terça-feira, 23 de junho de 2026

Alcolumbre mantém PEC 6x1 travada em semana esvaziada no Senado.

Foto: Reprodução

A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 no Brasil deve seguir travada no Senado em uma semana esvaziada pelas festas de São João, pelo jogo do Brasil contra a Escócia e pelos trabalhos semipresenciais na Casa.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mantém a PEC 221 de 2019 em sua mesa, sem despachá-la para a Comissão de Constituição e Juttiça (CCJ). Como a comissão não marcou reuniões para esta semana, a expectativa é que a PEC siga parada, completando um mês, no próximo sábado (27), desde a aprovação na Câmara dos Deputados.

O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), não marca reuniões em semanas semipresenciais, quando os parlamentares podem votar remotamente, devido ao baixo quórum.

A assessoria da CCJ informou à Agência Brasil que não houve sinalização de Alcolumbre para liberar a PEC. Já a assessoria do presidente do Senado não respondeu à reportagem.

Com o feriado de São João no Nordeste, na quarta-feira (24), e também dia do jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mundo, a expectativa é de uma semana esvaziada no Parlamento.

Na semana passada, o senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou, no plenário, a votação da PEC. “Não temos mais por que demorar”, afirmou.

“O que afinal está faltando para que o Senado vote a matéria, já que debatemos esse tema há anos?”, questionou Paim.

A PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais foi aprovada na Câmara por ampla maioria. Apenas 22 dos 513 deputados votaram contra. Mesmo assim, o tema não avança no Senado, onde enfrenta resistência da oposição, que apresentou PEC alternativa para manter a escala 6x1 e permitir contratos por hora.

A proposta da oposição foi despachada à CCJ por Alcolumbre no mesmo dia em que foi apresentada, no dia seguinte à aprovação da PEC do fim da 6x1 na Câmara.

O senador Otto Alencar informou que vai priorizar a PEC do fim da escala 6x1, por ter iniciado a tramitação antes da proposta da oposição.

Na semana seguinte à aprovação na Câmara, Alcolumbre criticou a pressão para despachar a matéria, sugerindo que ela poderia ser melhorada no Senado e passar por comissões antes do plenário.

“Tenho certeza de que, como outros senadores, seria razoável que o Senado pudesse melhorar um texto dessa importância e debater o tema com calma”, defendeu Alcolumbre.

Fonte Agencia Brasil

Janja Lula da Silva visita Rio Grande do Norte nesta semana; confira agenda.

Foto: Reprodução

A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, desembarca em Natal nesta semana para cumprir uma agenda com forte conteúdo político e alinhada à estratégia do petismo no Rio Grande do Norte.

Na quinta-feira (26), às 19h, ela participa de um ato promovido pelo Partido dos Trabalhadores na Arena das Dunas, com o objetivo de fortalecer o chamado “Time de Lula” e impulsionar pré-candidaturas ligadas ao campo petista para as eleições do próximo ano.

A agenda será acompanhada pela secretária nacional das Mulheres do PT, Mazé Morais, e reunirá representantes de movimentos sociais, entidades feministas e integrantes dos governos federal e estadual.

Fonte BSV

Em Assú, senadora Zenaide Maia participa de tradicional almoço de São João e consolida apoios políticos.

Foto: Alanny Brito

A senadora Zenaide Maia cumpriu agenda no município de Assú, onde participou do tradicional almoço de São João Batista. O evento é um dos momentos mais simbólicos da festa do padroeiro da cidade, que este ano celebra uma marca histórica: o seu tricentenário (300 anos).

Durante a visita, Zenaide destacou a grandiosidade do evento e a importância de valorizar a identidade cultural do Rio Grande do Norte. “É o São João mais antigo do mundo. E aqui a gente encontra cultura, a conservação das nossas tradições, lazer e esperança”, afirmou a senadora.

Além do caráter festivo e religioso, a agenda em Assú consolidou importantes alianças políticas para a parlamentar. Zenaide foi recebida pelo prefeito Lula Soares e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, que é pré-candidato a deputado estadual. Na ocasião, as lideranças locais reafirmaram o apoio à pré-candidatura de Zenaide Maia à reeleição ao Senado.

A sintonia política reflete o volume de entregas de Zenaide para a região. Ao longo de seu mandato, a senadora já destinou mais de R$ 27 milhões em recursos para o município de Assú, beneficiando as mais diversas áreas e impulsionando o desenvolvimento local.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Governo do RN conclui restauração de trechos rodoviários no Vale do Açu.

Foto: Raiane Miranda

“Agora temos uma estrada de verdade para nossos deslocamentos, para levar a produção agrícola, transportar as pessoas com segurança”. A opinião de Josafá Dantas e de Cristina Fernandes, que moram em comunidades localizadas no trajeto da RN-016, entre Assu e Carnaubais, é compartilhada por lideranças do Vale do Açu, que há anos vinham lutando pela recuperação das estradas da região. Na mesma rota, o Governo do Estado está recuperando a RN-404, que vai de Carnaubais até Porto do Mangue, completando o trajeto até o litoral.

A RN-016 tem 34 quilômetros. Para eliminação dos pontos críticos do piso, restauração da pista e sinalização horizontal e vertical, o governo do RN investiu R$ 35,8 milhões. O revestimento é do tipo CBUQ, que tem como características, alta durabilidade e resistência ao tráfego de veículos pesados.

“A restauração da RN-016 e dos demais trechos rodoviários do Vale do Açu representa um compromisso que assumimos com o desenvolvimento regional e com a qualidade de vida da nossa população. Estamos entregando estradas seguras, modernas e duráveis, que fortalecem a agricultura, impulsionam o comércio, incentivam o turismo e garantem mais dignidade para quem vive e trabalha nesta região tão importante para o Rio Grande do Norte. Depois de muitos anos de espera, estamos transformando uma demanda histórica em realidade, com investimentos que integram o Sertão ao Litoral e ajudam a movimentar a economia do nosso estado”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte, a última intervenção restaurativa nesse trecho da RN-016 foi realizada há quase 20 anos. Detalhe: em 2016, esse trecho estava na relação das rodovias que seriam recuperadas com recursos do Banco Mundial. O governo da época chegou a fazer estudo de impacto econômico para a região, projetando maior produção agrícola e aumento do PIB municipal dos municípios contemplados. Mas o projeto terminou não se concretizando.

“A estrada está perfeita agora. Ela estava sem condições de andar carro há muito tempo. Agora podemos dizer que tem uma estrada nessa rota, pavimentada, toda sinalizada e segura. E isso é bom para nós, que vivemos da agricultura e que precisamos dela para escoar a produção, ir até a cidade, transportar os estudantes”, atesta o agricultor Josafá Dantas, residente em Linda Flor, uma comunidade com cerca de 1.500 habitantes, cuja economia é movida pela produção de hortaliças e frutas.

Moradora da Baviera, área de expansão urbana a seis quilômetros do centro da cidade, Cristina Fernandes usa a RN-016 nos deslocamentos diários para o trabalho. Ela disse que há uma diferença significativa entre o antes e o depois da restauração. “Melhorou muito, muito mesmo, a questão do deslocamento tanto para Assu como para Carnaubais. Ficou muito bom mesmo”, disse ela, citando outras obras rodoviárias realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), como o acesso ao Santuário Irmã Lindalva e a reconstrução da RN-404 até Porto do Mangue.

Prefeito de Assu, Lula Soares define esse trecho da RN-016 como a principal artéria do coração do Várzea do Açu. “Ela é estratégica para nossa economia. Temos uma cadeia produtiva importantíssima nessa região, temos fruticultura, unidades de beneficiamento de polpa de frutas. E essa estrada é a única forma de acesso e de escoamento da produção da várzea”, comentou.

O prefeito destacou dois outros pontos importantes da restauração da rodovia: a redução de custos da produção agrícola, que abre caminhos para novos investimentos e geração de emprego, e a diminuição dos riscos de acidentes.

Para o vereador José Valterlânio, a restauração da RN-016 encurtou o tempo percorrido entre Assu e o Litoral, favorecendo também a atividade turística. “A importância dessa estrada é gigantesca para nossa região. Ela foi praticamente reconstruída, melhorando as condições de trafegabilidade. Antes, nós levávamos até três horas para chegar em Porto do Mangue. Agora são 40 minutos.” Valterlânio apontou outra obra importante “para Assu, o Vale do Açu e todo o Rio Grande do Norte, que é a duplicação da BR-304, um sonho que eu achava difícil de se concretizar, mas a obra está aí.”

Canteiro de Obras

A RN-016 está no Lote 1 da segunda etapa do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, lançado no ano passado pela governadora Fátima Bezerra. Nesse lote também está em fase de conclusão o trecho da RN-404 – Carnaubais/Porto do Mangue – interligando o sertão ao litoral. A RN-404 tem 35 quilômetros e investimento de R$ 39,5 milhões.

Na região banhada pelo Rio Piranhas/Açu, o Governo do RN concluiu dois trechos em Macau: o acesso à Ilha de Santana e os três quilômetros da RN-221 que levam à Praia de Camapum, e está restaurando os 15 km da RN-118, rota Alto do Rodrigues/Pendências/Boa Vista.

Nesses cinco trechos da segunda etapa do programa de restauração, o investimento do Governo do RN no Vale do Açu é de R$ 109,3 milhões.

Na primeira etapa, encerrada em 2025, foram restaurados dois trechos na região: RN-118, Alto do Rodrigues/Entroncamento BR-304, passando por Ipanguaçu, e o da RN-403, Diogo Lopes/Barreiras/Entroncamento RN-221.

Lançado em julho do ano passado, a segunda etapa tem 664,8 quilômetros divididos em seis lotes, que se somam aos 800 da primeira etapa, totalizando mais de R$ 1 bilhão investidos pelo governo estadual na melhoria da malha viária do Rio Grande do Norte.

RESUMO

Restauração de rodovias no Vale do Açu

Segunda Etapa – 2025/2026

RN-016 – Assu/Carnaubais – 34 km

RN-404 – Carnaubais/Porto do Mangue – 35 km

RN-118 – Alto do Rodrigues/Pendências/Boa Vista – 15 km

RN-221 – Macau/Praia de Camapum – 3 km

Acesso – Macau/Ilha de Santana – 3 km

Primeira Etapa – 2024/2025

RN-118 – Alto do Rodrigues/Ipanguaçu – 25 km

RN-403 – Diogo Lopes/Barreiras/Entr. RN-221 – 11 km

Acesso – Santuário Irmã Lindalva – 5,1 km

Total de investimentos nas duas etapas: R$ 147,7 milhões

Investimentos em Rodovias – Todo o Estado

1ª etapa

Trechos: 33

Extensão: 800 km

Valor: R$ 428 milhões

2ª etapa

Trechos: 38

Extensão: 664,8 km

Valor: R$ 651 milhões

Mossoró: Prefeito promove mudanças nas secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Foto: Reprodução

O prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros (Republicanos), anunciou mudanças administrativas em duas secretarias municipais, sendo elas Infraestrutura e Meio Ambiente.

Na infraestrutura, o engenheiro Josenildo Gomes deixa o cargo de secretário e passa a atuar como secretário-adjunto da pasta, função que já exercia até janeiro deste ano, quando assumiu o comando da secretaria.

Ainda na Infraestrutura, Augusto Cavalcante, que até então ocupava o cargo de secretário-adjunto, foi nomeado diretor de Obras Viárias.

Para assumir a titularidade da Secretaria de Infraestrutura, o prefeito nomeou a engenheira civil Sariny Nobre, que estava no comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Com a saída de Sariny, a engenheira Mirelly Suiany, que já integrava a equipe da pasta, passa a responder pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

Aprenda a preparar uma torta de milho verde com carne de sol cremosa.

As receitas típicas do período junino costumam dar destaque aos doces, mas também há espaço para preparações salgadas que fazem sucesso nas festas. A dica desta semana no Inter TV Rural é uma torta de milho verde com carne de sol cremosa, de preparo simples e com ingredientes tradicionais da culinária nordestina.

Foto: Inter TV Costa Branca

Veja abaixo o passo a passo da receita

Ingredientes

Recheio

. 300 g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada;

. 100 g de queijo coalho ralado grosseiramente;

. 1 cebola roxa pequena picada;

. 2 dentes de alho grandes triturados;

. 100 g de requeijão cremoso;

. 100 g de creme de leite;

. Cebolinha a gosto;

. Sal a gosto;

. Pimenta-do-reino a gosto;

. Azeite

Massa

. Milho verde in natura;

. 2 ovos;

. Leite;

. Manteiga de garrafa;

. Açúcar;

. Sal a gosto;

. Farinha de milho fina (feita a partir do flocão processado no liquidificador);

. Fermento químico em pó.

Para a montagem

. 150 g de queijo coalho ralado;

. Azeite ou manteiga para untar a assadeira;

. Farinha de milho para enfarinhar.

Modo de preparo

Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até murcharem. Acrescente a carne de sol dessalgada, cozida e desfiada, tempere com pimenta-do-reino a gosto e refogue por mais alguns minutos.

Reduza a chama do fogão, adicione o creme de leite e o requeijão cremoso e misture bem até obter um recheio cremoso. Acrescente a cebolinha, ajuste o sal e a pimenta, se necessário, desligue o fogo e deixe o recheio esfriar. Quando estiver morno, misture o queijo coalho ralado grosseiramente.

Para a massa, coloque no liquidificador o milho verde, os ovos, o leite, a manteiga de garrafa, o açúcar, o sal e a farinha de milho fina. Bata por dois a três minutos, até obter uma massa lisa. Acrescente o fermento químico em pó e misture delicadamente ou pulse o liquidificador apenas para incorporá-lo à massa.

Unte uma assadeira com azeite ou manteiga e polvilhe farinha de milho. Despeje metade da massa, distribua o recheio de maneira uniforme e cubra com o restante da massa. Finalize espalhando o queijo coalho ralado sobre a torta.

Leve ao forno preaquecido entre 180°C e 200°C até a torta assar e o queijo da cobertura ficar levemente dourado.

Dicas

Use milho verde que não esteja nem muito novo nem muito maduro para garantir a textura ideal da massa. Se preferir, substitua o requeijão cremoso por nata. Na hora de servir, finalize com um fio de melaço para dar um toque agridoce à receita.

sábado, 20 de junho de 2026

Taxa de analfabetismo no RN fica abaixo de 10% pela primeira vez, aponta IBGE.

Foto: Governo do RN

A taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte caiu para 9,3% em 2025, o menor índice da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE. É a primeira vez que o indicador fica abaixo de 10% no estado.

O percentual representa uma redução em relação aos 10,5% registrados em 2024 e aos 13,9% observados em 2016. Os dados mostram uma trajetória de queda do analfabetismo no Estado ao longo dos últimos anos.

Além da redução do analfabetismo, outros indicadores educacionais também apresentaram melhora. Entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, a taxa de frequência escolar chegou a 99,3%, enquanto 96,3% dos estudantes dessa faixa etária estavam matriculados no ensino fundamental na etapa adequada à idade, acima da meta de 95% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

A pesquisa aponta ainda uma redução no percentual de pessoas entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham, os chamados "nem-nem".

Em 2025, a taxa ficou em 21,4%, o menor índice da série recente, representando uma queda de 2,5 pontos percentuais em relação a 2024. Entre as mulheres, a proporção caiu para 25,2%.

Alfabetização e EJA citadas pelo Estado

Em nota, a governadora Fátima Bezerra afirmou que recebeu com "alegria e senso de responsabilidade" o resultado da pesquisa. A Secretaria Estadual da Educação relaciona o desempenho a programas voltados à alfabetização e à permanência dos estudantes nas escolas.

Entre as iniciativas citadas pela pasta estão a Política Territorial de Alfabetização de Crianças (Pró-Alfa RN) e a Política de Superação do Analfabetismo, que, segundo o governo, já alcançou mais de 10 mil pessoas em 113 municípios.

A rede estadual também disse que mantém turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade que atende cerca de 24 mil estudantes em 202 escolas.

Nesta semana, foi lançada a Comissão Permanente de Avaliação Digital (CPA Digital), plataforma voltada à certificação da EJA. A ferramenta permitirá que pessoas a partir dos 15 anos realizem avaliações para obtenção da certificação da educação básica em formato digital.

Brasil também registrou menor taxa da série histórica

Em todo o País, a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais caiu para 4,9% em 2025, a menor desde o início da série histórica da Pnad Contínua Educação, em 2016. É a primeira vez que o índice fica abaixo de 5%, segundo o IBGE.

Apesar da redução, o Nordeste continua concentrando a maior parte da população analfabeta do País. A região reúne 4,8 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever, o equivalente a 57,4% do total nacional. A taxa de analfabetismo no Nordeste ficou em 10,6%, mais que o dobro da média brasileira.

A pesquisa também aponta que o analfabetismo continua mais concentrado entre os idosos. Pessoas com 60 anos ou mais representam 58% dos analfabetos do País. Nesse grupo, a taxa é de 13,8%, ante 2,6% entre a população de 15 a 59 anos.

Entre pessoas com 15 anos ou mais, a taxa de analfabetismo foi de 2,8% entre brancos e de 6,5% entre pretos ou pardos.

Investigação indica retaliação de organização criminosa em ataque ao vereador Cabo Deyvison.

Foto: Pedro Henrique

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) realizou, nesta sexta-feira (19), uma coletiva de imprensa para apresentar atualizações sobre as investigações do atentado contra o vereador de Mossoró, Cabo Deyvison, e do homicídio do assessor parlamentar Alyson Dyego de Oliveira Morais.

Durante a coletiva, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica destacaram os avanços obtidos pela força-tarefa integrada formada por órgãos de segurança do Rio Grande do Norte e do Ceará. Os dois suspeitos de envolvimento direto no atentado tiveram as prisões em flagrante convertidas em preventivas pela Justiça durante audiência de custódia realizada nessa quinta-feira (18). Os investigados respondem por homicídio qualificado, tentativa de homicídio qualificada, sequestro e cárcere privado.

O delegado Márcio Lemos, diretor da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), afirmou que a principal linha de investigação aponta para uma retaliação por parte de facções criminosas.

“Nenhuma hipótese é descartada, mas todo o conjunto probatório que até então foi alicerçado para comprovar e decretar a prisão preventiva dos suspeitos apontam que a motivação foi a retaliação da organização criminosa que o vereador combate, então bem em função da atuação política dele de combater essa organização criminosa”, afirmou.

As forças de segurança reforçaram que as diligências seguem em andamento para esclarecer completamente o caso, identificar possíveis envolvidos e responsabilizar todos os autores do crime.

Fonte TCM Notícia

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Mossoró: Shows da Estação das Artes retornam hoje com Xand Avião e Felipe Amorim.

Foto: Secom/PMM

Os grandes shows do Mossoró Cidade Junina voltam à programação nesta quarta-feira (17). O palco da Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania abre a segunda semana de apresentações com Xand Avião, Felipe Amorim, Mano Walter, Efrain Lima e a DJ Bellatrix.

A programação segue até domingo (21) e reúne artistas do forró, sertanejo, piseiro, pagode e arrocha. Entre os nomes confirmados estão Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas, Pablo, Solange Almeida, Simone Mendes, Filho do Piseiro, Michele Andrade, Mumuzinho e Sorriso Maroto.

Os shows da Estação das Artes integram a programação principal do Mossoró Cidade Junina e seguem até o dia 26 de junho. O polo concentra as atrações nacionais do evento e reúne milhares de pessoas durante as noites de festa.

Programação da Estação das Artes

Quarta-feira (17)

. Efrain Lima

. Xand Avião

. Felipe Amorim

. Mano Walter

. DJ Bellatrix

Quinta-feira (18)

. Mozart

. Zé Vaqueiro

. Dorgival Dantas

. Pablo

. DJ JP

Sexta-feira (19)

. John Modão

. Adna Santana

. Solange Almeida

. Filho do Piseiro

. Simone Mendes

. DJ Dréia

Sábado (20)

. André da Mata

. Matheus Fernandes

. Marina Elali

. Lagosta Bronzeada

. Michele Andrade

. DJ Guitas

Domingo (21)

. Koisa Nossa

. Kadu Martins

. Mumuzinho

. Sorriso Maroto

. DJ Ian Dantas

Cotada para vice de Flávio Bolsonaro, Júlia Zanatta diz estar "pronta".

Foto: Redes sociais

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) publicou um vídeo nas redes sociais em meio às especulações sobre uma possível candidatura a vice-presidente da República em uma eventual chapa encabeçada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A postagem reforça a disposição da parlamentar diante das articulações políticas e termina com a mensagem "Sempre pronta para o combate". Na legenda da publicação, Zanatta escreveu: "Haverá sinais de que o Brasil tem jeito".

O vídeo reúne manchetes de reportagens que repercutiram a possibilidade de Zanatta integrar uma chapa presidencial do Partido Liberal.

Entre elas, estão notícias sobre as declarações do ex-deputado Eduardo Bolsonaro em defesa de seu nome para a vaga de vice e entrevistas concedidas pela parlamentar à imprensa catarinense nos últimos dias.

A publicação é encerrada com a frase "Sempre pronta para o combate", em referência às especulações sobre seu futuro político.

Nome ganhou força após apoio de Eduardo Bolsonaro

Na quarta-feira (10), Eduardo Bolsonaro afirmou em publicação na rede social X que Júlia Zanatta estaria "à altura do cargo" para uma eventual vaga de vice-presidente. "Se os maus reclamam, este é o caminho", escreveu.

Na mensagem, o ex-deputado destacou a lealdade da parlamentar ao bolsonarismo, as pautas defendidas por ela na Câmara dos Deputados e criticou o que chamou de "esperneio da esquerda".

Zanatta respondeu à manifestação no mesmo dia. "O negócio tá tomando corpo", escreveu, em comentário que ampliou as especulações sobre seu nome para compor uma eventual chapa presidencial do PL.

Em entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan News, na quinta-feira (11), a deputada agradeceu o apoio público de Eduardo e afirmou estar preparada para assumir a vaga caso seja a escolhida para compor uma chapa com Flávio Bolsonaro.

"Estou pronta para o combate", declarou ao comentar a possibilidade. Segundo ela, a definição sobre um eventual candidato a vice-presidente ainda dependerá de conversas internas e das articulações partidárias.

Pela legislação, os partidos têm até 14 de agosto para registrar candidaturas e indicar os respectivos candidatos a vice-presidente.

Preferência por uma mulher na vice

O nome de Zanatta passou a circular com mais intensidade após Flávio Bolsonaro indicar preferência por uma mulher para ocupar a vaga de vice em uma eventual candidatura ao Palácio do Planalto.

Em primeiro mandato na Câmara dos Deputados, a parlamentar é uma das principais representantes do bolsonarismo em Santa Catarina e tem atuação destacada em pautas ligadas à direita conservadora.

Apesar da movimentação, ainda não há definição oficial sobre quem ocupará a vaga de vice na chapa presidencial de Flávio Bolsonaro.

Fonte Congresso em Foco