segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Senadora Zenaide Maia participa da entrega de nova Unidade Básica de Saúde na zona rural de Mossoró.

Foto: Alanny Brito

A senadora Zenaide Maia participou da solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde Cícera Nogueira de Carvalho (UBS da Picada I), localizada na comunidade rural Picada Primeira, em Mossoró.

A nova estrutura representa mais um avanço concreto na área da saúde pública do município. Com infraestrutura moderna e totalmente acessível, a unidade tem como objetivo ampliar e fortalecer a oferta de serviços de atenção básica, garantindo à população um espaço adequado, confortável e equipado para os atendimentos de rotina.

Com 99,17 m² de área construída, o novo ponto de apoio contempla consultório médico, consultório odontológico, sala de procedimentos, DML e sanitários acessíveis, assegurando qualidade e funcionalidade no atendimento à população da zona rural.

Durante a solenidade, a senadora destacou a importância da atenção primária e reforçou o compromisso de seu mandato com a saúde pública.

“Nós estamos no Outubro Rosa, e tudo começa aqui — no cuidado e na prevenção. É na atenção básica que se faz o encaminhamento para exames, que se orienta e se salva vidas. Se a gente não cuidar da saúde primária, pode colocar uma UPA em cada esquina que não resolve. Fazer parte dessa história e ver a saúde primária de Mossoró funcionando plenamente, em um município do porte e da importância de Mossoró, é motivo de muito orgulho”, afirmou Zenaide Maia.

A senadora reforçou ainda a parceria sólida com o prefeito Allyson Bezerra, que tem resultado em uma série de entregas e investimentos importantes para a população mossoroense.

A Prefeitura de Mossoró, por meio do programa “Mossoró Realiza”, vem inaugurando semanalmente novas UBSs nas zonas urbana e rural, fortalecendo a rede de saúde e aproximando o atendimento das comunidades.

O evento contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, do vice-prefeito Marcos Medeiros,   dos vereadores Dr. Cubano, Vladimir de Cabelo de Negro, Wiginis do Gás, João Marcelo, Ricardo de Dodoca, Tony Cabelos, Kayo Freire, Petras Vinícius e Raério Cabeção, entre outras lideranças locais.

A entrega da UBS da Picada I é mais uma demonstração do comprometimento conjunto entre o mandato da senadora Zenaide Maia e a gestão municipal em garantir uma saúde pública de qualidade, humanizada e acessível para todos os mossoroenses.

Aprenda a receita de uma deliciosa tapioca de forno.

Foto: Inter TV Costa Branca

Na semana em que se comemorou o Dia do Nordestino, o Inter TV Rural deste domingo (12), apresentou uma receita que é a cara do Nordeste: a tapioca, porém na versão de forno.

O prato mantém a autenticidade, mas é preparando para a família inteira de maneira prática.

Ingredientes

. 800 g goma de tapioca hidratada

. 400 g de coco fresco ralado

. Sal a gosto

. 400 ml de leite de coco

. Manteiga para untar

Modo de preparo

Vamos utilizar a goma de tapioca hidratada. Porém, antes de usá-la, vamos peneirar toda goma e despejar em um recipiente. Temperamos com um pouco de sal e misturamos bem.

Antes de adicionar as fibras do coco à goma, vamos colocar o coco ralado dentro de um pano de prato e espremer para retirar o excesso de leite dessa fibra. O leite que sai deve ser guardado para ser utilizado posteriormente.

Depois disso, podemos adicionar o coco ralado à goma. Incorporamos, provamos e se for necessário, colocamos um pouco mais de sal.

Após misturar bem a goma ao coco, vamos obter uma massa bem solta.

Nesse momento untamos uma assadeira com manteiga, no fundo e nas laterais. Depois, vamos transferir a massa da tapioca para essa assadeira. Não devemos pressionar a massa.

Levamos ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 30 a 35 minutos.

A tapioca fica pronta, quando a superfície estiver levemente dourada. Após retirar do forno, aquecemos o leite de coco e derramamos por cima da tapioca. Depois, cobrimos a tapioca e deixamos ela absorver a umidade do leite por cerca de 10 minutos.

Depois é só servir com o acompanhamento desejado.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

RN é 3º estado com maior percentual de pessoas trabalhando em municípios diferentes de onde moram, diz IBGE.

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte tinha 150.621 pessoas trabalhando em municípios diferentes daqueles em que moravam no ano de 2022.

O número representa 16,16% dos potiguares que trabalhavam fora de casa e se deslocavam diariamente ou pelo menos três vezes na semana entre o domicílio e o trabalho.

Com esse percentual, o estado ficou em terceiro lugar entre os estados brasileiros com maior proporção de pessoas trabalhando em um município diferente de onde moravam, atrás apenas de Sergipe (16,94%) e Pernambuco (16,85%).

Os dados são da amostra sobre deslocamento para trabalho e para estudo do Censo Demográfico 2022, divulgada nesta quinta-feira (9) de forma preliminar pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dois municípios potiguares, mais da metade das pessoas consultadas no levantamento trabalhavam fora do município de residência: Extremoz (58,28%) e São Gonçalo do Amarante (57,01%). Ambas as cidades ficam na região metropolitana de Natal.

Em Parnamirim, também na Grande Natal, foram registrados números absolutos de 40.121 pessoas trabalhando em outro município, a maior quantidade do estado. O número representa 43,55% dos trabalhadores no município.

Em 15 municípios do estado, o percentual passou dos 30%. No outro extremo, Galinhos (1,35%) liderou o ranking potiguar de municípios com menores percentuais de pessoas trabalhando em outra cidade, seguido por Tibau em segundo lugar (2,35%) e Mossoró em terceiro (2,68%).

Natal

Na capital potiguar, apenas 4,98% dos trabalhadores se enquadravam nessa situação, o que representa 12,5 mil pessoas. Ainda assim, a capital potiguar foi a sétima do país em maior percentual.

Municípios do RN com maior percentual de pessoas que trabalharam fora do domicílio e em outro município

1. Extremoz - 58,28%

2. São Gonçalo do Amarante - 57,01%

3. Parnamirim - 43,55%

4. Vila Flor - 38,95%

5. Ruy Barbosa - 38,76%

6. Espírito Santo - 37,3%

7. Francisco Dantas - 36,71

8. Várzea - 36,26%

9. Senador Georgino Avelino - 35,79%

10. Encanto - 34,67%

Carro é favorito no deslocamento para o trabalho em outro município

Ainda segundo o IBGE, a maioria dos potiguares que trabalhavam em um município diferente daquele onde moravam usavam automóvel (5,75%) no deslocamento para o trabalho principal. O ônibus foi o segundo meio de transporte mais utilizado (5,25%), seguido por motocicleta, em terceiro (3,62%).

Entre os mais de 781 mil moradores do Rio Grande do Norte que trabalhavam fora de casa, mas no mesmo município da moradia, a motocicleta liderou como meio de transporte no deslocamento para o trabalho.

4 em cada 10 universitários do RN estudavam em outro município, terceira maior proporção do País

Os dados do Censo Demográfico também apontam que cerca de quatro em cada 10 pessoas que frequentavam o ensino superior de graduação no Rio Grande do Norte estudavam fora do município de residência em 2022.

Ao todo, 40,34% dos estudantes potiguares estavam nessa situação, número que representa pouco mais de 41 mil universitários.

Com esse percentual, o estado ficou na terceira posição nacional entre os estados com maior proporção de estudantes de graduação em outro município, próximo de Pernambuco (42,59%) e Sergipe (41,34%).

Os números são semelhantes entre os moradores do RN que frequentavam especialização de nível superior, mestrado ou doutorado: mais de 9 mil pessoas estudavam em outro município, número que corresponde a 42,54% dos estudantes de especialização.

O levantamento também traz dados sobre crianças que estudam em escolas fora do município de residência.

No RN, 4,5 mil pessoas de 0 a 10 anos de idade frequentavam creche ou pré-escola em outro município, ou 2,93% do total.

Em 124 municípios do estado havia algum percentual de crianças nessa faixa etária frequentando creche ou pré-escola em outro município, com destaque para Parnamirim (11,47%), São Gonçalo do Amarante (11,29%) e São José do Mipibu (10,02%).

Em todo o RN, mais de 43 mil pessoas cursavam o ensino fundamental ou médio em outro município, ou 7% do total. A situação era maior entre estudantes de 15 a 17 anos, que somaram 12.028 em outro município.

Em números absolutos, os municípios potiguares com maior quantidade de pessoas estudando em outro município, independente do nível do curso, eram Parnamirim (22.282), São Gonçalo do Amarante (8.932) e Natal (5.839).

Fonte g1/RN

Zenaide propõe emprego, Bolsa Família e juiz único para mulheres vítimas de violência.

Foto: Geraldo Magela

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) subiu à tribuna do Plenário do Senado Federal para cobrar que a Câmara dos Deputados tire da gaveta e vote imediatamente ao menos quatro projetos de autoria ou relatoria da parlamentar em defesa das mulheres brasileiras vítimas de violência doméstica e familiar e em situação de vulnerabilidade social. 

As propostas envolvem criação de vagas de emprego para essas brasileiras, inclusão prioritária no programa de transferência de renda Bolsa Família, Justiça mais rápida com um único juiz decidindo todos os pedidos da mulher, além de punição mais rigorosa para os agressores. Trata-se de propostas de lei já aprovadas no Senado Federal e que há tempos aguardam deliberação da Câmara, o que depende de vontade política das lideranças partidárias e da Mesa Diretora da Casa. 

“Sou autora e relatora de quatro propostas que protegem a vida das vítimas de violência e lhes permite ter emprego, Bolsa Família, Justiça rápida e pena mais dura para o criminoso agressor. Estou pedindo sensibilidade política e cobrando que a Câmara os vote o quanto antes, para tornamos lei essas políticas em defesa de mulheres vítimas de violência”, afirmou Zenaide. 

Veja o vídeo: “Acorda, Congresso! Zenaide vai à tribuna cobrar aprovação de leis paradas em defesa das mulheres” - https://www.youtube.com/watch?v=tDJiGcRrkvY

Com a experiência de ter socorrido, como médica em hospital público, mulheres gravemente feridas pelo companheiro, ela argumentou que o país precisa adotar políticas preventivas, com foco em educação e com orçamento público destinado à proteção das mulheres. 

Nesse sentido, a parlamentar fez um apelo público à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e às respectivas presidências das comissões permanentes da Casa para colocar na pauta de votação os seguintes projetos de lei já aprovados no Senado: 

1 – PL 3.595/2019, relatado por Zenaide, que reserva, para mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social, pelo menos 5% das vagas de emprego nas empresas terceirizadas contratadas para prestar serviços ao governo federal.

Ressaltou a senadora, ainda, ser dever dos agentes públicos colocar a saúde, a educação, a colocação profissional e a segurança da mulher nos orçamentos públicos federal, estaduais e municipais.

“Estabelecer a reserva de 5% de vagas em empresas terceirizadas para mulheres vítimas de violência não onera o poder público, não cria gastos. Ao contrário: salva vidas. Sem investimento em prevenção e em políticas afirmativas, inclusivas e reparatórias que estimulem as mulheres a denunciar o agressor e a ter condições mínimas de recomeçar a vida, vamos enxugar gelo e chorar mortes”, frisou a senadora.  

2 - PL 3324/2023, de Zenaide, que insere com prioridade, no programa Bolsa Família, as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que estejam sob medida protetiva de urgência e se encaixem nas condições de perfil socioeconômico de baixa renda exigidos pelo programa federal.

Para a parlamentar, medidas emergenciais são fundamentais para dar independência econômica às vítimas e reduzir o risco de reincidência da violência. 

“A inclusão prioritária e emergencial de mulheres de baixa renda no Bolsa Família é um primeiro passo, sendo a independência financeira um caminho essencial para tirar a vítima das garras do agressor”, enfatizou ela. 

3 - PL 3.244/2020, de Zenaide, que acelera e centraliza a ação judicial de mulheres vítimas de violência, permitindo que o Juizado de Violência Doméstica e Familiar trate tanto do caso de agressão quanto dos pedidos de divórcio, pensão, guarda de filhos, entre outras demandas. 

“Com essa aceleração de ações judiciais, vamos concentrar tudo nos juizados de violência doméstica. Assim, a mulher não precisa reviver o calvário sendo obrigada pela lei a ir a vários juizados e relatar diversas vezes o sofrimento físico e emocional vivido. Esse caminho sem fim é mais uma violência psicológica imposta à vítima, a um ser humano que busca forças e coragem para conseguir direitos básicos de sobrevivência e segurança”, defendeu Zenaide. 

4 – PL 2.325/2021, de autoria de Zenaide, que impede que teses como “legítima defesa da #honra”, “defesa de relevante valor moral” e “#violenta emoção” reduzam penas para crimes de feminicídio ou violência doméstica e intrafamiliar. 

A senadora esclareceu que o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, já derrubou essas teses reconhecendo a inconstitucionalidade, mas pode vir a mudar de entendimento caso seus atuais ou novos ministros assim decidam no futuro. 

“Por isso, precisamos garantir esse avanço na forma da lei, para dar segurança jurídica e impedir a volta de justificativas de defesa judicial absurdas, usadas por décadas para garantir impunidade a assassinos e agressores que tiraram ou ameaçaram a vida de muitas brasileiras. A demora em se alcançar uma medida judicial protetiva pode significar uma omissão que abre as portas para o feminicídio”, alertou Zenaide.

Luis Roberto Barroso anuncia que vai deixar cargo de ministro do STF.

Foto: Reprodução

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira (9) o pedido de aposentadoria e que hoje foi a sua última sessão plenária na Corte.

"Sinto que agora é hora de seguir novos rumos", afirmou.

O anúncio ocorre pouco após Barroso deixar a presidência do STF e ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.

O ministro ainda deve permanecer no STF até a próxima semana para liberar processos que ainda estão sob a responsabilidade dele.

Com a saída de Barroso, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar novo integrante para a Corte.

Perfil

Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.

O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.

Por André Richter

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

“Qualquer um promete o que quer”, diz prefeito sobre proposta de estádio anunciada pelo Governo.

Foto: Jornalismo TCM

A possibilidade da construção de um novo estádio em Mossoró vem repercutindo desde o anúncio feito pela governadora Fátima Bezerra, durante visita à cidade no dia 2 de outubro.

A proposta prevê a elaboração de um projeto viabilizado com recursos do Estado e de emendas parlamentares, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Para a Prefeitura de Mossoró, a iniciativa não interfere no projeto de reforma do Estádio Nogueirão. Em entrevista ao Jornal das Seis, da Rádio 95 FM, o prefeito Allyson Bezerra informou que o Município continua trabalhando na reformulação de um novo edital, que prevê a realização da obra por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

“Foi publicado um edital e, embora dissessem que já havia ‘carta marcada’ e ganhador, ficou claro que não houve, até porque ninguém se interessou naquele momento. Vamos mudar o perfil e tentar modernizar o edital para que consigamos ter um vencedor. Em breve, estaremos publicando o edital, que deve sair, no máximo, em uma semana. Estamos trabalhando nisso, e eu espero e confio que vamos conseguir entregar”, afirmou.

Quando questionado se a proposta do Governo do Estado soa como uma provocação ao Município, Allyson considerou a situação como algo comum na política.

“Está chegando perto da campanha; qualquer um promete o que quiser prometer. Quem teve oito anos para fazer e não fez, vai chegar agora e vai prometer”, declarou.

Sobre a construção do estádio por parte do Governo, a reportagem apurou que uma comissão formada pela Secretaria de Infraestrutura, UERN e representantes dos clubes locais deverá se reunir na próxima semana para discutir os detalhes do projeto. Pela proposta, o estádio deve ser construído em um terreno a ser cedido pela Universidade, após aprovação dos Conselhos Superiores da instituição.

Por Artur Rebouças

RN bate recorde no uso do PIX ao movimentar R$ 14 bilhões em agosto, aponta pesquisa.

Foto: TV Globo

O Rio Grande do Norte bateu recorde no uso do PIX no estado, no último mês de agosto, ao movimentar R$ 14,6 bilhões pela ferramenta de pagamento.

O dado consta em um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio-RN) em parceria com a Fecomércio-SE e foi divulgado nesta quarta-feira (8).

Segundo a Fecomércio-RN, o valor é o maior montante já registrado em um único mês no estado desde o início da série histórica, iniciada em novembro de 2020.

Para a Fecomércio-RN, esse recorde confirma "a consolidação do sistema como ferramenta essencial para consumidores e empresários potiguares".

➡️ Em comparação com o mesmo mês no ano anterior, o crescimento do valor movimentado no PIX no RN foi o maior do Brasil: 121% a mais. Isso porque em agosto de 2024 o estado havia movimentado R$ 6,6 bilhões, menos da metade do registrado em agosto de 2025.

➡️ O salto foi ainda três vezes acima da média nacional (39%) e muito superior ao desempenho do Nordeste (40%).

A análise das federações aponta, entre os fatores que explicam o resultado, estão "a retomada da atividade econômica, a geração de empregos, a antecipação do 13º salário aos servidores estaduais e a abertura do Refis do governo local".

Acumulado no ano

➡️ No acumulado de janeiro a agosto, o PIX já movimentou mais de R$ 78 bilhões no estado - 60% acima do mesmo período do ano passado.

➡️ A taxa de avanço foi a 4ª maior do país, atrás apenas de Piauí (100%), Distrito Federal (74%) e Rio de Janeiro (61%). Por outro lado, superou a média nacional (43%) e a regional (35%).

Reflexos positivos, avalia Fecomércio

Segundo a Fecomércio, o estudo apontou que a expansão do uso do sistema de pagamentos digitais também trouxe reflexos positivos no comportamento financeiro da população.

"Um exemplo disso é o resultado percebido na Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC): em Natal, o índice de pessoas endividadas caiu 2 pontos percentuais, enquanto o de inadimplentes recuou 10 p.p.", informou o instituto de pesquisa da federação.

Para a Fecomércio, a tendência é de crescimento contínuo, já que o Banco Central deve regulamentar, em breve, o PIX Parcelado, modalidade que permitirá ao consumidor dividir compras sem juros ou com taxas menores, enquanto comerciantes receberão o valor integral à vista - reduzindo custos com antecipação de recebíveis.

Fonte g1/RN

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Governo do RN sanciona Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos funcionários da Educação.

Foto: Joana Lima

A governadora Fátima Bezerra sancionou a lei estadual nº 794/2025, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos funcionários da Educação do Rio Grande do Norte. A medida representa um marco histórico na valorização dos servidores administrativos da rede estadual de ensino, garantindo progressões funcionais, reconhecimento por formação e melhores condições de desenvolvimento profissional.

A cerimônia de sanção foi realizada no Auditório Angélica Moura, na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), e contou com a presença de servidores, representantes sindicais e autoridades do Executivo e do Legislativo estadual.

O Projeto de Lei enviado pelo Governo do Estado foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa e sancionado integralmente, sem alterações. A partir de agora, o PCCR passa a vigorar como marco regulatório da carreira dos servidores administrativos da Educação potiguar, substituindo a antiga Lei Complementar nº 432/2010, que não contemplava as especificidades da área.

A governadora Fátima Bezerra destacou que o momento representa a concretização de uma luta histórica da categoria e reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos trabalhadores da Educação. “A sanção de hoje é uma conquista muito importante, porque traz uma coisa fundamental, que é respeito, que é valorização, que é dignidade salarial e profissional dos servidores da educação. É disso que se trata o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração”, afirmou ela.

O novo PCCR, aguardado há mais de uma década pelos servidores administrativos, foi construído de forma participativa, com diálogo permanente entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN). “Esse plano significa a superação da estagnação funcional, das distorções do ponto de vista salarial e, ainda, incentiva a qualificação. A lei foi feita para valorizar o servidor da Educação. São os servidores que têm a missão de levar a efeito as políticas públicas junto à população, em áreas essenciais, como é a área da educação”, disse a governadora.

A secretária de Estado da Educação, professora Socorro Batista, ressaltou que a sanção da lei reafirma o compromisso da gestão com a equidade e o reconhecimento profissional dentro da rede. “Hoje celebramos uma conquista que faz justiça a uma categoria que sustenta o cotidiano das escolas, garantindo que a política de valorização alcance todos os segmentos da Educação. Esse plano é mais do que uma conquista funcional; é o reconhecimento da importância desses servidores na formação de cada estudante potiguar”, destacou Socorro Batista.

Já o secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes, lembrou que a construção do PCCR foi conduzida com responsabilidade fiscal e sensibilidade social. “Foi um trabalho técnico cuidadoso, que garantiu viabilidade financeira e segurança jurídica, sem perder de vista o caráter histórico dessa conquista. É uma política que valoriza, organiza carreiras e traz previsibilidade para o futuro dos servidores da Educação”, afirmou o secretário.

Nova progressão de carreira

Entre os avanços trazidos pelo novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, destacam-se as progressões que passam a ser concedidas com base na formação profissional e no tempo de serviço, garantindo que o desenvolvimento na carreira esteja diretamente relacionado ao mérito e à qualificação do servidor.

O tempo para mudança de letras foi reduzido de três para dois anos, acelerando a ascensão funcional e fortalecendo a política de valorização. O plano também prevê a criação de uma nova letra remuneratória a partir de 2028, ampliando as possibilidades de crescimento dentro da carreira. Outro ponto fundamental é a valorização pela formação acadêmica, que assegura ganhos salariais aos servidores que concluírem graduação e pós-graduação.

A coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte, Fátima Cardoso, ressalta que a lei dá segurança jurídica aos servidores públicos. “Para a nossa categoria, a lei garante a estabilidade e uma progressão adequada de carreira. É importante dizer que o Plano de Cargos consolida mais um sonho de todos os profissionais da educação da rede estadual”, disse.

Além disso, a lei estabelece a data-base em abril, com correção anual dos vencimentos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), garantindo a reposição inflacionária. O PCCR também contempla os aposentados que possuem paridade, estendendo a eles os benefícios concedidos aos ativos, e oferece adesão opcional ao novo regime, respeitando a trajetória profissional de cada servidor.

Para Ana Lúcia Oliveira, presidente da Comissão dos Servidores em Educação do Governo Estadual, a aprovação e sanção do plano consolidam mais um passo do Governo do Estado na construção de uma educação pública mais justa, valorizada e transformadora, reconhecendo o papel essencial dos profissionais que garantem o funcionamento das escolas e fortalecem o ensino público potiguar.

“Foram anos e anos de luta, anos e anos sonhando com este dia de hoje, e, graças a Deus, nós chegamos. É preciso dar dignidade aos servidores que se especializaram. Porque a educação não é feita apenas por professores. Também é feita por servidores administrativos. Estamos aqui comemorando essa data tão importante para nós, um dia histórico para os trabalhadores e trabalhadoras que fazem parte da educação”, complementou Ana Lúcia.

A sanção do plano de cargos dos servidores administrativos da Educação do Rio Grande do Norte contou com a presença do secretário adjunto da Educação, Flaubert Torquato, e de José Duarte Santana, procurador-geral adjunto do Estado. A cerimônia também reuniu Chico Dantas, vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e parlamentares, como os deputados estaduais Francisco do PT, Divaneide Basílio e Isolda Dantas, além do vereador de Natal Daniel Valença.

Zenaide relatora: vira lei mutirão para tirar 2 milhões de pessoas da fila de espera de benefícios do INSS.

Foto: Waldemir Barreto

Em mais uma vitória da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) em defesa da saúde pública e da população do Rio Grande do Norte e de todo o país, já começou a valer a nova lei, relatada pela parlamentar no Senado, que criou um mutirão nacional para acabar com a espera de 2 milhões de pessoas que estão na fila para receber benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Departamento de Perícia Médica Federal (DPMF).

São casos como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, entre outros, que já estão sendo resolvidos pelo governo federal. Como relatora da Medida Provisória que transformou a medida em lei, Zenaide trabalhou no Congresso para acelerar sua aprovação. A lei nº 15.201/2025 foi sancionada pelo presidente Lula no último dia 10. Os mutirões do INSS já estão a todo vapor no Nordeste e reduziram em até sete meses a espera de quase 7 mil pessoas. Na região, mais de 40 unidades, em nove estados, participaram das ações extras de atendimento à população nos últimos dias.

“São dois milhões de vidas na fila para benefícios, e é urgente resolver esse problema. Trabalhadores, por exemplo, passam até seis meses sem receber da empresa, porque estão afastados por motivo de doença, e nem do INSS, que demora na análise do caso. Agora, isso vai mudar, porque funcionários públicos farão esse trabalho extra para diminuir as filas. O que não se pode é deixar as pessoas morrerem. São cidadãos que estão doentes e precisam ter o que comer. Quem tem fome tem pressa, e alguém estar com fome e com doença é mais grave ainda, é mais pressão contra o tempo”, afirmou Zenaide.

A força-tarefa de funcionários do governo, como médicos e outros servidores, funciona assim: prioridade na análise ou reavaliação para quem aguarda há mais de 45 dias ou tem decisão judicial sem cumprimento; avaliações sociais do BPC (Benefício de Prestação Continuada) aceleradas; foco em casos com agendamento demorado ou ausência de atendimento local; e sistema com controle, metas e sem prejudicar o atendimento regular à população. O prazo de validade do mutirão é de um ano, prorrogável até 31/12/2026.

Rapidez nos processos

Convertida pelo presidente Lula na lei 15201/2025, a Medida Provisória nº 1.296/2025 institui o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) no âmbito do INSS e do Departamento de Perícia Médica Federal (DPMF), com os objetivos de:

Aumentar a capacidade operacional do INSS e da Perícia Médica;

Agilizar a revisão de benefícios previdenciários (INSS) e assistenciais (BPC);

Reduzir o pagamento indevido de benefícios e os gastos com juros moratórios e correção monetária decorrentes da demora na análise de requerimentos.

Justificativa social e relevância

A nova lei responde a uma situação crítica enfrentada por milhões de brasileiros: 

Há mais de dois milhões de benefícios represados com necessidade de reavaliação.

O tempo médio de concessão caiu de 69 para 41 dias entre janeiro de 2023 e setembro de 2024 (graças a uma iniciativa já adotada pelo governo). O tempo médio de atendimento médico-pericial caiu de 74 para 34 dias no mesmo período.

O programa é socialmente indispensável: reduz a fila do INSS, garante justiça aos beneficiários legítimos e combate fraudes e irregularidades.

Estrutura do programa

Abrange processos com mais de 45 dias de espera, prazo judicial vencido, unidades sem perícia regular ou com agendamento superior a 30 dias.

Estabelece incentivos financeiros por produtividade, sem incorporação à remuneração:

o R$ 68,00 por processo (INSS);

o R$ 75,00 por perícia (DPMF).

A participação é restrita a servidores da Carreira do Seguro Social e das Carreiras da Perícia Médica.

Governança

O programa é regulamentado por ato conjunto dos Ministros da Previdência, da Gestão e da Casa Civil.

A governança inclui:

o Metas claras de desempenho;

o Controle de qualidade técnico;

o Supervisão das entregas;

o Comitê de Acompanhamento com participação da Perícia Médica Federal;

o Publicação de relatórios trimestrais com resultados e indicadores de impacto social e fiscal.

Impacto fiscal

Investimento estimado: R$ 200 milhões em 2025.

Economia potencial: R$ 4,58 bilhões/ano com revisão de 2,4 milhões de benefícios assistenciais pagos a pessoas com deficiência.

Relação custo-benefício superior a 20 vezes o investimento.

Vigência e caráter transitório

Vigência de 12 meses a partir da publicação, com uma única prorrogação possível, até 31 de dezembro de 2026.

Preserva o caráter emergencial e excepcional do programa, sem incorporação definitiva de gratificações.

Transparência 

A nova lei incorporou importantes aperfeiçoamentos, entre eles:

Criação do Comitê de Acompanhamento do PGB, com poderes consultivos e deliberativos;

Inclusão formal de representante da carreira de Perícia Médica;

Aprovação de emendas que garantem transparência com divulgação de metas e resultados e asseguram acessibilidade digital no atendimento aos beneficiários.

Riane Guedes toma posse como primeira mulher prefeita de Jaçanã.

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Jaçanã, realizou, na noite desta segunda-feira (06), sessão solene especial para a posse da nova prefeita da cidade Riane Guedes de Oliveira(PSDB). Ela era vice do então prefeito Uady Antônio de Farias(União Brasil), falecido no último sábado(4), após sofrer um mal súbito durante um evento esportivo no campo de futebol da cidade. 

A solenidade foi conduzida pelo presidente da casa, vereador Esdras Farias(União Brasil), e contou com a presença dos vereadores, autoridades locais, familiares, amigos e público em geral. A posse seguiu todos os trâmites legais previstos na Lei Orgânica do Município, garantindo a continuidade administrativa e o funcionamento dos serviços públicos. 

Riane Guedes é a primeira mulher a assumir o comando da Prefeitura de Jaçanã. O município fica localizado na região do trairi e completou 62 anos de emancipação política em março deste ano. 

Agora, oficialmente efetivada no cargo, Riane seguirá no comando dos destinos politico-administrativos de Jaçanã até 31 de dezembro de 2028.

Trajetória

Nascida em 11 de dezembro de 1983, Riane Guedes de Oliveira é filha do ex-vereador Neneu Borges e da professora Rita Guedes, e vem representando a continuidade de uma família com forte presença na vida pública de Jaçanã.

Em 2012 foi eleita para o primeiro mandato de vereadora, à época pelo DEM, obtendo 264. 

Foi reeleita em 2016, conquistando 446 votos, sendo inclusive a segunda mais votada daquele pleito. 

Em 2020 foi eleita vice-prefeita pelo PSDB, sendo reeleita para o mesmo cargo em 2024, na chapa do então prefeito Uady Antônio de Farias.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Álvaro Dias prepara filiação para ser candidato pelo PL de Rogério Marinho.

Foto: Reprodução

Na semana passada, Álvaro Dias (Republicanos) estampou nas redes sociais mais uma viagem à Brasília. Na agenda, um encontro com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e com os aliados Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PL). O real teor das conversas, no entanto, passou a circular nesta semana nos bastidores. Álvaro Dias começa a concretizar sua mudança do Republicanos para o Partido Liberal.

A conversa com o presidente do Republicanos serviu para acertar a vida partidária, garantias e perspectivas. Já de Marinho, o ex-prefeito de Natal recebeu o convite para filiação a um dos maiores partidos no país, com objetivo de uma arrumação com vistas a 2026. O assunto que já vinha sendo levantado. Em junho, o pré-candidato a governador admitiu, pela primeira vez, a possibilidade de trocar o Republicanos pelo PL.

“Há uma possibilidade real, sem nenhuma rejeição de minha parte, de integrar possivelmente um partido como o PL, não haveria nenhum problema não”, afirmou Álvaro em entrevista na ocasião.

Agora, a perspectiva começa a ser concretizada. A receptividade ao convite foi boa por parte de Álvaro. Com a expectativa de que a polarização deva se reproduzir também nos Estados, a ideia é que a disputa entre esquerda e direita seja positiva para o partido no Rio Grande do Norte, que deve concentrar atenção na disputa.

Além disso, o fundo eleitoral também deve contar nessa escolha. O PL é um dos partidos que recebe maior fundo eleitoral no país. Em 2024, apareceu na liderança do ranking de partidos, com R$ 886 milhões. Para 2026, o valor total aprovado pelo Congresso é semelhante, de R$ 4,9 bilhões para todos os partidos. O PL permanece com mesma fatia.

Álvaro foi acompanhado do filho, deputado estadual Adjuto Dias (MDB). O parlamentar deve entrar na nominata do PL e para fortalecer o partido de Bolsonaro no RN, levaria os vereadores ligados a pai e filho. Em Natal, Irapoã Nóbrega, Kleber Fernandes, Daniel Rendall e Leo Souza formam o time de aliados do ex-prefeito e filiados ao Republicanos.

Por enquanto, os planos ajustam Marinho como prioridade para a disputa ao Governo e Álvaro, ao lado de Styvenson, ao Senado. Entretanto, o acerto é que os dois mantenham a pré-candidatura ao Executivo Estadual e mais à frente, caso Marinho decida se manter no Senado, ou siga para outro projeto eleitoral, Álvaro passe a representar o grupo como o candidato escolhido para encabeçar a disputa ao Governo do Rio Grande do Norte.

Por Carol Ribeiro

Transnordestina inicia fase de testes neste mês de outubro entre Piauí e Ceará.

Foto: Reprodução

As cidades do entorno da ferrovia Transnordestina se preparam para o início da operação comissionada neste mês de outubro. Nesse período de testes, serão feitos transportes de cargas, como soja, milho, farelo de soja e calcário entre Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE).

A primeira fase das obras já alcançou 76% de avanço físico, com seis lotes em construção e dois ainda a serem contratados.

Desde 2023, os recursos para financiamento da Transnordestina são captados pela Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros (SNFI) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

A conclusão de 19 estações da ferrovia, interligando os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, será viabilizada com o investimento total de R$ 15 bilhões, dos quais R$ 4,4 bilhões são de contribuição do Governo Federal.

Um montante de R$ 3,6 bilhões, proveniente do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), faz parte de um termo aditivo assinado no ano passado, que estabeleceu desembolsos de até R$ 1 bilhão até 2027, quando a primeira fase deve ser concluída.

A finalização dos 1.061 km da primeira fase possibilitará a conexão com outras ferrovias, conforme destacou o secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares. “A partir do momento que essa ferrovia chegar ao Porto do Pecém, ela ganhará uma nova escala, e, inclusive, mais oportunidades para viabilizarmos outras expansões — como é o caso do Porto de Suape, em Pernambuco, e uma interligação com a Ferrovia Norte-Sul”, exemplificou.

Terminais logísticos

Um dos diferenciais estratégicos da Transnordestina são os terminais logísticos. Ao todo, serão seis terminais construídos pela concessionária ao longo dos 1.750 km da ferrovia. O Terminal Intermodal do Piauí (PI) e o Terminal Logístico de Iguatu (CE) já foram iniciados, e os demais ainda terão a localização definida.

Tavares ressaltou que o impacto econômico e social da ferrovia será gerado em sinergia com outras obras implementadas pelo MIDR na região Nordeste, sobretudo infraestruturas para segurança hídrica e irrigação, como a Transposição do Rio São Francisco.

“A Transnordestina passa também por essa região, no coração do semiárido, onde esperamos um crescimento estimado anual de R$ 7 bilhões. Será muita transformação”, afirmou.

Fonte Jornal De Fato

Aprenda a fazer uma receita de arroz de carne de sol.

Foto: Divulgação

A dica deste domingo (5) da Inter TV Rural é transformar um arroz simples do dia a dia em um prato especial.

Para isso, nesta receita, basta acrescentar ingredientes tradicionais, como a carne de sol e queijo coalho, para dar um toque diferente no preparo de um arroz nordestino. Simples de fazer e com poucos ingredientes.

Ingredientes

. 500 g de arroz parboilizado

. 600 g de carne de sol cortada e cubos

. 400 g de queijo coalho cortado em fatias grossas

. 1 cebola roxa grande cortada em cubinhos

. 3 pimentas de cheiro medias sem sementes cortada em cubos

. 150 g de ervilhas

. 150 g de azeitona sem caroço cortas em fatias

. 3 dentes de alho grandes triturados

. Cheiro verde, azeite e sal a gosto

. Água para o cozimento do arroz

Modo de preparo

Em uma panela grande, adicione um fio de azeite, leve ao fogo e grelhe a carne de sol. Após dourar os pedaços de todos os lados, acrescente na mesma panela a cebola, o alho e a pimenta-de-cheiro. Refogue os vegetais junto com a carne.

➡️ Com os vegetais levemente dourados, adicione o arroz e refogue levemente os grãos na mesma panela. Nesse ponto do processo, acrescente água fervente até cobrir o arroz cerca de 1 cm.

➡️Cubra com uma tampa, baixe o fogo e aguarde o arroz cozinhar. Se for necessário, pode acrescentar mais água durante o processo de cozimento, além de ajustar o sal.

Enquanto o arroz cozinha, em uma frigideira aquecida com um fio de azeite, é hora de grelhar as fatias de queijo coalho. Faça isso de ambos os lados e depois corte em cubos e reserve.

Cerca de 25 minutos após a fervura, o arroz fica pronto. Os grãos ficam macios, porém ainda firmes e a água já seca.

➡️ Nesse ponto, tire a tampa e acrescente as azeitonas, as ervilhas, cheiro verde e os cubos de queijo coalho.

Após incorporar esses ingredientes, desligue a chama do fogão e deixe a panela tampada por cerca de 10 minutos. Depois, ele estará pronto para ser servido.

sábado, 4 de outubro de 2025

“Viva Rio Branco” retorna neste fim de semana com programação especial do Outubro Rosa.

Foto: Reprodução

O programa Viva Rio Branco está de volta neste fim de semana, após a realização da Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado, ocorrida no domingo (28).

A interdição da avenida Rio Branco terá início às 16h, no trecho que vai da Praça dos Esportes até o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. A liberação do trânsito está prevista para as 19h.

Neste domingo (5), além das atividades físicas, haverá ações de saúde promovidas por instituições parceiras do Município, em alusão à campanha Outubro Rosa.

A partir das 16h, na Praça Cícero Dias, onde está localizado o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, serão oferecidos serviços de saúde e realizada uma caminhada voltada para idosos.

Já às 16h30, na Praça Sadrak Tavares (conhecida como Praça dos Patins), será promovido um aulão de dança também voltado ao público idoso. Em seguida, às 17h, acontecem simultaneamente atendimentos de saúde e um aulão de Hitboxx.

A organização convida o público a comparecer vestindo roupas na cor rosa, em apoio à campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.

Denúncia de exploração sexual de adolescente de 14 anos é investigada em cidade no interior do RN.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil abriram investigação para apurar uma denúncia de exploração sexual infantil no município de Rafael Godeiro, no Alto Oeste potiguar. O caso envolve uma adolescente de 14 anos de idade.

A denúncia foi inicialmente apresentada pela vereadora Rejany Jales (MDB), em sessão da Câmara Municipal no dia 19 de setembro.

Ela afirmou que a adolescente estaria sendo explorada sexualmente pela própria mãe e pela irmã mais velha em troca de comida, no centro da cidade.

"A mãe e a irmã mais velha trazem a menina de 14 anos para um idoso usufruir dessa criança em troca de uma feira", disse a parlamentar.

Foto: Reprodução

A parlamentar também disse ter acionado o Conselho Tutelar, mas alegou que o órgão não tomou providências na época. "Isso não pode acontecer", declarou.

Segundo a polícia, a mãe da adolescente e a vereadora que trouxe o caso a público no município foram intimadas e devem prestar depoimento nos próximos dias. O MPRN confirmou que instaurou um procedimento para acompanhar a situação.

Após a repercussão do caso, a prefeitura do município informou que formalizou denúncia ao Ministério Público.

O Conselho Tutelar do município não respondeu aos contatos da Inter TV Cabugi até a última atualização desta reportagem.

Fonte g1/RN

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Com Nogueirão abandonado em Mossoró, governadora anuncia construção de estádio.

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra anunciou a construção de novo estádio de futebol em Mossoró. O investimento feito com recursos do Governo do Estado, emendas parlamentares e parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Nesta quarta-feira, 1º, cumprindo agenda administrativa na cidade, Fátima Bezerra se reuniu com dirigentes dos clubes Potiguar e Baraúnas, para confirmar o projeto. Participaram do encontro a reitora da Uern, Cicilia Maia, secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, e a deputada estadual Isolda Dantas, que está envolvida na luta pelo novo estádio.

A proposta de construção de um novo estádio é consequência da decisão do prefeito Allyson Bezerra de fechar e abandonar o Estádio Manoel Leonardo Nogueira. A principal praça de esportes da cidade está fechada desde fevereiro de 2024, por determinação da Justiça devido a gestão Allyson não ter cumprido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir acessibilidade no estádio.

Além disso, o processo de municipalização do Nogueirão está sob suspeita e virou processo na Justiça. A Liga Desportiva Mossoroense (LDM), dona do estádio, acusa que a municipalização foi feita com assinaturas falsificadas. O caso está na Vara da Fazenda Pública.

O secretário Cadu Xavier, junto com os dirigentes dos clubes, já havia tido um primeiro encontro e levaram para a governadora a ideia de construir o estádio e com a reitora Cicília avaliaram uma área da Uern, nas proximidades do Hospital da Mulher. Na reunião de hoje a governadora determinou que fosse criada uma comissão a partir da Secretaria de Infraestrutura, UERN e os clubes e sob comando de Cadu, montar o projeto, fazer orçamento e escolher a área onde será edificado o estádio.

“Vamos trabalhar para concluir o projeto e destinar os recursos necessários para fazer o estádio. Aqui em Mossoró o governo ampliou os serviços de saúde, está reformando escolas, estamos acabando com o problema de água e investimos fortemente na segurança. O esporte complementa a atuação. Isso é cuidado com nosso povo.” Enfatizou a governadora Fátima Bezerra.

“O Governo do Estado tem incentivado o esporte através de ações concretas como a Lei de Incentivo ao Esporte, o programa de bolsa para atletas e a parceria com o programa de educação fiscal Nota Potiguar. Os times de Mossoró precisam agora de uma atenção especial. É inadmissível que a cidade continue sem um estádio. Precisamos trazer o futebol de Mossoró para o patamar de destaque e competitividade que sempre foi tradição dos times da cidade.” Exaltou o secretário Cadu Xavier.

“Há muito tempo que o esporte de Mossoró foi abandonado. Mas eu tinha certeza que a governadora iria ser sensível e autorizar esse investimento. Vocês podem contar com o nosso mandato. Vamos destinar emenda para ajudar na construção.” Reforçou o compromisso com a ideia, a deputada estadual Isolda Dantas.

A reitora Cicília Maia ressaltou que a decisão sobre a cessão da área somente poderá ser concretizada após a análise e aprovação dos Conselhos Superiores da Universidade, mas acredita de que o diálogo conduzido com responsabilidade, transparência e respeitando a missão institucional da Universidade será possível atingir o pleito.

“A Uern tem um compromisso histórico com o desenvolvimento de Mossoró e do Rio Grande do Norte. A possibilidade de doação de um terreno da instituição para a construção de um estádio representa uma oportunidade de fortalecer a integração com a sociedade, consolidando um complexo de saúde, educação, segurança e esporte, e que trará benefícios diretos para a comunidade. Para a doação acontecer, o novo estádio deverá servir de campo de estágio para os nossos estudantes, e a Uern ser a responsável pela gestão acadêmica do equipamento, a exemplo do Hospital da Mulher.” Ressaltou a reitora.

Fonte Jornal de Fato

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Mossoró: Dra Zenaide Maia lidera corrida para o senado federal; Veja os números.

Foto: Reprodução

Em Mossoró o instituto DATA CENSUS ouviu 800 pessoas entre os dias 27 e 28 de setembro, com margem de erro de 3,4%.

O resultado para a corrida ao senado trouxe a Dra Zenaide Maia (PSD) liderando as intenções de votos com 36,3% e seguida dela aparece a atual governadora Fátima Bezerra (PT) com 28,7%.

O senador Styvenson Valentin (PSDB), por sua vez, aparece em terceiro lugar com 28,5% de intenção de voto.

Ainda foram citados: Coronel Hélio (PL) com 6,0% e Álvaro dias (REPUBLICANOS) com 5,0% de intenções de votos. 

Os números apresentados pelo blog são a soma das intenções do primeiro voto e do segundo voto, que é o cálculo correto para uma corrida ao senado.

Por Guilherme Fernandes

Edital de licitação para duplicação da BR-304 será publicado até dia 10 de outubro, diz Dnit.

O edital de licitação para a duplicação da BR-304, no Rio Grande do Norte, será publicado no dia 10 de outubro.

O anúncio foi feito durante reunião da governadora do estado Fátima Bezerra (PT) com a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Brasília.

A obra, que terá um investimento de quase R$ 1 bilhão, contemplará a duplicação de aproximadamente 100 quilômetros na primeira fase.

O Lote 1B abrange os municípios de Mossoró e Assu. Já o Lote 2D liga o entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara, em Macaíba, até o município de Riachuelo.

O diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, informou que as obras devem começar ainda este ano, com um prazo de conclusão estimado entre um ano e meio e dois anos.

Foto: Raiane Miranda

“O cronograma levará em consideração os períodos chuvosos na região e as dificuldades de construção de uma obra de grande vulto, que será executada em pavimento rígido”, disse.

Outro anúncio em relação à BR-304 foi a definição do edital para a conclusão da Reta Tabajara, no trecho da travessia urbana de Macaíba. O edital está previsto para ser publicado até o dia 15 de outubro.

Federalização de rodovias

A reunião também discutiu o processo de federalização de trechos de rodovias estaduais que irão compor a futura BR-104. Serão federalizados trechos das rodovias RN-118, RN-263, RN-104, RN-042 e RN-023.

A nova rodovia federal ligará Macau, no Rio Grande do Norte, a Maceió, em Alagoas, passando pela Paraíba e Pernambuco. No trecho potiguar, mais de 130 quilômetros serão federalizados.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, foram concluídos o inventário do projeto e a manifestação ambiental, faltando apenas uma nota técnica do Dnit para finalizar o processo burocrático e iniciar a federalização e a posterior manutenção desses trechos.

BR-110

Ainda durante a audiência com o Dnit, o governo do Rio Grande do Norte solicitou a elaboração do projeto executivo para a implantação e pavimentação de um novo trecho da rodovia BR-110.

Segundo Gustavo Coelho, a proposta visa criar uma nova conexão rodoviária entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba.

O novo trecho sairia do município de São Bento, na Paraíba, entraria no território potiguar, chegando até a BR-427, na altura de Serra Negra do Norte.

“A nova rodovia facilitará o escoamento da produção dos municípios próximos de Serra Negra do Norte e fortalecerá a integração entre os estados”, encerrou.

Fonte g1/RN

Instabilidade na rede elétrica interrompe operação de poços da Caern em Mossoró.

Foto: Jornalismo TCM

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que, nessa terça-feira (30), uma queda generalizada de tensão na rede de energia elétrica comprometeu o abastecimento de água em Mossoró.

Segundo a Caern, a instabilidade na tensão acionou os mecanismos de proteção dos equipamentos, provocando o desligamento automático de 11 dos 20 poços que operam no município.

As equipes técnicas foram mobilizadas, e os poços já foram religados. No entanto, a companhia destacou que, devido ao período em que o sistema permaneceu paralisado, a recuperação total da pressão e a normalização do abastecimento em todos os pontos da cidade devem ocorrer em até 48 horas.

A Caern não informou quais áreas foram afetadas pela interrupção no fornecimento.

Por Artur Rebouças