segunda-feira, 11 de março de 2024

Aprenda receita de jerimum gratinado e recheado.

Foto: Inter TV Costa Branca

O jerimum é um produto comum na culinária regional nordestina e pode ser encontrado com mais facilidade em todas as regiões do Rio Grande do Norte no período de chuvas.

Além de nutritivo e saboroso, o alimento pode ser utilizado em várias receitas, como acompanhamento ou até prato principal.

O prato apresentado pelo gastrólogo Alexandre Dantas no Intertv Rural deste domingo (10) é um jerimum inteiro gratinado ao forno.

E pra ficar com a cara da culinária potiguar, o recheio tem carne de sol e queijo coalho.

Ingredientes

. Um jerimum comprido (jerimum de pescoço) de aproximadamente 1,5 kg

. 200g de carne de sol cozida, dessalgada e desfiada

. 150g de queijo coalho ralado grosseiramente

. 200g ou 1 caixa de creme de leite

. 100g ou meio copo de requeijão cremoso

. 1 cebola roxa de tamanho médio cortada em cubos pequenos

. 3 dentes de alho triturados

. Ervas aromáticas de preferência (foram utilizados tomilho e cebolinha)

. Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Modo de preparo

A preparação é iniciada pela lavagem do jerimum, já que ele será utilizado com a casca. Após a higienização, corte o jerimum no sentido longitudinal e logo depois retire as sementes do centro, deixando só a polpa.

Na sequência tempere com azeite, pimenta do reino e sal a gosto. É importante não colocar muito sal, já que a carne e o queijo também são salgados. Após temperar bem, todo jerimum, acrescente um ramo de tomilho e feche com papel- alumínio (com a parte brilhosa para dentro).

Dentro de uma travessa, leve a receita ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 50 minutos ou até que o jerimum esteja macio.

Depois desse tempo, observe que o jerimum estará macio, porém com a polpa ainda firme. Nessa etapa, retire parte da polpa do jerimum com a ajuda de uma colher. O ideal é deixar cerca de 1 cm de polpa em toda lateral do jerimum.

Com a polpa retirada, vamos faça um refogado. Em uma frigideira grande, coloque um fio de azeite e a cebola para dar uma leve murchada. Na sequência, utilize os talos da cebolinha (parte branca), refogando para soltar sabor. Cerca de 2 a 3 minutos após, é hora de acrescentar também o alho e dourá-lo rapidamente.

O próximo passo é acrescentar a carne de sol nesse refogado para pegar o sabor dos vegetais. Cerca de 3 minutos depois, pode acrescentar a polpa do jerimum que foi separada. Incorpore essa polpa e já adicione o requeijão e o creme de leite. Misture bem, até levantar fervura. Quem preferir pode corrigir a pimenta e finalizar com a cebolinha picada.

Com o recheio já pronto, coloque-o dentro do jerimum. Após espalhar nas duas metades do jerimum, finalize com o queijo coalho ralado por cima e leve ao forno preaquecido a 200° até que o queijo derreta e fique dourado.

Na preparação do gastrólogo, o prato ficou cerca de 25 minutos nessa segunda parte no forno. O tempo pode variar. Depois é só retirar e servir ainda quente.

Fonte g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário