terça-feira, 5 de agosto de 2025

Liberação das águas do Rio São Francisco para o RN começa nesta terça-feira (5).

Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (5), as manobras de liberação de água do Rio São Francisco para o estado do Rio Grande do Norte serão oficialmente iniciadas. O percurso de aproximadamente 412 km até o território potiguar é tecnicamente planejado e envolve a passagem por diversos pontos de controle.

Às 8h, a água, que foi captada na Estação de Bombeamento EBI-1, no município de Cabrobó (PE), sairá da Estação de Controle Caiçara, na Paraíba, com uma vazão inicial de 10 mil litros por segundo (10 m³/s). De sua origem até esse ponto, foram 239 km percorridos nas estruturas do Eixo Norte do Programa de Integração do Rio São Francisco (PISF). Após sair da estação, são mais 21 km até o Túnel Engenheiro Avidos (PB), que começará a liberação no dia 6 de agosto, com vazão total de 12,5 m³/s, dos quais 10 m³/s serão destinados ao Rio Grande do Norte.

Em seguida, no dia 8 de agosto, as águas alcançarão o Túnel São Gonçalo, em Sousa (PB), trajeto que tem aproximadamente 25 km. A chegada à divisa entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte está a 127 km, e está prevista para acontecer entre os dias 18 e 22 de agosto, com uma vazão combinada de 13,0 m³/s, sendo 8,0 m³/s provenientes do Projeto de Integração e 5,0 m³/s da vazão natural do rio Piranhas-Açu. Essa água irá abastecer as barragens de Oiticica, localizada no município de Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do Rio Grande do Norte, localizado na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu, nos municípios de Itajá, São Rafael e Jucurutu.

Ao longo de aproximadamente 132 dias de operação, o volume total de água previsto para ser entregue ao Rio Grande do Norte é de 46,3 milhões de metros cúbicos (hm³), com uma vazão média de 4,06 m³/s. O mês de agosto será considerado um período de testes, durante o qual poderão ser feitos ajustes na operação, conforme o comportamento do sistema hídrico.

Caminho das águas

A liberação das águas integra um conjunto de ações coordenadas pelo MIDR para ampliar o acesso à água no semiárido, beneficiando milhares de famílias potiguares com abastecimento para consumo humano, agricultura, dessedentação animal e outros usos essenciais.

Recentemente, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, percorreu trechos do chamado “caminho das águas”, acompanhando de perto o andamento das obras estruturantes que possibilitam a chegada das águas do São Francisco ao estado.

“Essa liberação marca mais um avanço na missão de garantir segurança hídrica ao povo nordestino. O Rio Grande do Norte é uma das pontas dessa grande engenharia que é o PISF, e estamos chegando lá com planejamento, responsabilidade e olhar social”, afirmou o ministro Waldez Góes.

Por Redação TCM Notícia

Seis cidades do RN têm abastecimento de água suspenso após caminhão bater em adutora.

Foto: Pedro França

Um acidente com caminhão causou danos à adutora do sistema produtor integrado Arnóbio Abreu e paralisou o abastecimento de água em seis cidades do Rio Grande do Norte.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a colisão aconteceu por volta das 3h desta terça-feira (5), nas proximidades do acesso ao município de Triunfo Potiguar.

As cidades e regiões afetadas são Triunfo Potiguar, Serra de João do Vale, Paraú, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu.

Equipes da Caern trabalham no local do acidente, e a previsão é que o conserto da tubulação seja concluído na noite de quarta-feira (6). Após a finalização do serviço, o fornecimento de água será restabelecido gradualmente, com prazo de até 72 horas para normalização total nas áreas atingidas.

Enquanto o abastecimento não é restabelecido, a Caern orienta os moradores das regiões afetadas a utilizarem a água de forma racional e a evitarem o desperdício.

Fonte g1/RN

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Ato “Reaja Brasil” reúne conservadores em frente ao Teatro Municipal em Mossoró.

Foto: Reprodução

Neste domingo (3), manifestantes conservadores se reúnem em frente ao Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró (RN), como parte do movimento nacional “Reaja Brasil”, que ocorre simultaneamente em diversas capitais e cidades do país.

O ato, convocado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), expressa insatisfação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A mobilização ganhou força após Bolsonaro se tornar alvo de medidas cautelares determinadas pelo STF, relacionadas a investigações em curso. Os organizadores e participantes defendem que há perseguição política contra o ex-presidente e cobram mudanças no Judiciário e no Ministério Público.

Em Mossoró, os manifestantes carregam bandeiras do Brasil e faixas com críticas aos ministros do STF.

Fonte Redação TCM Notícia

Mossoró: Senadora Zenaide Maia participa de inauguração de CAPS fruto de seu mandato.

Foto: Reprodução

A senadora Zenaide Maia (PSD/RN) esteve na cidade de Mossoró para a solenidade de inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Eilson Melo Pinheiro, localizada no bairro Nova Betânia, zona oeste do município.

A construção do novo CAPS contou com uma emenda parlamentar de sua autoria, reafirmando seu empenho em fortalecer a rede de saúde mental pública no RN.

Acompanhada do prefeito, a parlamentar celebrou mais uma conquista para a Saúde do município, destacando seu papel fundamental na concretização do projeto.

Participaram, ainda, do evento a primeira dama Cinthia Raquel, o vice-prefeito Marcos Medeiros, vereadores, secretários e familiares do homenageado. 

Por Guilherme Fernandes

Bolo de acerola: aprenda receita com fruta cítrica ideal para café da manhã e lanche.

Foto: Reprodução

Que a acerola dá um ótimo suco, isso já é conhecimento de todos. Mas já pensou em usar a fruta como ingrediente de bolo? O g1 ensina receita de bolo de acerola, opção perfeita para um café da manhã ou lanche à tarde. Veja abaixo:

Ingredientes

. 5 ovos

. 120 ml de óleo

. 450 g de açúcar

. 500 ml de suco concentrado ou polpa de acerola

. 400 g de farinha de trigo sem fermento

. 34 g de fermento

Modo de preparo

. Primeiro, colocar os 5 ovos no liquidificador

. Depois, adicionar o óleo, o suco ou polpa e o açúcar

. Bater a mistura até o açúcar diluir completamente

. Na sequência, passar a mistura do liquidificador para a batedeira

. E depois misturar a farinha de trigo

. Bater até a massa ficar uniforme

. Agora é hora de adicionar o fermento

. Por fim, leve ao forno por cerca de 35 a 40 min

O bolo pode ser servido com uma geleia também de acerola como cobertura, mas é algo opcional. Sem cobertura, o bolo continua ótimo, especialmente com um 'cafézinho'.