sexta-feira, 26 de junho de 2026

Ufersa abre 30 vagas para castração de cadelas em nova etapa do projeto de controle populacional de animais.

Foto: Reprodução

A segunda etapa do Projeto Controle Populacional de Cães e Gatos do Semiárido inicia nesta sexta-feira (26), com a abertura de inscrições para castração de cadelas. A ação é realizada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e disponibiliza 30 vagas nesta fase.

As inscrições serão abertas ao meio-dia, por meio de link que será divulgado pela organização no Instagram @diad_ufersa. O procedimento será feito de forma online, com preenchimento de questionário e envio de informações do animal.

Segundo o projeto, nesta etapa serão atendidas apenas cadelas. Os critérios estabelecidos exigem que os animais tenham entre 10 e 15 quilos, não possuam raça definida e tenham foto anexada no formulário de inscrição. O preenchimento correto das informações será utilizado como base para seleção das vagas.

O projeto integra um conjunto de ações voltadas ao controle populacional de cães e gatos no Semiárido. Além das cirurgias de castração, estão previstas atividades de orientação sobre guarda responsável, prevenção de doenças e redução do abandono de animais.

As ações serão executadas em etapas e a expectativa é que, nos próximos ciclos, o atendimento seja ampliado para cães e gatos de ambos os sexos, conforme a capacidade dos mutirões.

A iniciativa é coordenada pela professora Nilza Dutra Alves e faz parte de uma estratégia de longo prazo voltada ao manejo populacional de animais domésticos, com foco em saúde pública e bem-estar animal.

Fonte TCM Notícia

Mais uma pesquisa mostra Dra. Zenaide Maia como reeleita ao Senado.

Foto: Reprodução

A senadora Zenaide Maia (PSD) aparece como releeita em mais uma pesquisa de intenção de voto para o Senado no Rio Grande do Norte em 2026. No levantamento IPSsensus, considerando o primeiro e o segundo voto, ela soma 32,7% das citações e se mantém entre os dois nomes mais lembrados pelo eleitorado potiguar. Como cada eleitor pode escolher dois candidatos ao Senado, o instituto contabilizou todas as citações recebidas por cada nome, independentemente de terem sido feitas como primeiro ou segundo voto.

Styvenson Valentim (PSDB) tem 50,4%. Na sequência aparecem Samanda Alves (PT), com 23,6%; Rafael Motta (PDT), com 21,8%; e Coronel Hélio (PL), com 20,1%.

Essa é a quarta pesquisa só em junho que coloca Zenaide consolidada no pelotão de frente da disputa, como eleita. A pesquisa IPSsensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte de 18 a 22 de junho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro no TSE é o RN-09520/2026.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Mossoroense pretende levar pauta inédita para Brasília.

Foto: Redes sociais

A mossoroense Suyane Varela (Novo) anunciou a sua pré-candidatura à Câmara Federal com uma ideia inovadora e necessária, não vista na política tradicional: colocar as mães solo no centro da formulação das políticas públicas brasileiras.

Filha e mãe solo, Suyane declara que a sua decisão é por perceber que milhões de mulheres sustentam suas famílias sozinhas, mas continuam invisíveis para quem cria as leis.

“Tem mulher que é mãe, pai, provedora, cuidadora e ainda empreendedora. Ela sustenta uma casa inteira sozinha. Mesmo assim, continua fora das prioridades de quem governa”, destaca.

Entre as propostas defendidas pela pré-candidata estão a ampliação da rede de creches, facilitação do acesso ao crédito para mulheres empreendedoras, fortalecimento das políticas de apoio às mães de crianças atípicas e a criação de estruturas integradas de atendimento, reunindo serviços de saúde, assistência social e apoio jurídico para questões como pensão alimentícia.

“A política está cheia de pessoas falando sobre as mães solo. O problema é que quase ninguém fala a partir da realidade de uma mãe solo”, declara.

Estação das Artes retoma shows do Mossoró Cidade Junina nesta quarta-feira (24).

Foto: PMM

Os shows do Polo Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania retornam nesta quarta-feira (24) dentro da programação do Mossoró Cidade Junina (MCJ). A agenda desta semana concentra apresentações até a sexta-feira (26), reunindo nomes do forró, sertanejo e música eletrônica no principal palco do evento em Mossoró.

Na abertura da programação, na quarta-feira (24), sobem ao palco Jonas Esticado, Thiago Freitas, Alok e DJ Rocko. As apresentações marcam o retorno das atividades no espaço após a sequência de eventos espalhados pelos polos do MCJ.

Na quinta-feira (25), a programação inclui Bruno Martins, Vicente Nery, Zé Cantor, Tarcísio do Acordeom e a DJ Cecília Trixx. O dia reúne artistas com forte presença no cenário do forró e da música popular nordestina.

O encerramento da semana de shows acontece na sexta-feira (26), com apresentações de Werick Mendes, Zezé Di Camargo & Luciano, Nuzio Medeiros, Jotavê e DJ Trance Invermix. A noite reúne diferentes estilos musicais em sequência no palco da Estação das Artes.

O Mossoró Cidade Junina segue com programação em diversos polos culturais e musicais da cidade ao longo do mês de junho. A Estação das Artes concentra os principais shows da festa, com estrutura voltada para grandes públicos e transmissões ao vivo em alguns dias do evento.

Programação da Estação das Artes

Quarta-feira (24)

. Jonas Esticado

. Thiago Freitas

. Alok

. DJ Rocko

Quinta-feira (25)

. Bruno Martins

. Vicente Nery

. Zé Cantor

. Tarcísio do Acordeom

. DJ Cecília Trixx

Sexta-feira (26)

. Werick Mendes

. Zezé Di Camargo & Luciano

. Nuzio Medeiros

. Jotavê

. DJ Trance Invermix

Por Yuri Rodrigues

terça-feira, 23 de junho de 2026

Alcolumbre mantém PEC 6x1 travada em semana esvaziada no Senado.

Foto: Reprodução

A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 no Brasil deve seguir travada no Senado em uma semana esvaziada pelas festas de São João, pelo jogo do Brasil contra a Escócia e pelos trabalhos semipresenciais na Casa.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mantém a PEC 221 de 2019 em sua mesa, sem despachá-la para a Comissão de Constituição e Juttiça (CCJ). Como a comissão não marcou reuniões para esta semana, a expectativa é que a PEC siga parada, completando um mês, no próximo sábado (27), desde a aprovação na Câmara dos Deputados.

O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), não marca reuniões em semanas semipresenciais, quando os parlamentares podem votar remotamente, devido ao baixo quórum.

A assessoria da CCJ informou à Agência Brasil que não houve sinalização de Alcolumbre para liberar a PEC. Já a assessoria do presidente do Senado não respondeu à reportagem.

Com o feriado de São João no Nordeste, na quarta-feira (24), e também dia do jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mundo, a expectativa é de uma semana esvaziada no Parlamento.

Na semana passada, o senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou, no plenário, a votação da PEC. “Não temos mais por que demorar”, afirmou.

“O que afinal está faltando para que o Senado vote a matéria, já que debatemos esse tema há anos?”, questionou Paim.

A PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais foi aprovada na Câmara por ampla maioria. Apenas 22 dos 513 deputados votaram contra. Mesmo assim, o tema não avança no Senado, onde enfrenta resistência da oposição, que apresentou PEC alternativa para manter a escala 6x1 e permitir contratos por hora.

A proposta da oposição foi despachada à CCJ por Alcolumbre no mesmo dia em que foi apresentada, no dia seguinte à aprovação da PEC do fim da 6x1 na Câmara.

O senador Otto Alencar informou que vai priorizar a PEC do fim da escala 6x1, por ter iniciado a tramitação antes da proposta da oposição.

Na semana seguinte à aprovação na Câmara, Alcolumbre criticou a pressão para despachar a matéria, sugerindo que ela poderia ser melhorada no Senado e passar por comissões antes do plenário.

“Tenho certeza de que, como outros senadores, seria razoável que o Senado pudesse melhorar um texto dessa importância e debater o tema com calma”, defendeu Alcolumbre.

Fonte Agencia Brasil

Janja Lula da Silva visita Rio Grande do Norte nesta semana; confira agenda.

Foto: Reprodução

A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, desembarca em Natal nesta semana para cumprir uma agenda com forte conteúdo político e alinhada à estratégia do petismo no Rio Grande do Norte.

Na quinta-feira (26), às 19h, ela participa de um ato promovido pelo Partido dos Trabalhadores na Arena das Dunas, com o objetivo de fortalecer o chamado “Time de Lula” e impulsionar pré-candidaturas ligadas ao campo petista para as eleições do próximo ano.

A agenda será acompanhada pela secretária nacional das Mulheres do PT, Mazé Morais, e reunirá representantes de movimentos sociais, entidades feministas e integrantes dos governos federal e estadual.

Fonte BSV

Em Assú, senadora Zenaide Maia participa de tradicional almoço de São João e consolida apoios políticos.

Foto: Alanny Brito

A senadora Zenaide Maia cumpriu agenda no município de Assú, onde participou do tradicional almoço de São João Batista. O evento é um dos momentos mais simbólicos da festa do padroeiro da cidade, que este ano celebra uma marca histórica: o seu tricentenário (300 anos).

Durante a visita, Zenaide destacou a grandiosidade do evento e a importância de valorizar a identidade cultural do Rio Grande do Norte. “É o São João mais antigo do mundo. E aqui a gente encontra cultura, a conservação das nossas tradições, lazer e esperança”, afirmou a senadora.

Além do caráter festivo e religioso, a agenda em Assú consolidou importantes alianças políticas para a parlamentar. Zenaide foi recebida pelo prefeito Lula Soares e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, que é pré-candidato a deputado estadual. Na ocasião, as lideranças locais reafirmaram o apoio à pré-candidatura de Zenaide Maia à reeleição ao Senado.

A sintonia política reflete o volume de entregas de Zenaide para a região. Ao longo de seu mandato, a senadora já destinou mais de R$ 27 milhões em recursos para o município de Assú, beneficiando as mais diversas áreas e impulsionando o desenvolvimento local.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Governo do RN conclui restauração de trechos rodoviários no Vale do Açu.

Foto: Raiane Miranda

“Agora temos uma estrada de verdade para nossos deslocamentos, para levar a produção agrícola, transportar as pessoas com segurança”. A opinião de Josafá Dantas e de Cristina Fernandes, que moram em comunidades localizadas no trajeto da RN-016, entre Assu e Carnaubais, é compartilhada por lideranças do Vale do Açu, que há anos vinham lutando pela recuperação das estradas da região. Na mesma rota, o Governo do Estado está recuperando a RN-404, que vai de Carnaubais até Porto do Mangue, completando o trajeto até o litoral.

A RN-016 tem 34 quilômetros. Para eliminação dos pontos críticos do piso, restauração da pista e sinalização horizontal e vertical, o governo do RN investiu R$ 35,8 milhões. O revestimento é do tipo CBUQ, que tem como características, alta durabilidade e resistência ao tráfego de veículos pesados.

“A restauração da RN-016 e dos demais trechos rodoviários do Vale do Açu representa um compromisso que assumimos com o desenvolvimento regional e com a qualidade de vida da nossa população. Estamos entregando estradas seguras, modernas e duráveis, que fortalecem a agricultura, impulsionam o comércio, incentivam o turismo e garantem mais dignidade para quem vive e trabalha nesta região tão importante para o Rio Grande do Norte. Depois de muitos anos de espera, estamos transformando uma demanda histórica em realidade, com investimentos que integram o Sertão ao Litoral e ajudam a movimentar a economia do nosso estado”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte, a última intervenção restaurativa nesse trecho da RN-016 foi realizada há quase 20 anos. Detalhe: em 2016, esse trecho estava na relação das rodovias que seriam recuperadas com recursos do Banco Mundial. O governo da época chegou a fazer estudo de impacto econômico para a região, projetando maior produção agrícola e aumento do PIB municipal dos municípios contemplados. Mas o projeto terminou não se concretizando.

“A estrada está perfeita agora. Ela estava sem condições de andar carro há muito tempo. Agora podemos dizer que tem uma estrada nessa rota, pavimentada, toda sinalizada e segura. E isso é bom para nós, que vivemos da agricultura e que precisamos dela para escoar a produção, ir até a cidade, transportar os estudantes”, atesta o agricultor Josafá Dantas, residente em Linda Flor, uma comunidade com cerca de 1.500 habitantes, cuja economia é movida pela produção de hortaliças e frutas.

Moradora da Baviera, área de expansão urbana a seis quilômetros do centro da cidade, Cristina Fernandes usa a RN-016 nos deslocamentos diários para o trabalho. Ela disse que há uma diferença significativa entre o antes e o depois da restauração. “Melhorou muito, muito mesmo, a questão do deslocamento tanto para Assu como para Carnaubais. Ficou muito bom mesmo”, disse ela, citando outras obras rodoviárias realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), como o acesso ao Santuário Irmã Lindalva e a reconstrução da RN-404 até Porto do Mangue.

Prefeito de Assu, Lula Soares define esse trecho da RN-016 como a principal artéria do coração do Várzea do Açu. “Ela é estratégica para nossa economia. Temos uma cadeia produtiva importantíssima nessa região, temos fruticultura, unidades de beneficiamento de polpa de frutas. E essa estrada é a única forma de acesso e de escoamento da produção da várzea”, comentou.

O prefeito destacou dois outros pontos importantes da restauração da rodovia: a redução de custos da produção agrícola, que abre caminhos para novos investimentos e geração de emprego, e a diminuição dos riscos de acidentes.

Para o vereador José Valterlânio, a restauração da RN-016 encurtou o tempo percorrido entre Assu e o Litoral, favorecendo também a atividade turística. “A importância dessa estrada é gigantesca para nossa região. Ela foi praticamente reconstruída, melhorando as condições de trafegabilidade. Antes, nós levávamos até três horas para chegar em Porto do Mangue. Agora são 40 minutos.” Valterlânio apontou outra obra importante “para Assu, o Vale do Açu e todo o Rio Grande do Norte, que é a duplicação da BR-304, um sonho que eu achava difícil de se concretizar, mas a obra está aí.”

Canteiro de Obras

A RN-016 está no Lote 1 da segunda etapa do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, lançado no ano passado pela governadora Fátima Bezerra. Nesse lote também está em fase de conclusão o trecho da RN-404 – Carnaubais/Porto do Mangue – interligando o sertão ao litoral. A RN-404 tem 35 quilômetros e investimento de R$ 39,5 milhões.

Na região banhada pelo Rio Piranhas/Açu, o Governo do RN concluiu dois trechos em Macau: o acesso à Ilha de Santana e os três quilômetros da RN-221 que levam à Praia de Camapum, e está restaurando os 15 km da RN-118, rota Alto do Rodrigues/Pendências/Boa Vista.

Nesses cinco trechos da segunda etapa do programa de restauração, o investimento do Governo do RN no Vale do Açu é de R$ 109,3 milhões.

Na primeira etapa, encerrada em 2025, foram restaurados dois trechos na região: RN-118, Alto do Rodrigues/Entroncamento BR-304, passando por Ipanguaçu, e o da RN-403, Diogo Lopes/Barreiras/Entroncamento RN-221.

Lançado em julho do ano passado, a segunda etapa tem 664,8 quilômetros divididos em seis lotes, que se somam aos 800 da primeira etapa, totalizando mais de R$ 1 bilhão investidos pelo governo estadual na melhoria da malha viária do Rio Grande do Norte.

RESUMO

Restauração de rodovias no Vale do Açu

Segunda Etapa – 2025/2026

RN-016 – Assu/Carnaubais – 34 km

RN-404 – Carnaubais/Porto do Mangue – 35 km

RN-118 – Alto do Rodrigues/Pendências/Boa Vista – 15 km

RN-221 – Macau/Praia de Camapum – 3 km

Acesso – Macau/Ilha de Santana – 3 km

Primeira Etapa – 2024/2025

RN-118 – Alto do Rodrigues/Ipanguaçu – 25 km

RN-403 – Diogo Lopes/Barreiras/Entr. RN-221 – 11 km

Acesso – Santuário Irmã Lindalva – 5,1 km

Total de investimentos nas duas etapas: R$ 147,7 milhões

Investimentos em Rodovias – Todo o Estado

1ª etapa

Trechos: 33

Extensão: 800 km

Valor: R$ 428 milhões

2ª etapa

Trechos: 38

Extensão: 664,8 km

Valor: R$ 651 milhões

Mossoró: Prefeito promove mudanças nas secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Foto: Reprodução

O prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros (Republicanos), anunciou mudanças administrativas em duas secretarias municipais, sendo elas Infraestrutura e Meio Ambiente.

Na infraestrutura, o engenheiro Josenildo Gomes deixa o cargo de secretário e passa a atuar como secretário-adjunto da pasta, função que já exercia até janeiro deste ano, quando assumiu o comando da secretaria.

Ainda na Infraestrutura, Augusto Cavalcante, que até então ocupava o cargo de secretário-adjunto, foi nomeado diretor de Obras Viárias.

Para assumir a titularidade da Secretaria de Infraestrutura, o prefeito nomeou a engenheira civil Sariny Nobre, que estava no comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Com a saída de Sariny, a engenheira Mirelly Suiany, que já integrava a equipe da pasta, passa a responder pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

Aprenda a preparar uma torta de milho verde com carne de sol cremosa.

As receitas típicas do período junino costumam dar destaque aos doces, mas também há espaço para preparações salgadas que fazem sucesso nas festas. A dica desta semana no Inter TV Rural é uma torta de milho verde com carne de sol cremosa, de preparo simples e com ingredientes tradicionais da culinária nordestina.

Foto: Inter TV Costa Branca

Veja abaixo o passo a passo da receita

Ingredientes

Recheio

. 300 g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada;

. 100 g de queijo coalho ralado grosseiramente;

. 1 cebola roxa pequena picada;

. 2 dentes de alho grandes triturados;

. 100 g de requeijão cremoso;

. 100 g de creme de leite;

. Cebolinha a gosto;

. Sal a gosto;

. Pimenta-do-reino a gosto;

. Azeite

Massa

. Milho verde in natura;

. 2 ovos;

. Leite;

. Manteiga de garrafa;

. Açúcar;

. Sal a gosto;

. Farinha de milho fina (feita a partir do flocão processado no liquidificador);

. Fermento químico em pó.

Para a montagem

. 150 g de queijo coalho ralado;

. Azeite ou manteiga para untar a assadeira;

. Farinha de milho para enfarinhar.

Modo de preparo

Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até murcharem. Acrescente a carne de sol dessalgada, cozida e desfiada, tempere com pimenta-do-reino a gosto e refogue por mais alguns minutos.

Reduza a chama do fogão, adicione o creme de leite e o requeijão cremoso e misture bem até obter um recheio cremoso. Acrescente a cebolinha, ajuste o sal e a pimenta, se necessário, desligue o fogo e deixe o recheio esfriar. Quando estiver morno, misture o queijo coalho ralado grosseiramente.

Para a massa, coloque no liquidificador o milho verde, os ovos, o leite, a manteiga de garrafa, o açúcar, o sal e a farinha de milho fina. Bata por dois a três minutos, até obter uma massa lisa. Acrescente o fermento químico em pó e misture delicadamente ou pulse o liquidificador apenas para incorporá-lo à massa.

Unte uma assadeira com azeite ou manteiga e polvilhe farinha de milho. Despeje metade da massa, distribua o recheio de maneira uniforme e cubra com o restante da massa. Finalize espalhando o queijo coalho ralado sobre a torta.

Leve ao forno preaquecido entre 180°C e 200°C até a torta assar e o queijo da cobertura ficar levemente dourado.

Dicas

Use milho verde que não esteja nem muito novo nem muito maduro para garantir a textura ideal da massa. Se preferir, substitua o requeijão cremoso por nata. Na hora de servir, finalize com um fio de melaço para dar um toque agridoce à receita.