terça-feira, 19 de abril de 2022

Aprenda a fazer uma maxixada com queijo coalho e vegetais.

Foto: Divulgação

Nesse domingo de páscoa é tradição consumir pratos à base de peixes e frutos do mar e evitar as carnes. Mas uma boa opção é substituir as proteínas pelos vegetais.

A dica do gastrólogo Alexandre Dantas é um preparo acessível e muito consumido no nordeste, a maxixada. O prato é feito com o maxixe, uma hortaliça muito comum no nordeste, principalmente nos períodos chuvosos.

Na receita desse domingo (17) que foi ao no Inter TV Rural, o toque especial fica por conta do queijo coalho adicionado a esse caldo cremoso para deixar o ingrediente principal, o maxixe, ainda mais saboroso.

Ingredientes

. 1 kg de maxixe

. 300 g de queijo coalho cortado em cubos grandes

. 1 cebola roxa grande cortada em cubos

. 1 tomate grande maduro cortado em cubos

. 1 pimentão verde pequeno cortado em pedaços

. 3 pimentas-de-cheiro de tamanho médio cortadas em fatias

. 100 g ou 2 colheres de sopa de nata ou requeijão cremoso

. 200 g ou uma caixa de creme de leite

. 50 ml ou 4 colheres de sopa de azeite ou óleo

. 3 dentes de alho de tamanho médio triturados

. Cheiro verde, sal, colorau e pimenta-do-reino e de cheiro a gosto

. Água para o cozimento

Modo de preparo

Vamos começar lavando o maxixe e em seguida vamos retirar as estruturas que ele possui na casca, com a ajuda de uma faca, como se estivéssemos raspando. Também devemos cortar as duas pontas. Em seguida vamos cortá-los ao meio, no sentido longitudinal. Mas quem preferir pode cortar de outra forma. Após esse preparo, vamos reservar o maxixe na geladeira.

O queijo coalho deve ser cortado em pedaços maiores para que ele fique em tamanho mais proporcional ao do maxixe. Antes de começar, vamos dourar o queijo em uma frigideira com um fio de azeite. Colocamos os cubos de queijo coalho e deixamos dourar levemente de todos os lados. Esse processo vai evitar que o queijo derreta quando for colocado dentro do molho na maxixada. Mas, quem preferir pode deixar ele ainda cru. Após esse processo, vamos reservar os pedaços de queijo.

Em uma panela funda, vamos começar a fazer o refogado. Colocamos um fio de azeite e começamos refogando a cebola até que ela murche. Quando ela começar a dourar, vamos colocar o pimentão, a pimenta-de-cheiro e o talo da cebolinha (cheiro verde) e continuamos dourando todos os vegetais por alguns segundos.

Na sequência vamos acrescentar o tomate ao refogado. Após o tomate, acrescentamos o alho por último para evitar que ele queime. Na sequência vamos acrescentamos uma pimenta dedo de moça (sem as sementes) picada e pimenta do reino. Ajustamos o sal e colocamos um pouco de colorau para ressaltar as cores.

Refogamos mais um pouco e logo depois colocamos o maxixe, misturando sempre. Aos poucos vamos colocando água nessa panela, para deixar o maxixe cozinhar. Podemos colocar um pouco mais de sal e deixamos levantar fervura.

Cerca de 15 minutos após o cozimento, vamos completando o nível da água para evitar que seque e deixamos continuar o cozimento até que o maxixe fique macio.

Cerca de 30 minutos após o início do cozimento, o maxixe já etá no ponto. Para finalizar a maxixada, vamos acrescentar nessa panela a nata e o creme de leite. Misturamos bem e vamos finalizar colocando o queijo coalho dourado dentro desse caldo. Quem quiser pode ajustar o sal e a pimenta.

Vamos finalizar com cheiro verde, tiramos a panela do fogo e já podemos servir.

Por g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário