Durante o período junino, o milho é estrela de inúmeros pratos. Entre os mais tradicionais, estão a pamonha, a canjica e também os bolos.
Mas não é comum a utilização dos grãos no preparo de uma cocada. E é exatamente pensando nessa combinação que o gastrólogo Alexandre Dantas decidiu fazer essa opção diferente de prato.
O gastrólogo ensinou a preparar esse doce no Inter TV Rural deste domingo (25). A receita leva poucos ingredientes e é bem simples de preparar.
Ingredientes
. 170 g de grãos de milho verde ou equivalente a uma espiga grande
. 250 g de coco seco ralado ou aproximadamente 1 coco seco grande
. 395 g ou 1 caixa de leite condensado
. 300 g ou 2 xícaras e chá de açúcar
. 200 ml ou uma xícara de chá de leite
. 15 ml ou 1 colher de sopa de manteiga da terra
. 1 pitada de sal
Modo de preparo
A primeira etapa precisa do liquidificador. Vamos começar processando o milho junto com o leite e o leite condensado. Vamos bater no liquidificador por cerca de 3 minutos.
O próximo passo é colocar, em uma panela, a mistura que foi para o liquidificador. Além disso, adicionamos o coco, o açúcar, a manteiga e o sal. Misturamos todos os ingredientes e levamos ao fogo.
Já no fogão, deixamos a panela cozinhando em fogo baixo, sempre mexendo para que a massa não grude no fundo da panela. Quando a massa começar a levantar fervura, podemos aumentar o fogo, deixando a chama entre baixa e média.
Cerca de 10 minutos após o início do cozimento ela começa a levantar fervura e começa a espessar. Nesse momento, vamos continuar cozinhando lentamente, mexendo sempre.
Cerca de 25 minutos após o início do cozimento, vamos observar que a massa começa a desgrudar do fundo da panela. Vamos cozinhar um pouco mais, até chegar ao ponto de cocada.
Cerca de 35 minutos após ir ao fogo, a massa fica pronta. Esse tempo pode variar de um fogão para outro.
Nesse ponto, podemos levar a massa para esfriar. Espalhamos a massa em uma assadeira quadrada, untada com um fio de manteiga ou use coberta por um filme plástico para facilitar na hora e retirar as cocadas.
Vamos espalhar toda a massa no recipiente, tentando igualar para que todas as cocadas fiquem de um tamanho semelhante. Aguardamos até que a massa esfrie, em temperatura ambiente ou na geladeira. Depois é só cortar do tamanho desejado.
Fonte g1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário