdobramento do MPF.

Por Carol Ribeiro

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Pesquisa aponta Zenaide Maia entre os líderes na disputa pelo Senado.

Foto: Reprodução

A senadora Zenaide Maia (PSD/RN) se consolida como forte candidata a uma das duas vagas do Rio Grande do Norte no Senado Federal, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Consult. O levantamento mostra a parlamentar em segundo lugar, com 12,3% das intenções de voto.

A pesquisa considerou o cenário para a disputa das duas cadeiras do Estado na Casa, e foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto, com 1.700 entrevistas em 12 regiões do RN.

Os números do levantamento da Consult revelam o seguinte cenário:

Styvenson Valentim (24,41%)

Zenaide Maia (12,3%)

A pesquisa, que tem margem de erro de 2,3% e nível de confiabilidade de 95%, mostra ainda que 16,23% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos e 21,94% não souberam ou não quiseram responder.

A senadora Zenaide Maia agradeceu a confiança da população potiguar e reforçou o compromisso de continuar trabalhando por um Estado mais justo e desenvolvido.

Conta de energia mais cara: RN terá bandeira vermelha patamar 2 em setembro.

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai manter a bandeira vermelha nível 2 para o mês de setembro no Rio Grande do Norte e em todo o Brasil,.

🔎Bandeira Vermelha patamar II significa adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O motivo da bandeira 2, segundo a Aneel, é o baixo nível das chuvas, que diminui o reservatório das hidrelétricas e leva ao acionamento das termelétricas, que são mais caras.

A bandeira tarifária sinaliza ao consumidor os custos reais da geração de energia no país. Quando a geração fica mais cara, a cobrança extra é aplicada automaticamente nas contas.

Como funciona o sistema de cores

💡 O sistema de cores da Aneel sinaliza as condições de geração de energia. Se chove pouco e as hidrelétricas geram menos, é preciso acionar usinas termelétricas, que são mais caras.

💡 Para pagar por essas usinas, a Aneel aciona as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2, com taxas extras na conta de luz.

Saiba quanto custa cada bandeira

Cada bandeira tarifária acionada pela Aneel pode gerar um custo extra ao consumidor:

🟩bandeira verde (condições favoráveis de geração de energia) – sem custo extra;

🟨bandeira amarela (condições menos favoráveis) – R$ 18,85 por MWh (megawatt-hora) utilizado (ou R$ 1,88 a cada 100kWh);

🟥bandeira vermelha patamar 1 (condições desfavoráveis) – R$ 44,63 por MWh utilizado (ou R$ 4,46 a cada 100 kWh);

🟥bandeira vermelha patamar 2 (condições muito desfavoráveis) – R$ 78,77 por MWh utilizado (ou R$ 7,87 a cada 100 kWh).

Veja dicas para economizar

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern) deu dicas para economizar na conta de energia:

Ar-condicionado e ventilador

O recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC e programar o desligamento automático durante a madrugada. A outra opção é adquirir aparelhos com a tecnologia Inverter, que possuem melhor uso do compressor. Outro detalhe importante é conferir se a manutenção do aparelho está em dia e limpar filtros e saídas de ar a cada duas semanas.

As recomendações para quem vai comprar um ar-condicionado são de optar por modelos Split, dotados de tecnologia Inverter. Eles são até 60% mais econômicos por adotarem um sistema que não desliga completamente o compressor de ar durante o uso, evitando picos de energia. É essencial identificar a capacidade mais adequada do aparelho para as características do ambiente. A instalação deve ser feita, preferencialmente, em paralelo ao lado de maior dimensão do cômodo e no alto.

Após a refrigeração do espaço, o consumidor pode recorrer aos ventiladores de teto, que são mais econômicos, para circular o ar e manter o clima agradável. Quanto maior a velocidade, maior o consumo.

Chuveiro elétrico

Deve ser mantido desligado ou na opção verão, que consome até 30% menos energia. Além disso, deve-se tomar banhos rápidos, e desligar a água quando estiver ensaboando. Por segurança, a orientação é sempre usar resistências originais, pois as inadequadas podem elevar o consumo de energia e provocar sérios danos à instalação e ao chuveiro, causando risco de acidentes. A troca por aquecedor solar térmico é sempre recomendado.

Um minuto de banho com chuveiro de 5.500 W custa R$ 2,49 o minuto considerando o valor de R$ 1,00/kWh.

Geladeiras

Para evitar o aumento do consumo, deve-se verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes. Outra orientação é manter o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede, evitando que o calor aumente excessivamente na parte traseira. Deve-se abrir a geladeira o mínimo de vezes possível.

Iluminação natural e uso de LED

É importante manter janelas e cortinas abertas para utilizar a iluminação natural. Utilizar cores claras nas paredes e apagar as lâmpadas dos cômodos desocupados, com exceção daquelas que contribuem com a segurança também é importante. Quando precisar usar lâmpadas, escolher as de LED, que são cerca de 40% mais econômicas. O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia.

Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando essas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.

Fonte g1/RN