segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Aprenda receita de bolinho de coco conhecido como cocorote.

Foto: Inter TV Costa Branca 

O bolinho de coco, ou cocorote, é uma receita que lembra casa de avó no Nordeste. Em algumas regiões, a iguaria também é conhecida como Maria Maluca.

No Inter TV Rural desse domingo, o gastrólogo Alexandre Dantas ensinou como preparar esse doce de forma simples e com poucos ingredientes.

Ingredientes

. 700 g de coco seco ralado (equivalente a 3 cocos secos de tamanho médio)

. 300 g ou 3 xícaras de chá de farinha de trigo

. 3 ovos

. 200 g ou 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina

. 300 g ou 1 xícara e ½ de chá de açúcar

. 10 g ou 1 colher de sopa de fermento químico em pó

. 1 pitada de sal

Modo de preparo

Escolha um recipiente espaçoso para fazer a mistura. Comece colocando dentro desse recipiente os ovos, o açúcar e a manteiga. Misture bem usando uma colher, até que eles se misturem e o açúcar se dissolva.

A mistura deve ficar com aspecto cremoso. Após misturar muito bem, é o momento de adicionar o coco e misturar ainda um pouco mais.

Após esse passo, a massa vai ficar mais consistente. É hora de acrescentar uma pitada de sal e a farinha, que deve ser colocada aos poucos. Por último, o fermento em pó.

Depois de misturar bem todos os ingredientes e obter uma massa homogênea, ela está pronta. O ponto ideal é quando a massa fica mais firme que a massa de um bolo, mas ainda caindo da colher.

Separe uma assadeira untada e enfarinhada para levar os bolinhos ao forno. Com a ajuda de uma colher, coloque os bolinhos na assadeira. É sempre importante lembrar de dar um espaço entre os bolinhos, porque eles vão crescer no forno.

Após distribuir as porções, é possível dar um acabamento nos bolinhos usando uma colher ou garfo para que eles fiquem mais uniformes.

Leve a assadeira ao forno preaquecido entre 180 a 200° até que a superfície fique levemente dourada. Na receita original, a iguaria ficou 55 minutos no forno e rendeu 20 unidades de 60g, em média.

Fonte g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário