segunda-feira, 9 de maio de 2022

Aprenda a fazer uma salada de feijão verde.

Foto: Divulgação

Depois de um ano de boas chuvas, os agricultores começam a colheita nos roçados, e o feijão-verde é um dos primeiros alimentos que chegam a mesa das famílias potiguares.

Em abundância, o feijão fica mais acessível. Uma boa opção para fazer o preparo de uma forma diferente é uma salada de feijão, receita que foi mostrada pelo gastrólogo Alexandre Dantas no Inter TV Rural deste domingo (8).

O grão é a base desse prato que leva ainda vegetais e temperos. É uma ótima opção para o almoço e vai muito bem acompanhando pratos como carne de sol e galinha caipira.

Ingredientes

. 800 g de feijão-verde

. 1 cebola roxa grande cortada em fatias finas

. 1 tomate maduro grande, sem sementes, cortado em cubos pequenos

. 1 pimentão pequeno, amarelo, cortado em cubos

. 2 pimentas-de-cheiro de tamanho médio cortadas em fatias finas

. 2 dentes de alho de tamanho médio triturados e fritos

. Água o suficiente para o cozimento do feijão-verde

. Cheiro verde, sal, azeite, pimenta e limão a gosto

Modo de preparo

Inicialmente vamos preparar o alho que foi descascado, frito e levemente dourado com azeite. Em seguida, reservamos.

Vamos limpar o feijão, lavar em água corrente, até que os grãos fiquem limpos e selecionados. Para cozinhar, vamos usar uma panela alta. Colocamos os grãos de feijão e a água até cobrir por completo, e a medida em que for fervendo, podemos completar com mais água.

Vamos cozinhar até que os grãos fiquem macios. Depois de cerca de 10 minutos, vamos colocar um pouco de sal. Uma dica é retirar a espuma que se forma durante a fervura do feijão.

O tempo de cozimento pode variar. E quando o feijão estiver no ponto, vamos escorrer o caldo e reservar até que ele fique frio.

Vamos precisar de um recipiente espaçoso para preparar a salada. Depois que o feijão estiver frio, vamos colocá-lo nesse recipiente. Logo depois, vamos acrescentar os outros vegetais: a cebola roxa, o tomate, o pimentão, em seguida a pimenta-de-cheiro. Vamos misturar bem todos os ingredientes, mas com delicadeza para não amassar os grãos do feijão.

Após misturar, vamos temperar com pimenta do reino a gosto, ajustar o sal se for necessário e acrescentar o alho frito. Misturamos até que os temperos sejam espalhados por igual na mistura.

Em seguida vamos adicionar um pouco de azeite e suco de limão. Finalizamos com cheiro verde e vamos misturar um pouco mais.

A salada já está pronta. É só colocar em um recipiente para servir.

Quem desejar pode substituir ou acrescentar outros vegetais a essa receita. A salada pode acompanhar vários pratos, como uma carne de sol ou galinha caipira.

Por g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário