Nordestino ama cuscuz e macaxeira. A ideia foi unir esses dois alimentos em um só, na receita apresentada no Inter TV Rural deste domingo (27): um prato de cuscuz de macaxeira com carne de sol.
O prato pode ser servido em qualquer refeição e, quem quiser variar o recheio, pode substituir a carne de sol por outra proteína, como frango. A ideia é diversificar o uso da macaxeira que é muito versátil.
Ingredientes
. 600 g de macaxeira crua ralada grosseiramente
. 300 g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada
. 200 g de queijo coalho ralado grosseiramente
. 1 cebola pequena cortada em cubos
. 2 dentes de alho triturados
. Sal, azeite e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Começamos o preparo do prato pelo recheio. Em uma frigideira espaçosa, vamos aquecer um fio de azeite, acrescentar a cebola e deixar até que ela murche. Nesse ponto, adicionamos o alho e aguardamos até que ambos fiquem levemente refogados.
Na sequência, colocamos a carne de sol na panela, temperamos com pimenta do reino e deixamos refogar por mais um tempo. Não é preciso refogar muito, para que a carne não fique ressecada. A ideia é que ela pegue o sabor do alho e da cebola.
O próximo passo é preparar o cuscuz. Em um recipiente grande, colocamos a macaxeira já ralada, temperamos com sal a gosto e logo em seguida, acrescentamos o queijo coalho ralado. Misturamos bem os ingredientes e o cuscuz estará pronto para ser cozido.
Em uma cuscuzeira tradicional, colocamos água, a peneira e vamos montar o cuscuz. Na base, colocamos uma camada dessa macaxeira misturada ao queijo; em seguida, uma camada de recheio de carne de sol. E vamos intercalar as camadas até finalizar com uma camada de macaxeira. Nessa receita, fizemos 2 camadas de recheio e 3 da massa. Tampamos a cuscuzeira e deixamos no cozimento até observarmos que a macaxeira está cozida.
O tempo de cozimento pode variar de acordo com cada fogão. Depois é só servir ainda quente.
Fonte g1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário