quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Mossoró poderá receber líderes de facção alvos da megaoperação com 121 mortos.

Foto: Reprodução

A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte poderá receber líderes de facção alvos da megaoperação deflagrada nesta semana no estado do Rio de Janeiro e que resultou em mais de 100 mortes, em dezenas de prisões e na apreensão de vasto arsenal de armas.

Mossoró conta com uma das cinco Penitenciárias Federais do país, para onde ao menos dez presos da capital carioca devem ser transferidos. A informação até o fechamento desta matéria é de que a remoção de detentos do estado do RJ para unidades de segurança, sob gestão da União, ainda aguardava autorização judicial.

Segundo a imprensa nacional, o governo do Rio de Janeiro pediu a transferência imediata de dez presos que lideram organizações criminosas para penitenciárias federais.A solicitação teria sido enviada à Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Agência Brasil divulgou na tarde desta quarta-feira (29) que a medida agora depende de autorização judicial e que seria atendida, segundo a secretaria, assim que os trâmites legais fossem concluídos. De acordo com o portal Metrópoles, entre os dez que devem ser transferidos estão Wagner Teixeira Carlos, “Waguinho de Cabo Frio”; Rian Maurício Tavares Mota, “Da Marinha”; Roberto de Souza Brito, “Irmão Metralha”; e Arnaldo da Silva Dias, “Naldinho”.

Um levantamento dá conta de que, somente em 2025, 12 novas inclusões foram realizadas no Sistema Penitenciário Federal (SPF). Em 2024, o presídio federal em Mossoró registrou a primeira fuga no SPF do país. Na ocasião, dois detentos conseguiram escapar e foram recapturados quase dois meses depois.

Por Fábio Vale/Jornal De Fato

Provável filiação de Nina Souza ao PL pode redefinir destino de Carla Dickson.

Foto: Montagem

A movimentação da vereadora licenciada e secretária de Assistência Social de Natal, Nina Souza, em possível direção ao PL, pode mudar novamente o rumo político da deputada federal Carla Dickson (União Brasil). O cenário que se desenha é carregado de ironia política: foi justamente a pré-candidatura de Nina à Câmara Federal pelo União Brasil que levou Carla a buscar um novo abrigo partidário. Agora, ambas podem acabar no mesmo destino.

Há cerca de duas semanas, o ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias (Republicanos), anunciou apoio público ao projeto de Nina, que já conta também com a parceria do vereador Ériko Jácome, realocado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em dobradinha com a secretária. O grupo de Álvaro, atualmente no Republicanos, tem conversado sobre uma migração conjunta para o PL, o mesmo partido que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro e que deve se tornar o principal polo da direita no Rio Grande do Norte.

A entrada de Nina no PL, no entanto, pode reembaralhar as cartas. Carla Dickson já havia admitido, em entrevista ao Diário do RN, que o motivo de sua possível saída do União Brasil era justamente o desconforto eleitoral dentro da nominata.

“Primeiro, que o meu discurso não é de União Brasil, e segundo que eu posso virar esteira de luxo no União Brasil. E eu posso ser esteira de luxo também no PL. Posso, porque nós temos dois grandes deputados, só que eu tenho mais chance de lutar por uma cadeira no PL”, avaliou a deputada ao Diário do RN, durante entrevista em agosto.

Carla explicou que sua desfiliação deve ocorrer em abril de 2026, durante a janela partidária, prazo legal para a troca de legenda sem risco de perda do mandato. A deputada afirma que chegou a pedir, informalmente, anuência ao presidente nacional do União, Antonio Rueda, mas não obteve autorização.

No cálculo eleitoral da parlamentar, o União Brasil hoje teria pelo menos três nomes à frente na disputa pela Câmara dos Deputados: Benes Leocádio, Robinson Faria e João Maia, deixando a quarta vaga em disputa direta com Nina Souza.

“O União Brasil hoje está me deixando um pouco desconfortável, porque hoje, com certeza, a União faz três [vagas], que não sou eu (…). E a quarta vaga, ainda vou ter que disputar, provavelmente, com a Nina”, disse na ocasião.

No PL, por outro lado, Carla avalia que a disputa também seria acirrada, mas com chances ligeiramente melhores. Lá, ela teria de enfrentar nomes como General Girão, considerado “cabeça de chapa”, e o Sargento Gonçalves, ambos também ligados ao segmento evangélico.

Ainda assim, ela reconhece que hoje estaria em desvantagem por ter assumido o mandato apenas neste ano, após a saída de Paulinho Freire, que assumiu a Prefeitura de Natal.

O movimento partidário de Nina e Carla ocorre num momento de possível mudanças do União Brasil no estado. A provável filiação do senador Styvenson Valentim deve mudar a correlação de forças internas. Styvenson e Paulinho Freire são aliados do grupo de Rogério Marinho (PL) e Álvaro Dias, enquanto o presidente estadual da legenda, José Agripino Maia, trabalha pela viabilização da candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ao governo em 2026, em via alternativa, já que não há sinais de acordos entre o prefeito de Mossoró e as lideranças da direita para a antes almejada união da oposição.

Por Carol Ribeiro

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Seca grave atinge 37,13% dos municípios do Rio Grande do Norte.


Em setembro de 2025, 83,83% dos municípios do Rio Grande do Norte apresentaram algum nível de seca, segundo a classificação do Monitor de Secas. A categoria mais frequente foi Seca Grave, com 37,13% dos municípios. A Seca Fraca e a Seca Moderada figuraram em patamares semelhantes com 23,95% e 22,75%, respectivamente. Não houve registros de Seca Extrema ou Excepcional no período. Apenas 16,17% dos municípios ficaram classificados como Sem Seca Relativa, indicando um cenário de atenção, com predomínio da seca de intensidade grave nas regiões do Alto Oeste e do Seridó.

Município com Seca Grave: Acari, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Coronel João Pessoa, Encanto, Equador, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Ipueira, Itajá, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho d’Água do Borges, Ouro Branco, Paraná, Parelhas, Patu, Paraú, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Rafael, São Vicente, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal, Viçosa.

Apresentam Seca Moderada: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Baraúna, Bodó, Campo Redondo, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Doutor Severiano, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Jaçanã, Lagoa Nova, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Mossoró, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, São Bento do Trairi, São Miguel, São Tomé, Serra do Mel, Severiano Melo, Tibau, Upanema, Venha-Ver.

Com Seca Fraca: Barcelona, Bento Fernandes, Boa Saúde, Bom Jesus, Galinhos, Guamaré, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Ielmo Marinho, Jandaíra, Monte das Gameleiras, Jardim de Angicos, Japi, João Câmara, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Lagoa de Velhos, Passa-e-Fica, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta, Poço Branco, Pureza, Riachuelo, Ruy Barbosa, Santo Antônio, São Miguel do Gostoso, São Bento do Norte, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, Santa Maria, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo, Tangará, Taipu, Touros.

Estão com Seca Fraca: Arez, Brejinho, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Extremoz, Espírito Santo, Goianinha, Jundiá, Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parnamirim, Passagem, Pedro Velho, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Vera Cruz, Várzea, Vila Flor.

Acompanhamento da severidade de seca em setembro/2025

83,83% dos municípios apresentaram algum nível de seca.

A Seca Grave foi a mais frequente, com 37,13% dos municípios.

Seca Fraca e Seca Moderada tiveram 23,95% e 22,75%, respectivamente.

Não houve registros de Seca Extrema ou Excepcional.

16,17% dos municípios estavam classificados como Sem Seca Relativa.

Predomínio da seca grave nas regiões do Alto Oeste e do Seridó.

Fonte Jornal O Mossoroense

Festa de Santa Luzia 2025 recebe apoio financeiro da Prefeitura de Mossoró.

Representantes da Prefeitura de Mossoró e da Diocese de Santa Luzia se reuniram na manhã desta terça-feira (28) para a assinatura do Termo de Fomento da Festa de Santa Luzia. O encontro ocorreu no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência.

Neste ano, a Festa de Santa Luzia acontecerá de 30 de novembro a 13 de dezembro. Nesta edição, o fomento da Prefeitura à festa será de R$ 200 mil.

“Hoje formalizamos o compromisso para a Prefeitura de Mossoró efetivar o maior patrocínio à Diocese. Assinamos este termo de compromisso como o maior repasse para a Festa de Santa Luzia. Reafirmamos o nosso compromisso de apoiar a Festa de Santa Luzia, não só pela expressão religiosa, mas também pelo reconhecimento de sua importância econômica e cultural”, afirmou o secretário de Governo de Mossoró, Rodrigo Forte.

Foto: Jornalismo TCM

O pároco da Catedral de Santa Luzia e organizador da festa, padre Otoniel Alves, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Mossoró e a Diocese para o estímulo à festa.

“Neste ano o fomento aumentou por parte da Prefeitura de Mossoró à Festa de Santa Luzia. Temos gratidão à Prefeitura pelo fomento destinado este ano à festa. Sempre ressaltamos que a parte cultural da Festa de Santa Luzia precisa ser mantida e fomentada. A Festa de Santa Luzia é o maior evento religioso do Rio Grande do Norte e uma das maiores expressões de fé e de religiosidade da região Nordeste”.

Neste ano, a organização da Festa de Santa Luzia espera cerca de 150 mil fiéis na procissão, no encerramento dos festejos.

Em Assú, Zenaide Maia participa de solenidade para construção de UBS no bairro Dom Eliseu.

Foto: Reprodução

A senadora Zenaide Maia participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Roberto Robério Bezerra – Porte I, no bairro Dom Eliseu, em Assú.

Um investimento de mais de R$ 1,7 milhão, que contará com recursos destinados pelo mandato da senadora Zenaide Maia. A UBS ampliará a oferta de atendimentos básicos e garantirá mais conforto e qualidade nos serviços prestados à população assuense.

Durante o evento, a senadora destacou a importância da parceria com o prefeito Dr. Lula e com a gestão municipal na concretização de ações que melhoram a vida das pessoas. “Investir em Saúde é investir na dignidade das famílias. Essa UBS é mais uma prova de que, quando há união entre o mandato parlamentar e o município, quem ganha é o povo”, afirmou Zenaide.

A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Lula, do ex-prefeito Gustavo Soares, do presidente da Câmara Júnior do Trapiá, além de vereadores, secretários municipais, representantes da empresa responsável pela obra e moradores da comunidade.

Ainda no município, a senadora visitou as obras da passagem molhada do Cumbe, que estão em fase final de execução e também contam com recursos do seu mandato. A estrutura vai facilitar o deslocamento de veículos e pedestres, promovendo mais segurança e integração entre as comunidades rurais e a zona urbana. “É gratificante ver o resultado do nosso trabalho chegando a quem mais precisa. Seguimos firmes, ao lado do prefeito Dr. Lula, trabalhando por uma saúde pública mais acessível e por obras que gerem desenvolvimento e qualidade de vida para o povo de Assú”, concluiu a senadora.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Lula diz estar convencido de que logo não haverá problema entre Brasil e Estados Unidos.

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira (27), que a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi “surpreendentemente boa” e ficou clara a disposições das duas partes em fazer acordo. “Se depender do Trump e de mim, vai ter acordo”, afirmou.

Em entrevista a jornalistas, na Malásia, o presidente afirmou que a expectativa é que em pouco tempo se chegue a uma solução. “Ele garantiu que vamos ter acordo e acho que vai ser mais rápido do que muita gente pensa. Estou convencido de que em poucos dias teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil para que a vida siga boa e alegre como dizia Gonzaguinha na sua música”.

Lula e Trump se reuniram na Malásia neste domingo (26). O brasileiro disse que teve a “boa impressão” de que relação de afinidade entre Brasil e Estados Unidos será retomada e logo-logo não haverá problema entre os dois países.

Acho que está estabelecida a relação Brasil-Estados Unidos, quem imaginava que não ia ter, perdeu, Vai ter e vai ser uma relação produtiva para os dois países e para a democracia”, observou o presidente.

Na conversa, Lula disse que expressou ao presidente norte-americano que as diferenças ideológicas entre eles devem ser superadas em benefício dos brasileiros e norte-americanos. “Agora não tem mais intermediários, é o presidente Lula com o presidente Trump. Gostemos ou não um do outro, nós temos que assumir a responsabilidade como chefes de Estado de saber que nossas ações têm que trazer benefício para o povo que nos elegeu”.

Posição brasileira

Durante a reunião, Lula entregou por escrito a Donald Trump as reivindicações do Brasil. Ele citou a revogação do tarifaço e da punição a autoridades brasileiras, a tensão entre Estados Unidos e Venezuela e a guerra da Ucrânia. Lula disse ter deixado claro que a decisão de impor tarifas elevadas à exportação de produtos brasileiros foi tomada com base em informações equivocadas.

“Não estou reivindicando nada que não seja justo para o Brasil e tenho do meu lado a verdade. Os Estados Unidos não tem déficit com o Brasil, que foi a explicação da famosa taxação ao mundo. Os Estados Unidos só iriam taxar países com os quais ele tivesse déficit comercial”, ressaltou Lula.

Para Lula, é preciso que haja a suspensão da taxação para que as negociações comecem do zero. Ele informou que na próxima semana representantes dos dois países devem se reunir em Washington.

Venezuela

Lula avaliou que é possível encontrar uma solução para a tensão entre Estados Unidos e Venezuela caso haja interesse em negociar e expôs a Trump sua disposição para ajudar.

Não queremos que haja guerra na América do Sul. Nossa guerra é contra a pobreza, contra a fome. Se não conseguimos resolver o problema da fome, como fazer guerra? Pra matar os famintos?”, disse.

Questões políticas

Questionado se a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro foi tratada na reunião já que foi um dos argumentos usados pelo governo norte-americano para taxar o Brasil, Lula disse ter explicado a Trump que o julgamento de Bolsonaro foi sério e com provas contundentes.

E disse ter detalhado a gravidade dos fatos atribuídos ao ex-presidente e demais condenados pelos atos do 8 de janeiro. “Eles foram julgados com o direito de defesa que eu não tive quando fui processado e, portanto, isso não está em discussão. E ele sabe que rei morto, rei posto. O Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira”, afirmou.

Segundo Lula, qualquer discussão de natureza política será feita entre presidentes, aos negociadores caberão os temas de interesse das duas nações.

ARGUMENTO SÓLIDO – Lula relatou que entregou a Donald Trump um documento que mostra com clareza o equívoco do argumento de que a balança comercial dos Estados Unidos com o Brasil era deficitária. “Fiz questão de dizer a ele que eram infundadas as informações de que os Estados Unidos tinham déficit comercial com o Brasil. Nós provamos que houve superávit de 410 bilhões de dólares em 15 anos. Só no ano passado foram quase 22 bilhões de dólares de superávit para os Estados Unidos. Em todo o G20 só há três países em que os Estados Unidos são superavitários: Brasil, Reino Unido e Austrália”, reforçou Lula.

SEM VETOS – O presidente explicou que ainda não houve, por parte dos norte-americanos, uma apresentação de potenciais contrapartidas para entrar numa mesa de negociação, mas enfatizou que não existem temas proibidos. “Se ele quiser discutir a questão de minerais críticos, de terras raras, se quiser discutir etanol, açúcar, não tem problema. Eu sou uma metamorfose ambulante na mesa de negociação. Coloque o que quiser que eu estou disposto a discutir todo e qualquer assunto”.

PLURALIDADE – Lula também reforçou que o Brasil mantém a postura de ampliar a rede de comércio exterior do país com o maior número de nações amigas possíveis, numa postura de aposta no livre-comércio e no multilateralismo. “Não temos preferência. Quero continuar tendo uma belíssima relação com a China, com os Estados Unidos, com a União Europeia, porque é importante lembrar que, depois de 22 anos, vamos em dezembro fazer o acordo União Europeia e Mercosul. E também estamos fazendo acordo para a Indonésia com o Mercosul, para a Malásia, para a ASEAN. O nosso negócio é fazer negócio.

NOVO ENCONTRO – Segundo o líder brasileiro, a possibilidade de um novo encontro entre ele e Trump não está descartada. “Ele me disse que está com vontade de ir ao Brasil, eu disse que estou à disposição para ir a Washington, porque se tem uma coisa que aprendi a fazer na vida foi negociação. Vamos à estaca zero e voltar para o seguinte: aonde queremos chegar? Se houver a disposição do presidente Trump, como ele disse que tem de fazer um bom acordo com o Brasil, temos toda a intenção de fazer um bom acordo, não haverá problema para a relação entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

LEI MAGNITSKY — No domingo, durante o encontro com Trump, Lula também citou a Lei Magnitsky, utilizada pelos Estados Unidos para impor sanções a autoridades estrangeiras. Segundo o presidente, a aplicação em relação a ministros do Supremo Tribunal Federal é “injusta”, uma vez que “respeitou-se o devido processo legal e não houve nenhuma perseguição”.

CASA BRANCA – Também no domingo, após a reunião entre os dois presidentes, a Casa Branca postou uma foto de Lula e Trump na Rede X com a seguinte mensagem: O presidente Trump se encontra com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula da ASEAN. “É uma grande honra estar com o presidente brasileiro… Acho que devemos conseguir fechar bons acordos para ambos os países… Sempre tivemos um bom relacionamento — acho que continuará.”

Fonte Agência Gov

Em visita às obras do Hospital da Liga, senador Styvenson cobra repasse de recursos.

Foto: Jornalismo TCM

Cumprindo agenda em Mossoró, o senador Styvenson Valentim (PSDB) realizou visita às obras do Hospital da Liga de Mossoró – Estudos e Combate ao Câncer.

Na fiscalização, o parlamentar apontou a falta de repasse da emenda destinada por ele por parte da Prefeitura de Mossoró. De acordo com Styvenson, os R$ 8 milhões já estão na conta do Poder Executivo Municipal, desde a quarta-feira (22), mas ainda não foram repassados à Liga.

“O motivo de eu estar aqui hoje é o questionamento das pessoas se a obra parou ou não. Obra para por falta de dinheiro, por burocracia ou por impedimento político. Eu quero saber qual é o motivo, porque o dinheiro tem. O dinheiro caiu na conta e tem que ser repassado para a Liga. A gente pede que tenha uma agilidade para que essa obra tenha continuidade”, afirma Styvenson.

A obra do Hospital da Liga teve início em setembro de 2024. A construção está sendo realizada em módulos, o primeiro módulo, com ambulatório e setor de imagem, deve ser entregue em 2026. Já a conclusão total da obra está prevista para 2030.

“Hoje a obra não parou, mas ela de fato segue um ritmo um pouco mais lento. A gente acabou de fazer mais uma parte da laje e esperamos que com a entrada desses recursos, até o próximo ano possamos entregar o primeiro pavimento. A nossa ideia é acelerar novamente o ritmo, até porque a população também tem pressa para essa entrega. “, explica Daniel Vale, superintendente da Liga.

Além dessa, o senador também realizou visita às obras do Hospital Infantil da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (APAMIM). A obra terá um investimento de R$ 15 milhões, com cerca de 80 leitos – 30 de UTI e 50 de enfermaria.

A respeito do questionamento de Styvenson sobre o repasse por parte da Prefeitura de Mossoró, o Jornalismo TCM buscou uma resposta do Município, porém, até a publicação desta reportagem ainda não obteve retorno.

Por Thífanny Alves

Veja como fazer uma sobremesa deliciosa de Banana ao creme.

Foto: Inter TV Costa Branca

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo. Além de acessível, é versátil, podendo ser usada como ingrediente em preparações salgadas e doces.

O Inter TV Rural deste domingo (26) apresentou uma receita que transforma essa fruta comum em uma sobremesa saborosa e muito fácil de preparar.

Ingredientes

. 6 bananas grandes maduras

. 2 ovos

. 200 g ou ½ caixa de leite condensado

. 1 pitada de sal

. 150 ml de leite bovino

. Manteiga para untar a assadeira

Modo de preparo

Para começar, vamos preparar o creme. Em um recipiente espaçoso, colocamos os ovos e damos uma leve batida para facilitar a mistura. Na sequência, uma pitada de sal para temperar e o leite condensado. Misturamos bem.

Após incorporar esses ingredientes, acrescentamos também o leite, aos poucos. Misturamos todos os itens até que fiquem homogeneizados. O creme base está pronto. Ele fica liso e bem liquido.

O próximo passo é descascar as bananas e fatiar em rodelas, não muito finas. O formato do corte pode ser outro, dependendo da preferência.

Separamos um recipiente que possa ir ao forno, untamos com manteiga (mas pode ser óleo ou desmoldante) e colocamos toda banana, em rodelas, na assadeira já untada. Após acomodar as bananas, vamos jogar por cima todo o creme.

Levamos para assar em forno preaquecido entre 180° e 200°, até a superfície ficar levemente dourada.

A sobremesa pode ser consumida quente ou fria. A preparação é ideal pra acompanhar um sorvete, de preferência, de creme.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Obra de recuperação da estrada da Alagoinha aguarda liberação ambiental, diz secretário de Agricultura.

Foto: Jornalismo TCM

Moradores da zona rural de Mossoró voltaram a bloquear a principal estrada da região na manhã desta quinta-feira (23), em busca de respostas da Prefeitura sobre as melhorias anunciadas para a área da Alagoinha.

No dia 25 de setembro, um protesto já havia sido realizado no mesmo local. À época, após diálogo entre moradores e o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faviano Moreira, a Prefeitura propôs, em caráter emergencial, a melhoria da estrada com a aplicação de piçarra.

Neste novo protesto, os moradores questionaram a falta de transparência do Município quanto ao início das obras desde a última reunião.

“O que motivou nosso protesto foi a falta de clareza. O secretário não estava nos repassando as informações, e a gente mobilizou o povo em busca de uma certeza sobre a realização do serviço”, afirmou Chirley Xavier.

Após o novo diálogo, o secretário Faviano Moreira justificou que a obra será executada assim que a liberação ambiental para a extração do material das jazidas for emitida.

“É a segunda reunião que fazemos com eles, e o que foi acordado na primeira a gente cumpriu, que foi dar entrada no licenciamento ambiental da jazida. A entrada foi feita no dia 20 de outubro, e estamos no prazo de liberação ambiental para iniciarmos os trabalhos. O documento é muito complexo e, muitas vezes, isso gera desconhecimento. Não é um documento fácil”, enfatizou.

Na ocasião, foi acordado que a obra terá início a partir do dia 10 de novembro. Com o novo prazo estipulado, a paralisação foi encerrada.

“A partir de hoje, espero mais compromisso e mais transparência, porque foi esse o motivo pelo qual nos reunimos aqui novamente: cobrança de agilidade e clareza. Nesses últimos 30 dias, isso não tem acontecido. Saímos mais uma vez com a certeza de que acontecerá”, afirmou Carlos Nogueira.

“O pessoal está querendo isso. Se não ocorrer, faremos um novo protesto e, desta vez, será maior”, concluiu Chirley.

Por Artur Rebouças

Enem 2025: candidatos já podem conferir locais das provas.

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta quinta-feira, 23 de outubro, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O documento está disponível na Página do Participante e traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de indicar, quando for o caso, o direito do participante a atendimento especializado ou ao uso do nome social.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, aplicará as provas em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação.

APLICAÇÃO — No primeiro dia?da prova, além da redação, serão aplicadas as?provas?de?linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes farão as?provas?de?ciências da natureza e suas tecnologias, assim como?de?matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento.

COP30 — Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Para essas cidades, o Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado posteriormente na Página do Participante. As novas datas foram definidas em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém no período da aplicação regular do exame.

PREPARE-SE COM APLICATIVO — Na reta final da preparação para o exame, os estudantes poderão contar com o apoio do aplicativo?MEC Enem – o Simuladão do Enem, lançado pelo MEC. A ferramenta disponibiliza simulados de questões alternativas por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e assistente virtual.VIDEOAULAS — Além disso, o MEC também iniciou uma parceria com o YouTube para lançar uma série de videoaulas sobre redação voltadas ao Enem. O conteúdo publicado aborda desde a interpretação de textos até a construção da redação em si, enfatizando o domínio das competências avaliadas no Enem. A série foi publicada na terça-feira, 21 de outubro, no canal do MEC e do YouTube Edu.

CARTILHA — Para os participantes que desejam aprimorar a escrita e compreender os critérios de avaliação adotados na correção da prova, está disponível a nova edição da cartilha A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante . O material reúne informações sobre a Matriz de Referência da redação, além de apresentar amostras comentadas de textos que obtiveram nota alta no Enem 2024.

SOBRE O ENEM?— O?Exame Nacional do Ensino Médio?avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Mossoró: FICRO 2025 começa hoje em novo espaço e com horário ampliado.

Foto: Reprodução

A 37ª Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO) começa nesta quinta-feira (23), no Thermas Hall, em Mossoró. Criada em 1987, a feira se consolidou como um dos mais importantes eventos multissetoriais do interior do Rio Grande do Norte.

Nesta edição, uma das principais novidades, além da mudança da Estação das Artes para o novo espaço, é o novo horário de funcionamento: das 14h às 22h, ampliando as possibilidades de networking e geração de negócios. A entrada e o estacionamento serão gratuitos.

“Serão mais horas de oportunidades para o expositor e para quem está visitando a feira. O visitante terá um espaço climatizado, confortável, com estacionamento amplo e gratuito. Nós acreditamos que nesse formato, com esse modelo, consigamos potencializar ainda mais os resultados da FICRO”, afirmou Enver Freire, diretor operacional da FICRO.

A modernização do evento inclui ainda um site interativo e atendimento por meio de chatbot, reforçando a experiência digital dos visitantes. Apesar das inovações, a FICRO mantém suas raízes, com a participação ativa da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), representada por seu presidente, Nilson Brasil.

Acompanhe a 37ª edição da Ficro pelas multitelas da TCM: Canais 10 e 14.1, pelo site www.tcmplay.tv.br e também no Canal TCM 10 HD no YouTube. Durante os três dias de evento, o público poderá conferir entrevistas, videocasts com expositores, gestores de instituições participantes e autoridades locais.

Confira a programação da FICRO:

DIA 23/10 (QUINTA-FEIRA)

09H – Rodada de negócios – Feito Potiguar

13H – Música com Chris Duarte

13H30 – Boas Vindas aos expositores14H – Abertura para visitantes

16H – Quadrilha estilizada

17H – Coral TSPI – SESC MOSSORÓ

18H – Do Caos à Clareza: Organize Seu Negócio e Cresça com o Digital com Rodrigo Taveira (espaço do SEBRAE)

19H – Recepção com Lampião e Maria Bonita com A Máscara de Teatro

19H – Solenidade oficial de abertura da 37ª FICRO.

19H – WhatsApp – Como crescer 30% ao mês em vendas com André Candido (espaço do SEBRAE)

20H – Como utilizar inteligência artificial no marketing do seu negócio com Érick Belo (espaço do SEBRAE)

DIA 24/10 (SEXTA-FEIRA)

14H – Abertura para visitantes

15H – Funil de vendas por meio de tráfego e processos comerciais (espaço SEBRAE)

16H – Roda de conversa com empresas de tecnologia by Salt Valley (espaço SEBRAE)

17H – Música com Chris Duarte

18H – Marca com identidade: como tornar seu negócio memorável para o cliente com Ana Rosa Maranhão (espaço SEBRAE)

19H – Recepção com Lampião e Maria Bonita com A Máscara de Teatro

19H – Cria e Cresça: transforme ideias em conexões que vendem com Lorena Fonseca (espaço SEBRAE)

20H – Do zero ao império com Ana Brownie (espaço SEBRAE)

DIA 25/10 (SÁBADO)

14H – Abertura para visitantes

15H – Gestão e inovação para Artesãos (espaço SEBRAE)

16H – Quadrilha Estilizada

17H – Coral Angelus – UNICATÓLICA

18H – Do real ao mágico: entregando experiência que fideliza com Marcela Cabral (espaço SEBRAE)

19H – Parcerias que rendem: como vender com influencers e conteúdo estratégico com Nathanael Almeida (espaço SEBRAE)

22H – Encerramento da 37ª FICRO

Fonte TCM Notícia

Zenaide protesta contra projeto que “tira bilhões de reais do BPC, da saúde e da assistência social”.

Foto: Jefferson Rudy

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) voltou a alertar em rede nacional, na tribuna do plenário do Senado, sobre o grave risco de retirada de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), da educação, da assistência social e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) caso seja aprovado o projeto de lei (PL) 596/2023. A proposta pode gerar uma perda bilionária de recursos não recolhidos aos cofres da União ao perdoar dívidas de empresas que, por mais de década, deixaram de pagar impostos devidos a título de Contribuição Sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Conforme a parlamentar, a dívida ultrapassa R$ 20 bilhões e há relatos de pressão e de acordos nos bastidores para que a matéria seja pautada em breve na Casa. Ela fez um apelo ao Congresso Nacional para não aprovar a medida. 

“Aqui, eu quero falar sobre renúncias fiscais de grandes empresas, inclusive bancos, gente. O projeto de lei 596 faz uma renúncia fiscal da CSLL, e espero que esta Casa não permita isso. Esse projeto de lei vai matar as pessoas, porque, quando você aprova uma renúncia fiscal que retira dinheiro do SUS, da assistência social e da Previdência Social, em que fica o BPC, prejudica a sociedade como um todo. Como se omitir diante de um quadro desse? Como podemos tirar recursos da saúde? Vamos continuar vendo pessoas morrendo de morte evitável por falta de um leito de UTI?”, criticou Zenaide.

Ainda de acordo com a parlamentar, até 2007 grandes empresas, principalmente bancos e multinacionais, judicializaram o pagamento da CSLL: “Não pagou o que devia sobre o lucro, tirou dinheiro que financia para saúde, assistência social e Previdência Social, que é onde entra o BPC. Todos sabiam, recorreram, fizeram depósito em juízo, preferiram deixar depósito judicial”. A senadora frisou ter solicitado o impacto financeiro à Receita Federal, em audiência pública sobre o projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na qual o projeto tramita atualmente. 

“Eles mostraram que em 2023 já eram quase R$ 20 bilhões. Por se tratar de imposto federal, você judicializa e recolhe, deposita em juízo no Tesouro Nacional, que os remunera com no mínimo com a taxa Selic, hoje já em 15% ao ano. Só que o impacto não é só financeiro, é de vidas que serão ceifadas por ausência desse recurso. Temos que lembrar que BPC e Previdência Social são financiados por impostos e são direito de pessoas com deficiência, de idosos em extrema pobreza”, frisou Zenaide. 

A senadora assim narrou a cronologia do problema:

- Em dezembro de 2007, o Supremo Tribunal Federal (STF) mandou fazer a remissão de todas as dívidas de CSLL, mas, a partir dali, as empresas tinham de pagar, por se tratar de imposto que faz parte da fonte de financiamento do sistema público de Seguridade Social. 

- A grande maioria voltou a pagar a CSLL, mas 231 empresas - grandes empresas, bancos, multinacionais - resolveram continuar depositando em juízo, ou seja, judicializaram a questão. 

- Em dezembro de 2022, o STF, mais uma vez, disse, nas palavras da senadora: "Agora vamos tirar as multas, mas vamos pagar, porque o imposto é, sim, constitucional". Em fevereiro de 2023, foi apresentado no Senado o PL 596, que faz a novamente a remissão dessas dívidas. 

Responsabilidade fiscal

Zenaide defendeu ser a responsabilidade fiscal tarefa não só do Poder Executivo, mas também do Poderes Legislativo e Judiciário, não cabendo ao Parlamento, na sua visão, fazer remissão/perdão de impostos para grandes empresários, “inclusive banqueiros no meio”. Ela ainda questionou se o governo iria compensar os empresários que estão pagando os seus impostos “corretamente” desde 2007, quando foi feita a remissão.

Além disso, a senadora também alertou para o subfinanciamento histórico do SUS e reiterou que “os grandes banqueiros, as multinacionais e as grandes empresas” do país não querem pagar até imposto que já existe, além de não aceitarem a criação de uma taxação mínima sobre lucros e dividendos destinada a combater desigualdades sociais.  

“Nós, aqui do Congresso, vamos defender a responsabilidade fiscal em todos os setores, e não de forma seletiva. Não podemos estimular quem está querendo sonegar a ir longe demais. Pouco estão preocupados que isso leve milhares de pessoas à morte, morte evitável por falta de recurso da saúde, da assistência social, da Previdência. Esses recursos vão ser tirados dos idosos em extrema pobreza, das pessoas com deficiência”, protestou.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Detran anuncia leilão online de veículos e sucatas com quase 100 lotes.

Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) realiza na próxima quinta-feira (23), a partir das 10h, um leilão exclusivamente online de veículos e ciclomotores apreendidos, abandonados e não reclamados por seus proprietários no prazo legal de sessenta dias. Estão disponíveis 95 lotes, sendo 74 de veículos e 21 de sucatas.

O leilão será conduzido pela Lance Certo Leilões, por meio do site www.lancecertoleiloes.com.br, onde os interessados poderão se cadastrar e participar do certame.

Os proprietários de veículos apreendidos há mais de 60 dias estão notificados a comparecer à Comissão de Leilão do Detran/RN, localizada na Av. Perimetral Leste, 113, Cidade da Esperança, Natal/RN, no horário das 8h às 14h, mediante agendamento prévio no Portal do Detran/RN, caso desejem regularizar e retirar o veículo antes do leilão.

Os interessados poderão realizar visitação presencial aos lotes nesta terça (21) e quarta (22), nos endereços e horários abaixo:

Lotes 01 ao 23: Avenida Centenária, nº 1000, Bairro Aeroporto 1, Mossoró/RN – das 8h às 16h.

Lotes 24 ao 41: Rodovia RN-288, Km 1.1, Zona Rural, Caicó/RN – das 8h às 16h.

Lotes 42 ao final: Av. Ruy Pereira dos Santos, nº 2565, Bairro Olho D’Água, São Gonçalo do Amarante/RN – das 8h às 16h.

A visitação será exclusivamente visual, sendo proibidos manuseio, retirada de peças, experimentação, registro de fotos ou vídeos. As imagens exibidas no site do leilão são meramente ilustrativas, não dispensando a vistoria presencial por parte do arrematante.

A relação completa dos lotes e demais detalhes do certame estão disponíveis nos sites www.detran.rn.gov.br e www.lancecertoleiloes.com.br. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (84) 99865-2897 / (84) 3223-4146 e E-mail: comissaodeleilao@detran.rn.gov.br.

Lula designa Boulos para trabalhar com profissionais de aplicativos e mobilizar pauta da jornada 6×1.

Foto: Reprodução

O presidente Lula designou o novo ministro para três tarefas centrais: “colocar o governo na rua”, melhorar a relação com os trabalhadores de aplicativos e mobilizar a base pelo fim da escala 6×1. Segundo auxiliares de Boulos, ele irá se reunir nos próximos dias com os atuais integrantes da Secretaria-Geral, incluindo o ex-titular Márcio Macêdo, que passará a se dedicar à candidatura a deputado federal por Sergipe.

Na transição, Boulos definirá quais ações serão mantidas e encerradas e montará a nova equipe. A intenção é compor o ministério de forma plural, incorporando membros da Frente Povo Sem Medo e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), liderados por Boulos, além de preservar indicações de outros grupos, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Um dos maiores desafios do governo na área trabalhista foi a proposta de regulamentação da atividade de trabalhadores de aplicativos. O projeto enviado à Câmara no ano passado enfrentou resistência, principalmente entre os profissionais, que consideraram a medida restritiva. Boulos iniciou uma nova articulação sobre o tema, com participação de associações de entregadores e apoio de deputados de dez partidos, incluindo alguns de centro-direita.

O projeto propõe remuneração mínima, seguro obrigatório e transparência do algoritmo, mantendo flexibilidade, mas garantindo direitos básicos. A expectativa é que a matéria seja votada nos próximos meses.

Além disso, Boulos percorrerá estados brasileiros para divulgar pautas do governo e atuar como extensão do presidente, que precisa dedicar-se a outras agendas. Outra missão do ministro é avançar na discussão sobre o fim da escala 6×1.

A pauta surgiu de demandas populares e ganhou força nas redes sociais. Atualmente, tramita na Câmara uma PEC da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), mas sem apoio suficiente para aprovação antes das eleições de 2026. A função de Boulos será alterar a correlação de forças em torno do tema e transformá-lo em bandeira eleitoral para Lula.

Fonte Jornal O Mossoroense 

Ex-governadora Rosalba Ciarlini se manifesta sobre condenação por improbidade administrativa.

Foto: Reprodução

A ex-governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, foi condenada, junto com ex-secretários estaduais e diversas pessoas físicas e jurídicas, por atos de improbidade administrativa relacionados à contratação irregular da Associação Marca para gerir o Hospital da Mulher de Mossoró. A sentença, proferida pela 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, prevê o ressarcimento integral e solidário de R$ 19 milhões ao erário, além de multa civil no mesmo valor.

Segundo o Ministério Público do RN (MPRN), autor da ação, o caso envolveu a dispensa indevida de licitação, formalizada por meio do Termo de Parceria nº 001/2012, firmado com base em uma falsa “emergência sanitária”. A justificativa, segundo a sentença, foi simulada e sem respaldo técnico, com o objetivo de favorecer interesses privados e desviar recursos públicos.

Auditorias do Tribunal de Contas do Estado (TCE) comprovaram prejuízo superior a R$ 20 milhões, em função de pagamentos sem prestação de serviços, ausência de documentos fiscais e graves irregularidades contábeis.

A Justiça reconheceu a prática de atos dolosos de improbidade administrativa, enquadrados nos artigos 9º (enriquecimento ilícito) e 10º (dano ao erário) da Lei nº 8.429/1992.

Além do ressarcimento dos valores, os condenados também estão sujeitos a outras penalidades: suspensão dos direitos políticos por 10 anos (no caso de pessoas físicas) e proibição de contratar com o Poder Público por igual período (para pessoas físicas e jurídicas).

Defesa de Rosalba

Por meio de nota enviada à imprensa, a defesa da ex-governadora se manifestou sobre a decisão judicial e confirmou que irá interpor os recursos cabíveis. Confira:

“A defesa de Rosalba Ciarlini informa que interporá os recursos cabíveis para a reforma da sentença proferida pela 3a Vara da Fazenda Pública de Natal.

Desde o início do processo, ficou demonstrado que Rosalba não participou da gestão do Hospital da Mulher nem manuseou verbas, inexistindo prova de dolo, beneficio próprio ou vínculo com supostas irregularidades de execução contratual.

Ao contrário, diante de indícios de inconsistências, foi a própria então governadora quem determinou auditoria independente pela Controladoria-Geral do Estado, medida formalizada por decreto, justamente para apurar e corrigir eventuais falhas, preservando a continuidade do serviço público.

O termo de parceria com OSCIP foi adotado em contexto emergencial de colapso obstétrico na região de Mossoró, conforme corroborado com inúmeros depoimentos testemunhais nos autos, com fechamento de unidades e risco assistencial, solução compatível com a legislação aplicável ao terceiro setor à época.

A defesa seguirá atuando de forma firme para demonstrar nos tribunais a ausência de ato improbo, a inexistência de dano decorrente de conduta dolosa atribuível à ex- governadora e o caráter público e legítimo das medidas que buscavam assegurar o atendimento à saúde da população.“

Condenados 

Além a ex-governadora Rosalba Ciarlini, entre os condenados estão ex-secretários ou ocupantes de cargos de gestão e fiscalização. Como os ex-gestores da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda Câmara Sobrinho e Maria das Dores Burlamaqui de Lima. Alexandre Magno Alves de Souza foi condenado por sua atuação como consultor técnico vinculado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), e Valcineide Alves Cunha de Souza, por sua vez, era ex-agente de gestão e fiscalização na mesma secretaria.

O grupo de pessoas físicas também inclui indivíduos ligados às entidades privadas: Hélio Bustamante da Cruz Secco, Carlos Alberto Paes Sardinha e Sady Paulo Soares Kapps foram dirigentes da ONG Núcleo de Saúde e Ação Social – Salute Sociale. Sidney Augusto Pitanga de Freitas Lopes é sócio da empresa Health Solutions Ltda.. Tufi Soares Meres e Vânia Maria Vieira tinham vínculos com a Salute Sociale e influíram na contratação da Associação Marca, sendo que Otto de Araújo Schmidt era funcionário celetista da Salute Sociale.

Por fim, figuram como réus pessoas físicas condenadas: Francisco Malcides Pereira de Lucena e Leonardo Justin Carap. As pessoas jurídicas condenadas, além de empresas ligadas aos indivíduos, abrangem a própria Associação Marca Para Promoção de Serviços, o Núcleo de Saúde e Ação Social – Salute Sociale, a Health Solutions Ltda., a Espíndola & Rodrigues Assessoria Contábil Ltda. – ME, a Adventus Group e Consultores Ltda., o Núcleo Serviços Diagnósticos Ltda., e a The Wall Construções e Serviços Ltda.

Para as pessoas físicas condenadas, as sanções aplicadas são: suspensão dos direitos políticos por 10 anos; ressarcimento integral e solidário ao erário de R$ 19 milhões, acrescido de atualização monetária pelo IPCA-E e juros de mora de 1% ao mês desde o desvio; multa civil correspondente ao valor desviado (R$ 19 milhões), também atualizada; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de 10 anos.

As pessoas jurídicas foram condenadas ao ressarcimento integral e solidário do dano, à multa civil e à proibição de contratar com o Poder Público, todas com os mesmos valores e prazos. Com o trânsito em julgado, a decisão determina o registro da condenação no Cadastro Nacional de Condenações em Improbidade Administrativa.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Sem representante na Câmara dos Deputados, Mossoró fica para trás.

Foto: Montagem

Mais de 200 ruas e avenidas de Mossoró foram pavimentadas nos últimos anos com recursos de emendas parlamentares, carimbadas pelo mandato do ex-deputado federal Beto Rosado. É possível destacar outras dezenas de obras de infraestrutura, da saúde, educação e cultura com o DNA do legítimo mandato federal da cidade.

O destaque na abertura dessa reportagem se faz necessária para ter a noção exata de quanto e como faz falta Mossoró não ter um representante na Câmara dos Deputados. A atual bancada potiguar pouco ou quase nada faz pela segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, embora todos eles tenham sido votados pelos eleitores mossoroenses.

Beto Rosado foi o último deputado federal de Mossoró, após quase oito décadas de políticos mossoroenses cumprindo mandato na Câmara. Para ser preciso, foram 78 anos de mandatos, desde a eleição de Mota Neto em 1945 até o último dia do mandato de Beto em fevereiro de 2023.

Nesse período, foram 10 mossoroenses eleitos a partir da chamada capital do Oeste potiguar: Mota Neto, Dix-huit Rosado, Xavier Fernandes, Vingt Rosado, Wilma de Faria, Beto Rosado, Laíre Rosado, Sandra Rosado, Múcio Sá, Betinho e Beto Rosado.

Destaque para Jerônimo Vingt Rosado Maia, líder político que cumpriu sete mandatos na Câmara Federal entre 1962 (primeira eleição) a 1986 (sétima eleição). Nesse longo período, a luta por investimentos em obras estruturantes em Mossoró era permanente. Todos os outros parlamentares seguiram essa linha de atuação.

Foi essa geração de políticos comprometidos com a sua terra que beneficiou a cidade com obras importantes. Uma vitória emblemática foi a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), hoje Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Não fosse os mandatos de Mossoró em Brasília, era pouco provável que a instituição de ensino superior ganhasse status de universidade federal e assumisse o papel importante que cumpre hoje em todo o Rio Grande do Norte.

Esse exemplo mostra como é importante uma cidade, que representa uma região com mais de 60 municípios, ter representantes legítimos em Brasília, o centro político do país, de onde saem os investimentos federais para estados e municípios brasileiros.

Erro

Nas eleições de 2022, o eleitor teve a oportunidade de manter e/ou até ampliar a representação de Mossoró na Câmara. Beto Rosado, candidato à reeleição, obteve apenas 11.136 votos na cidade (8,48%), muito pouco para o tamanho de seu trabalho em Brasília por Mossoró. Ele recebeu boa votação em outras regiões, chegou a somar mais de 83 mil votos, mas o seu partido, o Progressistas, não alcançou o quociente eleitoral.

Beto Rosado foi alvo da chamada “nova política” de Mossoró, num movimento orquestrado pelo atual prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Houve um “ataque” às bases eleitorais de Beto, o que acabou prejudicando a sua reeleição.

O candidato apoiado por Allyson, ex-vereador Lawrence Amorim (na época no Solidariedade), recebeu boa votação na cidade com 33.303 votos (25,37%), mas não teve o apoio fora de Mossoró para conquistar o mandato. Ficou claro que o prefeito apenas usou Lawrence dentro de Mossoró para evitar a reeleição de Beto Rosado.

Por ironia, o prefeito Allyson andou nos bairros de Mossoró pregando voto contra Beto Rosado, mas visitando obras em execução com recursos de emendas parlamentares do ex-deputado. Quando o prefeito assumiu o poder municipal, a Prefeitura tinha disponível mais de R$ 40 milhões do mandato de Beto para obras de infraestrutura, saúde, educação e cultura.

O prefeito Dix-huit Rosado, considerado o maior gestor da história do município de Mossoró, certa vez afirmou: “Quem não faz um pouco mais por sua terra, não fará nada pela terra de ninguém.” O exemplo pode servir de inspiração ao eleitor mossoroense que vai às urnas em 2026 para escolher seus representantes em Brasília.

Deputados federais de Mossoró entre 1945 a 2022

- Mota Neto (eleito em 1945 e 1950)

- Dix-huit Rosado (1950 e 1954)

- Xavier Fernandes (1958)

- Vingt Rosado (1962, 1966,1970, 1974, 1978,1982 e 1986)

- Wilma de Faria (1986)

- Laíre Rosado (1990, 1994 e 1998)

- Múcio Sá (1998)

- Betinho Rosado (1994, 1998, 2002 e 2010)

- Sandra Rosado (2002, 2006 e 2010)

- Beto Rosado (2014 e 2018)

Total de mandatos: 26

Fonte Jornal De Fato

Governo dá o primeiro passo para duplicar a principal rodovia do RN.

Foto: Reprodução

Uma luta do Rio Grande do Norte que durante décadas parecia impossível, começou a se tornar realidade com a publicação do edital para duplicação do primeiro trecho da BR-304, rodovia federal que corta o território potiguar de Leste a Oeste, aproximando a região metropolitana de Natal ao interior do Estado.

A concorrência 408/2025, destinada à contratação de empresa para execução das obras de adequação de capacidade, com duplicação, melhoria da segurança e eliminação de segmentos críticos da BR-304, no trecho de 57,6 quilômetros, vai de Mossoró até o entroncamento com a RN-233, em Assu.

Esse é um importante corredor de tráfego da BR-304. Na área de influência dessas duas cidades polo regionais, se concentra a quase totalidade da produção de frutas e sal marinho, dois dos principais itens da pauta de exportações do RN.

O valor máximo da obra, estimado no edital, é de R$ 375,4 milhões. Vence a empresa ou consórcio de empresas que apresentar o maior desconto. A sessão para escolha da proposta vencedora será no dia 11 de novembro.

Construída na década de 1960 para integrar as regiões do Rio Grande do Norte e conectar o RN ao Ceará, a BR-304 tem 409 km de extensão, 289 em terras norte-rio-grandenses. Ela começa no viaduto de Parnamirim/RN e termina no entroncamento com a BR-116, na comunidade Boqueirão do Cesário, no Ceará. Com custo total estimado em R$ 1 bilhão, o projeto da duplicação de toda a extensão da rodovia no Rio Grande do Norte foi inserido pela governadora Fátima Bezerra no PAC-3 como uma das grandes obras prioritárias do RN.

“É um passo importante, a concretização de um sonho antigo. Essa rodovia é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte e, principalmente, o que é mais precioso para todos nós: a segurança das pessoas que por ela transitam”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Fátima lembrou que o Governo do RN, no período 2019/2025, recuperou 1.400 quilômetros de rodovias estaduais e que na segunda etapa do programa, lançado em setembro, vai restaurar mais 664,8 quilômetros distribuídos em 38 trechos, contemplando todas as regiões do Estado. “Chegaremos ao final de 2026 com mais de 2 mil quilômetros restaurados. É o maior programa de recuperação de estradas da história”, comemorou a governadora.

Com fluxo médio de 6 mil veículos/dia, a BR-304 é um dos principais corredores logísticos do Nordeste, fundamental para o escoamento da produção agrícola e industrial, além do transporte de passageiros e do fomento ao turismo. A estimativa é de que a duplicação vai gerar cerca de 5.500 empregos diretos, indiretos e por efeito renda, isto é, quando a massa salarial gerada pela obra movimenta outros setores economia, como hospedagem e alimentação.

Seis décadas atrás, quando a BR-304 começou a ser construída no Rio Grande do Norte, o efeito renda foi tão substancial que fez nascer em seu entorno uma comunidade chamada “As Placas”, que depois foi elevada à condição de cidade.

De acordo com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, a conclusão dessas obras levará tempo. Ele prevê entre um ano e meio e dois anos de trabalho, tendo em vista peculiaridades como o período de chuvas na região, as dificuldades de construção de uma obra de grande vulto e as intervenções urbanas que precisarão ser feitas. “Isso é necessário para que não seja apenas e tão somente uma duplicação, mas uma obra que conecte os municípios e integre o Rio Grande do Norte a toda região Nordeste”.

A BR-304 já tem dois trechos parcialmente duplicados: o de Parnamirim até Macaíba, em fase de construção de obras complementares (viadutos e pontes), e a Reta Tabajara, que começa na área urbana de Macaíba e vai até o viaduto de interligação com a BR-226, que leva ao Seridó. Esse trecho também está inconcluso na área urbana de Macaíba.

Curiosidades

Quando o Batalhão de Engenharia iniciou as obras de implantação e pavimentação da BR-304, no começo da década de 1960, algumas das cidades que hoje estão em seu trajeto ainda não existiam. Caso de Santa Maria, que nasceu exatamente em função da construção da estrada.

De acordo com o IBGE, a construção da rodovia movimentou toda a região e os primeiros indícios de povoamento começaram a surgir, mais precisamente em torno de algumas placas da obra, colocadas à margem da estrada pela construtora responsável.

“Dessa forma, teve início a comunidade chamada ‘As Placas’, onde foram erguidos barracos que serviam para moradia e comércio. Aos poucos os improvisados barracos foram dando lugar a modernas edificações para residências, bares, restaurantes, comércio e um posto de gasolina”, diz o texto do IBGE, que descreve resumidamente a origem do município.

Com o crescimento populacional e a expansão econômica do local, o distrito de Santa Maria foi elevado à condição de município em dezembro de 1995. É um dos poucos do RN que surgiram fora do curso normal de colonização, centrado na expansão da pecuária, disponibilidade de água para o rebanho ou construção de templo religioso.

Em visita a Natal, no final de setembro de 1965, o então ministro da Viação e Obras Pública do governo militar, Juarez Távora, anunciou a alocação de recursos no montante de 11,3 bilhões de cruzeiros para manutenção e obras complementares de rodovias federais (BRs 101, 226 e 304) e melhorias no Porto de Natal. Para a BR-304 seriam destinados 7,3 bilhões, o equivalente hoje a 54 milhões de reais.

Aprenda a fazer um refrescante mousse de graviola; veja receita completa.

Foto: Divulgação

As altas temperaturas neste período do ano no Nordeste brasileiro combinam bem com receitas refrescantes. E dá para fazer uma série de receitas utilizando as frutas da estação, como a graviola.

No Inter TV Rural deste domingo (19), aprendemos como preparar uma mousse com essa fruta.

Ingredientes

. 500 g de polpa de graviola sem sementes

. 1 caixa de leite condensado

. 1 caixa de creme de leite

. ½ 1 envelope de 6 g de gelatina incolor e sem sabor

. 50 ml de água quente para hidratar a gelatina

Modo de preparo

Começamos o preparo hidratando a gelatina. Vamos utilizar um pouco, apenas para ajudar na estrutura. Em um recipiente adicionamos a água bem quente e logo em seguida, a gelatina. Com uma colher, vamos misturar bem até que toda gelatina se dissolva na água e não reste nenhum grumo.

Após dissolver tudo, tampamos com um plástico filme e reservamos.

Em um liquidificador, colocamos a polpa da graviola já sem sementes e batemos até deixar a polpa mais lisa. Processamos por cerca de 1 a 2 minutos, passamos todo conteúdo na peneira.

Com a polpa já peneirada, voltamos ao liquidificador e adicionamos o leite condensado, o creme de leite e processamos esses ingredientes por aproximadamente 1 minuto.

Após esse processo, acrescentamos por último a gelatina já hidratada e processamos mais um pouco para que ele seja incorporada ao resto dos ingredientes.

A mousse está pronta. Basta porcionar em recipientes individuais ou colocar em uma travessa única e levar a geladeira. Quem preferir pode passar um plástico filme, cobrindo os recipientes. A mousse deve ficar na geladeira por, no mínimo, 4 horas. Depois, está pronta para ser servida.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Bezerro brasileiro gerado em laboratório nasce com ajuda de peixe do Ártico; entenda.

Foto: Reprodução

Rafinha não é um bezerro comum. Ele é o primeiro no Brasil a nascer usando uma técnica de fertilização in vitro que utiliza proteína de um peixe do Ártico.

O embrião que deu origem a Rafinha foi produzido no laboratório da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife, e permaneceu congelado por dois anos.

Nesse período, os pesquisadores usaram uma proteína extraída do linguado do Ártico para proteger o embrião durante o congelamento.

Depois, o embrião com o material genético escolhido foi transferido para Valentina, a vaca que o gestou, que foi a sua "barriga de aluguel".

Desenvolvida pelo médico-veterinário Rafael Silva Júnior, a pesquisa levou quatro anos e promete reduzir em até 40% o custo da fertilização in vitro em bovinos.

Fonte g1/Globo Rural

Todos sabem minha posição sobre mulheres no STF, diz Cármen Lúcia.

Foto: Marcelo Camargo

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia evitou fazer um pedido direto ao presidente da República em relação à escolha do novo membro da Corte, em razão da aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso. Ela disse que todos sabem a sua posição em relação à necessidade de mais mulheres no STF, mas que não falaria especificamente sobre o caso. 

“Eu não posso me manifestar por uma coisa que é da minha casa. Se eu fizer um pedido dirigido ao presidente da República, amanhã ele pode pedir alguma coisa à juíza”, disse na noite dessa quinta-feira (16), no Sesc Pinheiros, na capital paulista, no evento Sempre Um Papo.

“Todos sabem a minha posição sobre a questão das mulheres [no STF], mas não [falo] em específico. Juiz não pede porque não pode receber, na minha compreensão”, acrescentou.

As declarações da ministra foram dadas após ser questionada sobre a possibilidade de a vaga aberta no STF ser ocupada por uma mulher. 

A aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi publicada quarta-feira (15) no Diário Oficial da União. Com a publicação do documento, Barroso deixará o cargo neste sábado (18). Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um novo ministro para a Corte. Não há prazo para a indicação.

Fonte Agência Brasil

Marcos Medeiros assume interinamente Prefeitura de Mossoró.

Foto: Reprodução

O vice-prefeito Marcos Medeiros assumiu interinamente a Prefeitura de Mossoró nessa quinta-feira (16). A transmissão do cargo acontece em função do afastamento do prefeito Allyson Bezerra para uma viagem à China.

O chefe do Executivo mossoroense recebeu um convite do partido União Brasil para participar de uma missão de formação em gestão pública e tecnologia, promovida pela Fundação Índigo. Allyson Bezerra embarcou nesta sexta-feira (17), e deve ficar cerca de 15 dias passando por três cidades chinesas.

De acordo a portaria, o exercício do cargo fica transmitido ao vice-prefeito até o dia 30 de outubro. Em vídeo publicado nas redes sociais, Marcos Medeiros agradeceu a confiança de Allyson.

“Agradecer ao senhor a confiança e ao povo de Mossoró, e dizer que estamos preparados, vamos trabalhar muito forte pelo povo de Mossoró”, disse o vice.

Por Thífanny Alves

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Água mineral terá reajuste e valor de garrafão de 20 litros pode chegar a R$ 15.

Foto: Reprodução

O Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em geral do Rio Grande do Norte (SICRAMIRN) comunica que o valor pago nas águas minerais e adicionadas de sais vai passar por reajuste a partir do dia 1° de novembro em todo o Rio Grande do Norte. O garrafão de 20 litros pode chegar a custar valores entre R$9 e R$15, conforme a decisão de cada indústria envasadora atuante no estado.

De acordo com o Sicramirn, o aumento é uma medida de adequação econômica necessária à sobrevivência das empresas, manutenção dos empregos gerados e à continuidade dos processos constantes de qualidade e segurança do produto para acompanhar a alta generalizada dos custos de produção.

O sindicato destaca ainda que entre os principais fatores considerados para a correção estão a inflação acumulada em cerca de 5% nos últimos 12 meses, a subida de índices de atacado (IGP-M e IGP-DI), o reajuste do salário mínimo, o encarecimento de matérias-primas específicas para fabricar rótulos, tampas e lacres, e a alta de custos operacionais e logísticos, como energia elétrica, combustível e outros.

Outro ponto de impacto é o preço do vasilhame, fabricado a partir de resina precificada em dólar, cuja cotação passou por forte oscilação no último ano.

“O aumento reflete um esforço de equilíbrio diante da elevação de custos que impactam cada elo da cadeia de uma forma diferente. Nosso compromisso é garantir que o consumidor continue recebendo um produto seguro e de excelência, dentro das normas sanitárias e ambientais exigidas”, destaca o presidente do Sicramirn, Joafran Nobre.

Consumo

Atualmente, o RN conta com 35 indústrias envasadoras, responsáveis por produzir cerca de 507 milhões de litros de água envasada por ano e por gerar, aproximadamente, 10 mil empregos diretos e indiretos.

O Sicramirn também explica que mais da metade da população potiguar consome água mineral natural e/ou adicionadas de sais em suas residências e em estabelecimentos comerciais.

No estado, o setor é reconhecido pela adoção do Selo de Controle Fiscal, mecanismo que assegura a procedência e a qualidade do produto entregue ao consumidor.

Fiscalizado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e pela Vigilância Sanitária, as indústrias produtoras de água mineral e adicionadas de sais atendem a rigorosos sistemas de controle de segurança alimentar, desde a captação, até o envase e a distribuição.

Fonte Jornal de Fato