segunda-feira, 24 de março de 2025

Aprenda receita de um delicioso empadão de cuscuz.

Foto: Inter TV Costa Branca

Em homenagem ao Dia do Cuscuz comemorado no último dia 19 de março, o Inter TV Rural deste domingo (23) apresentou um prato feito com os flocos de milho, tradicionais na culinária nosdestina.

Na receita, empadão de frango ganhou uma versão com a massa de cuscuz. A adaptação foi feita pelo gastrólogo Alexandre Dantas.

Veja os ingredientes

Massa

. 500 g de flocão de milho

. 6 ovos

. 15 g ou 1 colher de sopa de fermento químico em pó

. 100 g ou ½ copo de requeijão cremoso

. Sal e pimenta do reino a gosto

. Leite em quantidade suficiente para hidratar os flocos de milho

Recheio

. 800 g de frango cozido, desfiado e refogado

. 160 g de milho verde

. 120 g de azeitonas sem caroço, cortada em pedaços pequenos

. 200 g ou 1 caixa de creme de leite

. 100 g ou ½ de requeijão cremoso

. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Finalização

. 120 g de queijo coalho ralado para finalização

. Azeite ou óleo para untar

Modo de preparo

O primeiro passo é hidratar o flocão de milho. Os flocos de milho devem ser colocados em um recipiente espaçoso e temperados com um pouco de sal e pimenta. Em seguida, o leite é adicionado e misturado. O ponto ideal é quando a massa é pressionada e o leite começa a se acumular na parte de cima. O leite será completamente absorvido pela massa. O recipiente deve ser coberto com um pano e deixado descansando.

Na sequência, é hora de preparar o recheio. O frango, as azeitonas, o milho, creme de leite e requeijão cremoso são colocados em um recipiente e misturados. Em seguida, é importante ajustar sal e pimenta-do-reino. Após a homogeneização, o recheio é reservado na geladeira, ocorre a finalização do preparo da massa.

Com o flocão já hidratado, o mesmo recipiente vai receber os ovos e a outra parte do requeijão. Eles serão misturamos até homogeneizar todos os ingredientes. Para finalizar, é preciso acrescentar o fermento químico e misturar a massa mais um pouco. Depois disso, a montagem pode ser iniciada.

No caso da receita, o gastrólogo usou uma assadeira de vidro bem espaçosa. Ela foi untada com um fio de azeite (ou óleo) e uma porção de massa foi adiionada, espalhada por todo fundo do recipiente. É importante não deixar a camada muito espessa.

Em seguida, são é hora de acomodar o recheio sobre essa primeira camada da massa. Por fim, o preparo é finalizado com mais uma camada de massa para fechar o empadão.

Também é possível finalizar o prato cobrindo a massa com queijo coalho ralado. Depois, ela é levada para assar em forno preaquecido entre 180° e 200° até que a superfície fique levemente dourada.

Fonte g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário