quarta-feira, 9 de março de 2022

Jaime Calado se reúne para tratar de Canais do Mato Grande e do Apodi.

Foto: Reprodução

“Um momento histórico” - assim foi definido pelo secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado o encontro com Rômulo Macêdo, ex-coordenador das obras de transposição do Rio São Francisco na última segunda-feira (7). A reunião, aprovada pela governadora Fátima Bezerra, ocorreu na Secretaria de Infraestrutura, com a participação de Gaspar Pereira, secretário adjunto da pasta, e teve como pauta o Canal do Mato Grande. O secretário de Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha também esteve presente e apresentou um projeto de estudo de pré-viabilidade técnica, econômica, financeira, social e ambiental.

O estudo irá avaliar a viabilidade de implantação de um sistema hidráulico de captação de água no lago da barragem Armando Ribeiro Gonçalves aproveitando o vasto potencial de terras irrigáveis ao longo da região do Mato Grande. O projeto foi originalmente idealizado em paralelo aos estudos de integração das águas do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.

O secretário Jaime Calado explicou que “de acordo com os estudos preliminares, a área irrigada do Rio Grande do Norte, que atualmente possui 50 mil hectares, poderá ser ampliada em até 400 mil hectares nos próximos anos, somando os projetos do Canal do Mato Grande e do Canal do Apodi”.

O documento apresenta como diferenciais as condições topográficas, pedológicas e climáticas da região e garantia da oferta hídrica proporcionada pelas águas da barragem Armando Ribeiro, das reservas subterrâneas e do Projeto de Integração com o Rio São Francisco.

Ao longo da área do sistema adutor, serão realizados levantamentos topográficos (relevo e superfície terrestre), pedológicos (identificação e classificação do solo) e fundiários. Também estão previstos estudos de impacto ambiental e avaliação financeira e social, além de um anteprojeto de engenharia do sistema adutor e obras conexas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário