Nesta terça-feira (19), as águas do Rio São Francisco chegaram ao Seridó, pelo Rio Piranhas, no município de Jardim de Piranhas, e seguiram em direção à Barragem de Oiticica, após a abertura das comportas.
A barragem foi inaugurada em março deste ano pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela governadora Fátima Bezerra. O reservatório beneficia 43 municípios e permite a irrigação de 10 mil hectares. A água, que começou a chegar ao Rio Grande do Norte em 14 de agosto, vem das barragens Caiçara, Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba.
Agora, as águas continuarão seu percurso rumo ao maior reservatório do estado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no município de Itajá.
“O que nós estamos fazendo aqui hoje é história. Estamos celebrando a chegada das águas do São Francisco ao Seridó, agora de forma planejada, consistente, eficiente e contínua. Isso significa que, a partir de agora, o povo do Seridó conta, para sempre, com essas águas para saciar a sede e promover o desenvolvimento”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país, com 477 quilômetros de extensão, divididos em dois eixos. O empreendimento garante segurança hídrica a cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A cerimônia no Rio Grande do Norte contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
“Nós não estamos falando só de água para matar a sede. Estamos falando de desenvolvimento, de turismo, de agricultura, de geração de oportunidades. O presidente Lula deixou claro: é preciso acelerar para que a água também seja motor do desenvolvimento econômico do semiárido”, afirmou o ministro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário