Se tem chuva no sertão nordestino, geralmente tem maxixe – uma hortaliça comum em preparos ensopados ou acompanhando carnes e até o feijão, na região.
O gastrólogo Alexandre Dantas apresentou no Intertv rural deste domingo, (21) um prato que leva o maxixe como protagonista. Um gratinado de maxixe com queijo coalho.
Ingredientes
. 1 kg de maxixe;
. 1 cebola roxa de tamanho médio cortada em cubos;
. 1 tomate grande maduro, com sementes, cortado em cubos;
. 3 dentes de alho grandes triturados;
. 1 pimentão verde, pequenos, sem sementes, cortado em cubos;
. 3 pimentas-de-cheiro de tamanho médio, sem sementes, cortadas;
. 200 g ou 1 copo de requeijão cremoso;
. 200 g ou 1 lata de creme de leite;
. 200 g de queijo coalho (ou mussarela) ralado grosseiramente;
. Cheiro verde, sal, pimenta (foi usada a dedo de moça sem as sementes), colorau (ou páprica) e azeite a gosto;
Modo de preparo
O primeiro passo é fazer a limpeza do maxixe. Primeiro raspe a casca do maxixe para retirar os “espinhos” que estão na parte de fora. Depois, corte o maxixe em pedaços. Na receita, o gastróloc decidiu cortar a hortaliça no sentido vertical.
Na etapa seguinte, faça um refogado que será a base do prato. Separe uma panela grande, coloque um fio de azeite e leve ao fogo. Começe dourando a cebola rapidamente e em seguida, adcione uma pitada de sal para que ela murche mais rápido. Adicione o alho, mexa um pouco e já adicione o pimentão, a pimenta-de-cheiro e a pimenta dedo de moça, refogando sempre.
Após refogar um pouco mais os vegetais, é possível acrescentar também o tomate. É importante refogar sempre em fogo baixo, para não queimar. Em seguida, coloque um pouco de páprica, misture alguns segundos e já adicionamos o maxixe cortado.
Continue refogando, podemos ajustar o sal e pimenta do reino e deixe o maxixe cozinhar um pouco nesse refogado, enquanto o próprio maxixe libera liquido. Se precisar, coloque um pouco de água. Mas é importante lembrar que o maxixe deve ser apenas pré-cozido nesse refogado, porque ainda vai ao forno.
O ponto ideal é quando perceber que o maxixe está macio, porém ainda inteiro. Nesse ponto, desligue a chama do fogão, coloque o requeijão dentro do refogado e também o creme de leite e misture tudo.
Despeje todo conteúdo da panela em uma assadeira que possa ir ao forno. Após colocar todo maxixe, finalize com uma cobertura de queijo coalho ralado.
Leve ao forno preaquecido a 200° até que o queijo derreta ou até que a superfície fique dourada. Na preparação do gastrólogo, o prato ficou cerca de 30 minutos no forno.
Fonte g1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário