Na sessão ordinária desta terça-feira, 11, a vereadora Carmem Júlia falou sobre a participação dela no seminário Rede de Cuidados de Mossoró. Na ocasião, a parlamentar representou a Câmara Municipal e debateu os desafios de proteger crianças e adolescentes do abuso sexual e violência doméstica em tempos de pandemia. “No contexto do isolamento social, muitas vítimas estão confinadas com seus agressores e reféns dos seus violadores”, denunciou a vereadora.
Carmem Júlia reforçou que, com as escolas e creches fechadas, essa situação de violência tem se agravado. “Em uma situação de não pandemia, quando as aulas estão ocorrendo de forma presencial e normalmente, os próprios educadores muitas vezes percebem os abusos ou são procurados pelas vítimas. Mas confinadas em casa, as crianças e os adolescentes podem ter medo de falar”. Como exemplo Carmem Júlia citou o caso do menino Henry Borel, quando pessoas instruídas dentro de casa praticaram a violência.
Imposto de renda
A vereadora lembrou mais uma vez da destinação de um percentual do Imposto de Rende para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Até o dia 31 maio segue o prazo para fazer a declaração, e nesse momento é possível destinar até 3% do valor devido. Objetivo do FIA é financiar projetos que atuem na garantia, promoção e proteção na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Importante destacar que essa doação não gera nenhuma despesa adicional para você contribuinte, apenas ao invés desse recurso ir para a Receita Federal, em Brasília, vai para o Fundo de Defesa da Criança e do Adolescente de Mossoró. “Então eu peço mais uma vez a vocês, vereadores e vereadoras de Mossoró, ao declararem seu imposto de renda, converse com o seu contador para que possa destinar essa porcentagem para o FIA. E divulguem em suas redes sociais para que seus seguidores tenham essa informação”, reforçou a vereadora, acreditando que muitas pessoas não fazem a doação por não saber desta possibilidade.
Emenda parlamentar
A vereadora concluiu seu pronunciando tratando do tema relacionado às emendas parlamentares. Na oportunidade, informou que o deputado federal Walter Alves (MDB), através de sua assessoria, confirmou, atendendo a um pedido por ela formulado, que destinou o valor de R$ 100 mil para a Liga Mossoroense de Combate ao Câncer. “Muito obrigado ao deputado Walter Alves, que é membro do nosso partido, por entender a importância da reivindicação apresentada”, concluiu.
Por Sérgio Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário