sexta-feira, 12 de março de 2021

Três cidades potiguares são selecionadas em programa federal de escolas cívico-militares.

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte teve três cidades cadastradas entre as 70 que deverão participar do programa de escolas cívico-militares do governo federal, segundo divulgou o Ministério da Educação nesta terça-feira (9). As cidades potiguares cadastradas são Natal, Parnamirim e Pau dos Ferros.

Os municípios são consideradas "pré-selecionadas", porque ainda precisarão atender "condições técnicas" para a implementação do programa. Segundo a divulgação do MEC, a capital e Parnamirim vão receber apoio de pessoal, enquanto Pau dos Ferros receberá recurso. Não foram divulgados os nomes das escolas.

A capital já tinha uma escola cadastrada para entrar no programa em 2020, mas o processo foi adiado por causa da pandemia da Covid-19. Em dezembro do ano passado, o governo lançou uma nova portaria para cadastro dos municípios interessados em participar do programa em 2021.

Segundo o MEC, o programa tem um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares federais e estaduais.

"Seu objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares", diz o MEC.

Os militares desempenham tarefas de apoio, enquanto que os professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Inicialmente, foram lançadas 54 vagas para 2021, mas um acordo entre o MEC e o Ministério da Defesa permitiu que a quantidade fosse ampliada para 74 instituições. O Distrito Federal e o Pará receberam 2 vagas cada um, porém ainda não informaram suas opções.

Dos 27 estados da federação, 25 participam do programa do MEC. Segundo o governo federal, a proposta é implantar 216 escolas em todo o país até 2023. Em 2020, 53 instituições de ensino aderiram ao programa.

Por G1/RN

Um comentário:

  1. boa tarde ,como seria bom que viesse para putras cidades ,meu filho so tem 12 anos .e ja quer ir para uma dessas escolas ,mas moro ha duas horas de pau dos ferros .

    ResponderExcluir