segunda-feira, 31 de julho de 2023

Aprenda receita de cupim com macaxeira.

Foto: Reprodução

Entre os cortes de carne mais econômicos para a sua receita está o cupim bovino. Muito associado ao preparo em churrasqueira, o cupim muitas vezes deixa de ser utilizado em pratos do dia a dia.

Uma alternativa para o preparo deste corte foi apresentada pelo gastrólogo Alexandre Dantas no Inter TV Rural deste domingo (30).

Além de um resultado saboroso e macio da carne, a receita traz acompanhamentos práticos de macaxeira e cebola assada, feitos com a carne.

Ingredientes

. 2 kg de cupim bovino;

. 800 g de macaxeira pré-cozida em água e sal;

. 2 cebolas de tamanho médio cortadas em pedaços grandes (ou 12 mini-cebolas);

. 5 dentes de alho grandes inteiros;

. Erva aromática de preferência (vamos utilizar alecrim);

. Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto;

Modo de preparo

O início deste prato é ainda na limpeza da peça do cupim, com a retirada do tecido mais duro que fica no entorno da carne. Após isso, é indicado temperar com sal e pimenta-do-reino, espalhando bem os temperos para os dois lados. Por fim, coloca-se o alecrim, massageando a carne com os temperos para que eles possam ser absolvidos.

Neste momento é importante deixar a carne marinando nos temperos por cerca de duas horas. Para isso, envolva a peça com plástico filme e coloque na geladeira durante esse tempo.

Concluído esse processo, é hora de levar a carne para assar. Coloque uma folha de papel-alumínio em uma assadeira, com um fio de azeite e os dentes de alho. Feche o papel e leve a carne para assar no forno preaquecido a 200º.

Após uma hora de carne no forno, verifique o estado do corte. Nesta etapa inicial, a carne pode ficar cerca de duas horas no forno. Ao observar que ela está macia, é o momento de continuar o cozimento sem o papel-alumínio.

Com o papel aberto, distribua a macaxeira e a cebola ao redor da carne, para terminar de assar dentro dessa espécie de molho, liberado durante o cozimento da carne.

Caso prefira, há opção por temperar as cebolas e a macaxeira com pimenta e alecrim, e em seguida levar de volta ao forno para assar.

É importante abrir o forno e regar a cebola e a macaxeira com o caldo que fica na assadeira. O ponto é ideal quando a carne estiver dourada, macia e os acompanhamentos também.

Na receita, a carne ficou mais duas horas no forno sem o papel-alumínio. Ao final do processo, o tempo total foi de quatro horas.

Fonte g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário