segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Hospital da Mulher inicia programa de cirurgias eletivas no Oeste potiguar.

Foto: Sesap

O Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia recebeu o primeiro grupo de mulheres que vão passar por cirurgias eletivas na unidade a partir do dia 8 de outubro. Aproximadamente 70 mulheres do Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu foram atendidas em consultas pré-operatórias e avaliação de exames no ambulatório, iniciando a inserção do Hospital da Mulher no programa de cirurgias eletivas do Governo do Estado.

Com mais esse avanço, o Hospital da Mulher passa a realizar laqueadura, histerectomia, perineoplastia, retirada de cisto e outros procedimentos, se somando aos serviços de cirurgias de emergência, que já atenderam mais de 600 pessoas. Todos os procedimentos eletivos são organizados pelo sistema Regula Cirurgia da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

O trabalho de recebimento das pacientes foi acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde Pública Alexandre Motta. “O maior bem que temos é a saúde. E podermos oferecer mais esse serviço para as mulheres do nosso estado é uma alegria imensa”, comentou Motta.

A gestão da unidade, a partir da abertura das cirurgias eletivas, já planeja os próximos passos. “O objetivo central é zerar as filas, para que ninguém mais espere. E buscamos poder ampliar para os procedimentos de endometriose logo mais”, apontou a diretora-geral do Hospital da Mulher, Elenimar Bezerra.

Mossoró: Senadora Zenaide inaugura nova UBS em Jurema reforçando compromisso com a Saúde Pública.

Foto: Alanny Brito

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) participou da solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Francisco da Silva, localizada na comunidade de Jurema, zona rural de Mossoró.

A nova estrutura, viabilizada com recursos destinados pelo mandato da parlamentar em parceria com a Prefeitura de Mossoró, por meio do Programa Mossoró Realiza, representa um marco no fortalecimento da atenção primária à saúde na região.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e uma calorosa recepção da população local. 

A UBS Manoel Francisco da Silva beneficiará diretamente os moradores de Jurema e comunidades vizinhas, oferecendo atendimento básico de qualidade em um espaço moderno, acessível e totalmente equipado.

"Essa é a sexta unidade entregue na zona rural. Fico feliz de ver uma Prefeitura que olha para o campo com o mesmo compromisso que tem com a cidade. Quem salva vidas são essas unidades de saúde. A saúde primária, a vacina, o pré-natal, o cuidado com hipertensos, diabéticos e cada ser humano. Se a atenção básica funciona, diminuem as filas nas UPAs e nos hospitais", declarou a senadora.

A estrutura da nova UBS é completa, incluindo consultório médico, consultório odontológico, sala de procedimentos, DML e sanitários acessíveis, projetados para garantir conforto e funcionalidade tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários.

Com mais este investimento, o mandato da senadora Zenaide Maia reafirma seu compromisso com a saúde pública, a qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades do Rio Grande do Norte, especialmente em regiões que mais necessitam de apoio e infraestrutura.

Como preparar mocotó: veja receita simples e saborosa.

Foto: Inter TV Costa Branca

O Inter TV Rural deste domingo (28) ensinou a transformar um corte bovino simples em uma refeição rica de sustância. Trata-se do mocotó, conhecido em várias regiões do Brasil e em cada uma delas recebe temperos e acompanhamentos diferentes.

A dica do programa é usar o caldo para fazer uma farofa de cuscuz para acompanhar o mocotó na refeição.

Ingredientes

. 2,5 kg de mocotó bovino

. 2 cebolas roxas em cubos

. 2 tomates grandes maduros em cubos

. 2 pimentões de tamanho médio (1 vermelho e 1 verde) sem sementes em cubos

. 4 pimentas de cheiro de tamanho médio sem sementes em cubos

. 4 dentes de alho grades triturados

. Colorau, açafrão, cheiro verde e semente de coentro moída a gosto

. Sal, azeite e pimenta do reino a gosto

. Água para o cozimento

Modo de preparo

Após comprar o mocotó, podemos retirar alguns pedaços de tecido não desejáveis, lavar com água e levar a fervura com vinagre ou limão, por cerca de 5 a 10 minutos. Depois, lavamos novamente e o mocotó estará pronto para ser utilizado na receita.

Em uma panela de pressão grande, vamos aquecer um fio de azeite pra iniciar o refogado. Colocamos a cebola, o alho, os pimentões, a pimenta de cheiro e deixamos refogar. Após refogar levemente, adicionamos o tomate e deixamos mais um pouco.

Com a base de sabor ficando no ponto, adicionamos açafrão e colorau para dar mais cor ao refogado e nesse momento já podemos adicionar os pedaços de mocotó. Misturamos para que os pedaços fiquem envolvidos na mistura de vegetais.

Com o mocotó já na panela, temperamos com um pouco de sal, semente de coentro moída, pimenta-do-reino e água fervente. Misturamos e tampamos a panela para cozinhar. É importante olhar a cada 20 minutos ou 30 minutos, para verificar o ponto do sal e da pimenta e ainda, se for necessário, vamos completar com água – sempre fervente para não interromper o processo de cozimento.

Nessa receita, o preparo ficou no fogo por cerca de 1h10 min no total. O mocotó fica bem macio ao toque do garfo e o caldo bastante espesso. Para finalizar colocamos um pouco de cheiro verde.

Quem desejar, pode separar uma parte do caldo que se formou na panela para preparar uma farofa de cuscuz.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Fátima Bezerra: IERN do Santo Antônio em Mossoró já poderia estar funcionando, mas faltou parceria da Prefeitura.

Foto: Reprodução

Em uma solenidade simples, mas marcada por grande significado para a educação do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra assinou a ordem de serviço para a construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (IERN) em Mossoró, na manhã desta quinta-feira ,25.

A nova unidade será erguida com padrão semelhante ao IFRN, ampliando a rede de escolas técnicas do estado.

O investimento ultrapassa R$ 11,8 milhões apenas na construção, podendo chegar a R$ 16 milhões com a instalação dos equipamentos. O prazo estimado de execução da obra é de 12 meses, com início previsto para outubro e entrega em outubro do próximo ano. Além de oferecer formação técnica e preparação para o mercado de trabalho, a construção também representará geração de emprego e movimentação da economia local.

Durante o evento, a governadora lembrou que a construção dos 12 institutos estaduais foi anunciada ainda no primeiro mandato e que boa parte das cidades parceiras avançaram com rapidez, garantindo os terrenos e dando suporte às instalações. Porém, em Mossoró, a situação foi diferente. A obra poderia ter sido entregue há muito mais tempo, não fosse a ausência de contrapartida e entraves criados pela Prefeitura, o que atrasou o andamento do projeto.

O secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, reforçou esse ponto:

“O IERN de Mossoró já poderia estar em funcionamento, mas tivemos dificuldades na aquisição do terreno e na liberação das licenças. Enquanto outros prefeitos se empenharam, comprando áreas e dando agilidade ao processo, aqui foi preciso aguardar desapropriação e desembaraços que poderiam ter sido evitados. Ainda aguardamos a licença da Prefeitura para que essa obra tão importante avance”, afirmou.

A governadora também destacou a relevância do projeto para a juventude mossoroense e para toda a região:

“Estamos falando de uma escola lindíssima, que vai renovar a esperança da juventude por melhores dias. Aqui, o jovem não terá apenas formação geral, mas uma preparação para o trabalho, ampliando suas chances no mercado de trabalho e também no acesso à universidade.”

Fonte Jornal O Mossoroense

Governo do RN restringe uso de água no Canal do Pataxó após seca atingir 83% do estado.

Foto: João Vital

O Governo do Rio Grande do Norte declarou situação de escassez hídrica no Canal do Pataxó e no trecho perenizado do Rio Pataxó, localizado entre os municípios de Itajá e Ipanguaçu, no Vale do Açu.

A medida foi publicada em portaria do Instituto de Gestão das Águas (Igarn) no Diário Oficial do Estado (DOE) e impõe restrições ao uso da água para irrigação, pecuária e consumo doméstico. O anúncio ocorre em meio ao agravamento da seca, que atinge 83% do território potiguar.

Restrições

De acordo com o documento, irrigantes da margem direita do rio só podem acionar bombas às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto os da margem esquerda têm autorização às terças, quintas e sábados. Aos domingos, a irrigação é proibida em ambas as margens.

O funcionamento dos sifões foi limitado a 11 horas diárias, das 6h às 17h, com uso exclusivo para irrigação, dessedentação animal e consumo doméstico. Ficou proibido o uso da água para encher açudes, lagoas ou barreiros. O descumprimento pode resultar em advertência ou suspensão do direito de uso.

Segundo o Igarn, as regras foram definidas após reuniões com usuários da região e serão avaliadas em 16 de outubro, quando será discutida a efetividade das medidas e a possibilidade de novas restrições.

Situação dos reservatórios

O último relatório do Igarn, divulgado em 17 de setembro, aponta que os 69 reservatórios monitorados no estado acumulam 44,79% da capacidade total. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior do estado, está com 53,63%. Outros reservatórios em melhores condições são Santa Cruz do Apodi (61,76%) e Umari (64,22%).

Em situação crítica, 12 reservatórios estão com menos de 10% de capacidade. Entre eles, o Itans, em Caicó (0,14%), Passagem das Traíras, em São José do Seridó (0,03%), e Mundo Novo, em Caicó (1,69%). O reservatório de Oiticica, que recebe água da transposição do Rio São Francisco, registra apenas 14,46%.

Na visita técnica feita em 10 de setembro, o ponto final do trecho perenizado do Rio Pataxó apresentava vazão zero. A região do Vale do Açu está atualmente classificada como área de seca moderada.

Uma nova reunião está marcada para 16 de outubro, quando será avaliada a eficácia das regras. Caso não haja melhora no abastecimento, novas medidas de restrição poderão ser adotadas.

O Igarn reforçou que o descumprimento das regras pode resultar em advertência ou na suspensão do direito de uso da água até o fim da vigência da portaria.

Fonte g1/RN

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

145 mil eleitores no RN ainda não cadastraram a biometria; saiba como regularizar.

Foto: Reprodução

Cerca de 145 mil eleitores no Rio Grande do Norte ainda não realizaram a coleta de digitais e começaram a ser notificados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

As mensagens personalizadas são enviadas por WhatsApp.

Como regularizar

Para regularizar o cadastro da biometria, os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral responsável pelo seu título (no município onde você vota). O cadastro eleitoral permanecerá aberto para alterações até 6 de maio de 2026.

A coleta tem que ser presencial.

“A biometria não é obrigatória para votar, mas ela pode agilizar o processo de votação. Ainda mais pensando que em 2026 teremos uma votação mais longa, com 6 telas nas urnas: 1 deputado federal, 1 deputado estadual, 2 senadores, 1 governador e vice e 1 presidente e vice”, ressaltou a desembargadora Maria de Lourdes Azevêdo.

Envio de mensagens

O TRE-RN informou que as mensagens que serão enviadas via whatsapp não contêm links nem solicitam dados ou pagamento.

"O próprio sistema envia mensagens personalizadas por WhatsApp, informando sobre a situação do seu título e indicando o cartório eleitoral de seu município”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN, Marcos Maia.

O eleitor receberá, no número informado em seu cadastro, a seguinte mensagem:

“Olá, NOME DO ELEITOR

Notamos que seu cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral ainda está pendente.

Esse processo é obrigatório e totalmente gratuito. Além de garantir sua identificação na urna eletrônica durante as eleições, ele também ajuda no acesso a vários serviços e benefícios do governo.

👉 Vá ao cartório eleitoral da sua zona o quanto antes, levando um documento oficial com foto e o comprovante de residência.

📍 O endereço e o contato do seu cartório estão disponíveis na página principal do TRE/RN na internet."

Fonte g1/RN

Segunda etapa do programa de restauração de rodovias estaduais é lançado no RN.

O Governo do Estado lançou, nessa terça-feira (23), a segunda etapa do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais. Serão investidos R$ 621,5 milhões na recuperação de mais 664,8 quilômetros de estradas, distribuídos em 38 trechos.

As obras incluem reconstrução, restauração e recapeamento em todas as regiões do Rio Grande do Norte, abrangendo distritos rodoviários como Mossoró, Caicó, João Câmara, Nova Cruz, Natal e Pau dos Ferros.

“Estamos renovando mais da metade de todas as estradas do RN, o que somará mais de 2 mil quilômetros. São vias que estavam em condições precárias há muitos anos. Trabalhamos com determinação e já concluímos mais de 1.400 quilômetros. E vamos entregar, até 2026, mais 664 quilômetros”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Foto: Heros Lucena/ASSECOM

Os recursos para execução das obras virão de dotações do Orçamento Geral da União, incluindo fontes não vinculadas de impostos e a cota-parte dos royalties do petróleo, conforme especificado nos contratos.

2ª Fase do Programa de Restauração de Rodovias do RN

LOTE 1 – I Distrito Rodoviário (Mossoró)

RN-016 – Entroncamento BR-304 (Assú)/Carnaubais – 34 km

RN-117 – Gov. Dix-sept Rosado/Entroncamento RN-233 (Caraúbas) – 38 km

RN-117 – Caraúbas/Olho D’Água do Borges – 25 km

RN-404 – Carnaubais/Porto do Mangue – 35 km

LOTE 2 – II Distrito Rodoviário (Caicó)

RN-041 – Entr. BR-226 (Currais Novos)/Entr. RN-087 (Lagoa Nova) – 21 km

RN-082 – Ouro Branco/Divisa RN-PB – 5 km

RN-089 – Entr. BR-427/Ouro Branco – 22 km

Acesso – Entr. RN-118 (Caicó)/Palma/Divisa RN-PB – 26 km

RN-081 – Entr. RN-086/Santana do Seridó/Divisa RN-PB – 7 km

RN-084 – Entr. BR-427/Timbaúba dos Batistas – 8 km

RN-221 – Macau/Ilha de Santana – 3 km

Acesso – Macau/Praia de Camapum – 3 km

LOTE 3 – IV Distrito Rodoviário (Nova Cruz – A)

RN-002 – Monte Alegre/Lagoa Salgada – 23 km

RN-002 – Lagoa Salgada/Córrego São Mateus/Boa Saúde – 17 km

RN-269 – Canguaretama/Pedro Velho/Montanhas/Nova Cruz – 39 km

RN-120 – BR-226 (Serra Caiada)/Boa Saúde – 14 km

RN-120 – Boa Saúde/Serrinha – 21 km

LOTE 4 – IV Distrito Rodoviário (Nova Cruz – B)

RN-120 – Serrinha/Santo Antônio – 7 km

RN-120 – Santo Antônio/Nova Cruz – 20 km

RN-317 – Brejinho/Santo Antônio – 20 km

RN-160 (Acesso) – Pagão/Lagoa de Pedras/Serrinha – 19 km

RN-269 – Barra de Cunhaú/Canguaretama – 15 km

RN-062 – Entr. BR-101/Baía Formosa – 17 km

LOTE 5 – V Distrito Rodoviário (Natal)

RN-064 – Ceará-Mirim/Punaú – 33 km

RN-160 – BR-226 (Macaíba)/Canabrava/Vera Cruz – 23 km

Acesso RN-063 – Tabatinga/Camurupim/Barreta – 9 km

Acesso RN-305 – Pitangui/Jacumã – 9 km

RN-002 – BR-101 (São José de Mipibu)/RN-316 – 10 km

RN-002 – BR-101/Georgino Avelino/Patané (distrito de Arês) – 16,2 km

Acesso BR-101 – Japecanga/Mendes/RN-316 – 15 km

Acesso RN-064 – Boa Vista/Coqueiros/RN-160 – 19 km

LOTE 6 – VI Distrito Rodoviário (Pau dos Ferros)

RN-075 – Martins/Serrinha dos Pintos – 6 km

RN-075 – Serrinha dos Pintos/BR-226 – 12 km

RN-117 – Entr. RN-079/Tenente Ananias – 18 km

RN-074 – RN-078 (Rafael Godeiro)/Almino Afonso/Entr. BR-226 – 20 km

Jornalista e vereador se destacam como oposição em Mossoró.

Foto: Montagem

Em meio ao cenário político de Mossoró, dois jovens vêm ganhando cada vez mais destaque como oposição, principalmente nas redes sociais, são eles: o jornalista Ronny Holanda e o vereador Cabo Deyvison (MDB). 

Eles tem chamado atenção pela forma como se posicionam diante dos problemas da cidade. 

Com posicionamento firme e sempre junto à população, eles representam uma nova geração que começa a se consolidar no cenário local. 

Suas iniciativas e a forma de dialogar com a comunidade vem despertando olhares atentos e levantando a expectativa de que possam ocupar espaços ainda maiores nos próximos anos.

Por Guilherme Fernandes

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Mossoró: Região do Sumaré registra incêndios frequentes em áreas de vegetação.

Moradores do bairro Alto do Sumaré, em Mossoró, enfrentam incêndios recorrentes na região.

A ocorrência mais recente foi registrada nesse domingo (21), em um terreno baldio localizado no loteamento Bosque dos Pássaros. Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe atuava no combate a um incêndio em uma área de vegetação às margens da BR-304, nas proximidades do Cemitério Novo Tempo, quando foi acionada para atender à nova ocorrência no Sumaré.

No local, os bombeiros encontraram grande parte da vegetação do terreno já queimada, com indícios de que o fogo teria começado com a queima de um colchão. Os focos remanescentes foram controlados para minimizar a emissão de fumaça.

O Corpo de Bombeiros alerta para o aumento de incêndios florestais com suspeita de origem criminosa na região e reforça o pedido de conscientização da população na prevenção.

Foto: Jornalismo TCM

Por Artur Rebouças

Cerca de duas toneladas de lagosta são apreendidas por transporte ilegal no RN, diz PRF.

Cerca de duas toneladas de lagosta foram apreendidas na manhã no Rio Grande do Norte, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

O caso ocorreu durante uma fiscalização de rotina no km 118 da BR-101, em São José de Mipibu, na Grande Natal.

A carga estava em um caminhão e tinha saído do litoral norte com destino a um porto em Pernambuco para exportação.

No entanto, segundo a PRF, o crustáceo era transportado sem a documentação exigida. Além disso, o veículo apresentava irregularidades sanitárias: mais de 30% da carga estava morta, o que descumpre portaria dos Ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente.

"O veículo já havia sido flagrado em ocorrência semelhante, pela PRF, no mês passado, no estado da Paraíba"

Foto: PRF/Divulgação

O veículo e o motorista foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que ficou responsável por todas as providências administrativas e criminais.

O pescado apreendido foi levado para a Base Naval, onde foi acondicionado em câmaras frias. Segundo a PRF, o Ibama informou que, após a perícia e avaliação, a carga será doada.

Fonte g1/RN

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Ivan Baron segue agenda de diálogos e recebe convite de Rivaldo Fernandes, Presidente Estadual do Partido Verde, para 2026.

Foto: Reprodução

O influenciador e ativista pela inclusão Ivan Baron segue avançando em sua agenda de diálogos com lideranças políticas, em preparação para o projeto que pretende lançar em 2026. Após encontro recente com o vice governador Walter Alves, presidente do MDB no Rio Grande do Norte, Ivan se reuniu com Rivaldo Fernandes, presidente estadual do Partido Verde (PV).

Durante o encontro, Rivaldo Fernandes destacou a identificação de Ivan com a pauta do partido e fez um convite oficial para que o influenciador dispute as eleições de 2026 pela legenda.

“Ivan, o Partido Verde é a sua cara. Sua luta pela inclusão e pela sustentabilidade social dialoga perfeitamente com os princípios que defendemos. Seria uma honra contar com você no PV em 2026”, afirmou Rivaldo.

Ivan Baron agradeceu o convite e reforçou que este é um momento de escuta e diálogo com diferentes siglas:

“Eu tenho dito que inclusão não pode ser pauta de um único partido, mas de todos. Por isso, estou conversando com todas as siglas possíveis, para que a gente tenha de fato uma estrutura forte em 2026. Essa é uma construção coletiva, com calma e estratégia”, destacou Ivan.

O ativista reiterou que ainda não há definição sobre filiação partidária, mas que o diálogo com o PV foi fundamental para alinhar pautas de inclusão e sustentabilidade que considera essenciais para o futuro do estado.

Senadora Zenaide Maia entrega mais uma UBS Rural fruto de suas emendas em Mossoró.

Foto: Alanny Brito

A senadora Zenaide Maia participou da solenidade de entrega de mais uma Unidade Básica de Saúde Rural (UBS) em Mossoró. A nova unidade leva o nome de Francisco Torquato Silvério e está localizada na comunidade Pau Branco, beneficiando centenas de famílias da região.

Com esta entrega, Mossoró passa a contar com a quinta UBS Rural concluída com recursos do mandato da senadora, totalizando sete unidades já entregues das 15 previstas. O investimento é fruto da atuação direta de Zenaide em Brasília e da parceria com a gestão municipal.

A senadora destacou a importância da atenção básica como porta de entrada do SUS e como instrumento de prevenção "Com uma saúde básica estruturada, a população passa a ter acesso a médicos, dentistas e atendimentos regulares, o que reduz a necessidade de buscar hospitais e UPAs. É uma conquista que melhora a qualidade de vida e fortalece a saúde preventiva", afirmou.

O prefeito Allyson reforçou a relevância da união de esforços com o mandato de Zenaide Maia, ressaltando que a chegada de novas unidades é um avanço histórico para a zona rural de Mossoró.

A comunidade celebrou a conquista. A moradora Francisca Cardoso não escondeu a emoção ao recordar as dificuldades enfrentadas, Antes, o posto funcionava em uma casa alugada, sem médico e sem dentista. Agora temos uma estrutura de verdade. Estou muito feliz e agradecida à senadora Zenaide, ao prefeito Allyson e a todos que tornaram isso possível.

Além da inauguração, Zenaide visitou a Associação de Mulheres Agricultoras de São Romão (ASMAIS), onde foi recebida pela presidente Verônica Souza e pelos associados. A entidade também será diretamente beneficiada pela nova UBS, que vai ampliar o acesso aos serviços de saúde e oferecer mais dignidade às famílias da zona rural.

Com esse novo equipamento, a senadora reafirma seu compromisso de fortalecer a saúde pública e garantir que o SUS chegue com qualidade a quem mais precisa.

Aprenda a fazer pastel de macaxeira com carne de sol.

Foto: Inter TV Costa Branca

O pastel é um petisco bastante consumido em toda parte do país e existem várias versões de recheios e tipos de massa. O Inter TV Rural deste domingo (21) apresentou uma receita de pastel feito com massa de macaxeira e assado no forno.

Para mostrar a versatilidade da gastronomia regional, vários tipos de recheios podem ser utilizados, e o Inter TV Rural escolheu os mais tradicionais: carne de sol e queijo coalho. É uma ótima opção de lanche nutritivo e também para reaproveitar a macaxeira consumida nas refeições.

Ingredientes

Massa

. 600 g de macaxeira cozida em água e sal

. 1 ovo

. 2 colheres de sopa de azeite

. Sal a gosto

. 50 g de fubá de milho

Recheio

. 200 g de carne de sol dessalgada, cozida, desfiada e refogada

. 200 g Queijo coalho em pedaços

. Gema de ovo

Modo de preparo

Para começar, reservamos um recipiente espaçoso onde vamos preparar a massa. Adicionamos os pedaços de macaxeira bem cozida, retiramos a fibra central e amassamos os pedaços com ajuda de um garfo.

Depois de amassar bem a macaxeira (podem ficar alguns grumos, é normal), misturamos o azeite e o ovo e incorporamos tudo. Após misturar bem os ingredientes, podemos começar a adicionar o fubá de milho. Colocamos aos poucos, porque ele é seco e vai absorvendo a umidade da massa.

Com as mãos vamos misturando até chegar ao ponto ideal da massa. Nessa receita utilizamos cerca de 40g do fubá. O ponto ideal é quando a massa fica macia, desgrudando levemente das mãos e fica bem maleável. Deixamos a massa descansar, coberta, dentro da geladeira por cerca de 10 minutos.

Após o descanso, já podemos modelar a massa. Separamos uma porção que será utilizada uma unidade de pastel. Cobrimos uma tábua de cozinha com uma camada de filme plástico (ou sacos culinários), colocamos a massa por cima desse plástico e por cima, colocamos mais uma camada de filme plástico para a massa não grudar na hora de abrir.

O próximo passo é abrir a massa até a espessura desejada para o pastel. Para isso, podemos usar um rolo de macarrão ou até uma tábua de corte para pressionar a massa até a espessura ideal.

Cortamos a massa em um formato redondo e o mesmo filme plástico utilizado para abrir a massa, vamos utilizar para auxiliar no fechamento do pastel. Colocamos a massa já aberta por cima do filme plástico, recheamos com o queijo ou a carne, em seguida dobramos com a ajuda do plástico para não grudar e fechamos as bordas pressionando com as pontas dos dedos. Retiramos o pastel de dentro do filme plástico e colocamos direto em uma assadeira já untada com um fio de azeite.

Uma dica também para o pastel não grudar na assadeira, é polvilhar um pouco de fubá de milho na base do pastel, a parte que vai ficar em contato com a assadeira. Mas isso é opcional.

Após modelar e rechear todos os pastéis, vamos pincelar com gema de ovo para dar cor à massa e levamos para assar em forno preaquecido a 200° até que a superfície fique levemente dourada. Quem preferir, também pode assar os pasteis na air fryer. Depois de assados, é só servir. Essa quantidade de massa rendeu 6 pastéis.

sábado, 20 de setembro de 2025

Mossoró vai realizar “Dia D” de vacinação antirrábica.

A Prefeitura de Mossoró realizará, neste sábado (20), um “Dia D” de vacinação antirrábica. Os tutores de cães e gatos que ainda estão sem imunização contra a raiva devem procurar um dos postos de vacinação.

Serão 24 locais de vacinação que funcionarão das 8h às 17h.

Locais de vacinação:

UBS Lahyre Rosado – Alto do Sumaré

UBS Maria Soares – Alto de São Manoel

UBS Francisco Pereira de Azevedo – Liberdade

UBS Francisco Marques – Planalto 13 de Maio

UBS Maria Neide – Dom Jaime Câmara

UBS Ildone Cavalcante – Barrocas

UBS Sinharinha Borges – Barrocas

UBS Joaquim Saldanha – Santo Antônio

UBS Chico Costa – Santo Antônio

UBS Chico Porto – Aeroporto

UBS Sueldo Câmara – Aeroporto

UBS Raimundo Renê – Boa Vista

UBS Marcos Raimundo – Belo Horizonte

UBS José Leão – Alto da Conceição

UBS Duoclécio Antônio – Costa e Silva

UBS Agnaldo Pereira – Vingt Rosado

UBS Mario Lúcio – Vingt Rosado

UBS Lucas Benjamin – Abolição III

UBS Cid Salém Duarte – Abolição IV

UBS Dr. Clodovil – Abolição V

UBS Dr. Moises da Costa Lopes – Redenção

UBS Luís Escolástico – Santa Delmira

UBS Zoraide Maria – Nova Mossoró

Sede UVZ – Nova Betânia

Com voto de Zenaide, Congresso aprova conta de luz de graça para famílias de baixa renda no Rio Grande do Norte.

Com voto e defesa favoráveis da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), o Congresso Nacional aprovou uma proposta que garante conta de luz de graça para famílias de baixa renda no Rio Grande do Norte e em todo o país. A Medida Provisória (MP 1.300/2025) amplia a Taxa Social de Energia Elétrica para beneficiar cerca de 4,5 milhões de famílias no Brasil com a gratuidade total da conta de energia elétrica. 

Transformada em projeto de lei de conversão (PLV 4/2025), a medida já estava valendo por tempo limitado e, após a sanção do presidente Lula, será transformada de vez em lei.  

“Votei a favor e defendi a conta de luz de graça para famílias que têm uma renda pequena. Sabemos que são lares que consomem pouca energia elétrica, casas de gente simples que quase não têm eletrodoméstico. Essa medida é dever do Congresso Nacional de combater a desigualdade social e ajudar quem precisa do poder público para uma sobrevivência mínima. São mais de 4 milhões de famílias que vão ter uma despesa a menos, porque já pagam comida, aluguel, água, remédio, e tudo é caro. A população mais carente do Rio Grande do Norte e de todo o país vai ser beneficiada por esta nova lei”, afirmou Zenaide.

O texto aprovado garante isenção total da conta de luz para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que o consumo domiciliar seja de até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês. Hoje, a tarifa social concede descontos parciais - entre 10% e 65% - para consumo mensal de até 220 kWh.

Há, também, critérios para descontos especiais e isenção para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), comunidades rurais, indígenas e quilombolas.

O benefício começou a valer em julho, quando a MP foi editada pelo governo federal.  Pelas regras, têm direito à gratuidade os consumidores que possuem instalações trifásicas. 

Para ser beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica é preciso se enquadrar em um dos requisitos abaixo:

família inscrita no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;

idosos com 65 anos ou mais (ou pessoas com deficiência) que recebem o BPC e estão no CadÚnico;

família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha pessoa com doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que consomem energia elétrica;

famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, cujo consumo mensal seja de até 80 kWh/mês;

famílias atendidas em sistemas isolados da região Norte.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Decreto do RN contra tarifaço americano preserva mais de 12 mil empregos no estado.

O secretário estadual da Fazenda do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, por meio de levantamento realizado pela pasta, afirma que o estado vem conseguindo preservar empregos mesmo após o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que afeta a indústria potiguar.

A preservação dos empregos só está sendo possível por força do decreto nº 34.771, publicado em 31 de julho, para mitigar os efeitos do “tarifaço” americano sobre a economia local.

No início de agosto, a governadora Fátima Bezerra recebeu representantes de entidades do setor produtivo do Rio Grande do Norte e apresentou as medidas implementadas pelo Governo do Estado para reduzir os efeitos nocivos à economia potiguar em função das novas tarifas impostas por Trump. Uma das medidas foi exatamente o aumento da desoneração do ICMS às empresas do Proedi e a busca por novos mercados para os produtos sobretaxados.

A medida garantiu a preservação de mais de 12 mil empregos e possibilitou a liberação de R$ 1,3 milhão em créditos de ICMS para 12 empresas potiguares desde agosto, principalmente dos setores de alimentação e mineração, alguns dos mais impactados pelas tarifas dos Estados Unidos.

O Decreto nº 34.771 modificou as regras do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI), criando um benefício extra para as empresas que exportam para os Estados Unidos. De forma excepcional, essas empresas passam a ter direito a um crédito adicional de ICMS proporcional ao peso das exportações no seu faturamento.

“Na prática, isso significa mais fôlego financeiro para manter a produção, proteger empregos e reduzir os efeitos das tarifas impostas pelo governo americano”, afirma o governo.

Segundo as equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria da Fazenda, o interesse imediato das empresas em aderir ao mecanismo representa a preservação de 12.477 empregos, o que corresponde a 21,68% dos postos de trabalho vinculados ao PROEDI. Esse percentual tem grande relevância, sobretudo nos setores de alimentação e mineração, diretamente atingidos pelas novas tarifas.

Os segmentos das empresas contempladas são: quatro do ramo de alimentação, quatro da mineração, duas da indústria de transformação, uma do setor químico e uma do setor têxtil. De acordo com a Fazenda estadual, a expectativa é que o volume de créditos de ICMS concedidos chegue a R$ 2 milhões até o fim de setembro.

Taxa de desemprego recua no Brasil

A taxa de desemprego do trimestre móvel encerrado em julho de 2025 caiu para 5,6% — a menor da série histórica do indicador, iniciada em 2012. No trimestre, a população desocupada caiu para 6,118 milhões, o menor contingente desde o último trimestre de 2013 (6,1 milhões). Estes são alguns dos destaques da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira, 16 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já a população ocupada, definição que considera o total de trabalhadores do país, bateu novo recorde e chegou a 102,4 milhões. O nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) atingiu o patamar de 58,8%, o maior já registrado. Além disso, o número de empregados com carteira assinada também foi inédito: 39,1 milhões de pessoas em empregos formalizados.

"Desemprego em queda, na mínima histórica. Recorde de empregos com carteira assinada. Aumento de renda. Dados que mostram um Brasil mais forte", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em postagem nas redes sociais.

Mercado ativo

De acordo com o analista da pesquisa realizada pelo IBGE, William Kratochwill, os números sustentam o bom momento do mercado de trabalho. “Temos crescimento da ocupação e redução da subutilização da mão de obra, ou seja, um mercado de trabalho mais ativo”, define.

“Os indicadores demonstram que as pessoas que deixam a população desocupada não estão se retirando da força de trabalho ou caindo no desalento, estão realmente ingressando no mercado de trabalho”, analisa Kratochwill.

CLTs

O número de empregados celetistas do setor privado, ou seja, aqueles com carteira de trabalho assinada, foi recorde (39,1 milhões), mostrando estabilidade no trimestre e crescendo 3,5% (mais 1,3 milhão de pessoas) no ano. O contingente de trabalhadores por conta própria (25,9 milhões) também foi recorde, crescendo 1,9% (mais 492 mil pessoas) no trimestre e 4,2% (mais 1 milhão) no ano. Já o número de empregados do setor privado sem carteira assinada (13,5 milhões) ficou estável.

Setores econômicos

A alta da ocupação frente ao trimestre anterior foi puxada por três dos dez grupamentos de atividade investigados pela PNAD Contínua:

Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (2,7%, ou +206 mil pessoas)

Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (2,0%, ou +260 mil pessoas)

Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (2,8%, ou +522 mil pessoas).

Na comparação com o mesmo trimestre móvel de 2024, a ocupação aumentou em cinco grupamentos:

Indústria Geral (4,6%, ou +580 mil pessoas)

Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (2,1%, ou +398 mil pessoas)

Transporte, armazenagem e correio (6,5%, ou +360 mil pessoas)

Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (3,8%, ou +480 mil pessoas)

Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (3,7%, ou +677 mil pessoas).

Fonte Jornal De Fato

Ministros do STF veem PEC da Blindagem como brecha para facções criminosas entrarem nas Assembleias Legislativas.

Foto: Reprodução

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) veem que a PEC da Blindagem pode favorecer a entrada de facções criminais como o Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) nas Assembleias Legislativas.

Um dos magistrados lembrou o caso recente de TH Jóias, no Rio de Janeiro. No início deste mês de setembro, a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) mostraram que a quadrilha de Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, pretendia aumentar a sua influência na política do RJ, nomeando policiais que integravam a organização criminosa para cargos em gabinetes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A PEC, aprovada pela Câmara dos Deputados nesta última terça-feira (16), aumenta a blindagem judicial de deputados e senadores.

Outro ministro da Corte ouvido pelo blog levanta a possibilidade de membros dessas facções chegarem aos cargos de deputados estaduais e deputados federais, uma vez que suas atividades ilícitas estão protegidas quando essas pessoas chegarem ao Legislativo.

A proposta, defendida especialmente por parlamentares do Centrão, faz diversas mudanças em temas como medidas cautelares, abertura de processos e foro privilegiado para deputados, senadores e presidentes de partidos.

No 1º turno, foram 353 votos a favor e 134 votos contrários. Houve uma abstenção. Eram necessários 308 votos para a aprovação (veja abaixo). No 2º turno, foi de 344 a 133.

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve 12 votos a favor da PEC no 1º turno.

Já o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, teve 83 votos favoráveis; o Republicanos, 42; e o PRD, 5. Estes três partidos não tiveram votos contrários à proposta.

Já os deputados do PSOL e do PCdoB votaram em totalidade contra a PEC: 14 e 9 votos, respectivamente.

Os destaques (sugestões de alteração no texto) ainda estão sendo votadas. Os parlamentares contrários a PEC conseguiram barrar o ponto principal do texto: o voto secreto para barrar a prisões determinadas pela Justiça.

Agora, faltam ser votadas duas alterações:

No texto-base aprovado, a decisão de manter ou não a prisão será feita por votação secreta entre os parlamentares. O primeiro destaque derruba a cláusula que prevê esse voto secreto;

O outro destaque retira o trecho que amplia o foro privilegiado para incluir também os presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional.

Depois da votação dos destaques, a PEC será enviada para o Senado, onde precisa da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de uma eventual votação no plenário.

Mas ainda na terça (16) o presidente da CCJ do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), disse que PEC da Blindagem não passará na Casa “de jeito nenhum”.

Fonte Jornal O Mossoroense

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário.

Foto: Reprodução

O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS), a partir de agora, passa a exibir nome e CPF no lugar do antigo número. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (16) pelos ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026 – desde julho, 54 milhões já foram suspensos. Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que pacientes sem CPF continuam sendo atendidos normalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não estamos deixando ninguém para trás. As pessoas que não têm CPF ainda vão continuar a ser atendidas”, disse. “Não há sistema nacional de saúde público que tenha o volume, a diversidade e a complexidade dos dados que tem o SUS”, completou.

Higienização

Para tornar a unificação possível, a pasta iniciou uma espécie de limpeza da base de cadastros de usuários do SUS, conhecida como CadSUS. Desde então, os registros passaram de 340 milhões para 286,8 milhões de cadastros ativos.

Desse total, 246 milhões já estão vinculadas ao CPF, enquanto 40,8 milhões permanecem sem CPF, em fase de análise para inativação. O processo de higienização, de acordo com o ministério, alcança ainda cadastros inconsistentes ou duplicados.

“Estamos dando um passo muito decisivo para uma revolução tecnológica no Sistema Único de Saúde. Não é simples o que estamos fazendo”, avaliou Padilha, ao citar que o sistema nacional de saúde pública inglês, ao criar seu cartão de unificação, demorou 10 anos para conseguir implementar a ação.

Integração

A estimativa do governo é que 11 milhões de registros sejam inativados todos os meses, totalizando 111 milhões até abril de 2026. A meta é que, ao final da ação, a base de cadastros de usuários do SUS seja equivalente ao total de CPFs ativos na Receita Federal: 228,9 milhões.

O avanço, segundo o ministério, foi possível graças à interoperabilidade do CadSUS e da base de dados da Receita Federal, utilizando o CPF como identificador único do cidadão e viabilizando acesso a dados como histórico de vacinas e medicamentos garantidos no programa Farmácia Popular

Usuários sem CPF

Em nota, a pasta informou ter estabelecido um cadastro temporário para cidadãos atendidos no SUS sem CPF, válido por um ano. A medida, de acordo com o comunicado, atende a situações em que a pessoa não consegue informar o CPF no momento do atendimento, como em casos de emergência.

“Após a alta ou regularização, é necessária a prova de vida e a inclusão do CPF”, destacou o ministério.

Populações que não utilizam CPF, como estrangeiros, indígenas e ribeirinhos, permanecem identificadas pelo Cadastro Nacional de Saúde, nomenclatura que vai substituir a expressão Cartão Nacional de Saúde “para reforçar que se trata de um registro secundário e complementar”, reforçou a pasta.

Bases de dados

O ministério informou que vai readequar todos os sistemas de informação do SUS para que passem a utilizar o CPF do paciente – a começar pelos mais utilizados por estados e municípios, como a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o prontuário eletrônico da atenção primária.

O calendário, segundo Padilha, será pactuado com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O prazo para conclusão é dezembro de 2026.

Ainda de acordo com a pasta, o CadSUS será integrado à Infraestrutura Nacional de Dados (IND), coordenada pelo MGI. “A medida permitirá receber informações de outros ministérios e órgão, como IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e CadÚnico [Cadastro Único], e compartilhar dados de saúde de forma segura, sem transferência integral da base”.

“A ação vai melhorar o monitoramento, combater o desperdício e fortalecer a gestão pública”, concluiu o ministério na nota.

Fonte Agência Brasil

Incêndios em vegetação no RN aumentam 52% em 2025, aponta Bombeiros.

Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) registrou 842 atendimentos a incêndios em vegetação entre janeiro e agosto de 2025, um aumento de 52% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 553 casos.

Em 2023, foram registrados 557 atendimentos. O total deste ano representa uma média de 105 ocorrências por mês.

O diretor do Comando Operacional do CBMRN, Coronel Marcos Miranda, afirmou: “Esse aumento nos preocupa e reforça a necessidade de uma atuação conjunta. Por isso, estamos fortalecendo a Operação AMA (Abrace o Meio Ambiente), em parceria com prefeituras e câmaras municipais, para chamar a atenção da sociedade local e coibir a prática das queimadas.”

A Operação AMA tem o objetivo de unir esforços institucionais e comunitários para reduzir os incêndios em vegetação, com ações educativas e preventivas em todo o estado.

O CBMRN orienta a população a não fazer fogueiras, não queimar lixo e não descartar bitucas de cigarro em áreas secas, medidas consideradas essenciais para preservar vidas e o meio ambiente.

Ex-vereadora e vereador mossoroense anunciam apoio a Juninho Saia Rodada.

Foto: Montagem

A pré-candidatura do empresário e ex-prefeito caraubense, Juninho Saia Rodada (PL), recebeu no início desta semana dois apoios importantes na cidade de Mossoró, que foram o da ex-vereadora Aline Couto e do vereador Mazinho do Saci, ambos do Partido Liberal - PL.

“É fundamental que o Oeste do estado tenha uma voz forte na Câmara Federal. Para isso vou precisar de pessoas de luta para juntos lutarmos por mais oportunidades, investimentos e melhorias para o nosso povo” declara Juninho em relação aos apoios e a representatividade da região oeste.

Por Guilherme Fernandes

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Senadora Zenaide Maia cumpre agenda no Oeste e Alto Oeste.

Foto: Alanny Brito

A senadora Zenaide Maia esteve no Oeste e Alto Oeste potiguar cumprindo uma intensa agenda de compromissos. A primeira parada foi em Mossoró, na Associação da Pessoa com Deficiência Visual de Mossoró (APDVM), onde participou da entrega de equipamentos para os associados. Atenta às pautas da inclusão, Zenaide já destinou R$ 150 mil em emendas parlamentares para fortalecer o trabalho da entidade, reafirmando seu compromisso com políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Em seguida, participou da solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde Antônio Carlito de Oliveira Júnior, no Conjunto Parque Universitário, na Região do Rincão. O novo equipamento de saúde, viabilizado com recursos do mandato da senadora, representa um avanço para a rede municipal, ampliando a cobertura de atendimentos e garantindo mais qualidade de vida para a população do bairro e comunidades vizinhas.

Com esta, já são 5 das 15 UBS que serão entregues à população mossoroense com recursos assegurados por Zenaide. “Isso é o resultado da vontade política. É a saúde que antes não tinha e agora tem, a educação que antes não tinha e agora tem. Esse é o Mossoró que se transforma com o trabalho e a dedicação de uma gestão comprometida com seu povo”, destacou a senadora.

Ainda na sexta, atendendo convite da prefeita Marianna Almeida, Zenaide esteve em Pau dos Ferros, onde prestigiou a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap). O evento, que já integra o calendário oficial das grandes festas do Rio Grande do Norte, movimenta a economia regional, gera oportunidades de negócios e valoriza a cultura e o turismo do Alto Oeste.

Ao lado da prefeita Marianna, da vice-prefeita Lara Figueiredo, do ex-prefeito Nilton Figueiredo, vereadores, prefeitos da região e lideranças políticas como o deputado estadual Galeno Torquato, Zenaide reforçou a importância da Finecap como um espaço de integração, crescimento econômico e fortalecimento do Alto Oeste potiguar.

“Feiras como a Finecap são fundamentais para a economia do estado. Elas dão visibilidade ao potencial da nossa região, geram emprego e renda e fortalecem a identidade cultural do povo potiguar. É um orgulho prestigiar um evento que já faz parte da história e do calendário de festas do Rio Grande do Norte”, ressaltou a senadora.

Aprenda a fazer mão de vaca com pirão.

Foto: Reprodução

O Inter TV Rural deste domingo (14) exibiu a receita de um prato tradicional da culinária nordestina: mão de vaca com pirão.

Essa iguaria cheia de sabores pode ser preparada com vários acompanhamentos, como arroz e feijão de corda. E, apesar de simples, tem alguns segredos no passo a passo.

Ingredientes

. 2 kg de mão de vaca

. 1 cebola roxa grande cortada em cubos

. 1 pimentão verde grande sem sementes em cubos

. 2 tomates grandes maduros sem sementes em cubos

. 3 pimentas de cheiro grandes sem sementes em cubos

. 3 dentes de alho grandes triturados

. Cheiro verde, colorau, semente de coentro moída e louro a gosto

. Sal, azeite e pimenta do reino a gosto

. Água para cozimento

. Farinha de mandioca para o pirão

Modo de preparo

O primeiro passo é temperar a mão de vaca para absorver os sabores. Vamos utilizar temperos simples, mas antes regamos a carne com um fio de azeite. Colocamos sal, semente de coentro moída e pimenta do reino. Importante lembrar de temperar de ambos os lados da peça de carne.

Após temperar, vamos deixar a carne na geladeira por cerca de 2 horas, para que ela absorva bem o sabor dos temperos.

Depois desse intervalo, continuamos o preparo. Aquecemos uma panela grande no fogo, colocamos um fio de azeite e vamos selar os pedaços da mão de vaca. Aguardamos formar uma crosta dourada na carne. Quando isso acontecer, viramos a peça e repetimos esse processo com todos os pedaços de carne.

Quando todos os pedaços estiverem bem selados dos dois lados, reservamos. Iniciamos o preparo dos vegetais na mesma panela, para pegar o sabor da carne. Colocamos a cebola para refogar nessa panela, em seguida o pimentão e a pimenta de cheiro. Enquanto os vegetais refogam, a crosta que se formou no fundo da panela vai se desprendendo e envolvendo os pedaços de vegetais. Por último, adicionamos o tomate e o alho triturado. Refogamos um pouco mais e podemos acrescentar um pouco de colorau para dar cor ao refogado.

Nesse ponto, podemos retornar com os pedaços de carne para dentro da panela, para que a mão de vaca comece a pegar o sabor desse refogado. Em seguida, adicionamos água fervente e uma folha de louro. Vamos deixar a carne cozinhar nesse caldo.

É importante observar sempre a panela e completar com água (sempre fervente), sempre que necessário até que a carne fique macia e no ponto. Nesses intervalos, também é importante ajustar o sal e a pimenta.

A carne estará no ponto, quando espetarmos com o garfo e as fibras estiverem macias e sem resistência. Acrescentamos cheiro verde, desligamos o fogo e separamos parte do caldo do cozimento da carne para preparar o pirão.

Em outra panela, colocamos o caldo e levamos ao fogo até ferver. A dica é umedecer um pouco a farinha com água e jogar dentro da panela com caldo, mexendo sempre, até o preparo ficar encorpado.

O ponto ideal do pirão e a quantidade de farinha dependem do gosto. Bastam alguns minutos de fervura e ele estará pronto. Quem preferir pode finalizar com um pouco mais de cheiro verde e o prato está pronto.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Festa de Santa Luzia 2025 terá foco na evangelização e será lançada esta semana.

Foto: Reprodução

A edição deste ano da Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, será lançada mais cedo. No dia 19 de setembro, os fiéis terão conhecimento sobre as datas oficiais da festa, a identidade visual, as equipes de coordenação e os principais informes ligados aos festejos. O anúncio foi feito pelo coordenador-geral do evento e pároco da Catedral, padre Antoniel Alves da Silva.

O tema da Festa de Santa Luzia 2025 será “A Esperança não decepciona” e, segundo padre Antoniel Alves, reflete o desejo de dar uma grande conotação religiosa à festa deste ano, com foco total na evangelização. Ele reforçou ainda que a dimensão missionária será prioridade em todas as ações, desde as mais tradicionais até as que envolvem cultura e esporte.

“Todos os eventos que compõem a Festa de Santa Luzia terão uma conotação religiosa. Seja a novena, a cavalgada, a caminhada ou a pedalada, cada um precisa transmitir o Evangelho. O que a comunidade pode esperar é evangelização: essa é a essência da festa do padroeiro”, destacou padre Antoniel. É a maior festa da Diocese, e não podemos perder essa oportunidade de anunciar a fé. Cada atividade deve levar o nome de Cristo e o testemunho de Santa Luzia”, disse.

De acordo com padre Antoniel, a decisão de antecipar o lançamento, que tradicionalmente ocorria em outubro, foi estratégica e pensada, principalmente, nas ações das equipes de peregrinação. “Este ano vamos lançar a Festa de Santa Luzia mais cedo e tomamos essa decisão porque a primeira equipe que sai para a evangelização e preparação é a equipe de peregrinação. Se o lançamento fosse realizado apenas em outubro, como de costume, essa equipe só começaria os trabalhos em novembro. Se saíssem em peregrinação antes do lançamento, não teriam a identidade visual e o respaldo oficial da festa”, explicou.

O lançamento vai acontecer no dia 19 de setembro, às 19h30, no auditório do Centro de Treinamento Libânia Passos Pessoa. Após o lançamento será iniciada a peregrinação da imagem de Santa Luzia, considerada a primeira grande etapa da preparação. “Nesse momento, vamos reunir as coordenações e todas as equipes para apresentar a arte oficial, o tema, as datas e os principais eventos da Festa de Santa Luzia 2025. A partir daí, a equipe de peregrinação já poderá sair em missão evangelizadora e, ao mesmo tempo, as demais equipes começarão a organizar seus trabalhos de preparação para os festejos”, informa.

Padre Antoniel Alves lembra que a Festa de Santa Luzia é um resultado de um trabalho coletivo, que envolve várias coordenações. Com a definição das coordenações, a expectativa é que a partir do lançamento todas as equipes estejam mobilizadas para preparar uma festa que una fé, tradição e missão.

“As coordenações já foram definidas, realizamos reuniões preliminares e agora cada grupo começa a convidar voluntários para compor suas equipes. O papel do pároco é apoiar, ouvir e orientar, mas a responsabilidade de mobilização é das próprias coordenações. Já ouvimos o conselho de assuntos econômicos da paróquia, conversamos com lideranças e agora cada coordenação monta sua própria equipe. A comunidade pode esperar um trabalho de organização robusto e, sobretudo, evangelizador”, finalizou.

Festa de Santa Luzia une fé, cultura e tradição

Realizada no mês de dezembro, a Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, reúne milhares de devotos e visitantes, movimenta a economia local e preserva tradições culturais que atravessam gerações. Reconhecida como patrimônio imaterial do município e do estado, a festa atrai grande público em todas as atividades.

O evento reúne programação diversificada, que vai da peregrinação da imagem às caminhadas, cavalgadas e apresentações artísticas, sempre com forte conotação religiosa. Um dos principais pontos dos festejos é o Oratório de Santa Luzia, que é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.

A cada edição, a festa mobiliza centenas de voluntários em equipes de trabalho organizadas pela paróquia, além de envolver órgãos públicos e entidades civis. Essa rede de colaboração é vista como um dos principais diferenciais da festa, que atrai fiéis não apenas de Mossoró, mas também de cidades vizinhas e até de outros estados.

Fonte Jornal de Fato

Sábado e domingo terá pontos de Vacinação antirrábica em Mossoró; confira os locais.

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Mossoró dará prosseguimento à vacinação antirrábica neste fim de semana. Entre o sábado (13) e o domingo (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró (SMS) disponibilizará 11 pontos de vacinação de cães e gatos.

Haverá vacinação em bairros e comunidades como: Parque Universitário; Costa e Silva; Alto da Pelonha; Odete Rosado; Planalto 13 de Maio; Santo Antônio; Paredões; Bom Jardim; Santa Delmira; Parque Verde; Centro (Memorial da Resistência).

Confira os locais de vacinação:

Sábado (13), das 8h às 12h:

– Parque Universitário (Arena Park ao lado do Supermercado Fácil);

– Costa e Silva (Praça Valdecir Ferreira – Praça dos Pintos);

– Alto da Pelonha: Rua Valdemar da Silva Cortez, 33 (Casa de dona Filó – Em frente ao comércio Pai e Filho);

– Odete Rosado: Rua Maria Natividade de Medeiros, 52 (Casa do Paulista – prox. Mercantil do Fofinho);

– Planalto 13 de Maio: Rua Martins Jr. (Bar da Glória – prox. Supermercado Rede 10);

– Santo Antônio (Praça do Livro);

– Paredões (Cruzamento da Rua Afonso Pena com a Rua Marechal Deodoro – antiga Agripesca);

– Bom Jardim (Rua Venceslau Braz – Praça da Igreja de São José);

– Santa Delmira (Praça ao lado do Supermercados Queiroz);

– Santa Delmira/Parque Verde (Mercantil Economize).

Domingo (16h às 20h):

– Memorial da Resistência (Avenida Rio Branco).

Condenado a 27 anos, ex-presidente Jair Bolsonaro não será preso de imediato.

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus foram condenados por participação na tentativa de golpe de Estado em 2022. A maioria dos ministros da Primeira Turma concluiu pela punição, da forma como proposta pela Procuradoria-Geral da República.

Além de tempo de prisão, os ministros definiram uma série de efeitos civis e administrativos para os réus, como inelegibilidade, perda de cargos e mandatos, pagamento de indenização por danos morais coletivos.

Nem Bolsonaro, nem os demais condenados serão presos imediatamente. A pena só começa a valer quando não houver mais recursos disponíveis. Isso inclui a publicação do resultado do julgamento, apresentação de recursos das defesas e análise da Primeira Turma se os questionamentos são válidos ou não.

Os condenados podem recorrer?

Sim. Definido o resultado, as defesas dos réus devem se debruçar nos detalhes dos votos dos ministros para formular recursos contra a decisão deles. Para isso, será necessário analisar o acórdão, que reúne os votos dos ministros e o resultado do julgamento.

Quando há condenação, a legislação permite a apresentação de dois tipos de recursos – embargos de declaração e embargos infringentes.

- Os embargos de declaração são recursos usados para apontar contradições ou trechos pouco claros da decisão.

- Para os embargos de declaração, o prazo de apresentação é de cinco dias.

- O pedido é endereçado ao relator, que leva a julgamento colegiado na Primeira Turma. Os embargos de declaração suspendem o prazo de apresentação de outros recursos.

Já os embargos infringentes só são aceitos se houver pelo menos dois votos pela absolvição. Isso não ocorreu neste julgamento, já que o único voto pela absolvição – total ou parcial, a depender do réu – foi do ministro Luiz Fux.

Em regra, são recursos que não mudam o resultado definido pelos ministros. Mas, a depender das teses construídas pelos advogados, eles podem pedir o chamado efeito modificativo, para tentar mudar, por exemplo, o tamanho das penas, ou reconhecer situações que extinguem a pena - como a prescrição.

Quando os réus serão presos para cumprir a pena?

A prisão para cumprimento de pena só ocorre com o trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais como recorrer.

- Para o STF, se as defesas apresentarem sucessivos embargos de declaração, esses pedidos podem ser vistos como tentativas de atrasar o processo.

- A partir daí, a pena pode ser executada.

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes. É um tipo de prisão provisória, determinada porque o ex-presidente teria tentado interferir no processo.

A decisão ocorreu no âmbito de uma outra investigação, que apura se o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), agiu para interferir na ação penal da tentativa de golpe.

Com a condenação, a defesa pode pedir que esse tempo seja descontado da pena. No entanto, o STF ainda vai decidir se isso será possível, já que os casos são diferentes, apesar de relacionados.

Advogados também podem buscar que o cumprimento de pena se dê na prisão domiciliar, usando a idade do ex-presidente como um dos argumentos.

O ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, condenado agora a 26 anos de prisão, também cumpre prisão preventiva no Rio de Janeiro, desde 14 de dezembro de 2024, sob a acusação de ter obstruído as investigações da trama golpista.

Quem define a prisão onde a pena será executada?

A supervisão da execução da pena fica a cargo do próprio Supremo Tribunal Federal, nas mãos do relator, Alexandre de Moraes. Então, cabe ao ministro analisar a questão.

Além disso, no acompanhamento da execução, Moraes vai decidir sobre pedidos de descontos de pena por trabalho e estudo e progressão de regime.

O grupo foi condenado a penas de reclusão e detenção. O que isso significa?

As penas de reclusão são destinadas a crimes mais graves, que devem ter pena cumprida em regime fechado.

Já crimes punidos por detenção são mais brandos e admitem o regime aberto e semiaberto.

No entanto, como a maior pena é de reclusão, o regime inicial é em unidade prisional, fechado.

Por que os condenados devem cumprir a pena em regime fechado inicialmente?

Pela legislação penal, o regime inicial é fechado para quem é condenado a mais de 8 anos de prisão. Sete réus tiveram punições acima desse tempo.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro que assinou acordo de delação premiada, vai para o regime aberto porque sua pena é até dois anos.

Como funciona a progressão de regime?

O Pacote Anticrime – assinado por Jair Bolsonaro quando era presidente – tornou mais rígida a progressão de regime, estabelecendo percentuais mínimos a serem cumpridos pelos presos antes de passar para o regime semiaberto ou aberto.

Eles variam de 16% a 70% – aumentam se houver violência ou grave ameaça, se for crime hediondo, se houver resultado morte, se o réu é primário ou reincidente.

Como é a execução da indenização por danos morais coletivos?

Os danos morais coletivos, no valor de R$ 30 milhões, serão pagos de forma solidária. Ou seja, qualquer um dos réus pode ser acionado individualmente para pagar o valor inteiro.

O dinheiro vai para um fundo previsto na lei que trata de ações civis públicas, gerido por um conselho em que participa o Ministério Público. Será destinado à reconstituição dos bens lesados.

Como funciona a declaração de indignidade do oficialato?

Após a condenação se tornar definitiva, o STF comunica ao Superior Tribunal Militar (STM) para a declaração de indignidade do oficialato de Bolsonaro, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Braga Netto e Almir Garnier.

- A declaração, se aprovada, significa exclusão das Forças Armadas, com perda de posto e patente.

- O Superior Tribunal Militar (STM) não vai decidir sobre o crime em si, sobre as circunstâncias do ocorrido, mas sim avaliar se a indignidade para o oficialato pode ser aplicada à situação.

- Assim como outros efeitos civis da condenação, ela depende do esgotamento de recursos.

Nessa situação, o STM será oficiado para realizar o procedimento, a partir de representação do Ministério Público Militar.

Fonte g1/RN