quinta-feira, 7 de abril de 2022

Janela partidária deixa PSDB sem comando e MDB com novo presidente em Mossoró.

Foto: Reprodução

A janela partidária, encerrada há uma semana com intensa movimentação de troca de partido e novas filiações, mexeu com a composição de partidos em Mossoró. MDB e PSDB foram os mais afetados e até o União Brasil, que nasceu da união de Democratas e PSL, ganhou outra configuração no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte.

O MDB perdeu a liderança da ex-presidente da Câmara Municipal, Izabel Montenegro, e foi transferido para o comando do vereador Isaac da Casca. Nesta quarta-feira, 6, Casca anunciou estar assumindo a presidência do tradicional partido, recebendo a sigla das mãos dos líderes estaduais, deputado federal Walter Alves e do ex-senador Garibaldi Filho.

Vereador mais votado de Mossoró em 2020, pelo Democracia Cristã (DC), com 3.113 votos, Isaac da Casca trocou de partido para ser candidato a deputado estadual. No DC, ele não teria condições de disputar o pleito uma vez que a sigla não construiu nominata. Além disso, filiou a mãe, Heliane Duarte, para ser candidata à deputada federal.

Isaac da Casca garante que a troca de comando no MDB foi consensual, não encontrando resistência de Izabel Montenegro. Inclusive, ele disse que foi bem recepcionado pela filha de Izabel, vereadora Carmem Júlia, que segue filiada ao MDB. O partido também ganhou força no plenário do Legislativo mossoroense, passando a contar com quatro vereadores, somados Costinha e Lucas das Malhas.

A saída de Izabel Montenegro da presidência do MDB era esperada. A sua relação com Walter Alves é considerada “fria”, uma vez que respeita a liderança do ex-deputado federal Henrique Alves, que saiu do MDB após 52 anos e seguiu para o PSB.

PSDB

A saída do rosadismo do PSDB deixou o ninho tucano em Mossoró sem comando. Não há, nesse momento, qualquer decisão do presidente estadual, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, sobre o futuro do partido na cidade. No entanto, há possibilidade de a ex-vereadora Aline Couto assumir a responsabilidade de reorganizar a sigla.

“Eu tenho uma reunião com Ezequiel no próximo dia 10, em Natal. Vamos falar sobre o PSDB de Mossoró. Vou dizer a ele que estou disposta a assumir o desfio de reorganizar o nosso partido na cidade”, disse em contato com a reportagem do Jornal de Fato.

Por César Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário