quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Em Mossoró exército confirma 800 agentes.

Foto: Reprodução

O general Sydrião, em entrevista coletiva à imprensa hoje, confirmou que 800 homens das Forças Armadas atuam em Mossoró, após a transferência de presos de alta periculosidade para o Presídio Federal.

Os agentes de segurança ficarão no município por 15 dias, conforme decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL), datado desta quarta-feira (13).

Eles atuarão ao redor do presídio (parte externa), para onde serão transferidos os detentos. Ficarão hospedados no Expocenter, da Ufersa.

Ao todo, são 27 detentos, incluindo o "Marcola", apontado como um dos líderes do Primeiro do Comando da Capital (PCC), que pela primeira vez ficará num presídio desse perfil. Os outros 26 são também ligados à facção.

Eles estão distribuídos nos presídios federais em Mossoró, Rondônia e Brasília. O destino exato de cada preso não foi informado, por questão de segurança, nem a quantidade de presos que ficará em cada um dos presídios.

Por Saulo Vale

Em Mossoró Juiz intima Câmara e Município sobre verba de gabinete.

Foto: Reprodução

O juiz Pedro Cordeiro Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró, mandou intimar a presidente da Câmara Municipal e a Procuradoria Geral do Município para se manifestarem sobre a liminar, através de ação popular, que pede a suspensão da verba de gabinete para os 21 vereadores.

O comparecimento deve ser em 72h.

Na sexta-feira (8), os advogados Jeferson Santos e Joathan Robério entraram com ação popular para suspender a verba de gabinete, aprovada no valor de R$ 4.500/mês, por parlamentar.

Por Saulo Vale

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Zenaide inicia a semana participando de inauguração em Mossoró.

Foto: Reprodução

A senadora Zenaide Maia inicia a semana participando de inauguração da nova estrutura física da Biblioteca Dom Mariano Manzana, da Faculdade Diocesana de Mossoró. O evento iniciará às 19h30 e ainda oficializará  a mudança de identidade para Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

A Biblioteca Dom Marino Mazana funciona desde 2014 no Colégio Diocesano Santa Luzia e agora passa a ter o seu próprio espaço, em uma justa homenagem ao bispo da Diocese de Mossoró. O novo prédio tem 1.846 m² com estrutura construída em oito meses.  Atualmente, a Faculdade conta com os cursos de graduação em Direito, Fisioterapia, Nutrição, Gastronomia, Teologia, Ciências Contábeis, Psicologia e Administração.

Por Wllana Dantas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Governo começa a pagar salários de fevereiro na próxima segunda-feira.

Foto: Assessoria

Em reunião na noite desta terça-feira (5) entre o Governo do Estado e o Fórum dos Servidores ficou acordada a data do pagamento dos salários de fevereiro do funcionalismo público estadual.

Na próxima segunda-feira (11) vão receber 30% do salário os servidores que ganham acima de R$ 6 mil;

Dia 15 será feito o pagamento integral de quem ganha até R$ 6 mil;

Dia 28 recebem o complemento de 70%  quem ganha acima de R$ 6 mil.

[...]

Por Saulo Vale

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Faculdade Diocesana inaugura biblioteca e muda nome para Católica do RN.

Foto: Assessoria

Na próxima segunda-feira (11), a Faculdade Diocesana de Mossoró inaugura a nova estrutura física da Biblioteca Dom Mariano Manzana e oficializa a mudança de identidade para Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. A solenidade acontece a partir das 19h30.

A Biblioteca Dom Marino Mazana funciona desde 2014 no Colégio Diocesano Santa Luzia e agora passa a ter o seu próprio espaço, em uma justa homenagem ao bispo da Diocese de Mossoró. O novo prédio tem 1.846 m² com estrutura construída em oito meses. “A imagem de que toda biblioteca é fechada, escura e intimidadora, fica para trás”, comenta a arquiteta do Estúdio 43, responsável pelo projeto, Wanderlânia Lima: “ela já nasce para quebrar paradigmas”, completa.

O acervo da Biblioteca Dom Mariano Manzana abrigará mais de 3.000 mil livros.

“Neste momento vamos reunir muitos amigos para dividir essa conquista, compartilhar nossa alegria de poder realizar grandes sonhos do nosso querido mestre Pe. Sátiro [Cavalcanti], diretor fundador. A inauguração da biblioteca, em uma homenagem justíssima a Dom Mariano, e a nossa transição para Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, marcam a história dessa Instituição, que nasceu e permanecerá com o compromisso da formação profissional e humana”, comemora o diretor geral da faculdade Pe. Charles Lamartine.

Atualmente, a Faculdade conta com os cursos de graduação em Direito, Fisioterapia, Nutrição, Gastronomia, Teologia, Ciências Contábeis, Psicologia e Administração.

Por Saulo Vale

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Deputados entram com ação para governo pagar atrasados.

Foto: Web/montagem

Os deputados estaduais Cristiane Dantas, Alysson Bezerra e Kelps Lima, todos do Solidariedade, ingressaram com ação popular com pedido de liminar para forçar o governo Fátima (PT) a pagar os salários atrasados dos servidores públicos estaduais.

Os parlamentares acusam o governo de ter dinheiro em caixa.

"[...] constata-se que houve um incremento significativo de receitas oriundas de repasses, da ordem de dezesseis milhões de reais em relação a dezembro de 2018, e de setenta e quatro milhões de reais, comparando com janeiro de 2018", diz um trecho do documento.

A ação tem por base a declaração do Sinsp de que o governo teria afirmado, em reunião no dia 30 de janeiro, ao Fórum dos Servidores, "a existência de superávit financeiro no mês de janeiro de 2019, entre o arrecadado e o despendido pelo Estado".

O governo deve quase R$ 1 bilhão em salários atrasados, quando somado o restante das folhas de novembro de 2018 e 13º salário de 2017 e a totalidade das folhas de dezembro de 2018 e 13º salário do mesmo ano.

Por Saulo Vale

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Governadora Fátima Bezerra reduz valor das diárias dela, do vice-governador, e dos secretários em 50%.

Foto: Reprodução

Os valores das diárias pagas a governadora e vice-governador serão reduzidos pela metade. O decreto publicado na edição desta sexta-feira, 1, do Diário Oficial do Estado (DOE), informa o novo percentual aplicado para o cálculo das diárias “em função de viagens nacionais”.

Durante os últimos quatro anos, o então governador Robinson Faria (PSD) gastou R$ 306 mil em diárias. O ano com o maior gasto foi o de 2017, com um total de R$ 132 mil em deslocamentos. Com o novo cálculo, utilizando os valores do antecessor, Fátima Bezerra gastaria até R$ 150 mil.

Já para os secretários de Estado “fica reduzido, ao montante devido em igual deslocamento, o valor das diárias devidas ao governador do Estado e ao vice-governador, em função de viagens internacionais”.

O decreto se baseia no estado de calamidade financeira decretado mês passado pela governadora Fátima Bezerra (PT), “a necessidade de racionalização de despesas por meio de medidas de contingenciamento por parte do Poder Executivo; e a necessidade de redução das despesas com diárias no Executivo”.

Por José Aldenir

Governadora entrega a deputados 1º projeto de recuperação fiscal.

Foto: Elisa Elsie

A governadora Fátima Bezerra (PT) entregou pessoalmente aos deputados o primeiro projeto de Lei do Plano de Recuperação Fiscal. O projeto solicita aprovação da Assembleia Legislativa para o Governo negociar a antecipação dos royalties do petróleo no período 2019 a 2022, algo entorno de R$ 650 milhões.

“Estamos solicitando a antecipação dentro do período da nossa gestão. Também pleiteamos que os deputados autorizem o Governo a negociar com os bancos públicos e com os bancos privados, isto para que possamos obter as melhores condições”, explicou.

Os recursos da antecipação dos royalties serão utilizados pagar pensionistas e aposentados e contribuir para atualização dos salários de todos os servidores.

Na próxima semana, o Governo do Estado promete enviar à Assembleia Legislativa os demais projetos de Lei com medidas do Plano de Recuperação Fiscal, para reequilibrar as contas do RN.

Por Saulo Vale

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Em Umarizal vereadores voltam do recesso na próxima terça-feira.


C O N V I T E

A Câmara Municipal de Umarizal/RN, “Palácio Jose Florentino de Oliveira”, por sua Mesa Diretora, sente-se honrada de CONVIDAR Vossa Senhoria e digníssima família, para participarem da Sessão de Abertura dos trabalhos legislativos do primeiro período de 2019, a ser realizada neste dia 05.02.2019 (terça-feira), a partir das 15h00 horas, no Plenário “Aldenor Nunes de Oliveira” - Sala das Sessões da Câmara Municipal de Umarizal/RN, situada na Rua Jocelyn Vilar,395, Centro-Umarizal, Estado do Rio Grande do Norte.

Esperamos contar com a vossa prestigiosa e valiosa presença.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE UMARIZAL/RN, 01 de fevereiro de 2019.

ANTÔNIO ROBÉRIO DANTAS DELFINO
Presidente

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Senadora Zenaide muda de partido.

Foto: Reprodução
A senadora eleita Zenaide Maia assinou na tarde desta quinta-feira (31), em Brasília, a ficha de filiação ao PROS – Partido Republicano da Ordem Social.
A parlamentar tinha até esta quinta-feira para decidir qual o partido se filiaria, já que o seu partido, o PHS, foi um dos 14 partidos que não cumpriram a chamada cláusula de barreira.
O Pros é oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
"Eu optei pelo PROS porque dará liberdade para votar de acordo com minhas convicções, além de ter um alinhamento com o que penso e defendo”, declarou Zenaide. 

“Fico muito feliz por ter Zenaide no partido, uma mulher, e que também é uma parlamentar que defende a redução dos impostos e tem um projeto na Câmara", comemorou o presidente nacional do Pros, Euripides Júnior.

Por Saulo Vale