Em ano de boas chuvas e reservatórios cheios é comum a fartura de peixes de água doce. Para aproveitar o período, o Inter TV Rural desse domingo (12) apresenta uma receita com o tucunaré.
O peixe é comum nas regiões próximas a rios, açudes e barragens, ideal para preparos com caldos e molhos. A dica do gastrólogo Alexandre Dantas é um tucunaré em postas ao molho de leite de coco.
Veja a receita a abaixo:
Ingredientes
. 1 tucunaré grande pesando aproximadamente 2,5 kg
. 2 tomate grandes, maduros, cortados em cubos pequenos
. 2 cebolas grandes cortadas em cubos pequenos
. 1 pimentão grande cortado em cubos pequenos
. 4 pimentas- de- cheiro cortadas em cubos pequenos
. 800 ml de leite de coco
. Água para o cozimento do peixe
. 3 dentes de alho triturados
. Suco de 1 limão
. Colorau, cheiro verde, sal, azeite e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
O peixe escolhido para a receita tem em torno de 2,5kg. Primeiro fazemos a limpeza e depois separamos em postas. Temperamos com sal e pimenta todas as postas para que elas absorvam bem o sabor. Em seguida, reservamos na geladeira enquanto preparamos o molho.
Em uma panela espaçosa, vamos começar a fazer o molho. Aquecemos um fio de azeite na panela, acrescentamos a cebola até que ela fique levemente murcha. Cerca de 2 minutos depois, podemos acrescentar os demais vegetais: o pimentão e a pimenta de cheiro.
Após cerca de 4 minutos, já podemos acrescentar o tomate e o alho. Refogamos mais um pouco e nesse ponto podemos temperamos com sal, pimenta do reino e um pouco de colorau (ou páprica ) para realçar a cor do refogado.
O refogado começa a agarrar no fundo da panela, então, podemos colocar um pouco de água e com a ajuda de uma espátula, vamos soltando todo esse fundo que vai dar sabor ao molho. Vamos aguardar esse molho levantar fervura para finalizar o prato.
Após levantar fervura, cozinhamos por 10 a 15 minutos. Nesse momento acrescentamos o leite de coco e deixamos mais um pouco no fogo. Após levantar fervura novamente, é o momento certo de adicionar o peixe. Uma a uma as postas devem ser colocadas dentro desse caldo.
Depois de colocar todas as postas, vamos tampar a panela deixar novamente até levantar fervura. Quando isso acontecer, podemos ajustar o sal e apimenta, deixamos mais um tempo no fogo, de 5 a 6 minutos. Finalizamos com o cheiro verde e o peixe já está pronto.
Quem preferir pode separar parte do caldo para fazer um pirão.
Dica do chefe: quem preferir pode substituir o tucunaré por outro peixe.
Fonte g1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário