De olho nas festas de fim de ano, o pernil é uma carne bastante utilizada na ceia natalina por ser considerado um prato saboroso e com simples preparo, em razão da possibilidade de fazê-lo com poucos ingredientes.
Por isso, o gastrólogo Alexandre Dantas ensinou, no Inter TV Rural deste domingo (26), uma receita de Pernil suíno ao forno.
Ingredientes
. Um Pedaço de pernil de aproximadamente 1,5 kg
. 600 g de batata inglesa (vamos utilizar batatas pequenas)
. 200 g de cebola roxa (3 cebolas médias cortadas em pedaços grandes ou 12 mini cebolas)
. 4 dentes de alho grandes inteiros
. Ervas aromáticas de preferência (vamos usar alecrim, tomilho e louro)
. Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
De início, tempere o pernil. Nesta receita, preserve a pele e a gordura da carne. Passe um fio de azeite, adicione sal e pimenta-do-reino, repita este processo dos dois lados da peça de carne.
Em sequência, adicione alecrim e tomilho, também nos dois lados da carne. Após temperar, coloque folhas de louro e deixe o pernil descansar com os temperos por aproximadamente duas horas na geladeira, cobrindo o recipiente onde a carne está com um pano ou plástico.
Duas horas depois, retire o pernil da geladeira. Separe uma assadeira, unte com azeite e transfira a peça de pernil. Coloque os dentes de alho junto à peça e cubra com papel-alumínio. Assim, leve a carne para assar por cerca de 40 a 50 minutos com forno a 200º.
Em seguida, retire a carne, abre o papel-alumínio e coloque as batatas dentro da assadeira. Jogue um pouco de sal por cima das batatas e quem preferir, pode colocar mais ervas. Foram utilizadas batatas pequenas, colocadas na assadeira ainda com casca. Caso prefira, pode usar batatas grandes e cortadas ao meio.
Novamente feche a carne suína com papel-alumínio e volte com a travessa ao forno para cozinhar por mais 50 minutos com o forno a 200º.
Com isso, retire a carne do forno e abra o papel-alumínio, será possível observar as batatas macias e a carne quase no ponto. Coloque as mini cebolas dentro da assadeira e volte mais uma vez ao forno, dessa vez, sem papel alumínio, para que a carne doure.
Neste ponto, pode colocar um pouco mais de azeite e fazer ajuste no sal, caso seja necessário. O ponto ideal é quando a carne estiver com a superfície levemente dourada. Aumente a temperatura nessa última passagem pelo forno e a carne deve ficar no ponto em cerca de 30 minutos.
Fonte g1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário