terça-feira, 24 de maio de 2022

Produtores tentam manter produtividade do rebanho de leite com chegada da estiagem.

Foto: Reprodução/TV TEM

As mudanças climáticas, como a falta de chuva, mudam o aspecto das pastagens. O mato seco e pouco nutritivo interfere diretamente na produção de leite.

Elitom Oliveira, pecuarista em um sítio em Bady Bassitt (SP), cria vacas da raça girolando e conta que durante a estiagem é necessário ajustar o manejo do rebanho.

As vacas precisam de nutrientes para produzir leite e o pasto perde nessa época de frio. Ao invés de pastar, as vacas passam a se alimentar no cocho, com silagem de milho e ração, consumindo em média 20 quilos de volumoso.

Para diminuir as despesas com a alimentação no cocho, uma opção para os produtores de leite é investir no pastejo de inverno.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 22/05/2022)

Na propriedade do Luiz, em Bady Bassitt (SP), já começou a ser semeado o trigo, que vai servir de alimento para as vacas durante toda estiagem.

Segundo o Instituto de Economia Agrícola, além do trigo, podem ser usados como forragem de inverno outros grãos, como a aveia. Todos têm alto valor nutritivo.

Se o produtor não adotar nenhuma medida para melhorar a nutrição das vacas no inverno, a produção de leite pode cair até 60%.

Por g1/Agro

Nenhum comentário:

Postar um comentário