quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Moraes autoriza internação de Bolsonaro para realização de cirurgia na quinta-feira.

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro a deixar a prisão e ser internado nesta quarta-feira (24) para realizar uma cirurgia indicada por médicos particulares e peritos da Polícia Federal (PF).

Bolsonaro deve ser operado na quinta-feira (25), no Hospital DF Star, em Brasília.

O ex-presidente passará por um procedimento cirúrgico para tratar uma hérnia inguinal e quadro de soluço persistente. A internação deve durar de cinco a sete dias, segundo os advogados.

Bolsonaro está preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal, na capital federal, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista.

Vigilância

Durante o período da internação, Bolsonaro será vigiado por agentes da PF.

Moraes determinou que a PF deverá realizar o transporte e a segurança de Bolsonaro de forma “discreta”.

Além disso, a vigilância do ex-presidente será de 24 horas por dia, com manutenção de dois agentes na porta do quarto, além de outras equipes dentro e fora do hospital.

O ministro também proibiu a entrada de celulares, computadores e dispositivos eletrônicos no quarto de Bolsonaro.

A ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, foi a única acompanhante autorizada a permanecer no hospital. As demais visitas só poderão ocorrer com autorização do ministro.

Fonte Agência Brasil

Previsão indica aumento das chuvas em Mossoró no primeiro trimestre de 2026.

Foto: Wilson Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) divulgou a estimativa do acumulado de chuvas para o primeiro trimestre de 2026 em Mossoró. O volume pluviométrico é baseado em cálculo de chuvas registradas dos últimos 20 anos.

Segundo levantamento, para janeiro o volume esperado de chuvas é de 52,1 milímetros. Já para fevereiro, o estudo aponta 103,7 milímetros de acumulado, enquanto para março o volume esperado é de 183,4 milímetros.

“La Niña” é um fenômeno climático natural caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial na faixa 3.4, que proporciona chuvas intensas no Norte e Nordeste do Brasil. 

A Zona de Convergência Inter Tropical (ZCIT) está se posicionando favorável a formação de nuvens. Os modelos meteorológicos mostram a presença do fenômeno “La Niña” com duração até o final do verão, que será no dia 20 de março, possibilitando o aumento da velocidade do vento e a instabilidade atmosférica.

“Os ventos ascendentes permitem que o vapor de água esfrie, condense e forme nuvens de chuvas”, explica o professor de Ciências Naturais, Alciomar Lopes.

Confira as Celebrações de Natal e Ano Novo em Mossoró e Tibau.


As Paróquias da Diocese de Mossoró já se preparam para celebrar, em clima de fé e esperança, as solenidades de Fim de Ano. As missas de Natal e de Ano Novo são momentos especiais de oração, encontro e renovação espiritual, nos quais os fiéis se reúnem em suas comunidades para agradecer pelo ano vivido e confiar a Deus o novo tempo que se inicia.

Os horários divulgados correspondem às celebrações realizadas na Igreja Matriz de cada paróquia de Mossoró e do município de Tibau (RN). Nas outras paróquias, você confere nas redes sociais de cada uma. 

Os fiéis são convidados a participar das missas, vivendo intensamente este tempo de fé, alegria e esperança, marcado pela encarnação do Filho de Deus no Natal.

Programação 

Catedral de Santa Luzia – Centro

Missas do Natal do Senhor

24/12 – 19h – Preside Dom Francisco de Sales, Bispo Diocesano

25/12 – 9h – Preside Dom Francisco de Sales, Bispo Diocesano

Missas de Ano Novo

31/12 – 19h – Preside Dom Francisco de Sales, Bispo Diocesano

01/01/2026 – 9h – Preside Pe. Antoniel Alves, Pároco da Catedral

Paróquia São José – Paredões

Missas do Natal do Senhor

24/12 – 18h

25/12 – 17h

Missas de Ano Novo

31/12 – 18h

 01/01/2026 – 17h

Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Alto da Conceição

Missas do Natal

24/12 – 19h

Missas de Ano Novo

1/12 – 19h

Paróquia São Paulo – Nova Betânia

Missas do Natal

24/12 – 19h

25/12 – 17h

Missas de Ano Novo

 31/12 – 19h

01/01/2026 – 17h

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Abolição II

Missas do Natal

24/12 – 19h

25/12 – 19h

Missas de Ano Novo

31/12 – 19h

Paróquia São Manoel – Alto de São Manoel

Missas do Natal

24/12 – 19h30

25/12 – 19h

Missas de Ano Novo

31/12 – 19h

Paróquia Menino Jesus – Conjunto Santa Delmira

Missas do Natal

24/12 – 20h

25/12 – 18h

Missas de Ano Novo

31/12 – 18h

Paróquia São João Batista – Mossoró (RN)

Missas do Natal

24/12 – 19h

25/12 – 17h

Missas de Ano Novo

31/12 – 19h

01/01/2026 – 19h

Paróquia Sagrada Família – Conjunto Vingt Rosado

Missas do Natal

24/12 – 19h

25/12 – 19h

Missas de Ano Novo

31/12 – 19h30

01/01/2026 – 17h

Santuário de Santa Clara – Bairro Dom Jaime Câmara

Missas do Natal

24/12 – 19h

25/12 – 17h

Missas de Ano Novo

31/12 – 18h

01/01/2026 – 17h

Município de Tibau (RN) – Paróquia de Grossos

Missas do Natal

24/12 – 18h – Igreja Rainha da Paz

25/12 – 16h – Igreja Rainha da Paz

Missa de Ano Novo

31/12 – 19h – Igreja Cristo Rei, Praia das Emanuelas

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Novo ministro diz que governo deve priorizar acesso do povo ao turismo.

Foto: Marcelo Camargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta terça-feira (23), ao novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, em cerimônia no Palácio do Planalto. Ao assumir o cargo, Feliciano afirmou que o turismo no país precisa ser para o povo. “Não pode ser só de rico”, disse.

“Turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo, promovendo eventos que geram alegria e a geração de emprego e renda, promovendo acesso de nossos belos destinos a quem ganha menos no país, que é a maioria da população. Isso se faz tornando o turismo mais inclusivo, mais acessível. O povo já trabalha muito”, afirmou o novo ministro.

“Se há uma forma de medir que o Brasil avançou é ver gente viajando, desfrutando do lazer com suas famílias. Porque felicidade e alegria não pode ser uma questão de classe social, tem que ser o símbolo da justiça social”, acrescentou.

A cerimônia foi prestigiada por dezenas de políticos e parlamentares, incluindo o governador da Paraíba, João Azevêdo, e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Feliciano foi indicado pelo partido União Brasil para assumir o cargo de ministro e é aliado político de Hugo Motta.

Em seu discurso, o novo ministro agradeceu a confiança e elogiou a liderança do presidente da Câmara. “Quero agradecer a confiança da ala do União Brasil, que através do seu líder Pedro Lucas, quero ajudar a encontrar harmonia e solução para que o Brasil possa vencer seus enormes problemas”, disse.

“Um destaque especial que eu gostaria de fazer para o maior líder do meu estado, que neste momento não é só da Paraíba, mas do Brasil: o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Presidente Hugo, um paraibano assumir um ministério da República é um reflexo incontestável da sua discreta, mas inegável, forte liderança”, afirmou Feliciano.

Política

Hugo Motta afirmou que a Câmara dos Deputados ajudará a gestão de Feliciano com recursos e com ações para fortalecer o turismo no país. “Presidente [Lula], a decisão do senhor de atender a indicação do nome de Gustavo Feliciano, antes de tudo, demonstra a sua sensibilidade política e a sua capacidade de agregar”, disse ao discursar na cerimônia.

“Não tivemos um ano fácil, foi um ano de muitos desafios, um ano de embates, mas um ano que o Congresso Nacional não faltou ao governo do senhor. Nós tivemos aprovações importantes que dão ao senhor a certeza de que o governo encerra o ano muito melhor do que o que iniciou”, afirmou Motta, citando medidas econômicas aprovadas pelo Legislativo.

Perfil

Natural de Campina Grande (PB), Gustavo Feliciano é formado em Direito e foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba entre 2019 e 2021, no governo de João Azevêdo. O novo ministro é filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB) e da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano.

O novo ministro sucede a Celso Sabino, que deixou o cargo na semana passada após o partido União Brasil ter pedido a vaga na pasta. Ele foi expulso do partido depois que decidiu permanecer no cargo. Em setembro, a direção da legenda havia determinado que os filiados deixassem o governo federal, em meio ao afastamento do União Brasil da base de apoio do governo Lula.

Há, entretanto, uma reaproximação e a saída de Sabino do ministério foi decidida em uma reunião, na semana passada, de lideranças do União com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Ele retomará o mandato de deputado federal e pretende concorrer a uma vaga ao Senado no ano que vem.

Fonte Agência Brasil

Prefeitura de Mossoró decreta ponto facultativo para o dia 26 de dezembro.

Foto: PMM

A Prefeitura de Mossoró publicou decreto que declara ponto facultativo para a próxima sexta-feira (26). O decreto n.° 7.483 consta no Diário Oficial de Mossoró (DOM).

O decreto declara ponto facultativo no âmbito da Administração Pública Direta e Autárquica do Município de Mossoró, e dá outras providências.

“Art. 1° Fica declarado ponto facultativo em todas as repartições públicas do Poder Executivo, compreendendo a Administração Pública Direta e Autárquica do Município de Mossoró, no dia 26 de dezembro de 2025, sexta-feira”, estabelece o decreto.

O disposto no Decreto não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos.

Segundo a Prefeitura, aos dirigentes dos órgãos e entidades, cabe fazer observar o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência nesse período.

Fonte TCM Notícia

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico.

Foto: Tomaz Silva

Casos de acidente vascular cerebral (AVC) tendem a aumentar no verão, disse à Agência Brasil o neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista do Hospital Quali Ipanema, no Rio de Janeiro, Orlando Maia.

Segundo o médico, uma série de fatores predispõem o ser humano nessa época do ano ao AVC. Um dos principais é o próprio calor que gera uma desidratação natural das células que, por sua vez, causam um aumento da possibilidade de coagulação do sangue. “E isso tem um maior potencial de gerar AVC, porque o AVC está ligado a coágulo”, disse o médico.

Existem dois tipos de AVC. Um é o AVC hemorrágico, que é o rompimento de um vaso cerebral e representa a minoria dos casos, em torno de 20%. O outro tipo, que domina o número de casos, é o AVC isquêmico, causado pela formação de um coágulo e entupimento de um vaso. Orlando Maia explicou que, como o sangue fica mais espesso, mais concentrado devido à desidratação, isso favorece a trombose, que é a formação de um coágulo e, por isso, tem maior predisposição ao AVC.

Pressão arterial

Há outras causas que seriam relacionadas à pressão arterial. “A nossa pressão arterial no verão tem uma tendência, pelo calor, a diminuir por conta da vasodilatação. Ou seja, nossos vasos, para poder compensar o calor, se dilatam. E essa dilatação causa uma diminuição da pressão, o que favorece também a formação de coágulo e de uma outra situação cardiológica, chamada arritmia. É o coração batendo fora do ritmo”, explica o médico.

Quando isso acontece, favorece também no coração a formação de um coágulo que, entrando dentro da circulação sanguínea, tem grande predisposição de ir ao cérebro porque 30% de todo o sangue que sai do coração vão para o cérebro.

Uma outra causa do AVC, também comum no verão, é que as pessoas se cuidam menos por conta das férias, o que promove um aumento do consumo de bebida alcoólica, que, por sua vez, amplia a desidratação.

Orlando Maia afirmou que a bebida alcoólica também aumenta a possibilidade de arritmia. A negligência pode levar ainda a pessoa a esquecer de tomar remédio, o que contribui para elevar o risco de um AVC.

Doenças típicas

A isso se somam as doenças típicas de verão, como gastroenterite relacionada ao calor, o que dá diarreia, insolação e esforço físico. “Tudo isso associado faz com que a pessoa tenha uma maior tendência a ter um AVC no verão”, enfatiza.

O neurocirurgião lembrou que o tabagismo também colabora para isso. “O tabagismo hoje é uma das maiores causas externas para AVC”. O fumo contribui para a formação de uma doença cerebrovascular chamada aneurisma, que está muito ligada à nicotina.

“A nicotina bloqueia uma proteína do nosso vaso chamado elastina, diminui a elasticidade do vaso, então  pode favorecer ao AVC hemorrágico, como também causa um processo inflamatório no vaso em si, favorecendo a aderir as placas de colesterol a longo prazo e o entupimento dos vasos. Então, o tabaco é diretamente proporcional à situação tanto do AVC hemorrágico como do AVC isquêmico”, preconiza o médico.

Para o médico, o estilo de vida moderno - aliado ao tabagismo e a doenças crônicas não controladas - faz com que cada vez mais pessoas com menos de 45 anos desenvolvam a doença.

Nessa época de verão, o Hospital Quali Ipanema, por exemplo, atende cerca de 30 pacientes por mês, o dobro de épocas normais do ano. Maia diz que o AVC é uma doença muito comum.

“Se você pegar o AVC como uma doença isolada, esquecendo que há vários tipos de câncer que podem ser separados, a doença mais frequente na humanidade é o AVC. E uma em cada seis pessoas vai ter um AVC na vida”, salienta. O médico disse ser muito importante a pessoa averiguar na sua família, entre os amigos, quem teve AVC porque não são casos isolados.

Mortes

O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. “Quando não mata, deixa a pessoa incapaz. Eu digo que é uma doença que não é na pessoa, mas na família, porque pelo menos duas pessoas vão ter que se dedicar a cuidar daquele doente com AVC. Além da mortalidade, ela é uma doença extremamente desabilitadora. A pessoa fica sem andar direito, sem falar direito, sem condições de se alimentar sozinha. É uma doença extremamente crítica. Quando você vê uma pessoa andando com dificuldade é porque ela já teve uma sequela ou consequência de um AVC. Ficou paralisada de um lado ou sem conseguir falar direito, sem enxergar, se pegar a área da visão, porque o cérebro é um grande computador. Vai depender da área afetada pelo problema”, assegura o médico.

De acordo com Orlando Maia, a prevenção pode evitar um AVC. “É uma doença que a gente tem que gritar para todo mundo ouvir que há prevenção e tratamento. A prevenção [envolve] o hábito de vida saudável, prática de exercício físico regular pelo menos três vezes na semana, alimentação saudável, controle da pressão arterial, tomar os remédios direitinho e não fumar. E existe tratamento”.

No passado, como não havia tratamento, quando a pessoa chegava com AVC, não havia o que fazer, a não ser controlar a pressão. Hoje, há duas formas de tratamento e quanto mais rápido a pessoa chegar a um hospital, mais eficaz será o tratamento. O primeiro é a infusão de um remédio. “Você coloca um remédio na veia que dissolve o coágulo e, na maioria dos casos, o remédio resolve”, ensina.

Quando isso não acontece, ou em outros casos mais selecionados, Maia disse que os médicos entram com um cateter na virilha da pessoa e passam um desentupidor. Esse método retira aquele coágulo, por meio de uma aspiração dentro do vaso, liberando a circulação de volta. Com isso, a pessoa retorna ao normal.

Cateter

Orlando Maia esclarece, também, que o remédio tem uma característica: “só pode ser dado até quatro horas e meia desde o início dos sintomas. Já o cateter que aspira entra em um vaso na virilha, através de um aparelho e, em casos selecionados, pode ser usado até 24 horas a partir do início dos sintomas”. Ele frisou que quanto antes a pessoa tiver o sintoma e for a um hospital, melhor poderá ser o resultado.

Os sintomas indicando que uma pessoa está tendo ou vai ter um AVC incluem paralisia súbita de um membro ou dos dois membros de um lado, ou a fala fica enrolada, ou a pessoa perde a visão de um dos lados, ou tem uma tonteira extrema.

“Esses são os sintomas principais de uma pessoa que está tendo um AVC. Ela vai ter dificuldade de movimento, de fala, de visão ou uma perda súbita da consciência. É uma doença que acontece, na maioria das vezes, de uma hora para outra. Nessa situação, não tem que esperar nada. A pessoa tem que ser levada a um hospital porque é uma emergência médica”, finaliza o neurocirurgião.

Fonte Agência Brasil

Segundo do RN, Produto Interno Bruto de Mossoró ultrapassa R$ 10 bilhões.

Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Rio Grande do Norte. Segundo a unidade regional do IBGE, o PIB de Mossoró ultrapassou os R$ 10 bilhões, sendo o segundo maior do estado, atrás apenas de Natal. O PIB dos Municípios 2022-2023 é elaborado pelo IBGE em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). No RN, as Contas são calculadas em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19).

O mais recente levantamento apontou que a Capital do Oeste tem o PIB calculado em R$ 10.323.666. O município de Mossoró também apresentou queda de participação (-0,06 p.p.). As cinco quedas de participação mais intensas foram de Parnamirim, com perda de participação de 0,50 ponto percentual, Guamaré (-0,39 p.p.), Serra do Mel (-0,37 p.p.), Macau (-0,30 p.p.) e Areia Branca (-0,23 p.p.).

Com o Produto Interno Bruto (PIB) calculado em R$ 31,162 bilhões, a capital potiguar passou a responder por 30,63% da riqueza produzida no Rio Grande do Norte em 2023. No País, Natal ficou com 44º maior PIB em 2023. No ranking da Região Nordeste, a capital potiguar figurou no 6º lugar e Parnamirim no 30º. O RN também teve dois municípios na lista de menores PIBs do Nordeste, com Viçosa na 5ª posição e João Dias na 12ª.

O número representa um ganho de participação de 1,32 ponto percentual (p.p.) no PIB do estado em relação a 2022, quando a capital potiguar tinha 29,31% de participação. Esse foi o maior ganho de participação observado no período, seguido pelos registrados em Lajes (+0,25 p.p.); Caiçara do Rio do Vento (+0,26 p.p.); Pedro Avelino (+0,18 p.p.) e Macaíba (+0,16 p.p.).

O IBGE destacou ainda que, com os resultados, o ranking das maiores economias do estado mudou, com São Gonçalo do Amarante substituindo Guamaré no quarto lugar e Macaíba trocando de lugar com Assú na sexta posição. Macau perdeu duas posições, saindo da lista dos 10 maiores PIBs do RN. Juntos, os cinco municípios com maior posição na lista responderam por 53,3% do PIB do estado.

Cinco municípios ficaram com PIB per capita maiores que R$ 100 mil

O levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que, em 2023, cinco municípios potiguares ficaram com PIB per capita maiores que R$ 100 mil e encabeçaram o ranking dos maiores valores.

De acordo com o IBGE, a lista conta com Guamaré, com R$ 168.808,24; Caiçara do Rio do Vento, com R$ 145.099,23; São Bento do Norte, com R$ 119.507,48; Parazinho, com R$ 109.346,87; e Bodó, com R$ 104.148,52.

Já os menores montantes estavam nos municípios de Rafael Fernandes, com R$ 11.389,04, Espírito Santo, com R$ 11.928,61 e Januário Cicco, com R$ 11.980,50.

Entre os municípios mais populosos, o PIB per capita ficou em R$ 41.477,50 em Natal, R$ 39.019,51 em Mossoró e R$ 30.107,02 em Parnamirim.

Para o cálculo do PIB per capita dos municípios, o IBGE utilizou dados populacionais da Relação da População dos Municípios enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU) em 2023.

Dados de Mossoró

Produto Interno Bruto a preços correntes de Mossoró - (Mil Reais)

2018 - 6.734.570

2019 - 7.305.492

2020 - 7.201.163

2021 - 8.071.719

2022 - 9.582.885

2023 - 10.323.666

Participação do Produto Interno Bruto a preços correntes de Mossoró no Produto Interno Bruto a preços correntes do Rio Grande do Norte (%)

2018 - 10,06%

2019 - 10,24%

2020 - 10,06%

2021 - 10,07%

2022 - 10,21%

2023 - 10,15%

Variação da participação do PIB de Mossoró no PIB do RN em relação ao ano anterior em pontos percentuais (p.p.)

2018: +0,47 p.p.

2019: +0,18 p.p.

2020: -0,18 p.p.

2021: +0,01 p.p.

2022: +0,14 p.p.

2023: -0,06 p.p.

Por Edinaldo Moreno

Aprenda a receita de uma farofa natalina completa.

Foto: Reprodução

A farofa de natal completa tem um preparo todo feito a mão, sendo extremamente prático, rápido e podendo ser feita até mesmo de última hora por ficar pronta em pouquíssimos minutos.

Ingredientes

. 1 colher de sopa de azeite

. 1 unidade de cebola amarela picada

. 1 dente de alho picado

. 2 e 1/2 xícaras de farinha de mandioca torrada

. 1 xícara de bacon picado

. 4 colheres de sopa de margarina ou manteira

. 1/2 xícara de passas

. 1 colher de colorau

. 1 colher de páprica defumada

. 1/2 xícara de azeitonas em rodela

. Sal a gosto

Modo de preparo

. Em uma panela coloque o azeite e aqueça no fogo médio;

. Coloque o bacon picado e refogue até dourar;

. Em seguida coloque a cebola picada e mantenha em fogo médio até murchar;

. Coloque o alho e refogue por mais um minutinho;

. Coloque a páprica defumada, o sal, o colorau e a manteiga;

. Vá mexendo até que toda a manteiga derreta e depois coloque a uva passa;

. Adicione a farinha e abaixe o fogo;

. Misture bem e deixe refogar por 1 minuto;

. Para finalizar coloque as azeitonas e misture;

. Desligue o fogo e sirva em seguida.

sábado, 20 de dezembro de 2025

Justiça autoriza desapropriação de terreno para Complexo Turístico Religioso de Santa Luzia.

Foto: Reprodução

O Poder Judiciário do Rio Grande do Norte autorizou a desapropriação de um terreno de quase 59 mil metros quadrados na zona rural de Mossoró para a implantação do Complexo Turístico Religioso de Santa Luzia. A decisão é da juíza Adriana Santiago Bezerra, da 3ª Vara da Fazenda Pública da comarca, que reconheceu o interesse social da obra e assegurou ao Município a posse definitiva da área.

Com a sentença, o Município de Mossoró deverá pagar aos herdeiros dos antigos proprietários a indenização de R$ 227.929,31, valor que ainda será corrigido monetariamente. O imóvel havia sido declarado de interesse social por meio do Decreto Municipal nº 4.952/2016, justamente para viabilizar o projeto turístico-religioso ligado à padroeira da cidade.

Durante o processo, foi informado o falecimento dos proprietários originais do terreno. A representação dos herdeiros contestou o valor inicialmente oferecido pela Prefeitura, alegando que não refletia o preço de mercado, e solicitou a realização de perícia judicial. O pedido foi acolhido.

Na análise do caso, a magistrada destacou que a Constituição Federal autoriza a desapropriação por necessidade ou interesse social, desde que haja indenização justa e prévia em dinheiro. Para definir esse valor, foi considerado um laudo pericial complementar elaborado por perito especializado, que ampliou a base de comparação de mercado e aplicou o método comparativo direto.

O laudo fixou o valor do imóvel em R$ 246.445,17. Desse total, foi abatida a quantia já depositada anteriormente pelo Município, correspondente a 80% do valor inicial ofertado. Após a dedução, a indenização definitiva ficou estabelecida em R$ 227.929,31.

Com a decisão, o Município avança juridicamente para dar continuidade ao projeto do Complexo Turístico Religioso de Santa Luzia, considerado estratégico para o turismo religioso e para a economia local.

Fonte TCM Notícia

Fátima deixará o governo para ser candidata com ou sem apoio de Walter.

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT) será candidata ao Senado nas próximas eleições. Ela se desincompatibilizará do cargo em 1º de abril de 2026, para cumprir a regra eleitoral.

A decisão está tomada, independentemente da posição do vice-governador Walter Alves (MDB) de assumir – ou não – o cargo.

A candidatura de Fátima faz parte do projeto nacional do PT, que é justamente eleger o maior número possível de representantes ao Congresso Nacional.

O presidente Lula quer, no eventual quarto mandato, um cenário confortável ao seu governo no Congresso, justamente para encaminhar as mudanças que ele julga importantes para o país.

Lula sabe que a candidatura de Fátima é uma das mais viáveis nos estados do Nordeste. Todas as pesquisas mostram que ela seria eleita se as eleições fossem hoje, juntamente com o senador Styvenson Valentim (PSDB), favorito à primeira vaga.

O sentimento de confiança no projeto eleitoral de Fátima Bezerra ganhou força essa semana com a publicação da edição de 2025 do Ranking de Governadores do instituto Atlas Intel, que apontou a governadora com aprovação de 51% da população do Rio Grande do Norte. Os que não aprovaram somaram 44% e 6% não souberam responder.

Fátima ficou em 12º lugar na lista de gestores estaduais mais bem avaliados do Brasil. A pesquisa divulgada pelo UOL mostra avaliação positiva do governo Fátima em áreas como turismo, cultura e eventos (49%), ambiente de negócios (47%), agricultura (47%), saúde (47%), segurança pública (46%) e moradia, urbanização e saneamento (46%).

O cenário é positivo e revela a recuperação do governo Fátima, que iniciou o ano com índice de desaprovação maior do que aprovação. O levantamento da Atlas Intel reflete as ações positivas que ganharam forma este ano e que podem ser ampliadas com início de obras importantes como é o caso da duplicação da BR-304 e o avanço da segunda etapa do programa de restauração de rodovias estaduais.

A governadora tem motivo para celebrar a entrada do Ano Novo. E sonhar com o retorno ao Senado Federal.

Por César Santos/Jornal De Fato

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Governo do Estado vai investir cerca de R$ 15 milhões na Operação Verão 2026.

Foto: Reprodução

Com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) apresentou na manhã desta quarta-feira (17), em coletiva de imprensa, o planejamento para a OPERAÇÃO VERÃO 2026, que se inicia logo nos primeiros dias de janeiro e vai até o final do carnaval.

Com o maior valor investido em diárias operacionais, maior número de efetivo empregado e maior quantidade de equipamentos e viaturas de prevenção, salvamento e resgate e de patrulhamento, a expectativa é de que esta seja a maior Operação Verão já realizada no estado.

As atividades a serem desenvolvidas em todo o litoral potiguar devem envolver, diariamente, aproximadamente 2.000 agentes de segurança pública da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e do Detran-RN, além do apoio de equipes da Polícia Rodoviária Federal e das guardas municipais.

Como diferencial para este ano, estão a utilização dos dois helicópteros da SESED (Potiguar 01 e Potiguar 02) e de duas lanchas cabinadas: a Potiguara, recentemente adquirida para atuar no Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), e a lancha Fênix, do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA) do Corpo de Bombeiros Militar.

“Nesta Operação Verão, o principal destaque é o reforço na infraestrutura e no efetivo. Com planejamento integrado entre os órgãos de segurança pública estaduais, federais e municipais, o apoio das secretarias e prefeituras, além do investimento em diárias operacionais, o Governo do Rio Grande do Norte trabalha para garantir um verão mais seguro para a população e os turistas”, afirmou o coronel Francisco Araújo, secretário da SESED.

As atividades de patrulhamento têm a missão de combater o porte ilegal de armas de fogo, furtos e roubos a turistas, veranistas, moradores e comerciantes, além de crimes de furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas, embriaguez ao volante, exploração sexual infanto-juvenil, e de crimes ambientais como poluição sonora e perturbação do sossego e outras modalidades de delitos, no período de 09 de janeiro a 17 de fevereiro.

A entrevista coletiva, realizada nesta quarta-feira (17), além da participação de gestores das instituições de segurança pública, contou também com a presença de representantes das secretarias de Administração Penitenciária (Seap), de Turismo (Setur) e das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), do Detran, do DER e de prefeituras municipais localizadas em áreas litorâneas.

Senado aprova redução da pena de condenados pelo 8/1 e trama golpista.

Foto: Carlos Moura

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17), em votação nominal, o projeto de Lei (PL) 2162/2023, o chamado PL da Dosimetria que prevê a redução de penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado.

Foram 48 votos favoráveis e 25 votos contra. O texto segue agora para a sanção presidencial.

Os senadores aprovaram o parecer do senador Esperidião Amin (PP-SC), que reduz as penas dos condenados por atos golpistas. Entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mais cedo, o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Amin, que é favorável à anistia, defende que a redução das penas visa “pacificar o país”.

“Somos da posição de que a anistia para os condenados pelos eventos de 8 de janeiro deveria ser analisada à luz do princípio da unidade nacional e da função integradora do direito constitucional. A manutenção de centenas de cidadãos em regime fechado por atos que, embora ilícitos, não configuraram insurgência armada ou ameaça real à soberania, pode agravar divisões e comprometer a legitimidade das instituições”, argumentou.

“O perdão apresentar-se-ia como solução juridicamente possível e politicamente adequada para encerrar um ciclo de tensão e reafirmar o compromisso do Estado brasileiro com a democracia e a pacificação social”, concluiu.

O relator acatou uma emenda que determina que a redução será aplicada apenas aos condenados pelos atos golpistas. O senador considerou a emenda como apenas um ajuste de redação e não de mérito, para que o projeto não tenha que retornar à Casa de origem – no caso, a Câmara dos Deputados, que aprovou a matéria na noite do dia 9 de dezembro. 

Um grupo de senadores se manifestou contra o projeto por não representar o anseio do país.

“Foi urdida uma trama, foi planejado um golpe de Estado no Brasil e foi tudo coordenado, financiado para que o golpe se concretizasse. Felizmente, não se concretizou por vários fatores”, disse o senador Marcelo Castro (MDB-PI).

“Há uma semana, nós votamos aqui a Lei Antifacção, endurecendo as penas, dificultando a progressão. E, hoje, senhoras e senhores, nós estamos aqui, incoerentemente, fazendo exatamente o contrário”, finalizou.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), o projeto foi construído para beneficiar um grupo político que atentou contra o Estado Democrático de Direito.

“Essa é uma proposta casuística, uma norma jurídica que está sendo criada para beneficiar um grupo, para dar privilégio para um grupo, um grupo que atentou contra a própria Constituição”, afirmou.

“Nós temos que dar ao Brasil um recado importante de que golpe de Estado tem que se tratar com dureza, especialmente num processo que foi totalmente baseado na legalidade, que deu direito de defesa. Um julgamento que o Brasil inteiro acompanhou, um processo em que provas que foram produzidas provas materiais e a maior parte delas, produzidas pelos próprios criminosos”, reiterou.

Senadores do PL defenderam a proposta. O senador Izalci Lucas (PL-DF) disse que a proposta serve para diminuir penas de pessoas que não estavam diretamente envolvidas na trama e que receberam duras condenações.

“Nós precisamos votar essa matéria para virar essa página e tirar essas pessoas: o pipoqueiro, o vendedor de bala, que foi condenado há oito anos, 14 anos”, disse.

“Eu sou a favor da anistia, mas vamos aprovar a redução de pena para tirar os manifestantes da cadeia. Isso é o mais importante”, afirmou o senador Sergio Moro (União-PR).

O que é o PL da Dosimetria?

O PL da Dosimetria determina que os crimes de tentativa contra o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão no uso da pena mais grave em vez da soma de ambas as penas.

O foco do projeto é uma mudança no cálculo das penas, “calibrando a pena mínima e a pena máxima de cada tipo penal, bem como a forma geral de cálculo das penas, reduzindo também o tempo para progressão do regime de prisão fechado para semiaberto ou aberto.

Tais mudanças poderão beneficiar réus como o ex-presidente Jair Bolsonaro, além dos militares Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; e Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Repercussão

No dia 10 de dezembro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), enviou o PL da Dosimetria à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tendo, como relator, o senador Esperidião Amim (PP-SC) – apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No dia seguinte, ao ser perguntado sobre o projeto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que só decidirá se vai sancionar quando o texto chegar ao Poder Executivo.

Manifestantes foram às ruas de diversas cidades no último domingo (14) contra a aprovação do PL da Dosimetria. 

Especialistas consultados pela Agência Brasil avaliaram que o PL da Dosimetria poderá diminuir o tempo de progressão de pena para outros condenados por crimes comuns.

Fonte Agência Brasil

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados.

Foto: Marcello Casal Jr

O Supremo Tribunal Federal (STF) chegou nesta terça-feira (16) a marca de 29 condenados à prisão nas ações penais da trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Somente dois réus foram absolvidos. 

A Primeira Turma finalizou hoje o julgamento do Núcleo 2 e decidiu condenar mais cinco réus. Entre setembro e novembro deste ano, o colegiado condenou mais 24 réus, que pertenciam aos núcleos 1, 3 e 4.

O Núcleo 5 é formado pelo réu Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo. Ele mora dos Estados Unidos, e não há previsão para o julgamento. 

O general de Exército Estevam Theófilo, que foi denunciado no Núcleo 3, e Fernando de Sousa Oliveira, delegado de carreira da Polícia Federal (PF) e ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça, réu do Núcleo 2, foram os únicos absolvidos por falta de provas. 

Até o momento, somente os réus do núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus, tiveram as condenações executadas. Os demais núcleos ainda estão em fase de recurso. 

Confira a lista de condenados

Núcleo 1 – Data da condenação:  11/9

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República: 27 anos e três meses

Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato à vice na chapa de 2022: 26 anos;

Almir Garnier, ex-comandante da Marinha: 24 anos;

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal: 24 anos;

Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos;

Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa: 19 anos; 

Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos, um mês e 15 dias;

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro: 2 anos em regime aberto e garantia de liberdade pela delação premiada. 

Núcleo 2 - Data da condenação: 16/12

Mário Fernandes, general da reserva do Exército: 26 anos e seis meses de prisão;

Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF): 24 anos e seis meses de prisão;

Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro: 21 anos de prisão; 

Filipe Martins , ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex- presidente Jair Bolsonaro: 21 anos de prisão;

Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça: 8 anos e seis meses de prisão.  

Núcleo 3 - Data da condenação: 18/11

Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel: 24 anos de prisão; 

Rafael Martins de Oliveira, tenente-coronel: 21 anos de prisão; 

Rodrigo Bezerra de Azevedo, tenente-coronel: 21 anos de prisão; 

Wladimir Matos Soares, policial federal: 21 anos de prisão; 

Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros , tenente-coronel: 17 anos de prisão; 

Bernardo Romão Correa Netto, coronel: 17 anos de prisão; 

Fabrício Moreira de Bastos, coronel: 16 anos de prisão; 

Márcio Nunes de Resende Júnior, coronel: 3 anos e cinco meses de prisão; 

Ronald Ferreira de Araújo Júnior, tenente-coronel: um ano e onze meses de prisão. 

Núcleo 4 - Data da condenação: 21/10 

Ângelo Martins Denicoli, major da reserva do Exército:  17 anos de prisão; 

Reginaldo Vieira de Abreu, coronel do Exército: 15 anos e seis meses de prisão;

Marcelo Araújo Bormevet, policial federal: 14 anos e seis meses de prisão;

Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente do Exército: 14 anos de prisão;

Ailton Gonçalves Moraes Barros, major da reserva do Exército: 13 anos de prisão;

Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel do Exército: 13 anos e seis meses; 

Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal:  7 anos e seis meses de prisão.

Obra de duplicação da BR-304 começa em janeiro, anuncia ministro dos Transportes.

Foto: Reprodução

A ordem de serviço para o início da duplicação da BR-304 será assinada no início de janeiro. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante reunião com o vice-governador Walter Alves, na tarde desta terça-feira (16).

Walter Alves comemorou o anúncio em primeira mão feito pelo ministro. “O RN vai começar 2026 inaugurando um novo capítulo de sua história. Essa estrada é um sonho de muitos anos e sua duplicação vai representar mais segurança e mais desenvolvimento para o Rio Grande do Norte”, disse.

O registro do encontro foi publicado pelo vice-governador nas redes sociais. “Vamos tirar do papel essa obra que é um sonho histórico do povo do Rio Grande do Norte. Vamos mostrar que essa obra pode andar na velocidade que as pessoas querem que ela ande. Anote aí: no começo de janeiro, vamos colocar máquina na pista”, enfatizou Renan Filho.

“É muito gratificante saber ver que o governo do presidente Lula, do qual somos parceiros, por meio de um ministro do MDB, nosso partido, está atendendo a este pleito prioritário do Rio Grande do Norte”, acrescentou.

A obra terá investimento de quase R$ 1 bilhão. A primeira fase contemplará a duplicação de aproximadamente 100 km, de Mossoró a Assu. A previsão é que as obras comecem ainda neste ano de 2025, com prazo de conclusão estimado entre um ano e meio a dois anos.

A duplicação da BR-304 poderá representar uma nova fase de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte. A rodovia corta o estado e é a principal via de escoamento de produção no estado. Além disso, a duplicação dará mais segurança para os motoristas que a usam para se deslocar de Natal a outras cidades potiguares.

A duplicação da BR-304 será realizada em lotes. Os dois primeiros trechos serão o Lote 1, que conecta os municípios de Mossoró e Assú (57,6 km); e o Lote 2, que liga o entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara, em Macaíba, até o município de Riachuelo (38,1 km).

A BR-304 já tem dois trechos parcialmente duplicados: o de Parnamirim até Macaíba, em fase de construção de obras complementares (viadutos e pontes); e a Reta Tabajara, que começa na área urbana de Macaíba e vai até o viaduto de interligação com a BR-226, que leva ao Seridó.

Fonte Jornal De Fato

Allyson é acusado de superfaturar Papai Noel de pelúcia em quase 800%.

Foto: Reprodução

A decoração do Estação Natal, polo natalino montado pela Prefeitura de Mossoró na Estação das Artes, virou alvo de uma grave denúncia de superfaturamento feita pelo vereador Cabo Deyvison.

Em entrevista ao Diário do RN e em reiterados discursos no plenário da Câmara Municipal, o parlamentar afirma ter identificado indícios de corrupção em contratos firmados pela gestão do prefeito Allyson Bezerra (UB), com destaque para a compra de Papai Noel de pelúcia e de tubos utilizados na estrutura dos enfeites. O superfaturamento chega a quase 800%, de acordo com os valores comparados pelo parlamentar.

Segundo o vereador, os preços pagos pela Prefeitura estariam muito acima do mercado, com diferenças que, em apenas alguns itens analisados, já somariam quase R$ 150 mil. “Ao meu ver, há indícios graves de superfaturamento e, consequentemente, indícios de corrupção”, afirmou.

Um dos exemplos apontados por Cabo Deyvison envolve a aquisição de Papai Noel de pelúcia.

“A Prefeitura de Mossoró fez a aquisição, através da empresa Lux, de uma pelúcia de 20 centímetros a R$ 194. Meu Deus, eu comprei por R$ 22”, disse. De acordo com ele, foram adquiridas 400 unidades, o que totalizou R$ 77 mil. “Esse produto eu compraria por R$ 8.400. A Prefeitura comprou por R$ 77 mil”, reforçou. O superfaturamento, nesse caso, é de 781,8%.

O vereador afirma que a comparação foi feita com base nos próprios documentos oficiais da Prefeitura.

“O quadro de medição, que discrimina o que foi empenhado e executado, especifica ‘pelúcia de 20 centímetros’. A que eu comprei é até maior, tem 22 centímetros”, declarou, ressaltando que se trata de produto similar e de mesma qualidade.

Outro item citado envolve tubos de duas polegadas, utilizados na montagem da estrutura do Estação Natal.

“É um tubo de 2 polegadas, de 18,6 metros. Eu fiz um orçamento de R$ 89,74. A Prefeitura comprou, empenhou e executou por R$ 640 o mesmo produto”, denunciou.

Segundo ele, a compra também foi destinada ao polo natalino e integra o contrato firmado com a empresa Lux, vencedora de um pregão eletrônico. O superfaturamento dos tubos é de 619,1%, de acordo com a denúncia do vereador.

Para Cabo Deyvison, o problema não se limita a casos isolados.

“O indício de corrupção está exatamente no valor robusto. Em apenas um item, a diferença é de R$ 88 mil. Eu compraria por R$ 14 mil, enquanto a Prefeitura comprou por R$ 102 mil”, afirmou.

Ele destaca que o contrato possui 170 itens. “Em um só item já há indício de superfaturamento de R$ 88 mil. Ainda faltam mais de 160 itens para analisar”, completou.

Durante um discurso no plenário, diante de um calhamaço de documentos, Cabo Deyvison elevou o tom.

“Quem mata mais? Facção criminosa ou classe política corrupta? Mata mais nas filas de hospitais, nas cirurgias eletivas”, disparou.

O vereador rebateu críticas dos colegas aliados do prefeito e disse que não vai recuar diante das reações. Ele denuncia, ainda, ataques pessoais e a seus familiares.

“Passei 48 horas com a cara nesses contratos para vereador babão dizer que não é a mesma espessura do cano. Agora vão me perseguir, vão fazer ataques pessoais, levantar minha família e meus contatos. Não vou recuar. Me chamem de corrupto, de ladrão, de fraudador, mas eu estou fiscalizando para o povo e não para a gestão. Vai chegar a vez de vocês, elemento!”, concluiu, se referindo aos vereadores e ao prefeito.



CEI e cobrança por investigação

A gravidade das denúncias levou o vereador a defender a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal.

“Existe um grupo de vereadores que está fiscalizando através do devido processo legal, por exemplo, a instauração de uma CEI para convocar a comissão de licitação responsável por confeccionar o termo de referência”, explicou.

Segundo Cabo Deyvison, o termo de referência é peça-chave do processo.

“É nesse documento que a Prefeitura faz o estudo de mercado do valor do produto. A partir dele, a empresa lança a sua proposta”, disse, levantando suspeitas sobre a formação dos preços.

O parlamentar afirma que a mobilização busca dar resposta à sociedade.

“Eu quis chamar o clamor social da população e a atenção dos vereadores da situação para que abram os olhos e para que a gente possa instaurar uma CEI e chegar à conclusão se de fato houve superfaturamento”, declarou.

Para que a comissão seja instalada, são necessárias sete assinaturas.

“A princípio, temos seis. Falta apenas uma assinatura para que a gente possa prestar contas ao eleitor mossoroense que colocou todos os vereadores na Câmara. Através dessa CEI vai ser instaurado o devido processo legal para concluir se houve corrupção. Quem vai confirmar é uma sentença judicial ou uma decisão da CEI. O que eu posso dizer é que detectei indícios graves de superfaturamento”, finalizou.

Por Carol Ribeiro

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Governo do RN decreta ponto facultativo no dia 26 de dezembro.

Foto: Sérgio Henrique Santos

O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para os servidores públicos estaduais no dia 26 de dezembro de 2025, a sexta-feira pós feriado de Natal.

A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 35.177, publicado no Diário Oficial no último sábado (13), e vale para os órgãos da administração direta e indireta, além de autarquias e fundações estaduais.

Com a medida, os servidores terão um "feriadão" de quadro dias, considerando a folga iniciada no dia 25 de dezembro, quando é comemorado o Natal.

Apesar da suspensão do expediente regular, o decreto determina que os dirigentes dos órgãos e entidades adotem as providências necessárias para garantir o funcionamento dos serviços essenciais.

Entre esses serviços estão os atendimentos nas áreas de saúde, segurança pública e outros considerados indispensáveis à população, que deverão funcionar em regime de plantão ou escala.

Fonte g1/RN

Senadora Zenaide Maia cumpre agenda no Oeste do Estado e reforça compromisso municipalista.


A senadora Zenaide Maia cumpriu, na última sexta-feira (12) e no sábado (13), uma agenda intensa no Oeste potiguar, marcada por participação em eventos culturais, cívicos e religiosos, reafirmando seu compromisso com o municipalismo e com o fortalecimento das parcerias institucionais nos municípios do Rio Grande do Norte.

Na noite da sexta-feira (12), a parlamentar seguiu até o município de Grossos, a convite da prefeita Cinthia Sonale, onde, ao lado do deputado federal Benes Leocádio, participou do Luau das Cores. O evento integrou a programação comemorativa pelos 72 anos de Emancipação Política do município e foi realizado na praia de Pernambuquinho, reunindo moradores, visitantes e lideranças locais. Para a senadora, celebrar a emancipação política é reconhecer a história, a identidade e a autonomia dos municípios, além de reafirmar a importância de políticas públicas que cheguem de forma efetiva à população.

Na sequência, Zenaide Maia seguiu para o município de Baraúna, onde participou das comemorações pelos 44 anos de Emancipação Política da cidade. A senadora foi recepcionada pela prefeita Divanize Oliveira pelo vice-prefeito Marcos Antônio, além da presença do deputado estadual Ivanilson Oliveira. Durante o evento, a parlamentar destacou a relevância das parcerias entre o mandato e as gestões municipais para garantir investimentos, obras e ações que promovam desenvolvimento e qualidade de vida para a população.

Já no sábado (13), a senadora esteve em Mossoró, onde participou da procissão de encerramento dos festejos de Santa Luzia, padroeira da cidade. Devota da santa, Zenaide Maia faz questão de todos os anos participar das celebrações, reforçando sua fé e sua ligação com a tradição religiosa do povo mossoroense.

A parlamentar esteve acompanhada do prefeito Allyson Bezerra, do vice-prefeito Marcos Medeiros, do deputado federal Benes Leocádio, dos vereadores Petras, Alex do Frango, Genilson Alves e Dr. Cubano, além de milhares de devotos e fiéis que participaram do momento de fé e devoção.

Zenaide Maia ressaltou que seu mandato tem perfil municipalista, pautado pela presença constante nos municípios, pelo diálogo com prefeitos, vereadores e lideranças locais e pela defesa de ações que fortaleçam as cidades. “Estar nos municípios, ouvir as pessoas e caminhar junto com as gestões locais é fundamental para construir políticas públicas que transformem a vida da população”, destacou a senadora.

Aprenda a fazer uma deliciosa torta de chocolate rápida e fácil de fazer.


Nessa torta de chocolate fica pronta em minutos, o único passo mais demorado é esperar essa delícia gelar. O recheio fica com o sabor autêntico do cacau, enquanto a base feita com biscoito maria equilibra a doçura e traz um toque de frescor com as raspas de laranja.

Ingredientes do recheio

. 2 caixinhas de creme de leite (400 gramas no total)

. 1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo

. 6 colheres de sopa de manteiga sem sal

. 400 gramas de cobertura de chocolate meio amargo em gotas

. Uma pitada de sal

. 1/2 colher de chá de essência de baunilha

. Chocolate em pó para decorar

Ingredientes da massa

. 275 gramas de biscoito maria (60 unidades)

. 200 gramas de manteiga sem sal derretida

. 1 colher de chá de raspas de laranja (ou de limão)

Modo de preparo

. Reúna todos os ingredientes;

. Em um processador, coloque as bolachas e triture até formar uma farinha;

. Adicione a manteiga, as raspas de laranja e misture bem até formar uma farofinha úmida;

. Transfira para uma assadeira de fundo removível, forre todo o recipiente (fundo e laterais) apertando bem para compactar e firmar, e leve para o congelador. Reserve;

. Em uma panela, coloque o creme de leite, o açúcar mascavo, a manteiga, a cobertura, misture e leve ao fogo médio, mexendo por vezes;

. Assim que tudo derreter e ficar homogêneo, junte a baunilha, misture até incorporar e desligue o fogo;

. Despeje o recheio por cima da massa, espalhe bem e leve para a geladeira por 2 horas;

. Desenforme a torta e decore com chocolate em pó (ou com outros ingredientes que você preferir);

Agora é só servir. Bom apetite!

Dica

Caso queira, você pode finalizar a sua torta de chocolate cobrindo ela com chantilly. Já para a Páscoa, vale deixar a sua torta ainda mais chocolatuda, especialmente se sua intenção é vender essa delícia e lucrar. Experimente adicionar uma colher de sopa de cacau em pó na farofinha da massa. Se quiser um creme homogêneo mais rápido, é só derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas antes de incorporar com os outros ingredientes. Lembre-se que a cobertura não deve ser aquecida acima de 50 ºC, para não queimar.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Mossoró: Trânsito terá pontos de bloqueio para a Procissão de Santa Luzia; veja os locais.

Foto: Wilson Moreno

A Prefeitura de Mossoró fará neste sábado (13) uma operação especial de trânsito para garantir a segurança dos fiéis e a boa circulação durante a procissão de Santa Luzia.

As intervenções começam por volta das 17h, com o isolamento das vias próximas ao Mosteiro Santa Clara, de onde a procissão sairá. À medida que o cortejo avançar pela Avenida Presidente Dutra em direção à Catedral de Santa Luzia, o bloqueio do tráfego será feito de forma progressiva para manter o percurso livre e seguro.

O diretor de Mobilidade, Luís Correia, orienta os condutores a redobrarem a atenção e utilizarem rotas alternativas. Ele destaca que a Avenida Presidente Dutra deve ser interditada a partir das 17h, podendo ocorrer antes, e reforça que a PRF atuará na área sob sua responsabilidade.

A operação contará com equipes da Gerência de Trânsito, Guarda Civil Municipal, PRF e Polícia Rodoviária Estadual, posicionadas em pontos estratégicos para orientar motoristas e controlar o fluxo.

Motoristas devem se planejar e buscar caminhos alternativos. As mudanças no tráfego estarão disponíveis no aplicativo Waze para facilitar o deslocamento e evitar áreas bloqueadas.

Pontos de bloqueio:

* Av. Presidente Dutra com Av. Francisco Mota (Hotel Sabino)

* Av. Presidente Dutra com Rua Chico Linhares (Igreja do Alto)

* Av. Presidente Dutra com Rua Benício Filho

* Av. Cunha da Mota com Rua Frei Miguelinho (Praça da Gazeta)

* Av. Cunha da Mota com Rua Alfredo Fernandes (Subida da Ponte)

* Rua Coronel Gurgel com Rua Alfredo Fernandes (Praça do Pax)

* Rua Dr. Almeida Castro

* Rua Santos Dumont com Rua João Pessoa (Descida da Ponte)

* Rua Santos Dumont com Rua Coronel Vicente Sabóia

Fonte TCM Notícia

Senadora Zenaide impulsiona desenvolvimento rural com entrega de máquinas agrícolas para 18 municípios.


A senadora Zenaide Maia participou da solenidade de entrega de máquinas agrícolas destinadas a 18 municípios potiguares. O evento, realizado em São Gonçalo do Amarante, reuniu autoridades, gestores municipais, representantes do Ministério da Agricultura e moradores da região, marcando um importante reforço para o desenvolvimento rural do Rio Grande do Norte.

Os equipamentos foram conquistados por meio do Promac - Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola, atendendo a solicitações feitas diretamente pelo mandato da senadora Zenaide Maia. A parlamentar destacou que investir na agricultura familiar e na modernização das atividades rurais é garantir mais produtividade, renda e qualidade de vida para as comunidades.

A cerimônia contou com a presença dos prefeitos Jaime Calado, Augusto, Valdenicio Costa, Louvado, Léo de Doquinha, Marcio de Cici, Klebinha, Acácio Brito, Pedro Filho, Andrezza Brasil, Rafael Matias, além do ex-prefeito Renato, vereadores, secretários municipais, Neto da Emater, representante do Ministério da Agricultura no RN, e lideranças da região.

Zenaide ressaltou que as máquinas chegam em um momento essencial para os municípios, fortalecendo a capacidade de produção agrícola, ajudando na preparação de solo, no apoio aos pequenos produtores e na execução de serviços que dependem de mecanização. “Cada equipamento entregue representa mais autonomia e mais oportunidades para nossas comunidades rurais. Seguiremos firmes, trabalhando para garantir investimentos que promovam desenvolvimento e dignidade para o povo potiguar”, afirmou a senadora.

Com essa entrega, o mandato reafirma seu compromisso com a agricultura, setor fundamental para a economia e para a segurança alimentar do estado, contribuindo para que municípios possam ampliar sua capacidade produtiva e atender melhor às demandas do campo.