sexta-feira, 12 de maio de 2023

Quantos litros de leite por dia uma vaca Pardo-Suíço x Gir Leiteiro produz?

Foto: Reprodução

O criador Yuri Brito, que tem propriedade no agreste pernambucano, enviou sua dúvida sobre cruzamento voltado à atividade leiteira ao Giro do Boi:

“Estou apostando no cruzamento do Pardo-Suíço de linhagem leiteira com o Gir e gostaria que vocês me informassem, se possível, o que devo esperar deste cruzamento em relação a rusticidade, qualidade do leite, adaptação, volume de produção a pasto, se suporta pastar em terreno acidentado e, principalmente, o que eu devo fazer com as fêmeas F1, que raças devo utilizar para cobrir, levando em conta que eu não creio que seja viável o uso do Holandês pelas condições climáticas e que a obtenção de bezerros com apelo comercial é uma necessidade real, já que eles são minha ‘poupança’, quando os vendo depois de apartados”.

As dúvidas complexas do pecuarista pernambucano foram esclarecidas pelo zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics.

“O Pardo-Suíço é uma raça que veio do nordeste da Suíça. Ele veio no Brasil nos anos de 1900. E o que o Pardo-Suíço trouxe para nós? O clima do nordeste da Suíça tem uma variação muito grande de temperaturas. É lógico que ele não chega a uma temperatura de calor, como nós, mas a variação, pelo lugar ter altitude alta, tem uma variação muito grande de um dia para o outro. E esse animal conseguiu se destacar na sobrevivência dessas mudanças”, apresentou Marquez.

Fonte Giro do Boi

Nenhum comentário:

Postar um comentário