sábado, 30 de dezembro de 2017

Governo pretende concluir folha de Novembro na próxima semana.


A previsão mais otimista do governo estadual é concluir até a próxima semana a folha salarial do mês de novembro.

O governo pagou para quem recebe até R$ 4 mil nesta sexta-feira (29), mas ainda falta concluir cerca de 20% da folha salarial do mês de novembro.

O governo anunciou, em nota, que "mantém todos os esforços para quitar também o décimo terceiro e a folha de dezembro no mês de janeiro, para todos os servidores, conforme já anunciado". 

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

CMM lança nota oficial em apoio a sociedade em favor da paz.


A CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ, por sua Presidência, em consonância com todos os demais Vereadores, vimos a público manifestar o nosso mais irrestrito apoio à sociedade mossoroense e aos norte-rio-grandenses em geral, em razão da violência e do elevado nível de ocorrências criminosas vivenciadas nos últimos dias.

Embora a Constituição Federal destaque em seu artigo 144 que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos, atomizando a responsabilidade para todos nós, cabe ao Estado a garantia da ordem pública, prevenindo e reprimindo a criminalidade. Por omissão de algumas gestões, agravado sobremaneira na atual, vivenciamos agora a falência da estrutura estatal que deveria garantir a harmonia social. Por descaso, foram sucateadas as Polícias (Militar e Civil); tornaram-se obsoletas e inseguras as unidades prisionais; e, admitiu-se um Sistema Penal tolerante.

As circunstâncias podem até refletir a conjuntura de uma nação, mas a falta de investimentos do Estado, a irresponsabilidade com a gestão de pessoal, a falta de reconhecimento da valia do servidor e do policial, contribuíram decisivamente para esse quadro aterrador que presenciamos. Não somos imunes a essa problemática, solidarizando-se nesse momento com os servidores, pensionistas e militares (ativos ou inativos), que amargam meses em atraso e de indiferença com os seus vencimentos e soldos.

Promessas oportunistas e audiências públicas não resolverão a situação de penúria e risco de vida com que somos obrigados diariamente a conviver. É preciso romper com a glamourização da ignorância e da indiferença e reunir todos os atores sociais em favor da restauração da paz, da harmonia, da tolerância e da justiça social.

Devemos cobrar do Governo a adoção de medidas urgentes reparadoras ante a iminência de um caos. Para se declarar viver numa democracia, é preciso que se reconheça a cidadania. Não se tem cidadania onde as pessoas não têm o direito de ir e vir, de frequentar praças e lugares públicos sem o fundado receio de ser assaltado ou morto. O Governo tem que parar de arranjar culpados e buscar soluções.

No limiar de um novo ano, precisamos de perspectiva e esperança. A Câmara Municipal, por seus Vereadores, fará trincheira em favor da paz e da ordem!

         
                              MARIA IZABEL ARAÚJO MONTENEGRO

                                                     Presidente

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Fábio Faria dialoga com Temer e pleiteia nova forma de ajuda ao RN.


O deputado Federal Fábio Faria esteve em Brasília ontem (26) conversando com o Presidente da República Michel temer onde segundo ele pleiteou uma nova forma de ajuda financeira para o Rio Grande do Norte, já que o empréstimo de mais de R$ 600 milhões foi negado.


terça-feira, 26 de dezembro de 2017

CMM assegura 13° salário e reajusta salário dos servidores.


A Câmara Municipal de Mossoró concluiu o ano legislativo com o reajuste salarial de 5% para os quase 50 servidores efetivos da Casa Legislativa.

A proposta foi aprovada à unanimidade na última sessão ordinária e estava prevista no Plano de Cargos da categoria.

O 13º salário também foi depositado para todos os servidores.

Por Saulo Vale

sábado, 23 de dezembro de 2017

Confira o calendário do pagamento do 13° e dos meses de Novembro e Dezembro.


O Governador Robinson Faria enviou nota à imprensa com o calendário do pagamento dos meses de novembro, dezembro e 13º salário.

Até o dia 29 de dezembro o salário de novembro estará pago.

O décimo-terceiro será pago até o dia 10 de janeiro; o mês de dezembro, até o dia 30 de janeiro.

O governador afirmou em nota: 

"Estamos enfrentando o pior fim de ano da história econômica do país.

Nesse cenário, nosso Governo chega ao dia de hoje pagando os salários de novembro pra quem ganha até R$ 2 mil reais; e ainda hoje vamos anunciar a data de pagamento de quem ganha até R$ 3 mil, sejam ativos, inativos ou pensionistas.

Pagamos todos os professores em dia, inclusive o 13º; e pagamos também aos servidores dos órgãos que arrecadam recursos próprios, como Detran, Idema, Caern e Potigás;

Mas estamos dedicados 24 horas à luta para garantir os salários a todos.

Após 120 dias de intensa atuação em Brasília na busca por recursos federais, saímos ontem do Ministério do Planejamento às 11h30 da noite ficando acertado o valor, após uma grande discussão, de 600 milhões de reais para o Rio Grande do Norte.

Esse valor será liberado na forma de Medida Provisória, o que levará três dias úteis.[...]"

Por Saulo Vale

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Presidente sanciona lei e Mossoró agora é capital nacional do Semiárido.


O município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, é oficialmente a capital nacional do Semiárido brasileiro. Isso é o que determina a lei 13.568, sancionada nesta quinta-feira (21) pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União desta sexta (22).

"Fica conferido o título de Capital do Semiárido à cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte", diz o primeiro artigo da lei, que passou a valer a partir da publicação.

Mossoró tem a segunda maior população do RN habitantes, atrás apenas de Natal. São 295,6 mil habitantes, segundo o IBGE. Com 2.100 quilômetros quadrados, porém, o município tem maior área entre as cidades potiguares.

Fica sediada na cidade a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), fundada em 2005.

Com informações G1 RN

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Lorena Ciarlini admite que Rosalbismo lançará nome a Assembleia Legislativa.


Coube a secretária de Ação Social e filha do casal Rosalba-Carlos Augusto, Lorena Ciarlini, admitir, pela primeira vez, que o grupo liderado pelo seu pai, Carlos Augusto Rosado, vai lançar nome à Assembleia Legislativa em 2018.

Questionada se ela pode ser o nome do rosalbismo, Lorena retrucou: "Eu sempre digo que não tenho desejo de me candidatar. Tenho duas filhas que dependem de mim e quero vê-las fora da política partidária", afirmou.

Lorena Ciarlini defendeu o nome do irmão e publicitário Kadu Ciarlini, cotado para ser candidato a deputado estadual pelo rosalbismo. "Eu acho um excelente nome. É uma pessoa que sempre teve envolvida 100% com política, participou de todas as campanhas e vivenciou Mossoró. Depende muito do desejo dele, mas com certeza teremos um nome nas próximas eleições", destacou, em entrevista à Rádio Rural de Mossoró.

As articulações políticas já são costuradas nos bastidores, mas o grupo evitava dar declarações em público.

Por Saulo Vale

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Fiern divulga pesquisa para Governo do Estado e Senado.


A FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte)  divulgou ontem uma pesquisa encomendada à Consult sobre administração e política.

Foram 1700 entrevistas entre os dias 2 e 7 de dezembro em todo o Rio Grande do Norte.

Abaixo os números da política, adiantando que no quesito aprovação, o presidente Michel Temer tem 89,29% de desaprovação e o governador Robinson Faria 85,24%.

Pesquisa Estimulada para Governo:
Fátima Bezerra (PT) – 20,29%
Carlos Eduardo (PDT) – 11,41%
Flávio Rocha – 6,59%
Robinson Faria (PSD) – 5%
Cláudio Santos – 2%
Tião Couto, 1,41%

Governo – Espontânea, quando o entrevistador não citou nomes:
Fátima – 1,94%
Robinson – 1,18%
Carlos Eduardo – 1,06%
Garibaldi Filho – 0,35%
José Agripino – 0,18%

Senado – Estimulada
Preferência do 1º voto:
Garibaldi Filho (PMDB) – 15,76%
Zenaide Maia (PR) – 12,12%
José Agripino (DEM) – 6,94%
Magnólia (SD) – 2,41%
Tião Couto (PSDB) – 1,41%

Preferência do 2º voto:
José Agripino – 6,18%
Garibaldi – 3,12%
Zenaide – 3,12%
Magnólia – 2,59%
Tião 1,12%

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

FHC diz que prefere vencer Lula nas urnas a vê-lo na cadeia.


No discurso mais forte da convenção do PSDB, o presidente de honra, Fernando Henrique Cardoso, fez uma defesa enfática da reforma da Previdência, da reconexão do partido com o povo e da candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin à Presidência da República. Mesmo ao lado do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, que também tem intenção de disputar a eleição presidencial, FH disse que o paulista é “um ser humano” capaz de seguir a máxima de que líder não é quem “segue a maioria”, e sim quem “forma a maioria”. Por fim, Fernando Henrique alfinetou o ex-presidente Lula, dizendo que prefere derrotá-lo nas urnas do que vê-lo preso.

"Eu já ganhei do Lula duas vezes e temos energia para combatê-lo cara a cara. Eu prefiro combatê-lo na urna do que vê-lo na cadeia" disse Fernando Henrique, muito aplaudido pelo plenário.

Fernando Henrique disse que falava de coração sobre o Brasil, o partido e o futuro dos dois. E disse que não sabia se participaria de uma nova convenção nacional, pois, com 86 anos, era hora de descansar. Lamentou que o Brasil esteja vivendo “uma tragédia” e era duro ver a situação depois de tantas décadas tentando construir a democracia no país.
E conclamou o PSDB a fazer o mea-culpa dos erros e “colar o ouvido na terra” para ouvir os anseios do povo.

"O povo está enojado e irritado como todos nós. Sente como uma grande traição nacional. Temos que respeitar a percepção popular. As pessoas querem coisas simples: decência, transporte, segurança, trabalho" disse Fernando Henrique.

Por O Globo

sábado, 9 de dezembro de 2017

Zenaide Maia cumprirá agenda em Mossoró.


A Deputada Federal Zenaide Maia, agora cotada para o Senado do RN, confirmou participação na novena, deste Domingo (10), da festa da padroeira da cidade de Mossoró/RN, Santa Luzia, que movimenta não só devotos da cidade mas sim de toda a Diocese pelo fato de a mesma ser padroeira também da Diocese de Mossoró.

A Deputada Zenaide Maia será acompanhada pelo ex candidato a Vereador de Mossoró Guilherme Fernandes (PRP), que sempre a acompanha e tem sido seu braço direito em suas vindas a cidade.

A Festa de Santa Luzia

A Festa de Santa Luzia 2017 teve inicio no dia 03 e Dezembro e se estende até o dia 13 do presente mês. Com novenário às 19h e sempre com barracas e artistas da terra, quanto religiosos como seculares, a festa movimenta a economia da cidade.

A festa ainda conta com a presença do parque Recife Diversões que está instalado na Estação das artes Eliseu Ventania e possui uma grande variedade de brinquedos.

Por Adelle Peixoto