segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Vivaldo: "A chapa invencível seria Allyson, Dr Tadeu vice, Fátima e Zenaide".

Foto: Reprodução

O deputado estadual Vivaldo Costa (PV), decano da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, defendeu uma composição política improvável e já descartada por lideranças da esquerda e pelo próprio prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). 

Em entrevista ao Diário do RN, o parlamentar defende que, em sua avaliação, a união entre o prefeito e o campo progressista seria “a chapa invencível” para as eleições de 2026.

“Eu defendo muito uma chapa, a chapa ideal para a gente fazer barba, cabelo e bigode, como diz o matuto, seria uma chapa com o prefeito de Mossoró, pré-candidato ao governo do Estado, Allyson Bezerra, eleito para o governo do Estado, e na mesma chapa seria eleita Fátima Bezerra para o Senado e a segunda vaga seria eleita a senadora Zenaide”, disse Vivaldo.

Zenaide Maia entrega Passagem Molhada do Cumbe em Assú.


A senadora Zenaide Maia participou da entrega da Passagem Molhada do Cumbe, obra aguardada há anos pela população da comunidade e que agora se torna realidade graças a um investimento de mais de R$ 1 milhão destinado pelo mandato da parlamentar.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Lula Soares, do ex-prefeito Gustavo Montenegro, do presidente da Câmara Municipal, Júnior do Trapiá, além de vereadores do município. Também prestigiaram o momento as vereadoras Delma Silva, de São Gonçalo do Amarante, e Daguia, de Jucurutu, além de secretários municipais e um grande número de moradores da região, que celebraram a conquista.

Durante a solenidade, Zenaide destacou o impacto social e econômico da obra para os moradores da zona rural “Entregar esta passagem molhada para o Cumbe e toda a região é muito mais do que inaugurar uma obra. É garantir o direito de ir e vir. Em tempos de chuva – que todos nós desejamos –, o agricultor precisa atravessar, vender sua produção, mandar seus filhos à escola. Sem isso, a comunidade fica isolada. Hoje, estamos assegurando dignidade e oportunidades”, afirmou a senadora.

A parlamentar também reforçou a importância da parceria com a gestão municipal para que os recursos federais cheguem aonde realmente fazem diferença “Esse é o lado bom de poder ajudar e contar com um gestor comprometido com o bem comum. Uma política que não faz distinção entre zona urbana e zona rural, mas que trabalha para melhorar a vida de todos. Isso nos fortalece e nos motiva ainda mais.”

O prefeito Dr. Lula agradeceu o empenho da senadora e destacou a relevância da união de esforços para o desenvolvimento de Assú. Segundo ele, a parceria com Zenaide já garantiu investimentos importantes para áreas essenciais, como maternidade, pavimentação, Unidade Básica de Saúde (UBS) e outras ações fundamentais para a cidade.

Aprenda a receita de um purê de queijo com batatas fácil e delicioso.


Já imaginou fazer um purê de batatas com muito queijo? Acredite, fica realmente uma delícia  e é uma opção de mistura rápida ótima para qualquer refeição.

Você vai se surpreender pois ele fica uma delícia! Confira a receita do purê de queijo com  batata:

Ingredientes

. 500 g de queijo de coalho ralado

. 1 litro de  leite

. ½ cebola ralada

. 300 g de batatas cozidas e amassadas

. 200 g de margarina

Modo de Preparo

Em uma panela derreta a margarina e doure a cebola

Bata no liquidificador todos os demais ingredientes até que se forme uma mistura bem homogênea e leve para a panela com a manteiga

Em fogo baixo vá mexendo até começar a borbulhar

sábado, 15 de novembro de 2025

Proclamação da República altera funcionamento do comércio em Mossoró neste sábado (15).

Foto: Jornalismo TCM

Neste sábado (15), feriado nacional da Proclamação da República, o comércio de Mossoró funcionará em horário especial.

Os supermercados abrirão em horário reduzido, das 7h às 13h. Já o comércio de rua ficará fechado, exceto as empresas que solicitaram previamente a abertura mediante termo enviado ao Sindivarejo Mossoró.

De acordo com Michelson Frota, presidente do sindicato patronal, a procura dos empresários pela abertura neste feriado, assim como no feriado do dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), está acima das expectativas.

“Os empresários estão solicitando a liberação para os dois feriados de forma simultânea. A procura está muito boa e muitas empresas vão abrir neste sábado”, afirmou.

No Partage Shopping, as lojas e quiosques funcionarão das 14h às 20h, enquanto a Praça de Alimentação abrirá das 11h às 22h. O cinema funcionará conforme a programação.

Por Artur Rebouças

Zenaide Maia participa da entrega de máquinas agrícolas para municípios potiguares.


A senadora Zenaide Maia participou da solenidade de entrega de máquinas agrícolas, sendo três tratores e uma pá carregadeira, destinadas aos municípios de Jardim de Piranhas, Assú e Lagoa de Velhos. A cerimônia foi realizada no município de São Gonçalo do Amarante e reuniu autoridades, gestores municipais e representantes do setor agrícola.

Os equipamentos foram conquistados por meio do Promac - Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola, a partir de solicitação do mandato da senadora Zenaide Maia. Ao todo, foram entregues quatro máquinas nesta etapa, de um total de 40 que ainda serão encaminhadas ao estado, fruto da atuação parlamentar que mais destinou máquinas agrícolas ao Rio Grande do Norte.

Em seus discursos, os prefeitos Rogério Couro Fino (Jardim de Piranhas), Dr. Lula (Assú) e José Nildo (Lagoa de Velhos) destacaram a importância dos equipamentos para fortalecer o trabalho no campo e garantir mais produtividade e qualidade de vida para os agricultores.

Zenaide comemorou a conquista e ressaltou o compromisso de seu mandato com o desenvolvimento rural “Essas máquinas vão ajudar diretamente o homem e a mulher do campo, que são a base da nossa economia e do alimento que chega à mesa do povo. É uma alegria ver o resultado do nosso trabalho chegando aos municípios e transformando realidades.”

A solenidade contou ainda com a presença do prefeito anfitrião Jaime Calado, do representante do Ministério da Agricultura no RN, Neto da Emater, além de vereadores, secretários municipais e moradores da região.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Abastecimento de água será suspenso em quatro bairros de Mossoró nesta sexta (14).

Foto: Reprodução

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) confirmou a interrupção temporária no abastecimento de água, nesta sexta-feira (14), em quatro bairros de Mossoró. Segundo a Caern, a medida será necessária para a realização de um reparo emergencial no Poço P-26.

Com a medida, o fornecimento ficará totalmente suspenso das 15h às 23h nos bairros Alto de São Manoel, Ilha de Santa Luzia, Pintos e Planalto 13 de Maio.

Após a religação do sistema, a normalização do abastecimento nas áreas afetadas deverá ocorrer em até 48 horas.

Fonte Redação TCM Notícia

Relator dá parecer favorável à cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi.

Foto: Otávio Augusto

O relator da Comissão Especial Processante da Câmara Municipal de Natal, Fulvio Saulo (Solidariedade), deu parecer favorável para a cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT). O relatório final da comissão foi concluído nesta quinta-feira (13).

O processo que pede a cassação da vereadora foi aberto em agosto, protocolado pelo vereador Matheus Faustino (União), que apontou que a parlamentar teria usado R$ 18 mil de emendas impositivas para financiar um evento que celebrou a prisão do ex-presidente Bolsonaro (PL). A alegação é de que o evento teve cunho político.

Em nota, a vereadora Brisa Bracchi disse que a decisão do relator foi tomada cerca de 24 horas depois das alegações finais da defesa e que ele ignorou "grande parte das alegações apresentadas pela defesa, bem como os depoimentos e outros documentos apresentados, reforçando o processo de perseguição política". (Veja, mais abaixo, a nota completa da vereadora).

Segundo o vereador Fulvio Saulo, o relatório foi concluído nesta semana porque há um prazo de 90 dias para o encerramento do processo.

"Caso a gente não cumpra isso nos 90 dias, o processo finda e todo esse trabalho não vai valer de nada. Ele perde juridicamente a competência, e a gente pode jogar por água abaixo", explicou.

O documento tem previsão de ser votado pelos membros da comissão na segunda-feira (17), às 9h, para posterior votação dos 29 vereadores. A convocação para plenário deve ser feita até o dia 19, segundo o relator.

"O nosso entendimento é pela cassação, entendendo que a vereadora descumpriu o que diz as normas, o nosso regimento interno à respeito da questão do decoro parlamentar", disse o relator.

Segundo o relator, a defesa apontou que "a denúncia tinha cunho de perseguição política e de gênero, por ela ser mulher".

"E essas argumentações fogem efetivamente do fato de ela ter destinado uma emenda para um evento cultural. E, próximo do evento acontecer, usou-se a prisão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro como efetivamente o foco principal do evento", disse.

Para o Fulvio, ela cometeu um ato que compromete a imagem da Câmara e da sociedade.

"Existem regramentos, como a lei de licitação, que é utilizada pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), por exemplo, que diz como deve ser usado para eventos. Então, não é porque o evento é público que tem que ter uma regra específica - a lei de licitação já diz. Esse regramento não foi seguido na hora que ela efetivamente convocou a sociedade para ir para um evento que teria cunho político".

O que diz a vereadora Brisa

Em nota, a vereadora reafirmou que a decisão final cabe ao Plenário da Câmara Municipal de Natal, "espaço legítimo de manifestação da vontade popular expressa nas urnas".

A vereadora informou que a defesa dela é "técnica, sólida e consistente", e demonstra "de forma clara que não há qualquer prova que sustente um pedido de cassação".

"Estamos confiantes na força da verdade, da democracia, da análise isenta do conjunto dos vereadores e do apoio popular que sustenta esse projeto coletivo", citou.

A vereadora convocou ainda "todas e todos que acreditam na justiça, na democracia e na defesa do voto popular para seguirem atentos e mobilizados" e disse que segue "firme, de cabeça erguida, ao lado da verdade e da justiça".

Fonte g1/RN

Vinda de presos para Mossoró: SENAPPEN nega relação com recente transferência do RJ.

Foto: Jornalismo TCM

A chegada de novos presos à Penitenciária Federal de Mossoró na tarde desta quinta-feira (13) não teria envolvimento com a recente operação de transferência de presos do Rio de Janeiro, conforme difundido anteriormente pela imprensa.

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por razões de segurança, não são divulgadas informações individualizadas sobre presos. No entanto, em nota enviada ao Jornalismo TCM, a secretaria esclareceu que a operação não envolveu os custodiados que recentemente saíram do Rio de Janeiro.

Confira a nota na íntegra:

Prezados,

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) informa que a última operação realizada pela Polícia Penal Federal no Rio Grande do Norte refere-se ao rodízio de presos, procedimento rotineiro e reconhecido como boa prática de segurança. Trata-se de uma estratégia essencial de movimentação e distribuição de custodiados entre as unidades federais de segurança máxima, adotada para garantir o pleno funcionamento do Sistema e preservar sua missão institucional, conforme a Recomendação nº 5 do III Workshop do SPF e o Decreto nº 6.877/2009.

Por razões de segurança, não são divulgadas informações individualizadas sobre presos. A SENAPPEN também esclarece que a operação não envolve os custodiados recentemente transferidos do Rio de Janeiro.

 Atenciosamente,

Secretaria Nacional de Políticas Penais

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Pente-fino do Bolsa Família alcança parentes de políticos de Mossoró e de outras cidades do RN.

Foto: Reprodução

Um levantamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) revelou que parentes de 44 políticos do Rio Grande do Norte foram excluídos de programas sociais federais, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás, após a identificação de irregularidades nos cadastros. Entre os beneficiários indevidos estavam familiares de vereadores, vice-prefeitos e ocupantes de cargos públicos em cidades como Natal, Mossoró, Macaíba, Areia Branca, São José de Mipibu, Jandaíra e Triunfo Potiguar, entre outras.

As exclusões ocorreram dentro do pente-fino nacional iniciado em 2025, que tem como objetivo assegurar que os benefícios cheguem apenas às famílias em situação real de vulnerabilidade. Dos 44 casos, 41 envolvem parentes diretos — cônjuges, filhos ou familiares próximos — de políticos em exercício.

Segundo o MDS, os cadastros com inconsistências foram bloqueados ou cancelados, conforme a gravidade. A pasta esclareceu que a ação não tem caráter punitivo, mas busca corrigir distorções e reforçar o controle sobre o uso do dinheiro público.

O levantamento também encontrou 13 casos de parentes de políticos que acumulavam benefícios — recebendo simultaneamente o Bolsa Família e o Auxílio Gás — em municípios como Água Nova, Caiçara do Norte e Campo Redondo.

Entre janeiro e outubro deste ano, o Rio Grande do Norte perdeu 28,5 mil beneficiários do Bolsa Família, somando agora 466,5 mil famílias ativas e cerca de R$ 312 milhões pagos em outubro. Apesar de parte dos cortes estar ligada à melhora na renda familiar, a revelação expõe um problema antigo: o uso político e o acesso indevido de pessoas próximas ao poder a programas sociais voltados aos mais pobres.

Fonte Jornal De Fato

Governadora do RN destaca necessidade de proteger a caatinga durante a COP30.

Foto: Divulgação

A governadora Fátima Bezerra participou nesta terça-feira (11), na Zona Azul da COP30, em Belém (PA), do painel “Recaatingamento e Bioeconomia do Semiárido: Sustentabilidade, Inovação e Justiça Territorial”, consolidando a metodologia do recaatingamento como um projeto civilizatório e um caminho essencial para a solução climática do Brasil. O painel, que reuniu governadores nordestinos, abordou políticas para o avanço da recuperação de áreas degradadas no semiárido, buscando promover tecnologias de convivência e fortalecer cadeias de valor sustentáveis.

O recaatingamento surge como uma metodologia de convivência com o semiárido que foca na recuperação de áreas degradadas, integrando a conservação da biodiversidade da caatinga com a participação ativa das comunidades, a fim de mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e cobre cerca de 53,5% do território do Nordeste, estando presente em 90% do território potiguar. É reconhecida, especialmente, por sua biodiversidade singular e sua capacidade de regeneração.

Programa que substitui casas de taipa por alvenaria na zona rural é aprovado pela Câmara de Mossoró.

Foto: Redes sociais

A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) aprovou nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei nº 151/2025, que cria o programa “Mossoró Casa do Povo”. Iniciativa da Prefeitura de Mossoró, o programa será voltado à erradicação das casas de taipa, que serão substituídas por moradias de alvenaria para famílias da zona rural da cidade.

O programa tem como principal objetivo assegurar moradia digna ao homem e à mulher do campo, promovendo qualidade de vida na zona rural. De acordo com o projeto, as novas casas serão construídas com infraestrutura de qualidade, garantindo maior segurança e conforto à população.

Mulheres chefes de família, vítimas de violência doméstica, pessoas idosas, com deficiência e com doenças graves terão prioridade no programa. A seleção das famílias será feita por meio de edital público, com visita técnica para confirmar as condições de moradia e renda dos inscritos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Zenaide Maia participa de reunião de bancada para definir prioridades das emendas ao Orçamento de 2026.


Na manhã desta segunda-feira (10), a senadora Zenaide Maia participou da reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte, realizada no auditório do Senac Barreira Roxa, em Natal. O encontro reuniu parlamentares federais, representantes do Governo do Estado, prefeitos de diversos municípios potiguares, além de instituições públicas e filantrópicas.

A pauta principal foi a apresentação de projetos que subsidiarão a definição das emendas de bancada ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

Em sua fala, Zenaide ressaltou a relevância do momento de escuta e diálogo com as instituições.

“Nosso papel é ouvir as demandas de instituições como a UFERSA, a UERN, a UFRN, os Institutos Federais e as entidades de Segurança Pública. Quanto à distribuição dos recursos, já está definido que 50% das emendas individuais e de bancada serão destinados à saúde. Esta é uma mudança significativa, pois anteriormente esses recursos não tinham um destino específico ou eram majoritariamente direcionados para obras”, destacou a senadora.

Zenaide também explicou que o encontro teve caráter consultivo, sendo o primeiro passo para a construção coletiva das prioridades da bancada.

“Estamos aqui primeiramente para ouvir. A definição acontecerá em um próximo encontro”, afirmou.

Ela ainda reforçou as regras para a formalização das emendas de bancada: “É necessária a concordância de um grupo mínimo de cinco deputados federais e dois senadores.”

O encontro contou com a presença do coordenador da bancada federal, deputado Robinson Faria, dos deputados Benes Leocádio, Carla Dickson, Sargento Gonçalves, Fernando Mineiro e Natália Bonavides, além de prefeitos e representantes de instituições de ensino, segurança e assistência social.

A reunião marca uma etapa fundamental no processo de definição das prioridades orçamentárias do Rio Grande do Norte, garantindo que as demandas apresentadas pelos diversos setores sejam consideradas na destinação dos recursos públicos para 2026.

Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%.

Foto: Fábio Rodrigues

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve 27% de abstenção, mantendo uma taxa semelhante à do ano passado (26,6%). A porcentagem é menor do que nos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). 

“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9).

Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do Enem. Ele disse que houve 3.240 participantes eliminados por diferentes irregularidades. “Foi tudo tranquilo”, destacou.

O ministro citou que foram eliminados candidatos que não atenderam as orientações dos fiscais, utilizaram materiais impressos, ausentaram-se dos assentos fora do horário permitido, portaram equipamentos eletrônicos ou deixaram o local da prova portando o caderno de questões antes de 30 minutos do final da aplicação

Gabarito

O ministro informou que o gabarito oficial do primeiro dia de prova deve ser divulgado na próxima quinta-feira (13). Camilo Santana recordou que o exame foi aplicado em 1.805 municípios e envolveu mais de 300 mil pessoas de apoio.

Neste domingo, o exame cobrou questões de múltipla escolha das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Foram 90 questões além da redação.

O ministro defendeu o tema da redação, sobre as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. 

“Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”.

Segundo professores ouvidos pela Agência Brasil, o tema da redação do Enem, ajudou a promover debates atuais como violações de direitos e etarismo, que é o preconceito contra uma pessoa por causa de sua idade.

Ministro da Educação, Camilo Santana, e presidente do Inep, Maunel Palácios, fazem balanço do primeiro dia do Enem 2025. Foto: Print/Youtube do MEC.

“Prova linda”

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, avaliou que a prova estava “linda”, “maravilhosa”. 

“Trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos nas nossas referências curriculares, é um grande tema para a gente discutir nos próximos dias. É a avaliação que o Enem representa da conclusão da educação básica no país”, disse.

O ministro da Educação destacou que os casos de reaplicação do exame têm data marcada: os dias 16 e 17 dezembro. Entre os alunos que terão essa oportunidade, estão os estudantes das cidades paranaense vítimas do tornado.

Segundo dia

O segundo dia de prova será no próximo domingo (16), quando serão cobrados conteúdos de ciências da natureza e matemática.

Além de avaliar o ensino nas escolas, o Enem é a principal porta de entrada em universidades, principalmente nas públicas. A nota pode ser usada pelos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado às públicas, e no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os dois direcionados a instituições particulares.

Fonte Agência Brasil

Receita rápida e fácil para o jantar: Aprenda a fazer omelete de forno.

Foto: Reprodução

Hoje é dia de aprender uma receita prática e deliciosa: omelete assado no  forno, leve, nutritivo e perfeito para seu jantar.

Esse prato conquista pela versatilidade e pelo preparo descomplicado. Ideal para reaproveitar ingredientes da geladeira, o omelete assado combina ovos batidos com  vegetais, frios ou queijos, tudo levado ao forno até ficar douradinho e fofo. O resultado é um prato leve, de sabor suave e textura aerada, que pode ser servido tanto quente quanto frio.

Seja para um café da manhã reforçado, um almoço leve ou um jantar sem complicações, essa receita vai te salvar com muito sabor. E o melhor: você pode adaptar os ingredientes ao seu gosto ou ao que tiver em casa.

Ingredientes

. 5 ovos grandes;

. 1/2 xícara de  leite;

. 1/2 cenoura ralada;

. 1/2 abobrinha ralada e espremida;

. 1/2 cebola picada;

. 1/2 tomate sem sementes picado;

. 1/2 xícara de queijo muçarela ralado;

. 1/4 de xícara de cheiro-verde picado;

. 1 colher de sopa de azeite;

. Sal e pimenta-do-reino a gosto;

. 1 colher de chá de fermento em pó (opcional, para deixar mais aerado).

Modo de preparo

. Em uma tigela grande, quebre os ovos e bata com um garfo ou fouet até ficarem bem misturados;

. Adicione o leite, o sal, a pimenta e o fermento (se for usar); misture bem;

. Acrescente a cenoura ralada, a abobrinha espremida, o tomate, a cebola, o cheiro-verde e o queijo ralado;

. Misture tudo até incorporar bem os ingredientes;

. Unte uma forma pequena com azeite ou use papel manteiga para facilitar na hora de desenformar;

. Despeje a mistura na forma e nivele com uma colher;

. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 30 a 35 minutos, ou até que o omelete esteja firme e dourado por cima;

. Retire do forno, aguarde alguns minutos e corte em pedaços para servir.

Essa receita rende cerca de 4 porções e é perfeita para quem busca uma refeição leve, nutritiva e fácil de preparar. Se quiser transformar o prato em algo mais completo, adicione cubinhos de presunto, frango desfiado ou atum.

Para acompanhar, sirva com arroz branco, salada verde ou até uma fatia de pão integral. Pode também virar recheio de sanduíche ou ser levado na marmita, já que continua saboroso mesmo frio.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Governo do RN inicia segunda fase do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais.

Foto: Reprodução

Com um investimento de R$ 651 milhões, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte pretende entregar mais 665 quilômetros de estradas completamente renovadas para a população potiguar.

A primeira obra desta nova fase beneficia a população da região, onde um trecho de 34 quilômetros da rodovia RN-016 já está recebendo os serviços necessários para a melhoria do tráfego de veículos entre os municípios de Assú, na altura do entroncamento da BR-304, e Carnaubais.

“Este é mais um passo importante, de uma ação estratégica para a segurança de quem trafega por nossas estradas e para a infraestrutura do estado, necessária ao desenvolvimento econômico. Compromisso que assumimos e estamos agora em mais uma fase. Obras e ações da nossa gestão e que se somam a outras igualmente importantes viabilizadas junto ao Governo Federal, com a sensibilidade do presidente Lula, a exemplo da duplicação da BR 304. São estradas que ficaram fora da primeira etapa do Programa de Rodovias, mas que agora têm suas obras iniciadas. Quando finalizarmos, teremos recuperado bem mais que metade de toda a malha de rodovias sob competência do estado”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Os 665 quilômetros que serão recuperados nesta fase têm previsão de serem completamente entregues em 2026, e se somam aos 800 já entregues na primeira fase do programa iniciado no ano passado, quando o Governo do RN investiu em torno de R$ 630 milhões. Esta ação é um compromisso da governadora Fátima Bezerra com a melhoria do tráfego e garantia da segurança viária em todo o Rio Grande do Norte, levando desenvolvimento econômico e social para a população potiguar.

Entre 2019 e janeiro deste ano, o Governo do Estado já havia recuperado cerca de 1.400 quilômetros de estradas em todas as regiões do RN. Ao serem entregues os 665 do atual programa, a administração estadual chegará a marca de 2.100 kms recuperados nos últimos anos, o que representa mais da metade de toda a malha rodoviária sob a responsabilidade do Estado.

Com voto de Zenaide, Senado aprova zero imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Foto: Carlos Moura

Em mais uma mobilização do mandato em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Norte e de todo o país, a senadora Zenaide Maia (PSD) trabalhou politicamente durante toda esta quarta-feira (06) para garantir a aprovação unânime (sem nenhum voto contra) do projeto de lei que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5.000 mensais e reduz alíquotas para salários de R$ 5.000,01 a R$ 7.350. A medida vai beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros. 

“O benefício entre em vigor já em janeiro de 2026. Essa é uma vitória fundamental para quem mais precisa. Estamos reduzindo a carga tributária que corrói o poder de compra da maioria das famílias. Sem corrigir esse absurdo, nenhum país se desenvolve. Gente, R$ 5 mil reais hoje nem pode ser chamado de renda: é dinheiro para sobrevivência mínima, para pagar comida, saúde, aluguel, remédios, energia elétrica, água, escola, transporte, custeio básico da vida. Todo mundo sabe e sente o preço caro das coisas hoje”, afirmou Zenaide. 

A proposta passou por unanimidade no plenário principal da Casa no turno da noite, no qual foi analisada em regime de urgência imediatamente após ter sido aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ao longo do dia. Mesmo sem ser integrante titular da CAE, a parlamentar fez questão de marcar presença no colegiado tanto para reforçar o quórum em defesa da mudança, quanto para endossar a importância de zerar a alta carga de impostos sobre a remuneração dos empregados assalariados.

“Durante décadas, os trabalhadores e trabalhadoras que vivem de salário foram os que mais sentiram o peso dos impostos. O tamanho da mordida do leão (Receita Federal) não pode proteger os bilionários e recair sobre as pessoas que sobrevivem mensalmente com salários ou rendas que não suprem nem as necessidades básicas de alimentação e de ter um teto para morar. Zerando o IR até R$ 5 mil e criando faixas de desconto a partir de R$ 5 mil, damos um passo importante para corrigir essa distorção e construir um sistema tributário mais justo, solidário e humano no Brasil”, comemorou Zenaide.

Com adesão até da oposição, o PL 1.087/2025, de autoria do governo federal, já havia obtido o crivo da Câmara dos Deputados e, com isso, seguiu ontem mesmo do Senado para a sanção do presidente Lula. A sanção deve ocorrer nos próximos dias, permitindo que a nova regra já alivie o bolso dos brasileiros no ano que vem. Atualmente, a isenção do IR alcança apenas quem ganha até R$ 3.076 (dois salários mínimos). 

“Essa conquista aguardada por tempo demais é um direito dos trabalhadores e trabalhadores. A prioridade do Parlamento brasileiro deve ser aprovar políticas públicas e orçamento que atendam à população de menor renda. Um exemplo concreto, um primeiro passo, é a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, proposta que sempre teve minha total defesa. Sigo firme na defesa de um país onde o desenvolvimento socialmente justo chegue a todos e todas as pessoas e regiões desse país”, sustentou Zenaide. 

Compensação

Para compensar os cofres públicos pela perda de arrecadação da renúncia fiscal aprovada, a proposta amplia a taxação de altas rendas, a partir de R$ 600.000 anuais. Conforme o relator do texto no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), a isenção será contrabalançada por esse aumento da carga sobre 200 mil “super-ricos”.

Na mesma linha, nos próximos dias deve ser votado outro pacote de reposição de receitas. Trata-se do PL 5.473/2025, que agregará as cerca de 150 emendas rejeitadas por Renan Calheiros. 

Considerado um projeto complementar ao da isenção do IR, o PL 5.473/2025 eleva as alíquotas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidentes sobre alguns tipos de instituições financeiras, com destaque para a majoração da tributação das chamadas fintechs, hoje altamente lucrativas e pouco tributadas. Também aumenta de 12% para 24% a participação governamental na arrecadação líquida das apostas de quota fixa, as bets.

Zenaide parabenizou o Congresso Nacional por se unir no esforço concentrado em torno do que denominou “política do bem comum” e defendeu a taxação das bets e das instituições financeiras. Ela ressaltou que o Brasil está entre os países com pior desigualdade social do mundo, o que exige de seus agentes públicos fazer justiça tributária diminuindo a carga de impostos que pesa no consumo das famílias e corrói o valor dos salários. 

“É o interesse público e da maioria da população que está em jogo. Bancos e bets não edificam, não educam e não constroem. E todo tipo de vício destrói vidas de jovens e de suas famílias. Nós precisamos lutar por justiça tributária. Quem ganha menos tem que pagar menos; quem tem mais, paga mais”, assinalou Zenaide. 

Segundo o jornal O Globo, o ministério da Fazenda tem interesse em calibrar os impactos da proposta, que prevê arrecadação adicional de cerca de R$ 18 bilhões em três anos. A pasta avalia que a aprovação das bets consolidará o pacote tributário desenhado pelo Executivo para equilibrar as contas públicas após a expansão da isenção do IR.

Zenaide conversa com prefeitos

Sensível à causa municipalista, Zenaide também ressaltou a necessidade de compensação para as prefeituras, já que o imposto de renda compõe e financia as transferências constitucionais obrigatórias feitas pela União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Sabemos que municípios vivem permanentes dificuldades de caixa. Temos um olhar atento à saúde financeira das prefeituras, que administram as cidades precisando dessa receita do imposto de renda para pagar as contas e garantir serviços públicos essenciais. Vamos aprovar já agora a tributação de setores privilegiados, de forma a direcionar esse dinheiro para as gestões municipais”, destacou a senadora.

A parlamentar também tem pacificado e tranquilizado politicamente os prefeitos, que a procuram preocupados com o impacto de arrecadação da isenção do IR. “Tenho assegurado aos gestores dos municípios do Rio Grande do Norte que esse pouco dinheiro a mais nas mãos dos trabalhadores, das mães de família, vai garantir o sustento da casa, gerar qualidade de vida e aquecer a economia nos bairros e comunidades. Ou seja, todo mundo vai sair ganhando, e o comércio local movimentado também gera receita pública”, frisou Zenaide. 

Saiba mais:

O aumento do tributo afetará apenas quem recebe mais de R$ 50 mil por mês, ou R$ 600 mil por ano, incluindo dividendos. A cobrança será gradual, com alíquota máxima de até 10% sobre os rendimentos. Aqueles que já pagam essa porcentagem ou mais do que isso não serão cobrados.

Pelo texto aprovado, continuarão isentos de IR investimentos financeiros relacionados ao mercado imobiliário e do agronegócio, como letras de crédito e fundos de investimento imobiliário e do agronegócio.

Veja aqui outras mudanças propostas pelo projeto: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2025/11/05/entenda-as-regras-para-isencao-do-imposto-de-renda-e-taxacao-de-altas-rendas

Imposto de Renda (IR)

É um tributo cobrado pela União sobre a renda e os proventos de qualquer natureza das pessoas físicas e jurídicas. A União transfere parte dessa arrecadação, para estados e municípios. 

Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

É uma transferência de recursos financeiros da União para os municípios brasileiros. É formado por 22,5% da arrecadação federal do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Objetivo: Reduzir as desigualdades regionais, garantindo que todos os municípios tenham verbas para custear serviços essenciais.

Os municípios podem usar o FPM para pagar a folha de funcionários, despesas básicas e fornecedores. Se houver sobra, podem investir em infraestrutura, saúde e educação, que têm percentuais mínimos de aplicação obrigatória. 

Com informações da Agência Senado

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice por contratações 'em massa' em ano eleitoral.

Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de São Miguel do Gostoso, Leonardo Teixeira (PSD), conhecido como Léo de Doquinha, e do vice-prefeito, João Eudes (PT), por irregularidades nas eleições de 2024 no município do litoral Norte potiguar.

A decisão é de primeira instância e, por isso, os dois podem seguir nos cargos enquanto aguardarem recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.

De acordo com a sentença, Léo de Doquinha e João Eudes foram favorecidos por contratações temporárias realizadas no ano passado pelo então prefeito do município, Renato de Doquinha.

Segundo a denúncia que levou à condenação, o ex-gestor promoveu uma “contratação em massa” de servidores no ano eleitoral, com o objetivo de conseguir apoio político aos candidatos que apoiava.

Conforme o processo, foram admitidos 385 servidores temporários em 2024, praticamente o dobro dos contratos que já existiam. Para o juiz responsável pelo caso, as contratações tiveram caráter eleitoreiro e influenciaram o resultado das urnas.

Com a decisão, Léo de Doquinha e João Eudes tiveram os votos anulados e os mandatos cassados. Já o ex-prefeito Renato de Doquinha foi declarado inelegível por oito anos. A sentença também determina a realização de novas eleições no município.

Em nota, a defesa dos cassados afirmou que as contratações não tiveram finalidade política, mas atenderam às necessidades do serviço público.

O grupo destacou ainda que a decisão é de primeira instância e que o caso será analisado pelo TRE.

Fonte g1/RN

Governador Dix-Sept Rosado: Justiça invalida eleição antecipada da mesa diretora da Câmara Municipal.

Foto: Reprodução

A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró julgou procedente uma Ação Popular e anulou a eleição de Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do Município de Governador Dix-sept Rosado, referente ao biênio 2027/2028, determinado que a nova eleição só poderá ser realizada a partir do mês de outubro do ano anterior ao início do segundo biênio.

De acordo com o autor da Ação Popular, um advogado com atuação no município em questão, no mês de novembro de 2024, a Câmara de Vereadores de Governador Dix-sept Rosado aprovou o Projeto de Resolução nº 003/2024.

Com isso, o objetivo seria a realização de duas eleições sucessivas da Mesa Diretora: uma para o biênio 2025/2026 e outra para o biênio 2027/2028.

Durante a eleição antecipada, foram eleitos: Fancisco das Chagas Cruz (PP), para o Biênio 2027/2028, como presidente, Adonias Melo como primeiro-secretário e Maristela Cardoso como segunda-secretária. Luara Fagundes foi eleita como vice-presidente.

Por Saulo Vale

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Moradores da Comunidade de Miranda vão ao Ministério Público em busca de solução para a falta de água.

Foto: Reprodução

Um grupo de moradores da comunidade rural de Miranda se reuniu e foi até o Ministério Público de Upanema em busca de uma solução judicial para o problema da falta de água que já se arrasta há meses. A população cobra uma resposta efetiva da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), responsável pelo abastecimento da localidade.

A adutora que atende a comunidade já ultrapassa 25 anos de funcionamento. Desde a sua instalação, era administrada pelo escritório da CAERN no município de Caraúbas, onde, segundo os moradores, já existiam falhas na gestão e manutenção do sistema. No entanto, a situação se agravou ainda mais a partir de agosto, quando a responsabilidade pela adutora passou para o escritório da Companhia em Upanema.

Desde essa mudança, os moradores relatam que o abastecimento foi praticamente interrompido, e a CAERN não tem prestado informações claras sobre o que motivou a alteração da titularidade nem sobre os problemas técnicos enfrentados. O mais revoltante, segundo os moradores, é que as contas continuam chegando regularmente, mesmo sem o fornecimento de água.

“Antes tínhamos água todos os dias, era uma riqueza, uma tranquilidade. Hoje, quando a água falta, não temos nem a quem recorrer. A CAERN não está nem aí para os consumidores. Já vão três meses sem água e a conta chega certinho todo mês”, relatou uma moradora indignada.

A denúncia foi formalizada pelos moradores Ledigelson e Marcos Freitas, e encaminhada à promotora de Justiça da Comarca de Upanema, Dra. Janayna de Araújo Francisco, que recebeu o grupo e tomou conhecimento da situação.

A comunidade agora aguarda as providências legais que possam garantir o retorno do abastecimento e o respeito aos direitos dos consumidores.

Eleições 2026: Álvaro Dias prever queda de Allyson no primeiro turno.

Foto: Reprodução

Nas eleições de 2024, o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), surpreendeu ao prever que Carlos Eduardo (PSD), que era líder em todas as pesquisas, não chegaria ao segundo turno e acertou. 

Agora, para as eleições de 2026, o ex-prefeito volta a dar o seu palpite, tido por alguns como ousado. Segundo Álvaro, o prefeito Allyson Bezerra (UB), até então favorito nas pesquisas ao governo do RN, “vai cair no primeiro turno”.

Aguardemos o próximo ano para saber se a profecia de Álvaro irá se cumprir, isso se Allyson for realmente enfrentar a candidatura ao Governo do Estado.

Por Guilherme Fernandes

Com voto de Zenaide, RN ganha R$ 2 milhões anuais para atender crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foto: Rodrigo Viana

Aprovada recentemente no Congresso Nacional com voto favorável e defesa da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a nova lei do programa federal Agora Tem Especialistas terá um investimento anual de R$ 2,1 milhões destinado a ampliar o atendimento a crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Rio Grande do Norte. Os recursos serão aplicados no custeio de dois veículos adaptados para transporte sanitário destinados a entidades em Macaíba; além do custeio adicional de 20% para dois centros no estado, um em Natal e o outro em Macaíba. 

O ministério da Saúde anunciou este fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) para o Rio Grande do Norte ao lançar uma nova linha de cuidado para TEA no país. As medidas fazem parte do Agora Tem Especialistas. 

“É mais uma notícia positiva para o Rio Grande do Norte. Nosso mandato tem compromisso com a causa das pessoas com deficiência. O Agora Tem Especialistas, que ajudei a aprovar no Senado e tornar lei, permite atender, de fato e sem demora, quem precisa dessa assistência do poder público para cuidados específicos, tratamentos e deslocamentos. Os investimentos federais em veículos adequados de transporte e no custeio dos centros de atendimento são uma política pública permanente, e devemos vigiar para que esse financiamento seja permanente”, assinalou Zenaide. 

O chamado transporte sanitário é o deslocamento de pessoas que necessitam de cuidados de saúde, podendo ser programado (eletivo) ou de emergência. Ele abrange desde transporte para consultas e exames não urgentes, até remoções para hospitais ou tratamentos de doenças, e está regulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço pode envolver ambulâncias, vans, carros adaptados e é solicitado por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Mais investimentos

De acordo com o governo federal, no Brasil, a expansão da assistência contará com o investimento total de R$ 72 milhões para 71 novos serviços da RCPD e o atendimento às pessoas com TEA, beneficiando 18 estados e o Distrito Federal. 

Entre os serviços, destacam-se a habilitação de 23 Centros Especializados em Reabilitação (CERs) – unidades multiprofissionais que oferecem diagnóstico, tratamento e acesso a tecnologias assistivas. Outros 33 CERs passam a contar com um custeio adicional de 20%, reforçando a capacidade de atendimento às pessoas com TEA. Também foram habilitados 15 veículos de transporte sanitário adaptado, fundamentais para garantir deslocamento seguro às unidades de saúde. 

Além disso, 8 ampliações de porte em CERs já existentes permitirão que cada serviço passe a oferecer mais modalidades de reabilitação.

A expansão reforça a rede pública de reabilitação no Brasil, que hoje conta com 326 centros e repasses federais de mais de R$ 975 milhões por ano.

"Pela primeira vez, o Ministério da Saúde estabelece uma linha de cuidado do transtorno do espectro autista. Essa linha de cuidado tem como centro, talvez a medida mais importante, a recomendação mais importante, o esforço para o diagnóstico precoce e o início dos cuidados, das intervenções, o mais precoce possível", anunciou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com informações do governo federal

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Polícia divulga perfis dos mortos; 95% tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho.

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou no fim da noite deste domingo (2) o perfil com imagens de 115 das 117 pessoas mortas na Operação Contenção, realizada na última terça-feira (28/9) nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. O relatório foi feito pela Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com nota distribuída à imprensa, “mais de 95% dos identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho e 54% eram de fora do estado. Apenas dois laudos resultaram em perícias inconclusivas.”

A Polícia Civil descreve que 97 das pessoas mortas “apresentavam históricos criminais relevantes”. Entre os mortos, 59 tinham “mandados de prisão pendentes.”

O comunicado oficial admite que outras 17 “não apresentaram histórico criminal”, mas segundo as investigações posteriores, “12 apresentaram indícios de participação no tráfico em suas redes sociais.”

A lista nomina as pessoas mortas como “neutralizados” e assinala que 62 desses são de outros estados: “19 do Pará, 9 do Amazonas, 12 da Bahia, 4 do Ceará, 2 da Paraíba, 1 do Maranhão, 9 de Goiás, 1 de Mato Grosso, 3 do Espírito Santo, 1 de São Paulo e 1 do Distrito Federal.”

Doca

Relatório da Polícia diz que há no Rio de Janeiro “chefes de organizações criminosas de 11 estados da Federação, de quatro das cinco regiões do país.” O principal alvo da operação - Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca”, líder do Comando Vermelho (CV) – segue em liberdade após seis dias da operação policial.

Nenhuma das pessoas mortas havia sido denunciada à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro criou um observatório para acompanhar a apuração sobre o cumprimento da lei pelas policias Civil e Militar durante a Operação Contenção.

Moraes hoje no Rio

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem nesta segunda-feira (3) cinco reuniões agendadas com autoridades fluminenses e cariocas. Iniciando os encontros com o governador do estado do Rio, Cláudio Castro, e seus auxiliares da Segurança Pública.

Veja a programação de reuniões do ministro:

Governador do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o Secretário de Segurança Pública do Estado, o Comandante da Polícia Militar, o Delegado-Geral da Polícia Civil e o Diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnico Científica, às 11h00;

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro às 13h30;

Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro às 15h00

Defensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro às 16h30.

Prefeito do Rio, Eduardo Paes às 18h.

Ontem, Alexandre de Moraes determinou a preservação "rigorosa e integral" dos elementos materiais relacionados à execução da Operação Contenção. 

Fonte: Agência Brasil

Justiça do RN condena ex-prefeita por improbidade administrativa após conceder gratificações indevidas a servidores.


A Justiça potiguar condenou uma ex-prefeita do Município de Monte Alegre que é ré em uma Ação Civil ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) por prática de improbidade administrativa sob a acusação de conceder gratificações indevidas a servidores. Com isso, o juiz José Ronivon Beija-mim de Lima, da Vara Única da Comarca de Monte Alegre, determinou que ela efetue o pagamento de multa civil, equivalente ao valor total do dano causado, a partir da data do evento danoso, a ser apurado em sede de cumprimento de sentença.

Alega o MPRN que, no ano de 2010, a então prefeita do município teria concedido gratificações a diversos servidores municipais sem respaldo legal. Sustenta que a Prefeitura reconheceu que apenas em 2013 foi publicada norma regulamentando os cargos comissionados, o que reforça a irregularidade dos pagamentos realizados anteriormente. Os valores variam entre R$ 100,00 e R$ 200,00, além de que alguns servidores receberam gratificações em duplicidade e foram direcionados a diversos servidores, como motoristas, auxiliares de enfermagem e agentes administrativos.

Analisando os autos, o magistrado destacou que, à exceção da então prefeita, os demais servidores receberam gratificações adicionais à remuneração, sem que houvesse previsão legal para os pagamentos. “Concluo que os servidores investigados esboçaram boa-fé, pois foi a própria administração pública que, ao efetuar os pagamentos à margem da legislação municipal, os fez genuinamente acreditar que faziam jus à gratificação, afastando eventual condenação pela prática de ato de improbidade administrativa”, reconheceu.

No entanto, o juiz salientou que a ré, enquanto prefeita, concorreu diretamente para a ocorrência da lesão ao erário, na medida em que permitiu o pagamento indiscriminado e sem previsão legal de diversas gratificações a servidores municipais. Com isso, afirmou estar demonstrado que, como ordenadora de despesas, a prefeita agiu de forma dolosa ao permitir pagamentos que acarretaram dano ao erário sem a observância das normas pertinentes.

“Desse modo, considerando o conjunto fático-probatório dos autos e que a então prefeita não se desincumbiu do seu ônus constante no art. 373 do Código de Processo Civil, conclui-se pela prática de ato de improbidade administrativa causador de dano ao erário, conforme as condutas estabelecidas no art. 10 da Lei de Improbidade Administrativa, motivo pelo qual a procedência do pedido é medida que se impõe”, salientou o juiz.

Com relação às sanções aplicáveis à parte ré, o magistrado levou em consideração as condutas apuradas, sua gravidade moderada, a ocorrência de lesão ao erário e o grau de reprovabilidade da conduta. “Afigura-se adequada, razoável e proporcional a aplicação da sanção consistente em pagamento de multa civil, em favor da municipalidade, nos termos do que preceitua o art. 18 da Lei de Improbidade Administrativa”, finalizou.

Fonte Jornal O Mossoroense

Sobrecoxa de frango com jerimum: veja receita prática.

Foto: Inter TV Costa Branca

O Inter TV Rural deste domingo (2) apresentou uma receita ideal para quem busca praticidade: sobrecoxa de frango com jerimum. Os ingredientes são preparados juntos no forno, formando um prato completo para a refeição.

Ingredientes

. 1,5 kg de sobrecoxa

. 800 g de jerimum sem sementes cortado em pedaços

. Suco de 2 laranjas grandes

. 200 g de tomate (cereja ou convencional, cortado)

. 4 dentes de alho grandes inteiros

. Colorau ou páprica

. Açafrão da terra (ou cúrcuma), sal

. Cebolinha, alecrim, pimenta do reino e azeita a gosto

Modo de preparo

Começamos preparando os cortes de frango. Lavamos bem, preservamos a pele e fazemos alguns furos para ajudar a impregnar o tempero. Em um recipiente espaçoso, colocamos todos os pedaços de frango e temperamos com um fio de azeite, sal, pimenta do reino, açafrão da terra ou cúrcuma, colorau, alecrim e o suco de laranja. Misturamos bem todos os temperos e reservamos. Deixamos na geladeira, coberto por plástico filme por cerca de 1 hora.

Na sequência, preparamos o jerimum. Após cortar no tamanho desejado e tirar as sementes, temperamos com um fio de azeite, sal, com pimenta do reino e alecrim. Todos os temperos são a gosto. E nessa receita vamos deixar o jerimum com casca.

Cerca de 1 hora após temperarmos o frango e o jerimum, damos continuidade ao preparo. Separamos uma assadeira grande, untamos com um fio de azeite, e distribuímos todos os pedaços de frango nela, sempre com a pele voltada para cima.

Depois de acomodar todo frango, aproveitamos os temperos que sobram no recipiente e colocamos por cima dos pedaços de frango. Jogamos os dentes de alho também dento da assadeira. Cobrimos a assadeira com papel alumínio e lavamos a forno preaquecido a 200° por cerca de 40 minutos.

Após esse tempo, retiramos do forno, retiramos o papel alumínio e neste momento, colocamos os pedaços de jerimum em meio aos pedaços de frango. O jerimum vai cozinhar nessa espécie de caldo que se forma durante o cozimento do frango.

Após acomodar todos os pedaços de jerimum, jogamos alguns tomates-cereja ou pedaços de tomate tradicional, voltamos com a assadeira para o forno até o frango cozinhar por completo. Nessa segunda parte, o frango levou cerca de 1hora para chegar no ponto ideal. Depois, é só servir.

sábado, 1 de novembro de 2025

Caos na saúde: Mossoró tem mais de 2.260 pacientes à espera por cirurgia.

Foto: Reprodução

A rede pública de saúde de Mossoró tem uma fila de 2.262 pacientes à espera por uma cirurgia. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, são 1.307 pacientes ginecológicas e 955 pacientes de cirurgias gerais.

Esse é um grave problemas que se arrasta desde 2024 e vem aumentando a cada dia. Em julho deste ano, o Conselho Municipal de Saúde provocou o Ministério Público Estadual (MPRN) para buscar uma solução.

Um documento entregue à 1ª Promotoria da Comarca de Mossoró denunciou que as cirurgias eletivas estavam represadas porque a gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) acumulou dívida com os prestadores de serviços, como a Liga de Mossoró, o Hospital São Luiz e a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM).

Agora, com o problema cada vez mais agudo, a gestão municipal apresentou proposta para zerar a fila das cirurgias eletivas em quase um ano. De acordo com a proposta, seriam realizadas 300 cirurgias por mês para atender as 2.262 pessoas que esperam por procedimentos cirúrgicos.

O Conselho Municipal de Saúde rejeitou a proposta por falta de credibilidade da gestão municipal. Membros do colegiado lembram que o prefeito Allyson no início de sua gestão, em 2021, fez vídeo dentro de um leito da maternidade Almeida Castro dizendo que estava “zerando” a fila das cirurgias ginecológicas, o que não era verdade. O vídeo da “invasão” do prefeito, que levou a paciente ao constrangimento, viralizou à época e foi motivo de críticas.

Além disso, profissionais que atuam na saúde afirmam que dificilmente o Município conseguiria realizar 300 cirurgias por mês com apenas dois prestadores habilitados: Apamim e Hospital São Luiz.

Além de rejeitar a proposta, o CMS estabeleceu um prazo de 15 dias para a gestão Allyson Bezerra adotar medidas que viabilizem um processo ágil para zerar a fila de espera. A realização de mutirão seria a melhor medida, segundo o conselheiro do segmento usuário Francisco Avelino. O Conselho estabeleceu prazo de 15 dias para a Prefeitura de Mossoró renovar os contratos com as prestadoras de serviço e criar um mutirão para atender o máximo de pessoas de forma urgente.

Luiz Avelino disse à reportagem do Jornal de Fato que o CMS enviou novo ofício ao promotor de justiça Rodrigo Pessoa de Morais, da 1ª Promotoria, reforçando a denúncia de descaso na saúde e, consequentemente, solicitando medidas urgentes. O conselheiro sugere que seja celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município, estabelecendo prazos para zerar a fila de espera.

Atualmente, o número de procedimentos realizado é insignificante diante da fila de espera e dos novos pacientes que surgem diariamente. De acordo com dados do sistema DATASUS do Ministério da Saúde, o Hospital São Luiz realizou apenas 127 cirurgias em 12 meses, entre julho de 2024 e junho de 2025, uma média de pouco mais de 10 por mês.

Problema começou a se agravar em 2024

O descaso da gestão do prefeito Allyson Bezerra com pacientes que esperam por cirurgia começou a se agravar no segundo semestre de 2024, quando os prestadores de serviços suspenderam o atendimento por falta de pagamento.

O Jornal de Fato denunciou o problema, apresentou o cenário crítico, mas a gestão municipal nada fez. O Ministério Público Estadual até fez recomendações, no entanto, nenhuma medida foi adotada.

Em julho 2025, o conselheiro municipal de Saúde Luiz Avelino provocou o MPRN após exaurir todas as tentativas de diálogo com a gestão Allyson. O Conselho Municipal de Saúde foi ignorado pelo prefeito. Daí, Avelino afirmou ao MPRN que a interrupção das cirurgias foi motivada pela suspensão dos repasses financeiros da Prefeitura de Mossoró às instituições prestadoras de serviço, como a Liga de Mossoró, o Hospital São Luiz e a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM).

Naquele momento, as informações da Central de Regulação indicavam a lista de mil procedimentos pendentes. O que o Conselho Municipal de Saúde chegou a sugerir uma força-tarefa para realizar várias cirurgias, mas foi ignorado pela gestão Allyson Bezerra.

“Tem mulher sangrando há mais de trinta dias, com quadro de anemia, e sem previsão de cirurgia”, denunciou o conselheiro naquele momento, lembrando que muitas dessas mulheres precisam retirar miomas e, em alguns casos, fazer histerectomia.

Fonte Jornal de Fato

Lula sanciona lei de Moro que endurece combate ao crime organizado.

Foto: Reprodução

Após a repercussão da megaoperação no Rio de Janeiro que tinha como alvo integrantes do Comando Vermelho (CV) o presidente Lula resolveu sancionar um projeto de lei proposta pelo senador Sergio Moro (União Brasil) — ex-juiz da Lava Jato que condenou e levou o ex-presidente para a cadeia por 580 dias.

Sem citar o presidente da República, Moro fez uma postagem na redes sociais em que explica o projeto.

“A conspiração para a prática de atentados contra agentes da lei pelo crime organizado passa a ser crime. Estende a proteção da lei e de escolta a agentes da lei aposentados em situação de risco pelo enfrentamento do crime organizado. Dois importantes avanços. O conflito no Rio de Janeiro confirma a escalada do crime organizado no país. Se não protegermos os agentes da lei que colocam suas vidas em risco para enfrentar o crime organizado, perderemos essa guerra”. 

Igualmente, Lula se manifestou nas redes e também não mencionou “o algoz”.

“Sancionei a Lei 15.245/2025 que aumenta a proteção a agentes públicos que combatem o crime organizado e endurece as punições a quem tenta dificultar estas investigações. O Governo do Brasil não tolera as organizações criminosas e atua para combatê-las com cada vez mais vigor”.

De forma resumida, a lei prevê duas novas modalidades de crime que estão relacionadas à obstrução de investigações e ações contra o crime organizado. No caso da operação no Complexo do Alemão, os integrantes da organização criminosa seriam responsabilidados pelas barricadas feitas para dificultar o acesso das polícias e também pelo lançamento de explosivos por drones.

A pena varia de 4 a 12 anos de prisão. A proposta foi feita por Moro depois que a Polícia Federal descobriu um plano para matá-lo.

A nova lei também amplia a rede de proteção para quem faz o combate direto ao crime organizado para tentar evitar, por exemplo, a morte do ex-delegado-geral da Polícia Civil Ruy Ferraz Fontes, que foi assassinado por ordem do PCC.

Agora, juízes, promotores, policiais, inclusive aposentados, além de familiares de servidores poderão receber medidas de segurança quando estiverem sob risco em função da atuação profissional.

Fonte Jornal O Mossoroense

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Mossoró poderá receber líderes de facção alvos da megaoperação com 121 mortos.

Foto: Reprodução

A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte poderá receber líderes de facção alvos da megaoperação deflagrada nesta semana no estado do Rio de Janeiro e que resultou em mais de 100 mortes, em dezenas de prisões e na apreensão de vasto arsenal de armas.

Mossoró conta com uma das cinco Penitenciárias Federais do país, para onde ao menos dez presos da capital carioca devem ser transferidos. A informação até o fechamento desta matéria é de que a remoção de detentos do estado do RJ para unidades de segurança, sob gestão da União, ainda aguardava autorização judicial.

Segundo a imprensa nacional, o governo do Rio de Janeiro pediu a transferência imediata de dez presos que lideram organizações criminosas para penitenciárias federais.A solicitação teria sido enviada à Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Agência Brasil divulgou na tarde desta quarta-feira (29) que a medida agora depende de autorização judicial e que seria atendida, segundo a secretaria, assim que os trâmites legais fossem concluídos. De acordo com o portal Metrópoles, entre os dez que devem ser transferidos estão Wagner Teixeira Carlos, “Waguinho de Cabo Frio”; Rian Maurício Tavares Mota, “Da Marinha”; Roberto de Souza Brito, “Irmão Metralha”; e Arnaldo da Silva Dias, “Naldinho”.

Um levantamento dá conta de que, somente em 2025, 12 novas inclusões foram realizadas no Sistema Penitenciário Federal (SPF). Em 2024, o presídio federal em Mossoró registrou a primeira fuga no SPF do país. Na ocasião, dois detentos conseguiram escapar e foram recapturados quase dois meses depois.

Por Fábio Vale/Jornal De Fato