terça-feira, 1 de julho de 2025

Consumidor vai continuar pagando taxa extra na conta de luz em julho.

Foto: Reprodução

A bandeira tarifária para o mês de julho permanece vermelha patamar 1, a mesma sinalização que ocorreu em junho. Com isso, as contas de energia elétrica continuarão recebendo adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a continuidade do cenário de chuvas abaixo da média em todo o país reduz a geração de energia por hidrelétricas. 

“Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas para geração, como as usinas termelétricas”, explicou a Agência, em nota.

Bandeiras Tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, diz a Aneel.

Fonte Agência Brasil

Fátima inaugura adutora que amplia abastecimento em Governador Dix-sept Rosado.

Foto: Reprodução

O Governo do Estado e a Caern inauguraram a nova adutora que reforça o abastecimento da cidade de Governado Dix-sept Rosado. Em solenidade na praça do mercado, a governadora Fátima Bezerra (PT) abriu simbolicamente a torneira, celebrando o fim de uma espera de décadas e o início de uma nova era de segurança hídrica para o município.

A nova adutora, uma derivação do sistema Apodi-Mossoró, já está operando. Atualmente, 70% da água que chega às torneiras dos dix-septienses vem da captação no sítio Carrasco, em Apodi. A obra é uma resposta direta à necessidade de garantir o fornecimento para áreas de expansão urbana e regiões mais altas, que antes sofriam com intermitências.

“Desde que assumi, disse ao nosso presidente da Caern, Roberto Sérgio, que não sairia do governo sem resolver o problema de água de Dix-Sept Rosado e de Mossoró. Hoje, estamos aqui cumprindo esse compromisso. Estamos triplicando a oferta de água, que saltou de 40 para 120 mil litros por hora. Água é fundamental, e o nosso povo merece e precisa desse investimento”, declarou Fátima Bezerra.

Atendendo a um pleito da população, a governadora anunciou durante o evento que a Caern deu início aos estudos técnicos para levar o abastecimento também para a comunidade de Chico Rêgo.

Adutora Apodi-Mossoró

Enquanto Governador Dix-sept Rosado tem seu abastecimento ampliado, as obras no trecho principal da Adutora Apodi-Mossoró seguem em várias frentes. No município de Apodi, avança a construção da infraestrutura de urbanização na área dos sete poços que enviarão água para Mossoró.

Às margens da BR-405, a Estação Elevatória de Água 3 está sendo erguida, assim como o reservatório no bairro Bela Vista, em Mossoró, que armazenará a água recebida. A instalação de equipamentos como ventosas e descargas na tubulação está em fase de finalização. Em Mossoró, 95% das adutoras internas, instaladas com método não destrutivo para minimizar o impacto no trânsito, já estão concluídas.

Esta fase da Adutora Apodi-Mossoró representa um investimento de R$ 82 milhões, com previsão de entrada em testes no segundo semestre de 2025.

A inauguração contou ainda com a presença do Diretor de Empreendimentos da Caern, Sérgio Rodrigues; do gerente da Regional Oeste da Companhia, Herbert de Sousa; do secretário de relações institucionais Genivaldo Felipe, que representou no ato o prefeito Artur Vale; da deputada Isolda Dantas; do diretor do Idema, Werner Farkatt; do secretário de Obras e Urbanismo, Expedito Júnior; e Wallace Tavares, secretário de Desenvolvimento Rural do município de Governador Dix-sept Rosado.