segunda-feira, 25 de abril de 2022

Aprenda receita de cuscuz na frigideira.

Foto: Inter TV Rural

O cuscuz é uma comida bastante apreciada no Nordeste e que está presente na mesa em quase todas as refeições. Para o preparo, geralmente é usada uma cuscuzeira, panela ideal para essa receita de flocos de milho cozidos no vapor.

Mas o que pouca gente sabe é que dá pra fazer esse preparo também na frigideira e ainda com recheio.

No Inter TV Rural desse domingo, (24), o gastrólogo Alxandre Dantas apresentou uma receita de cuscuz recheado feito na frigideira. Além de manter os sabores desse prato tão típico, é fácil de fazer.

Ingredientes

. 300 g ou cerca de 3 xícaras de chá de flocão de milho

. 150 g de carne de sol refogada e desfiada

. 150 g de queijo coalho ralado grosseiramente

. 4 ovos

. 270 ml ou cerca de 1 e ½ xícara de água

. Manteiga de garrafa suficiente para untar e finalizar o cuscuz

. Sal a gosto

Preparo

Começamos hidratando o flocão de milho como se fossemos preparar um cuscuz tradicional. Dentro de um recipiente colocamos o flocão, o sal, misturamos e na sequência umedecemos os flocos de milho com a água. Continuamos misturamos até que a massa esteja umedecida por igual. Uma dica é pressionar os flocos na mão até perceber que eles se grudam, sem ter excesso de água. Após esse processo, vamos reservar essa massa por cerca de 10 minutos.

Em seguida, utilizando um garfo, vamos misturar os ovos e reservar também.

Após o descanso da massa, ela estará no ponto de prosseguir com a receita. Dentro do flocão de milho vamos adicionar os ovos e vamos misturar bem. A massa deve ficar úmida, mas não mole demais.

Com a massa já pronta, a próxima etapa é montar o cuscuz. Primeiro vamos separar uma frigideira, fora do fogo do fogão, e vamos espalhar metade dessa massa na base e nas laterais da frigideira. O ideal é deixar essa camada uniforme.

Por cima dessa massa vamos colocar o recheio. Primeiro a carne de sol e logo em seguida, o queijo coalho. É importante deixar o recheio apenas no centro, evitando que ele encoste nas laterais da frigideira.

Após organizar o recheio, vamos começar a cobrir com o restante do cuscuz que sobrou. Vamos cobrir por completo, para que nenhuma parte do recheio fique de fora. É importante deixar a parte de cima também uniforme e lisinha para assar por igual.

Quando a montagem estiver completa, vamos levar ao fogo. É importante deixar o cuscuz em fogo baixo e aguardar de 8 a 10 minutos para verificar se a parte de baixo já está levemente dourada. Após esse tempo, vamos observar também se a parte de baixo está soltando do fundo da frigideira. Quando isso acontecer, com a ajuda de um prato untado com manteiga da terra, vamos desligar o fogo, colocar o prato sobre a frigideira, virar o cuscuz no prato e depois colocá-lo de volta na frigideira com a parte que ainda não cozinhou para baixo.

Mas antes de colocar de volta, vamos untar a frigideira com manteiga da terra.

Vamos tampar a panela e aguardar entre 8 e 10 minutos ou quando a parte de baixo também estiver dourada e soltando da frigideira. Depois é só tirar do fogo e servir. O ideal é servir o cuscuz ainda quentinho.

Por g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário