segunda-feira, 10 de março de 2025

Aprenda a fazer uma receita de arroz de carne de sol.

Foto: Inter TV Costa Branca

O Inter TV Rural deste domingo (09) apresentou uma receita inspirada no preparo do arroz Maria Isabel, um clássico da cozinha regional no país, muito tradicional em algumas regiões.

A ideia desta receita é preparar um arroz com carne de sol, que tem um preparo rápido e fácil. Além disso, podemos substituir os ingredientes da região ou acrescentar outros da nossa preferência.

🍲 Ingredientes

. 1 kg de carne de sol dessalgada e cortada em cubos

. 800 g de arroz cru de qualquer variedade

. 1 cebola roxa média cortada em cubos pequenos

. 2 pimentas-de-cheiro grandes, sem sementes e cortadas e cubos

. 150 g de ervilhas

. 100 g de azeitonas sem caroço cortadas em rodelas

. 2 dentes de alho grandes triturados

. Água para o cozimento do arroz

. Cebolinha, sal, azeite e manteiga de garrafa a gosto

👩‍🍳 Modo de preparo

Começamos aquecendo um panela grande, onde vamos colocar um fio de azeite e um fio de manteiga de garrafa, para grelhar a carne de sol.

Deixamos a carne refogar nessa gordura e quando estiver dourada, acrescentamos a cebola e a pimenta-de-cheiro e continuamos refogando os vegetais.

➡ Em seguida, podemos acrescentar o alho até dourar um pouco, logo depois adicionamos o arroz e refogamos levemente.

➡ Após alguns minutos, adicionamos água, de preferência fervente, para não baixar a temperatura do arroz e interromper o processo de cozimento. Colocamos água até cobrir toda mistura. Nesse momento, adicionamos um pouco de sal, tampamos a panela e deixamos levantar fervura.

É importante ficar olhando sempre a panela, para observar a água e não deixar secar.

➡ Quando observarmos que ainda tem um pouco de água e o grão do arroz está perto de chegar ao ponto, já podemos adicionar as ervilhas e azeitonas, tampamos novamente a panela e aguardamos a água secar.

➡ Quando o arroz estiver soltinho e a água já tiver secado, podemos misturar as ervilhas e as azeitonas ao arroz e finalizamos com a cebolinha a gosto. Em seguida, ele está pronto para ser servido.

Fonte g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário