segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Aprenda a fazer uma receita de bolo de tapioca granulada com queijo coalho.

Foto: Inter TV Cabugi

A tapioca é um dos alimentos mais presentes na mesa dos potiguares diariamente. E a farinha utilizada para essa receita tem várias apresentações diferentes, entre elas, a forma granulada - ideal para receitas de bolo.

A dica do Inter TV Rural deste domingo (18) é um bolo de tapioca granulada com queijo coalho. Para quem acha difícil preparar esse tipo de receita, a boa notícia é que essa é bem fácil de fazer, sem a necessidade de liquidificador ou batedeira.

Ingredientes

. 500 g de farinha de tapioca granulada

. 4 ovos

. 200 g de queijo coalho ralado grosseiramente

. 800 ml de leite

. 220 g ou 1 xícara e ½ de chá de açúcar

. 60 ml ou 4 colheres de sopa de manteiga de garrafa

. 1 pitada de sal

. Manteiga ou óleo para untar a forma

Modo de preparo

Em um recipiente espaçoso vamos hidratar a farinha de tapioca. É a farinha do tipo granulada, a mesma utilizada para fazer dadinho de tapioca.

Adicionamos a farinha e o leite morno. Misturamos um pouco e deixamos hidratar por cerca de 5 minutos, deixando o recipiente coberto com um pano ou tampa. O tempo de hidratação pode variar de acordo com a marca da farinha de tapioca.

Após esse tempo, quando a farinha absorveu todo o leite, podemos adicionar no mesmo recipiente o açúcar, os ovos, o queijo coalho, a manteiga de garrafa e uma pitada de sal para realçar o sabor. Em seguida, com auxílio de uma colher, vamos homogeneizar todos os ingredientes.

Depois de incorporarmos bem todos os ingredientes, é hora de transferir essa massa para a assadeira. Vamos untar com manteiga ou óleo e, em seguida, transferir a massa. Levamos para assar em forno preaquecido a 180° até que a superfície do bolo fique levemente dourada.

Na nossa receita, o bolo ficou no forno por cerca de 1h e 30 minutos. Mas o tempo pode variar de acordo com o forno e com o gosto de cada pessoa. Depois, é só retirar da forma e servir.

Uma dica, para quem preferir, é substituir o leite integral pelo leite de coco.

Fonte g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário