segunda-feira, 21 de março de 2022

Aprenda a fazer torta de arroz da terra com vegetais.

Foto: Inter TV Costa Branca

O arroz vermelho - ou arroz da terra, como é mais conhecido no Rio Grande do Norte - é produzido na região do Vale do Apodi. Apesar de ser bastante saboroso e com alto valor nutricional, ele ainda é pouco utilizado.

A ideia do gastrólogo Alexandre Dantas é criar possibilidades para diversificar o uso desse grão. A receita elaborada por ele que foi exibida no Inter TV Rural deste domingo (20) é uma torta à base de arroz vermelho com alguns vegetais.

Ingredientes

Massa

. 180 g ou 1 xícara de chá de arroz da terra (arroz vermelho)

. Água suficiente para hidratar o arroz

. 3 ovos

. 350 ml de leite integral ou o equivalente a 2 xícaras de chá

. 75 ml ou ½ xícara de chá de manteiga da terra (pode ser substituído por azeite ou óleo)

. 100g ou ½ copo de requeijão cremoso (pode ser substituído por nata)

. Sal e pimenta a gosto (para essa receita vamos usar ½ pimenta dedo de moça sem semente e picada)

Recheio

. 200 g de abobrinha cortada em cubos pequenos (aproximadamente 1 abobrinha pequena)

. 200 g de cenoura ralada grosseiramente (1 cenoura de tamanho médio)

. 1 cebola grande cortada em cubos pequenos

. 1 tomate médio cortado em cubos pequenos

. 200 g ou ½ repolho pequeno cortado em tiras finas

. 100 g de ervilha (½ lata)

. 100 g de milho verde (½ lata)

. 2 pimentas-de-cheiro cortadas em cubos pequenos

. 1 pimentão verde pequeno corta em cubos pequenos

. 3 dentes de alho grandes triturados e fritos

. Cebolinha, pimenta e sal a gosto

Finalização

. 300 g de queijo coalho (ou mussarela) ralado grosseiramente

. Azeite ou óleo e farinha para untar e polvilhar a assadeira

Modo de preparo

O primeiro passo é preparar o arroz com antecedência. Precisamos retirar as impurezas, lavar 2 ou 3 vezes e depois deixamos hidratar por ceca de 6 horas antes de utilizar. Para hidratar colocamos o arroz em um recipiente, cobrimos com água e deixamos na geladeira. Isso é importante para que o grão fique macio. Depois desse período escorremos a água e podemos utilizá-lo.

O alho deve ser triturado em uma frigideira com um fio de azeite até ele ficar dourado.

A farinha para untar a assadeira nessa receita foi feita a partir do arroz. Reservamos ½ xícara do arroz e passamos ele seco no liquidificador. Depois de triturado, deve ser peneirado. Quem quiser pode usar a farinha de trigo tradicional ou qualquer tipo de farinha.

Para fazer massa, vamos utilizar o liquidificador. Vamos colocar o arroz já hidratado, os ovos, o leite, a manteiga da terra, o requeijão cremoso e temperamos com um pouco de sal e pimenta. Em seguida, vamos processar essa mistura no liquidificador por cerca de 4 minutos (ou até obter uma massa lisa e homogênea) e vamos reservar enquanto preparamos o recheio.

Para o preparo do recheio, separamos um recipiente e colocamos dentro o repolho, a cenoura, a abobrinha, cebola, tomate, milho, ervilha, pimenta-de-cheiro, pimentão, alho frito, a pimenta dedo de moça, cebolinha e sal. Em seguida misturamos todos os ingredientes e reservamos.

O próximo passo é a montagem da torta. Em uma assadeira, vamos untar com azeite e polvilhar com farinha. Vamos colocar o recheio na assadeira com a ajuda de uma colher. Depois de acomodar todos os vegetais, por cima, vamos despejar toda massa até que a assadeira fique totalmente preenchida. E para finalizar, vamos jogar o queijo ralado por cima em toda área da torta.

Vamos levar a torta para assar em forno preaquecido a 180° por cerca de 1 hora, ou até que ela esteja com a superfície levemente dourada. Após tirar a torta do forno, podemos decorar com um pouco de cebolinha e ela já estará pronta para servir.

Por g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário