O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou que vai processar o deputado federal General Girão (PSL-RN) por homofobia. A decisão, divulgada por Leite em entrevista ao jornal Agora RN, acontece dias depois de o parlamentar potiguar fazer piada com a sexualidade do governador durante entrevista a uma rádio de Mossoró.
Ao lado da deputada Carla Zambelli (PSL-SP), que visitava a cidade para um evento sobre conservadorismo, General Girão usou o termo “leite Moça” para falar de Eduardo Leite, que é homossexual. O comentário aconteceu logo após Girão ser perguntado sobre a chamada “terceira via”, grupo de pré-candidatos à Presidência que busca se contrapor ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lideram as pesquisas.
“Tanto o (João) Doria quanto o tal do ‘leite Moça’… O governador do Rio Grande do Sul… Eduardo Leite, na verdade. Eu não lembrei o nome dele aqui direito”, falou Girão, em tom de deboche, para os apresentadores William Robson, Paulo Linhares e Wellington Morais, do programa “Política em Debate”.
Respondendo ao deputado, o governador do RS disse que a fala de Girão foi “ofensiva”. “As manifestações são ofensivas e constituem crime de homofobia e serão encaminhadas para as autoridades judiciais para apuração e eventual punição deste crime, como aconteceu em caso recente do ex-deputado Roberto Jefferson”, disse o governador ao jornal potiguar.
Por Helder Guerreiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário