terça-feira, 5 de abril de 2022

Aprenda receita de macaxeira gratinada ao forno.

Foto: Inter TV Costa Branca

O Brasil é um dos grandes produtores mundiais da macaxeira, que também pode ter outros nomes em outras partes do país, como mandioca e aipim.

No Rio Grande do Norte e em toda a região Nordeste, a produção e o consumo dessa raiz tem grande destaque. Ela pode ser preparada cozida, frita e até em forma de purês, inclusive em pratos doces, como o bolo.

Na receita deste domingo (3) no Intertv Rural, o chefe Alexandre Dantas ensina a preparar uma macaxeira gratinada ao forno.

Ingredientes

. 1 kg de macaxeira cozida em água e sal

. 300 g de queijo coalho ou mussarela ralado grosseiramente

. 200 g ou 1 copo de requeijão cremoso

. 200 g ou 1 caixa de creme de leite

. 180 ml de leite de coco ou aproximadamente a mesma medida do copo de requeijão

. 30 ml ou cerca de 2 colheres de sopa de azeite, óleo ou manteiga da terra

. 3 dentes de alho triturados e fritos levemente

. Sal, pimenta e cebolinha a gosto

Modo de preparo

A macaxeira deve ser cozida até ficar em um ponto ainda firme. O passo seguinte é retirar a fibra central e cortar em pedaços de tamanhos mais ou menos iguais. Após cortar toda macaxeira, os pedaços devem ser reservados para início do preparo do creme.

Para o creme, é preciso um recipiente para misturar os ingredientes. Coloca-se o creme de leite, o requeijão e o alho frito, que devem ser bem misturados até obter uma consistência homogênea.

Na sequência, é adicionado o leite de coco, aos poucos. O cozinheiro deve colocar uma parte, misturar bem e observar a textura do creme. O ideal é que a mistura não fique nem muito liquida e nem muito espessa para que possa gratinar. Dependendo do tipo de creme de leite ou de requeijão, a quantidade de leite de coco usada na receita pode variar.

A mistura é temperada com sal e pimenta e reservada.

Para montar o preparo, deve-se usar um recipiente que possa ir ao forno. Um fio de óleo, azeite ou manteiga da terra deve ser colocado ao fundo da assadeira e espalhado.

A montagem começa com uma camada de macaxeira cobrindo toda área da assadeira. Na receita, foi usado um recipiente quadrado.

Caso sobrem alguns pedações de macaxeira, pode-se fazer o mesmo processo em outra forma ou ainda optar por fazer uma segunda camada. Nessa receita foram feitas duas camadas.

Após fazer a camada da macaxeira, o creme é despejado em toda área, cobrindo bem todos os pedaços.

Depois disso, o prato é finalizado com uma generosa camada de queijo ralado, também preenchendo toda superfície da assadeira.

Em seguida, a assadeira é levada ao forno na parte mais alta para que a superfície fique mais dourada. O tempo pode variar de acordo com cada forno e com o gosto. Na receita, o prato ficou no forno por cerca de 35 minutos. Na saída do forno, a cebolinha pode ser acrescentada e o prazo estará pronto para ser servido.

Por g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário