Carne de panela é aquela receita que mexe com a memória afetiva dos nordestinos e tem gostinho de casa de avó. Feita na panela de pressão em poucos minutos, a iguaria é digna de um almoço de domingo.
A proposta apresentada no quadro "Bom que só", no Inter TV Rural deste domingo (15), é o preparo da carne de panela com jerimum e macaxeira cozidos dentro do caldo.
O prato fica bom que só, e pode ser acompanhado de feijão verde e uma boa farofa de cuscuz.
Ingredientes
1,5 kg de peito bovino cortado em pedaços grandes
400g de macaxeira crua descascada e cortada
400 g de jerimum sem sementes e cortado em pedaços grandes (com casca)
2 tomates maduros de tamanho médio sem sementes e cortados
1 cebola roxa grande cortada
4 pimentas de cheiro grandes sem sementes e cortadas
4 dentes de alho grandes triturados
Água o suficiente para o cozimento
Ervas de preferência (vamos utilizar cebolinha, tomilho e louro)
Azeite, colorau (ou páprica), sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Vamos começar a receita fazendo uma limpeza na carne, retirando o excesso de gordura e cartilagem. Depois, vamos temperar todos os pedaços com sal e pimenta-do-reino (ou outros temperos de preferência). É importante passar bem os temperos em todos os pedaços da carne para que sejam absorvidos e a carne fique temperada por igual.
Depois de temperar, reservamos a carne na geladeira por aproximadamente 1 hora. Pode cobrir o recipiente com a carne com plástico filme. Esse tempo é importante para que a carne absorva todos os sabores.
Após esse período de descanso, vamos utilizar uma panela para selar a carne (quem preferir pode usar uma panela de pressão para acelerar o cozimento). Colocamos um fio de azeite e começamos a dourar. Não precisar deixar a carne muito dourada. É importante virar os pedaços, para que a carne fique selada de todos os lados.
Depois de dourar todos os pedaços, vamos retirar a carne da panela e reservar. Nessa mesma panela, iniciamos o refogado dos legumes, começando pela cebola e pimenta de cheiro. Vamos mexendo sempre e na sequência acrescentamos o tomate e o alho e refogamos um pouco mais. Podemos temperar os vegetais com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Quem preferir pode acrescentar páprica defumada (ou colorau) e misturar aos vegetais.
Nesse ponto, vamos voltar com os pedaços de carne para dentro da panela e envolver nesse refogado. Adicionamos ao preparo algumas folhas de louro, um ramo de tomilho e vamos acrescentar água fervente para continuar o cozimento da carne.
Vamos tampar a panela e deixar a carne cozinhar. É importante observar sempre se a água está secando e se a carne está macia. Quando a água secar, podemos repor. E ao observar que a carne está começando a ficar macia, vamos colocar os pedaços de macaxeira para cozinhar dentro da panela, junto com o caldo da carne.
Quando a macaxeira estiver quase cozida, é o momento de adicionarmos o jerimum à panela. Tampamos a panela e aguardamos cozinhar um pouco mais.
Quando percebermos que a macaxeira e o jerimum estão bem cozidos, porém ainda inteiros, podemos ajustar sal e pimenta. Então, vamos desligar a panela, finalizar com o cheiro verde e já está pronto para servir.
Fonte Portal g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário