terça-feira, 29 de setembro de 2020

Senadora questiona se o problema de o Brasil ter voltado ao mapa da fome é da Venezuela.

Foto: Reprodução

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) questionou o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sobre a visita à Roraima do secretário de estado norte-americano, Mike Pompeo, em plena campanha de Donald Trump à reeleição; e a alegada preocupação do governo brasileiro com a democracia na Venezuela e com a crise no país vizinho, em um momento no qual a atenção governamental deveria estar voltada para os cerca de 14 milhões de brasileiros e brasileiras que hoje vivem em situação de extrema pobreza.

Para a senadora, a vinda de Pompeo teve inegável intenção de conquistar votos da comunidade latina dos EUA, rebaixando o Brasil a uma espécie de cabo eleitoral do candidato republicano.

Zenaide também criticou o posicionamento do chanceler que, em audiência na Câmara dos Deputados, negou ter havido ditadura a partir de 1964 no Brasil. Quer dizer que o ministro que está preocupado com a ‘ditadura’ no país vizinho fecha os olhos para a história de seu próprio país?

A senadora questionou, ainda, a decisão do governo federal de renovar a isenção de imposto para a importação do álcool americano, prejudicando os produtores nacionais e sem conseguir a contrapartida esperada, que é a redução de barreiras tarifárias para a entrada do açúcar brasileiro no mercado americano. A audiência com o ministro Ernesto Araújo foi na Comissão de Relações Exteriores do Senado, na última quinta (24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário