sexta-feira, 29 de agosto de 2025

População do RN cresce e Mossoró segue sendo o segundo município mais populoso do estado.

Foto: Paulo Pinto

O país alcançou uma população estimada em 213,4 milhões de habitantes em 2025, segundo as Estimativas da População, divulgadas hoje (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa uma alta de 0,39% em relação ao ano passado. Os dados têm como data de referência o dia 1º de julho de 2025.

A população do estado do Rio Grande do Norte apresentou um crescimento de 1,6%, alcançando mais de 3,4 milhões de pessoas neste ano. O segundo município mais populoso do estado segue sendo Mossoró, com 278.587 residentes.

O estudo ainda mostra que Natal teve a segunda maior queda populacional entre as capitais do Brasil, -0,14%, atrás apenas de Salvador (-0,18%). A população estimada para a capital potiguar foi de 784.249 pessoas, 1.119 residentes a menos que no ano passado. Em todo o país, 2.079 municípios apresentaram taxas negativas de crescimento.

A redução populacional em capitais é uma novidade das Estimativas de 2025, fato não observado na década passada. Salvador (-0,18%), Belo Horizonte (- 0,02%), Belém (-0,09%), Porto Alegre (-0,04%) e Natal (-0,14%) são as capitais que apresentaram diminuição da população em relação à Estimativa publicada em 2024. O decréscimo reflete a tendência observada no Censo Demográfico 2022.

Os dados da pesquisa são utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre o Censo Demográfico. A pesquisa considera alterações de limites territoriais que ocorreram após o último Censo. Os dados têm como data de referência o dia 1º de julho de 2025.

Além de apresentar o contingente populacional e a taxa de crescimento de todos os municípios e unidades da federação do país, o estudo traz a quantidade de habitantes por regiões metropolitanas e regiões integradas de desenvolvimento.

A Região Metropolitana de Natal apresentou um crescimento de 0,40%, com uma população de 1.613.858 pessoas em 2025. O gerente de Estimativas e Projeções de População do IBGE, Márcio Mitsuo Minamiguchi, observa que, historicamente, o município núcleo de uma região metropolitana tende a perder população para os municípios vizinhos, o que ajuda a explicar a redução populacional de Natal: “Em geral, as capitais com entorno conurbado perdem população para esse entorno. Um dos motivos para isso é que as capitais costumam ser mais concentradas e limitadas em área, e acabam expandindo para a vizinhança”. “Outro motivo é o ciclo de vida das famílias, com as gerações mais novas constituindo famílias e indo residir em áreas mais periféricas em relação ao seu local de origem. A integração entre os meios de transporte, por um lado, e a oferta de moraria, por outro, também atrai residentes da cidade núcleo da região metropolitana para os municípios do entorno”, enumera Minamiguchi.

Além de Natal e Mossoró, os outros cinco municípios mais populosos do estado estão localizados na Região Metropolitana, e todos tiveram aumento populacional, sendo eles Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceara-Mirim e Extremoz.

Lista dos dez municípios mais populosos do Rio Grande do Norte – 2025

Natal: 784.249

2. Mossoró: 278.587

3. Parnamirim: 271.713

4. São Gonçalo do Amarante: 124.495

5. Macaíba: 87.056

6. Ceará-Mirim: 83.543

7. Extremoz: 68.584

8. Caicó: 63.338

9. Açu: 59.099

10. São José de Mipibu: 50.053

Lista dos dez municípios menos populosos do Rio Grande do Norte – 2025

1. Viçosa: 1.900

2. João Dias: 2.073

3. Ipueira: 2.090

4. Galinhos: 2.159

5. Monte das Gameleiras: 2.345

6. Bodó: 2.360

7. Taboleiro Grande: 2.409

8. Timbaúba dos Batistas: 2.424

9. Jardim de Angicos: 2.488

10. Pedra Preta: 2.495

Por Yuri Rodrigues

Mossoró: Senadora Zenaide Maia entrega mais uma UBS fruto de suas emendas.

Foto: Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (28), a senadora Zenaide Maia, ao lado do prefeito Allyson Bezerra, participou da solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde Zoraide Maria Bezerra, no bairro Nova Mossoró.

A obra é fruto de uma importante parceria entre o mandato da senadora e a Prefeitura de Mossoró, garantindo à população uma estrutura moderna, ampliada e totalmente equipada para oferecer atendimento de qualidade.

Moradores da comunidade destacaram a relevância do investimento. A moradora Natania Jane agradeceu emocionada: “Como moradora do bairro Nova Mossoró, venho aqui agradecer de todo coração à nossa senadora Zenaide por esse lindo presente. Não só por esta UBS, mas por tudo o que ela vem fazendo por Mossoró. Muito obrigada de coração, senadora”, declarou.

Durante o evento, a senadora ressaltou o impacto das ações conjuntas com a gestão municipal: “Agora entendo por que existe o projeto Realiza Mossoró. Esta é a quarta Unidade Básica de Saúde viabilizada com recursos do nosso mandato, além de três CAPS. Temos uma parceria sólida com esse jovem prefeito, que tem mostrado compromisso com a cidade. O bairro Nova Mossoró não tinha calçamento, não tinha creche, não tinha iluminação pública e não tinha UBS. Agora tem, e mais: com atendimento estendido até às 19h”, destacou Zenaide.

O prefeito Allyson Bezerra reafirmou a importância da união de esforços em benefício da população e agradeceu à senadora pelo apoio constante: “Estou aqui para dizer a ela que eu sou muito grato, e estou muito feliz de estar aqui hoje, em mais um entrega, em mais uma inauguração”, declarou o prefeito.  

Com a nova unidade, a população de Nova Mossoró passa a contar com atendimento mais eficiente, humanizado e próximo de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos para consultas e procedimentos básicos.

Processo entre blogueiro e diretora do SAMU de Mossoró é arquivado pela Justiça.

Foto: Ilustrativa

O 4º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Mossoró determinou o arquivamento do processo que envolvia o blogueiro Ronny Holanda e a diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Francileide Pereira da Silva Moura.

O processo teve início após a divulgação de um vídeo gravado por Ronny Holanda dentro da sede do SAMU de Mossoró. Na ação, a diretora do órgão alegava ter sido vítima de calúnia.

A decisão judicial foi publicada em 13 de agosto, após a homologação de um acordo entre as partes. O caso tramitava sob o número 0804300-74.2025.8.20.5106.

Com a homologação, a Justiça aplicou o artigo 74 da Lei 9.099/95, que prevê a extinção da punibilidade quando há composição civil. Dessa forma, o processo foi encerrado sem condenação e sem custas processuais.

A sentença foi assinada pelo juiz Paulo Luciano Maia Marques.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

CDL de Mossoró e Uern realizarão novo estudo sobre a viabilidade do Santuário de Santa Luzia.

Foto: Glauber Soares

De acordo com informações do Diário Político, a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), iniciaram novos estudos para analisar a viabilidade da construção do Santuário de Santa Luzia, em Mossoró. Com isso, será feito um novo levantamento socioeconômico da Festa de Santa Luzia, principal nevento religioso do município.

A pesquisa, que conta com o apoio de Stênio Max, presidente da CDL, e da Professora Cicília Maia, reitora da Uern, também deve contar com o apoio da Diocese.

“Já existe um estudo prévio sobre o Santuário, mas a ideia inicial é atualizar as informações sobre a Festa de Santa Luzia”, explica Stênio em contato o Diário Político.

O último levantamento foi realizado em 2019 e apresentado a Câmara Municipal. Neste estudo, cerca de 1,8 mil pessoas foram entrevistas, sendo 87% devotos. Os dados coletados mostraram que mais de 95% dos participantes da festa aprovam a organização. No entanto, os especialistas apontaram a necessidade de um melhor aproveitamento do turismo religioso, uma vez que 12% do público visitante é de fora.

De acordo com o professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem/UERN), o objetivo da nova pesquisa é atualizar os dados para basear outros estudos sobre empreendimento religioso.

Este novo diagnóstico pretende dimensionar o impacto econômico e social da festa, fortalecendo os argumentos técnicos para a viabilidade do santuário.

Fonte Redação TCM Notícia

96% dos municípios do RN registram algum nível de seca em julho, aponta Emparn.

O Monitor de Secas, divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em parceria com a Emparn, revelou que 96,4% dos municípios do Rio Grande do Norte enfrentaram algum grau de seca em julho.

O levantamento aponta que 36,54% das cidades passaram por seca grave , enquanto 43,11% registraram seca moderada. Outros 16,76% tiveram seca fraca.

Não houve casos de seca extrema (S3) ou excepcional (S4), e apenas 3,59% dos municípios não apresentaram sinais de estiagem.

Entre os municípios em seca grave estão Caicó, Pau dos Ferros, Parelhas e Jucurutu, totalizando 61 cidades. Já 72 municípios, incluindo Mossoró, Macau, Assú, Santa Cruz e João Câmara, ficaram na categoria de seca moderada.

Classificação dos tipos de seca

. Seca fraca: Veranico de curto prazo diminuindo o plantio, crescimento de culturas ou pastagem.

. Seca moderada: Alguns danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos; algumas faltas de água em desenvolvimento de atividades; restrições voluntárias de uso de água solicitadas.

. Seca grave: Perdas de culturas ou pastagens prováveis; escassez de água comum; restrições de água impostas.

. Seca extrema: Grandes perdas de culturas/pastagem; escassez de água generalizada ou restrições.

. Seca excepcional: Perdas de culturas/pastagens excepcionais e generalizadas; escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.

Monitor de Secas

O Monitor de Secas é um sistema atualizado mensalmente que acompanha a evolução e a severidade da estiagem em todo o país. A ferramenta serve como base para a formulação de políticas públicas e estratégias de mitigação dos impactos causados pela seca, que podem ser de curto prazo – como para agricultura e pastagens – ou de longo prazo – afetando o abastecimento de água e o meio ambiente.

Foto: Igor Jácome
Fonte g1/RN

Senadora da Educação: Zenaide destinou ao IFRN R$ 23 milhões em emendas.

Foto: Reprodução

Defensora da educação pública e do acesso facilitado da população ao ensino, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) já destinou R$ 23 milhões de recursos federais para o IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte). Com destaque para a construção de laboratórios e para medidas de auxílio aos alunos de baixa renda, os investimentos públicos, repassados via Orçamento Federal da União por meio das emendas a que Zenaide tem direito legal como parlamentar, são destinados a obras e projetos estruturantes nos 23 campi da instituição espalhados por todo o território potiguar.  

“Investi R$ 23 milhões nos IFs da minha terra e vou investir ainda mais. A educação me fez vencer a mortalidade infantil no sertão do Nordeste e sei o que isso significa para quem vive isso ainda hoje. Educação pública e profissionalizante de qualidade é a chave para um futuro próspero para toda a sociedade, com justiça social e oportunidades iguais aos alunos e às suas famílias, valorizando a identidade, as culturas e as riquezas de nossa região. Faço questão de destinar emendas para os campi do IFRN porque fazem a diferença na formação qualificada e consciente de jovens para o mercado de trabalho”, destacou Zenaide.

Conforme a senadora, os valores repassados por meio de seu mandato já são realidade por meio da construção de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, bem como da respectiva aquisição de equipamentos e máquinas para os estudantes atuarem, produzirem e aprenderem nesses espaços físicos. 

“Por meio das emendas que destinei, tiramos do papel laboratórios de energias renováveis, eletrônica, audiovisual, agricultura, apicultura, moda e design, entre diversos outros setores da cadeia produtiva e da atividade econômica das diversas regiões do Estado. A maioria dos campi não tinha laboratório, e estamos transformando esse cenário”, frisou Zenaide. 

Valor agregado

Ela exemplifica o valor agregado atribuído a produtos e vocações locais a partir, por exemplo, do laboratório de moda e design, ao qual Zenaide forneceu recursos federais para compras de máquinas de impressão 3D, utilizadas na confecção da estamparia e no trabalho estético dos tecidos. “Todo o nosso Seridó, onde está fincado Caicó, tem uma pujante indústria têxtil, e nada mais justo e necessário do que investir recursos públicos no laboratório de moda e design do IFRN do município”, assinalou a senadora. 

A parlamentar também anuncia para breve a inauguração, no IF de Currais Novos, de um laboratório de lapidação e certificação de gemas, sistema tecnológico de beneficiamento projetado para potencializar o forte setor de mineração local e abrir mercados inclusive no exterior. A região tem turmalina paraíba, ouro e água-marinha, entre outros minerais utilizados para produção de joias e outros fins.

“Currais Novos será um centro de valorização da mineração com este laboratório. Lapidar e certificar gemas vai gerar um valor agregado imenso, a preços muito mais justos e competitivos. O laboratório já está na reta final de construção e está começando a ser equipado. Destinei R$ 3 milhões para essa obra”, salientou a senadora.    

Inclusão social

As emendas parlamentares de Zenaide também cobrem outras áreas de funcionamento dos campi do IFRN, como custeio de alimentação dos alunos e construção de centros de convivência e de reservatórios de água. Zenaide ainda destaca a função social dos institutos por meio da inclusão de pessoas com renda insuficiente para cursar ensino particular. Para ela, a descentralização dos campi em várias cidades, no interior e na região metropolitana, democratiza o acesso da juventude à educação e à conquista de oportunidades de melhorar de vida. 

“Esses institutos chegam para mudar a realidade do nosso Estado, estão instalados em áreas periféricas ou historicamente desassistidas pelo poder público. É uma esperança para famílias pobres que sonham em ver um filho ou filha tendo como continuar os estudos e se formar. Os IFs também abrem suas portas, por meio dos sistemas de cotas, para pessoas com deficiência”, assinalou a senadora. 

O IFRN tem 222 cursos, todos gratuitos, distribuídos entre diversos níveis e entre modalidades de formação inicial e continuada, técnicos integrados, subsequentes, pró-funcionários, superiores e de pós-graduação. 

“O IFRN promove educação técnica e científica baseada no compromisso com a inclusão e a diversidade. Estamos falando de vencer a pobreza e as dificuldades de quem vive em regiões remotas, no sertão, ou nas comunidades carentes. Fora que essa estrutura de campis espalhada alimenta a economia local, há professores e alunos circulando e consumindo, há transporte escolar aquecido”, acrescentou Zenaide.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Semana do Cinema tem ingressos a R$ 10 em Natal e Mossoró.

Foto: Reprodução

A Semana do Cinema acontece do dia 28 de agosto a 3 de setembro em todo o país com promoções e ingressos a partir de R$ 10. No RN, pelo menos cinco cinemas oferecem o valor promocional neste período. Confira abaixo.

A promoção é válida para todas as sessões e horários nas salas tradicionais 2D, incluindo fins de semana, com exceção de pré-estreias e exibições especiais.

Além dos ingressos a preços acessíveis, haverá também valores promocionais em combos de pipoca e refrigerante.

Quais cinemas vão participar?

Em Natal, Cinépolis Natal Shopping, Cinemark (Midway Mall), Moviecom (Praia Shopping) e Cineflix (Partage Norte Shopping) estão confirmados.

No interior, está confirmado o Multicine, no Partage Shopping Mossoró.

Durante a campanha, o público poderá assistir a uma programação variada, que inclui sucessos de diferentes gêneros e para todas as idades.

Entre os destaques estão: Corra Que a Polícia Vem Aí!; Os Caras Malvados 2; Juntos; Os Enforcados; Invocação do Mal 4: O Último Ritual; Quarteto Fantástico: Primeiros Passos e Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda!.

Outros títulos também estarão disponíveis, a recomendação é conferir a programação completa e os horários de cada cinema.

A iniciativa é uma parceria entre a Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Fenec), com apoio da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex).

Fonte g1/RN

Ministro diz que pagará valores tabelados de produtos afetados por tarifaço de Donald Trump.

Foto: Reprodução

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta segunda-feira que os produtos agropecuários atingidos pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos serão comprados pelo governo brasileiro a valores já definidos nos programas nacionais, sem equiparação ao preço de exportação.

— Nós não teremos como pagar preços de exportação, preços que são fixados em dólar. São preços que levam em consideração uma remuneração adequada ao produtor — afirmou o ministro.

O ministro ainda acrescentou que o governo seguirá adquirindo os produtos pelos preços já estabelecidos nos programas existentes, considerados adequados.

— Vamos comprar pelos preços que estão dentro desses programas, que são bons. Se precisar complementar as tabelas para incorporar novos produtos, faremos isso — disse em conversa com jornalistas.

Quais produtos entram

Dois dos principais itens da pauta exportadora brasileira — carne bovina e café — não foram incluídos na lista inicial de produtos que poderão ser adquiridos pela União, estados e municípios. Teixeira explicou que a exclusão ocorreu porque ambos não são perecíveis e ainda encontram forte demanda internacional.

— O café tem um mercado muito grande no mundo inteiro e há uma falta de café. Nós acreditamos que, em algum momento, eles (EUA) vão excepcionar o café e a carne — afirmou. Ainda assim, o ministro reconheceu que produtores desses setores pressionam o governo por negociações contínuas e monitoramento da situação.

A Portaria Interministerial nº 12 autorizou a compra de açaí, água de coco, castanha de caju, castanha-do-brasil, mel, manga, pescados e uva. Os alimentos abastecerão escolas públicas e formarão estoques de segurança alimentar.

Para participar, empresas deverão apresentar uma Declaração de Perda (DP) comprovando a interrupção de exportações aos EUA, enquanto produtores que fornecem indiretamente terão de apresentar uma Autodeclaração de Perda (AP).

Validade da medida

A MP 1.309/2025, que criou o Plano Brasil Soberano, estabelece validade inicial de 180 dias para as compras públicas. No entanto, segundo Teixeira, a vigência poderá ser prorrogada ou até transformada em lei pelo Congresso, tornando o mecanismo permanente.

Diplomacia busca alternativas: missão ao México

Em paralelo, o governo aposta na diversificação de mercados para reduzir a dependência dos EUA. O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, devem ir nesta semana nesta semana a uma missão ao México (27 e 28 de agosto) para ampliar acordos comerciais.

O país se tornou o quarto principal destino da carne bovina brasileira em 2024, com exportações de US$ 363 milhões entre janeiro e julho, alta de 250% em relação ao mesmo período do ano anterior. O café brasileiro também deve ser destaque nas negociações.

— É um pedido ( a visita) da presidente do México, ela quer ampliar o comércio com o nosso país — disse Teixeira.

Por Bruna Lessa

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Petrobras vai perfurar 3º poço exploratório em águas profundas na Bacia Potiguar, anuncia governo do RN.

Foto: Reprodução

A Petrobras vai perfurar o terceiro poço exploratório em águas profundas na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte.

A decisão foi comunicada após uma reunião entre governadora do RN, Fátima Bezerra, com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e diretores da empresa.

O novo poço, denominado Mãe Ouro, está localizado a cerca de 52 km da costa e a mais de 2 mil metros de profundidade.

Na mesma região, já foram perfurados os poços Pitu Oeste e Anhangá, localizados nos blocos BM-POT-17 e POT-M-762, que estão em fase de análise de viabilidade técnico-comercial (veja detalhes mais abaixo). Ambos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

O governo do RN informou que, segundo a Petrobras, os levantamentos sísmicos já realizados apontam “forte potencial de descoberta de petróleo, o que poderá viabilizar a produção por meio da formação de um cluster offshore”, termo relacionado às atividades econômicas que ocorrem fora da costa.

A previsão, de acordo com o governo, é que a sonda chegue ao local em janeiro, após a anuência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para a transferência.

“A perfuração desse terceiro poço sinaliza o compromisso da companhia em desenvolver a exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial, trazendo grande potencial de desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte, com geração de emprego e renda para o nosso povo”, disse a governadora Fátima Bezerra.

De acordo com o governo do RN, as chances de novas descobertas no poço Mãe Ouro são promissoras, abrindo caminho para a consolidação de um cluster de produção de petróleo e gás offshore no estado.

Durante a reunião, também ficou definida a visita da presidente Magda Chambriard ao Rio Grande do Norte no mês de outubro, quando serão discutidos novos investimentos e parcerias.

Bacia Potiguar

A Bacia Potiguar fica na Margem Equatorial, que se estende por mais de 2,2 mil km ao longo da costa entre o Rio Grande do Norte e o Oiapoque, no Amapá. A região é considerada a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas, e já foi chamada de “novo pré-sal”.

Para ambientalistas, no entanto, a atividade petrolífera na região pode resultar em prováveis tragédias ambientais, o que afetaria diretamente o território amazônico. Além da Bacia Potiguar, nela estão inseridas as bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, de Barreirinhas e do Ceará.

A Margem Equatorial é considerada uma “nova fronteira” pela ANP pois é uma área em exploração em estágio inicial, mas com potencial de possuir reservas de petróleo.

Descobertas recentes no RN

Na Bacia Potiguar, a Petrobras descobriu:

Petróleo no poço exploratório Anhangá, em abril de 2024, e uma perfuração de água profunda. De acordo com a empresa, a acumulação de petróleo descoberta foi encontrada em uma profundidade de água de 2.196 metros e distante 79 km da costa potiguar. O poço Anhangá está situado próximo à divisa entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte – ele fica a cerca de 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal.

Hidrocarboneto no poço exploratório Pitu Oeste, em janeiro de 2024. também em perfuração de água profunda. Segundo a Petrobras, o poço estava 52 km distante da costa do Rio Grande do Norte. A presença da substância era, no entanto, inconclusiva quanto à viabilidade econômica, segundo a Petrobras.

Os dois pontos, que têm uma distância de cerca de 24 km entre eles, ainda passavam por avaliações complementares pela Petrobras.

Em 2023, a Petrobras chegou a deixar de operar poços em terra no Rio Grande do Norte, após concluir a venda de todos os ativos no estado, inclusive a refinaria Clara Camarão. Meses depois, reabriu a sede no estado e anunciou um centro especializado em energia renovável em Natal.

Fonte g1/RN

Maior cajueiro do mundo tem poda adiada para fevereiro, diz Idema.

Foto: Reprodução

A poda do maior cajueiro do mundo, em Parnamirim, na Grande Natal, prevista para ocorrer ainda em 2025, foi adiada para fevereiro do próximo ano. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o motivo foi o início do período de floração da árvore.

➡️ O possível corte da árvore centenária gerou debates entre autoridades, ambientalistas, moradores e comerciantes no mês de junho, quando aconteceram audiências públicas sobre o tema. Há os que defendem o corte como medida preventiva, e aqueles que são contra pelo risco de afetar a saúde e longevidade da árvore, um dos pontos turísticos do litoral potiguar (veja detalhes mais abaixo).

De acordo com o Idema, o período de floração da árvore já começou e segue até o mês de novembro deste ano. Já para os meses de dezembro e janeiro de 206 está previsto o período de frutificação da árvore, o que também impede que a poda seja realiza, de acordo com o órgão.

A poda foi determinada pela Justiça em uma ação que corre na Justiça há mais de uma década. Segundo o Idema, o adiamento ocorreu porque o órgão precisou apresentar, de acordo com a determinação judicial, uma agenda de atividades para várias instituições, como Câmara de Vereadores de Parnamirim, o Ministério Público, trade turístico e comerciantes locais, o que alongou o cronograma.

O Idema informou que neste período de floração e frutificação vai realizar um manejo fitossanitário para combater pragas que tem aparecido na planta, como cupim, por exemplo.

A Justiça determinou a poda em maio do ano passado. O Idema prevê um investimento de R$ 200 mil no processo, que pode levar até seis meses.

🔎 O Cajueiro de Pirangi - que tem esse nome por estar na praia de Pirangi do Norte - é reconhecido desde 1994 pelo Livro dos Recordes, o Guiness Book, como o maior do mundo, tendo aproximadamente 10 mil metros quadrados de extensão.

🔎 O local é um ponto turístico tradicional no litoral do Rio Grande do Norte. Segundo o Idema, em 2024, mais de 350 mil turistas visitaram o cajueiro.

Ministério Público entrou com ação

Em junho, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com um recurso pedindo à Justiça que a sentença que determina a poda fosse complementada com um estudo técnico mais detalhado antes de qualquer intervenção na árvore.

O embargo do MP citou que houve omissão nos termos da sentença e também que o MP não foi intimado da decisão proferida.

O MP se ateve ao trecho da decisão que cita que o Idema deve realizar em até 120 dias "um estudo prévio que viabilize a regular poda ou intervenções similares no Cajueiro de Pirangi que possibilite o bom desenvolvimento da formação, bem como compatibilizar o livre trânsito de automóveis, transeuntes e residentes nas proximidades da referida árvore sem pôr em risco a própria saúde do vegetal e dos particulares".

Para o MP, a expressão "estudo prévio” se mostrou "excessivamente aberta e imprecisa". Segundo o MP, a decisão foi "omissa e insuficiente ao não especificar os elementos mínimos que devem constar no estudo prévio".

Poda do cajueiro gera debate

A possível poda do maior cajueiro do mundo dividiu opiniões. Movida há mais de uma década por moradores da região, a ação citava que a árvore avançou para fora do terreno delimitado, invadindo ruas e dificultando o trânsito em alguns trechos.

Os moradores alegaram ainda que a árvore passou a ameaçar as propriedades privadas do entorno.

Atualmente, é estimado que cerca de 1,2 mil metros da planta ultrapassam a área cercada. Em uma das avenidas que cercam o cajueiro, os galhos tomam metade da via. Em outra, uma plataforma foi construída anos atrás para suspender os galhos sobre a pista.

Na decisão judicial, o juiz Airton Pinheiro julgou procedente a ação "para fins de garantir o livre trânsito de automóveis, transeuntes e residentes nas proximidades do Cajueiro de Pirangi".

Poda é necessária, defende Idema

O diretor técnico do Idema, Thales Dantas, defendeu em audiências públicas na Câmara de Vereadores de Parnamirim que esse tipo de poda, inédita na árvore centenária, é uma medida para cuidar da planta.

"O mais importante que a gente quer deixar para a população é que esse manejo fitossanitário é importante para cuidar da planta. São 137 anos e ela nunca passou por um processo realmente de poda fitossanitária".

"O governo não está matando o cajueiro, muito pelo contrário. Essa poda realmente é necessária para a gente estar cuidando, inclusive para preservar, porque hoje, sem esse cuidado, pode acabar batendo um carro, causar problemas nos galhos", completou o diretor técnico do Idema.

O que diz quem é contrário à poda?

A bióloga Mica Carboni, que trabalhou no cajueiro, disse, em entrevista na audiência pública na Câmara de Vereadores de Parnamirim, que considera que a poda poderia representar uma "catástrofe" para a planta.

De acordo com ela, o cajueiro se expandiu porque muitos de seus galhos tocaram o chão e também criaram raízes. Além de aumentar a árvore em tamanho, esse processo causa o rejuvenescimento da planta.

"A poda de contenção pode gerar uma catástrofe para esse cajueiro. Porque seria podar indiscriminadamente galhos no entorno só para botar ele de novo dentro do tamanho que as pessoas acham que ele deve ter. Essa poda pode limitar o crescimento, pode atrofiar ele, pode gerar o envelhecimento acelerado dele, que rejuvenesce enquanto os seus galhos periféricos enraízam novamente", afirmou a bióloga.

De acordo com Mica, o enraizamento dos galhos gera na planta os "hormônios da muda", que são devolvidos para toda planta mãe. A bióloga afirmou que artigos científicos explicam esse processo metabólico que geraria o rejuvenescimento da árvore.

"Só assim esse cajueiro consegue frutificar com mais de 140 anos de idade. Um cajueiro normal frutifica até uns 40, 50 anos no máximo. E ele continua, continua vigoroso, justamente pelos seus enraizamentos, justamente por isso ele é o maior cajueiro do mundo", disse.

Aprenda a fazer receita de panelada com miúdos de boi.

Foto: Divulgação

O Inter TV Rural deste domingo (24) mostrou como preparar uma receita característica da culinária sertaneja, em um prato cheio de história e que faz parte da tradição nordestina: a panelada.

Preparado com miúdos do boi, o prato tem um sabor marcante e pode ser consumido com outros acompanhamentos regionais, como o cuscuz.

Ingredientes

. 2 kg de mocotó;

. 1 kg de bucho;

. 1 kg de tripa;

. 2 cebolas roxas de tamanho médio cortadas em cubinhos;

. 2 tomates grandes maduros cortados em cubos;

. 1 pimentão verde grande sem sementes cortados;

. 3 pimentas de cheiro médias, sem sementes, cortadas em cubos;

. 3 dentes de alho grandes triturados;

. Cheiro verde, colorau, sal, vinagre, limão, azeite e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Um dos passos mais importantes do preparo é a higienização dos ingredientes. O ideal é comprar os ingredientes já limpos, mas é importante fazer uma segunda limpeza.

Coloque para lavar em água e depois em uma panela grande cheia de água para ferver com vinagre dentro. Coloque os ingredientes dentro e, depois de levantar fervura, deixe de 5 a 10 minutos. Em seguida, escorra a água, lave mais uma vez e em seguida corte do tamanho desejado.

O ideal é não cortar muito pequeno, pois durante o cozimento os ingredientes reduzem um pouco de tamanho.

➡️ O próximo passo é separar uma panela de pressão. Aqueça nela um fio de azeite (ou óleo) e comece a refogar alguns vegetais, começando pela cebola, pimentão e pimenta de cheiro.

Após refogar um pouco, já pode acrescentar o tomate e o alho. Continue refogando um pouco mais e adicione um pouco de colorau (ou páprica) para dar cor.

Na sequência, já pode adicionar a tripa e o bucho dentro do refogado.

➡️ É importante refogar um pouco mais e, na sequência, colocar o mocotó e envolver essa mistura de ingredientes.

➡️ Em seguida, tempere com sal e pimenta do reino, misture e adicione um pouco de água fervente e deixe cozinhar.

➡️ Tampe a panela de pressão e, em intervalos de 20 a 30 minutos, abra a panela para verificar a quantidade de água e a textura dos ingredientes até chegar no ponto ideal.

Nessa receita, os ingredientes ficam prontos após 1h30 na panela de pressão. O ponto ideal é quando os ingredientes estão macios e o caldo está mais espesso.

Finalize com cheiro verde e a panelada estará pronta.

Uma dica é tirar parte do caldo e misturar ao cuscuz já cozido para fazer uma espécie de farofa, para acompanhar o prato.

Fonte g1/RN

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Obras da ala pediátrica do Hospital Tarcísio Maia atingem 70% de conclusão.

Foto: Jornalismo TCM

As obras de reforma e ampliação da ala pediátrica do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, estão em fase avançada. Com cerca de 70% dos serviços concluídos, o cronograma prevê a entrega do setor para o mês de setembro.

De acordo com a diretora do hospital, Karina Freire, a agilidade da empresa contratada, que assumiu os trabalhos em abril, após o distrato com a empresa anterior, tem garantido o cumprimento dos prazos da obra.

“Estamos bem avançados, dentro da programação. A WSC (empresa) tem se comprometido e entregue todo o projeto conforme o combinado. Já temos 70% desta primeira etapa concluída. Teremos um aumento de 22 leitos disponíveis para a população”, afirmou.

A obra contempla a reforma dos setores de pediatria, necrotério, centro cirúrgico, central de materiais esterilizados e lavanderia, além da ampliação da unidade de nutrição e dietética. Também está prevista uma revisão completa do sistema elétrico do hospital, com a instalação de novos geradores e melhorias na linha de alimentação de energia, garantindo mais autonomia para a unidade.

Além da pediatria, outros setores também se encontram em estágio avançado. O objetivo é dar celeridade ao serviço para que os trabalhos avancem para o Centro Cirúrgico.

“Nós vamos entregar agora a pediatria. A lavanderia e o necrotério já estão prontos. A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) já conta com uma equipe atuando, e a nutrição ainda será iniciada. Concluindo essas etapas, partiremos para o Centro Cirúrgico, que requer um olhar especial”, finalizou.

Por Artur Rebouças

Zenaide recebe jovem senadora do RN; estudante de Parnamirim preside Mesa do Senado.

Foto: Reprodução

Representante do Rio Grande do Norte no programa Jovem Senador de 2025, a estudante da rede pública Keyla Adssa Barbosa de Oliveira, de Parnamirim, foi recepcionada no Congresso Nacional pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN). Os jovens irão vivenciar o trabalho legislativo na prática, com a possibilidade de apresentar e discutir propostas durante a Semana de Vivência Legislativa.

Em visita ao gabinete da parlamentar, Keyla destacou como fundamentais a educação e o conhecimento político da juventude. Demonstrando articulação política, ela foi eleita presidente da Mesa Diretora do Senado por voto de 17 dos 27 estudantes, e vai presidir nesta quarta-feira uma sessão no plenário. 

“Eu estou muito feliz e honrada de estar participando e representando meu Rio Grande do Norte. Nesta edição, dos 27 estudantes, 21 são meninas, e eu sendo também a sétima jovem senadora menina a ser eleita na Mesa do Jovem Senador. É um prazer conhecer pessoalmente a senhora, a quem admiro”, afirmou Keyla à senadora.  

Procuradora Especial da Mulher no Senado, Zenaide celebrou a liderança de Keyla na experiência de projeção nacional em Brasília, além de destacar o estímulo à liderança política desde cedo. Ambas vêm de um Estado com forte pioneirismo e presença femininas na política, a exemplo de Alzira Soriano (primeira prefeita eleita do Brasil e da América Latina) e Celina Guimarães (primeira eleitora registrada para votar no país).  

“Quero dar parabéns e dizer que estou muito orgulhosa de você, Keyla! A educação é base de todo país que queira se desenvolver e reduzir as desigualdades. Keyla, você tem ideia da importância do seu cargo neste projeto, sendo que o Senado nunca foi presidido por uma mulher? E está você aqui vinda de Parnamirim, da escola estadual Santos Dumont, com seu professor maravilhoso. Educar é transformar crianças e jovens em cidadãos e cidadãs com conhecimento político”, assinalou Zenaide. 

Transformar a realidade

Ao ser eleita presidente no Plenário, a estudante norte-rio-grandense selecionada fez seu discurso refletindo sobre a participação da juventude na discussão sobre a crise climática: “Diante das crises climáticas e das atrocidades ambientais, é impossível não pensar na nossa responsabilidade. Por muito tempo nos disseram que nós jovens somos o futuro, mas provamos hoje que somos a voz ativa do presente, e é nossa responsabilidade transformar a nossa realidade agora". 

Zenaide também elogiou a escola Santos Dumont e o professor Chris, que acompanha Keyla no projeto. Segundo reforçou a senadora, a participação feminina na política faz ainda mais diferença junto da educação, da representatividade e da consciência sobre causas urgentes.

“Parabéns ao professor Chris e a todos os educadores da escola estadual Santos Dumont de Parnamirim, que foram fortes exemplos de educação cidadã para Keyla. Nossa jovem senadora do RN brilhou com sua redação sobre emergências climáticas, representa nosso estado e foi eleita presidente por colegas de todo o Brasil. Ela pode ser, quem sabe, um novo tanto para a política brasileira. Mais uma prova de que incentivar a participação feminina, como fazemos à frente da Procuradoria da Mulher, é semear futuro e fortalecer a democracia!”, frisou Zenaide. 

O programa

A semana de vivência legislativa do Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros começou nesta segunda-feira (18) com a participação de 27 estudantes do ensino médio da rede pública. Eles foram escolhidos por meio de um concurso de redação. O tema deste ano foi “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”. 

Os 27 alunos tomaram posse durante sessão no Plenário, fizeram a subida na rampa do Congresso com a bandeira de seus respectivos estados e foram diplomados antes da sessão. 

Os trabalhos terminam na sexta-feira, com uma programação permeada por atuação em comissões temáticas até visita às sedes dos poderes Executivo e Judiciário.

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Abertura das comportas: águas do Rio São Francisco seguem para Itajá.

Foto: Assecom

Nesta terça-feira (19), as águas do Rio São Francisco chegaram ao Seridó, pelo Rio Piranhas, no município de Jardim de Piranhas, e seguiram em direção à Barragem de Oiticica, após a abertura das comportas.

A barragem foi inaugurada em março deste ano pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela governadora Fátima Bezerra. O reservatório beneficia 43 municípios e permite a irrigação de 10 mil hectares. A água, que começou a chegar ao Rio Grande do Norte em 14 de agosto, vem das barragens Caiçara, Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba.

Agora, as águas continuarão seu percurso rumo ao maior reservatório do estado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no município de Itajá.

“O que nós estamos fazendo aqui hoje é história. Estamos celebrando a chegada das águas do São Francisco ao Seridó, agora de forma planejada, consistente, eficiente e contínua. Isso significa que, a partir de agora, o povo do Seridó conta, para sempre, com essas águas para saciar a sede e promover o desenvolvimento”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país, com 477 quilômetros de extensão, divididos em dois eixos. O empreendimento garante segurança hídrica a cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A cerimônia no Rio Grande do Norte contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

“Nós não estamos falando só de água para matar a sede. Estamos falando de desenvolvimento, de turismo, de agricultura, de geração de oportunidades. O presidente Lula deixou claro: é preciso acelerar para que a água também seja motor do desenvolvimento econômico do semiárido”, afirmou o ministro.

União Brasil e PP oficializam ‘superfederação’, que terá as maiores bancadas do Congresso e mais de 1,3 mil prefeitos.

Foto: Reprodução

Uma convenção conjunta entre União Brasil e Progressistas (PP) oficializou nesta terça-feira (19) a criação de uma federação partidária entre as legendas.

Antes do encontro, ainda pela manhã desta terça, dirigentes de cada sigla também aprovaram o estatuto da aliança, documento que vai guiar o funcionamento e a atuação da federação.

A chancela ao documento era uma das etapas necessárias para formalizar a aliança, anunciada há quase quatro meses, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo um dos advogados do grupo, nos próximos dias, deverá ser concluído o programa da aliança, que vai delinear a atuação política do agrupamento. Com os documentos em mãos, a federação deve dar entrada no registro formal no TSE.

Chamada de União Progressista, a aliança será a maior força partidária do país. A federação terá a maior bancada de deputados na Câmara, o maior número de prefeitos e as maiores fatias de recursos públicos para campanhas e despesas partidárias.

Ainda nesta semana, com a filiação da senadora Margareth Buzetti ao PP, a aliança deve ultrapassar PL e PSD e alcançar 15 senadores — a maior bancada na Casa.

Dirigentes da federação afirmam que a aliança deverá se posicionar de forma crítica ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os presidentes do PP (Ciro Nogueira) e do União Brasil (Antonio de Rueda) têm defendido o lançamento de uma candidatura de centro-direita em 2026.

O União tem um pré-candidato: o governador de Goiás Ronaldo Caiado. Mas Ciro Nogueira é um dos defensores de uma costura em torno do nome de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e filiado ao Republicanos, para o Planalto.

‘Superfederação’ em números

As tratativas entre União Brasil e PP são acompanhadas de perto por outros dirigentes partidários, que tentam projetar o tamanho do impacto da aliança nas campanhas de 2026.

A “superfederação”, como tem sido chamada por lideranças de outros partidos, terá direito a receber a maior fatia, entre os 29 partidos registrados pelo TSE, do fundo público de financiamento de campanhas.

União Progressista em números:

109 deputados federais — maior bancada na Câmara dos Deputados

14 senadores por ora — deve chegar a 15 nesta semana e se tornar a maior bancada do Senado

1.335 prefeitos em todo o país — maior número de prefeituras, superando o PSD (889)

7 governadores — à frente de todos os outros partidos

R$ 953,8 milhões em fundo eleitoral (números de 2024) — maior fatia da distribuição e R$ 67 milhões a mais do que o segundo colocado, o PL

R$ 197,6 milhões em fundo partidário (números de 2024) — maior volume de recursos, superando o PL.

Fonte Jornal O Mossoroense

Câmara de Natal aprova recebimento do pedido de cassação da vereadora Brisa.

Foto: Redes sociais

Em sessão ordinária nesta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Natal (CNM) aprovou o recebimento do pedido de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT), apresentado pelo vereador Matheus Faustino (União Brasil). O placar foi de 23 votos pela abertura e três pelo arquivamento da denúncia, com uma ausência, do vereador Eribaldo Medeiros (Rede). Conforme regimento da Casa, denunciante e denunciada não podem votar.

Faustino acusa Brisa de usar R$ 18 mil de emenda impositiva para bancar evento de suposto cunho político “Rolé Vermelho”, que ocorreu no dia 9 de agosto, em Natal, e comemorou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, houve desvio de finalidade e falta de decoro parlamentar.

Em resposta, a vereadora classificou o pedido como “frágil e vazio” e afirmou que os três artistas contratados para o evento pediram a anulação dos cachês pagos com verba pública, em solidariedade ao mandato. “Estou de consciência tranquila e seguirei o trabalho que sempre fizemos, inclusive na defesa da cultura”, disse Brisa.

Veja como cada vereador votou:

Votaram SIM, para abrir o processo:

Aldo Clemente (PSDB)

Anne Lagartixa (Solidariedade)

Camila Araújo (União Brasil)

Chagas Catarino (União Brasil)

Cláudio Custódio (PP)

Cleiton da Policlínica (PSDB)

Daniell Rendall (Republicanos)

Daniel Santiago (PP)

Eriko Jácome (PP)

Fúlvio Saulo (Solidariedade)

Herberth Sena (PV)

Irapoã Nóbrega (Republicanos)

João Batista Torres (DC)

Kleber Fernandes (Republicanos)

Leo Souza (Republicanos)

Luciano Nascimento (PSD)

Pedro Henrique (PP)

Preto Aquino (Podemos)

Robson Carvalho (União Brasil)

Subtenente Eliabe (PL)

Tarcio de Eudiane (União Brasil)

Tércio Tinoco (União Brasil)

Tony Henrique (PL)

Votaram NÃO, para arquivar:

Daniel Valença (PT)

Samanda Alves (PT)

Thabatta Pimenta (PSOL)

Fonte Tribuna do Norte

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Mossoró: Mais dois bairros estão com abastecimento afetado por manutenção em poço.

Foto: Jornalismo TCM

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou a suspensão do abastecimento de água no bairro Bela Vista e a redução do fornecimento para o bairro Nova Betânia.

Segundo comunicado da companhia, equipes estão realizando uma manutenção corretiva em um equipamento do Poço 28, que apresentou defeito na tarde dessa segunda-feira (18).

A previsão é de que o reparo seja concluído até a noite de quinta-feira (21), quando o sistema será religado. Após a religação, o abastecimento deverá ser normalizado em até 48 horas.

Poço 18 segue em manutenção

O Poço 18, responsável pelo abastecimento dos bairros Santo Antônio, Barrocas e Bom Jardim, em Mossoró, continua em manutenção após uma pane em um equipamento motobomba, localizado no bairro Santo Antônio.

A previsão da Caern é de que o serviço também seja concluído até a noite de quinta-feira (21).

Por Artur Rebouças

Terminal Pesqueiro de Natal é leiloado por R$ 21 mil, após 15 anos das obras paralisadas.

Foto: Reprodução

O Terminal Pesqueiro Público de Natal, às margens do Rio Potengi, finalmente terá operação plena após mais de uma década de paralisação. Nesta segunda-feira (18), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realizou na B3, em São Paulo, o leilão que concedeu a gestão do equipamento à empresa Turque Operações Marítimas Ltda, única habilitada no certame.

A proposta vencedora ofertou outorga de R$ 21 mil e prevê investimentos superiores a R$ 11 milhões já no primeiro ano de contrato, cujo valor total pode ultrapassar R$ 185 milhões ao longo de 20 anos.

Com a concessão, o governo federal e o setor privado esperam fortalecer a cadeia produtiva, gerar empregos e garantir melhores condições de trabalho para pescadores, além de impulsionar a competitividade da pesca no RN e no Brasil. O TPP de Natal se soma a outros terminais em processo de concessão, como os de Aracaju, Santos e Cananéia.

Fonte Jornal O Mossoroense

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Manutenção em poço reduz abastecimento em três bairros de Mossoró.

Foto: Reprodução

Moradores dos bairros Santo Antônio, Barrocas e Bom Jardim, em Mossoró, estão com o abastecimento de água reduzido desde a madrugada desta segunda-feira (18).

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a suspensão no fornecimento foi provocada por uma pane em um equipamento motobomba do poço localizado no bairro Santo Antônio.

A companhia informou que a manutenção corretiva do equipamento já está em andamento, e a previsão é de que o serviço seja concluído até as 18h da terça-feira (19). Após a religação do sistema, o abastecimento deverá ser normalizado nas áreas afetadas em até 48 horas.

Por Artur Rebouças

Zenaide Maia reúne mais de 50 prefeitos e centenas de lideranças em evento em Natal.

Foto: Alanny Brito

A tarde deste sábado (16) entrou para a história da política potiguar. No auditório lotado do Hotel Holiday Inn, em Natal, a senadora Zenaide Maia (PSD/RN) promoveu um encontro que reuniu mais de 50 prefeitos de todas as regiões do Estado, além de centenas de vereadores, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil. A senadora já destinou recursos para os 167 municípios do Rio Grande do Norte.

O evento, que marcou o lançamento do movimento “Zenaide pelo RN”, foi uma demonstração clara de respeito e confiança na liderança da senadora, que ao longo dos últimos anos tem se destacado por sua atuação firme, coerente e municipalista no Senado Federal. O encontro deste sábado abriu a agenda de uma série de eventos que serão realizados em todas as regiões do Estado, como uma prestação de contas do mandato da senadora. 

"A política precisa ser feita com diálogo, escuta e compromisso com as pessoas. Este encontro mostra que estamos no caminho certo: unidos pelo bem do povo potiguar", declarou Zenaide que foi bastante aplaudida por todos os presentes no evento.

A mobilização, considerada por muitos a maior do ano no Estado, evidenciou a capilaridade política da senadora e sua conexão direta com os gestores e as bases. Prefeitos de todas as regiões do RN marcaram presença, muitos deles acompanhados de vereadores, lideranças locais e secretários municipais.

A forte adesão ao movimento reforça o protagonismo de Zenaide Maia no cenário político estadual e nacional. Com trajetória marcada pela defesa da saúde, da educação, da inclusão e dos direitos sociais, a senadora consolida-se como uma das vozes mais respeitadas do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional.

O encontro deste sábado não apenas reafirma a força política da senadora, mas sinaliza uma nova fase na política potiguar, com uma liderança comprometida com o futuro e com os reais interesses do povo. Os prefeitos presentes agradeceram e reconheceram o trabalho realizado por Zenaide. 

Entre os prefeitos presentes, Allyson Bezerra (Mossoró), Nilda Cruz (Parnamirim), Dr. Lula (Assú), Jaime Calado (São Gonçalo do Amarante), Emídio Júnior (Macaíba), entre outros. Também presentes os deputados estaduais Eudiane Macedo, Terezinha Maia, e Kleber Rodrigues.

Aprenda a fazer cuscuz recheado com carne de sol.

Foto: Inter TV Costa Branca

O cuscuz é presença frequente na mesa dos nordestinos e pode ser servido de diferentes formas. No Inter TV Rural deste domingo (17), a receita ensinada foi o cuscuz recheado com carne de sol, acompanhado de queijo coalho, banana assada e vegetais.

Ingredientes

Cuscuz recheado

. 250 g de flocão de milho hidratado em água e temperado com sal

. 250 g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada

. 100 g ou ½ caixa de creme de leite

. 1 cebola roxa pequena em cubos

. 1 dente de alho grande triturado

. Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto

Acompanhamentos

. 2 tomates grandes sem sementes (1 maduro e 1 verde), cortados

. 1 pimenta de cheiro grande sem sementes, cortada

. 1 cebola grande (ou 10 mini cebolas) cortada

. 3 bananas pacovan maduras

. 250 g de queijo coalho

. Sal, azeite, pimenta-do-reino e cebolinha a gosto

Modo de preparo

O recheio é feito refogando cebola e alho em azeite, acrescentando a carne de sol e, depois, o creme de leite. A mistura deve ser temperada com sal e pimenta.

Na cuscuzeira untada com azeite, coloque uma camada de flocão hidratado, depois o recheio e finalize com outra camada de flocão, sem pressionar. O tempo médio de cozimento é de 6 a 8 minutos em cuscuzeiras individuais.

Enquanto isso, prepare os acompanhamentos. O queijo coalho deve ser dourado na frigideira, seguido pelas bananas grelhadas. Na mesma frigideira, refogue cebola, tomate verde e pimenta de cheiro. Quando dourarem, acrescente o tomate maduro, tempere e finalize com cebolinha.

O cuscuz pode ser servido acompanhado do queijo, das bananas e dos vegetais ainda quentes.

Fonte g1/RN

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Rivaldo Fernandes é reconduzido a presidência do PV Potiguar.

Foto: Reprodução

Após reunião comandada pelo vice-presidente nacional do Partido Verde - PV, Denis Soares, foi estabelecida a nova Executiva Estadual do partido no Rio Grande do Norte.

Rivaldo Fernandes é reconduzido ao comando do partido, tendo como vices os deputados estaduais Eudiane Macedo, Hermano Morais, Vivaldo Costa e o ex-vereador Milklei Leite.

A composição com vários vices garante igualdade entre os deputados e Milklei, que haviam travado uma disputa interna pelas rédeas da legenda.

O PV também debateu acerca das eleições 2026 e deve indicar a segunda vaga para o Senado compondo a chapa com a governadora Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Xavier. 

Sobre o nome a ser indicado, o PV sustenta o nome do ex-senador Jean Paul Prates, que foi convidado a se filiar ao partido para disputar uma vaga de deputado federal.

Por Guilherme Fernandes

Zenaide anuncia voto a favor de mais cirurgias, exames e consultas do SUS no RN.

Foto: Reprodução

Médica infectologista e parlamentar defensora da saúde pública, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) anunciou voto a favor de uma medida que vai agilizar, no Rio Grande do Norte e em todo o país, o atendimento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS) com médicos especialistas, inclusive para o tratamento de câncer. Enviada pelo governo federal, tramita no Congresso Nacional a Medida Provisória (MP) 1.301/2025, que criou o programa Agora Tem Especialistas, responsável por dar mais rapidez para a população conseguir cirurgias eletivas, exames e consultas pelo SUS. 

Uma das novidades é que essa ampliação do acesso aos serviços especializados de saúde ocorrerá por meio de parcerias do governo com hospitais privados, sejam eles com ou sem fins lucrativos. Na prática, haverá ampliação de turnos de atendimento nas redes de saúde pública e privada, além de maior oferta de exames, consultas e cirurgias do SUS nas unidades privadas. 

“O Agora Tem Especialistas vai ajudar imensamente o Rio Grande do Norte e levará mais médicos aos nossos bairros e comunidades. Reduzir o tempo de espera no atendimento especializado é uma necessidade urgente no país todo. Com a iniciativa da MP, vamos tornar lei o dever do poder público de promover um atendimento mais ágil e eficiente para quem precisa de tratamentos, de exames, de cirurgias, de consultas médicas”, frisou Zenaide. 

Já em vigor desde o dia 30 de maio, a medida está na segunda prorrogação de prazo, que se encerra no dia 27 de setembro, data limite de 120 dias para ser aprovada pelo Congresso Nacional de forma a virar lei e não perder a validade. Empenhada politicamente na aprovação da MP, Zenaide participou no Senado, na última semana, de audiência pública com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que lhe havia antecipado a proposta em reunião de ambos na pasta. 

A senadora destacou que a ida dos especialistas aos municípios poderá contar com financiamento via emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União: “Nós, parlamentares, poderemos indicar emendas para compra de carretas equipadas com tomógrafos, mamógrafos, raio-X e com todos esses exames sofisticados. As carretas estarão em regiões com municípios pequenos oferecendo atendimento a quem mais precisa. Isso é a política do cuidar, é ter olhar diferenciado para a vida”. 

A preocupação com a distribuição de especialistas pelo país motivou o governo a criar o programa. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: Nordeste (239), Sudeste (168), Norte (146), Centro-Oeste (45) e Sul (37). A oferta imediata será focada nas regiões prioritárias, segundo o Ministério da Saúde. 

“Aprovar esse instrumento significa ampliar e garantir às pessoas procedimentos especializados por meio também da adesão de hospitais privados ao SUS. A mobilização do poder público junto à iniciativa privada é uma grande notícia para quem depende a saúde pública - ou seja, a maioria da população brasileira, que não tem dinheiro para pagar planos de saúde particulares”, enfatizou Zenaide. 

Municípios atendidos

A MP institui ainda o Projeto Mais Médicos Especialistas, voltado ao provimento de profissionais em regiões com escassez de atendimento, e cria a Rede Tempo é Vida, com o objetivo de reduzir o tempo de espera para o tratamento de pacientes com câncer. Outra regra estabelecida é a autorização para que operadoras de planos de saúde, em vez de pagamentos diretos, ressarçam valores ao SUS por meio da prestação de serviços de atendimento, como consultas, exames e cirurgias.

Ligada à pauta da saúde, Zenaide foi relatora de leis como a do programa Mais Médicos e do piso salarial da enfermagem. “Sou médica há mais de 30 anos e sei que a demora do poder público pode significar o tempo entre a vida e a morte de uma pessoa. É por isso que somo esforços junto ao ministério da Saúde para aprovar com rapidez mais especialistas nos nossos municípios”, destacou a parlamentar. 

Na audiência no Senado, Padilha destacou que a parceria com entidades de saúde privadas e filantrópicas para a realização de consultas, exames e cirurgias de pacientes do SUS será uma contrapartida para estas sanarem dívidas destas junto à União. Segundo Zenaide, ao Agora Tem Especialistas reforça também a saúde primária e promove a prevenção de doenças. 

“E prevenir também significa vida saudável e menos custos para o poder público e para os próprios planos de saúde. “O fim das filas do SUS para cirurgias, exames e consultas interessa a todos nós. A população tem direito a mais especialistas de graça para cuidar da saúde. Faço esse gesto para que o governo do Estado e todos os municípios potiguares e de todo o Brasil adiram ao programa”, observou a senadora.  

Entenda o que melhora:

- O programa, lançado por meio da Medida Provisória 1301/25, objetiva agilizar o atendimento com médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS).

- Editada em 30 de maio, a MP busca ampliar o acesso da população a consultas, exames e procedimentos especializados por meio da adesão de hospitais privados ao SUS.

- Prevê o direcionamento de especialistas para regiões com difícil acesso a esses profissionais. Segundo as regras, esses contratados atuarão em equipamentos como policlínicas, laboratórios especializados, entre outros.   

- O Ministério da Saúde pretende formar 3.500 profissionais no Agora Tem Especialistas. Ao todo, a pasta investirá R$ 260 milhões na capacitação e espera que os profissionais comecem a trabalhar em setembro.

- Outro eixo é a qualificação de profissionais, por meio de programas de residência. 

- Inclui o aprimoramento de profissionais em áreas como oncologia, ginecologia, cardiologia, saúde de mulheres, crianças e adolescentes, anestesiologia, atenção e cuidados com pessoas com deficiência e reabilitação.

- De acordo com a medida, os hospitais particulares participantes recebem créditos financeiros, limitados a R$ 2 bilhões por ano, para compensar tributos federais.  Em contrapartida, essas unidades poderão receber créditos financeiros para compensação de tributos federais. O valor dos créditos será limitado a R$ 2 bilhões por ano, entre 2026 e 2030.