quarta-feira, 9 de maio de 2018
Em Governador: Secretário de Educação e engenheira visitam escolas pós-chuvas.
O Secretário Municipal de Educação acompanhado da engenheira do município, fizeram visita às escolas para analisar a situação e avaliar as condições para a retomada das aulas, conforme estava previsto. Devido à esses dias sem chuvas e após pequenos serviços emergenciais, as escolas do Centro de Educação do campo já apresentam condições de funcionamento e voltaram às suas atividades na próxima segunda-feira dia 07.
A Escola Francisco Queiroz Porto, no Assentamento Três Marias, teve problemas com relação ao transporte de alunos, uma vez que a Escola atende estudantes que vêm de comunidades distantes com difícil acesso e havia dificuldades no trajeto dos transportes. Como não choveu nos últimos dias, os trechos melhoraram dando passagem. Algum problema pontual que possivelmente ocorra, será resolvido pela escola junto aos alunos das comunidades. Portanto, as aulas nessa escola também serão retomadas na próxima segunda-feira.
Na Escola Antonia Lopes e Alves, no sítio Camurim, e Educandário Dix-Septiense, na zona urbana, apesar de terem sido realizados serviços de retelhamento pela Secretaria de Obras, as escolas ainda apresentaram problemas de vazamento. No educandário, parte do forro de algumas salas chegou a desabar. Em ambas as escolas, o forro de outras salas de aula está comprometido, sendo necessária a realização de serviços emergenciais mais complexos devido ao tamanho das escolas e aos problemas detectados. Portanto, deverão continuar com suas atividades paralisadas até que sejam executados serviços emergenciais para corrigir os problemas existentes. Os serviços terão início já na próxima semana, afim de que sejam concluídos no menor espaço de tempo possível.
Nas demais escolas da zona urbana, o problema estava relacionado aos transportes. Alguns trechos apresentavam dificuldade para que os transportes escolares pudessem trafegar, como por exemplo, o trecho do Rancho da Velha, o trecho entre os Sítios Lorena e Pitomba, o trecho na passagem do Riacho da Pedreira, o trecho da margem esquerda do rio entre o Sítio Pedrinhas e jardim e o trecho da Ipueira, além de outros, prejudicando 280 alunos devido ao acesso. Com a ausência de chuvas nos últimos dias, os trechos apresentaram melhoras e alguns deles já têm condições de passagem, embora alguns trechos na zona oeste ainda apresentem pequenos problemas pontuais. Com isso, as escolas Isaura Rosado, Melquíades Lopes e Maria Glaucia, também retornarão com suas aulas normais.
Importante ressaltar que a decisão de suspensão foi tomada depois de ouvida a direção das escolas em reunião ocorrida na tarde do dia 26 de abril, como também discutida com o Conselho Municipal de Educação na manhã do dia 27. A preocupação apresentada pela Direção das escolas em relação à situação de infiltrações no teto derramando água nas salas, bem como, a dificuldade de acesso nas estradas por onde trafegam os transportes escolares, que impediu, por várias vezes, a vinda de muitos alunos das comunidades rurais, foi crucial para a suspensão das aulas, para melhor avaliação e encaminhamento de serviços emergenciais onde fosse possível.
As aulas desses três dias serão repostas de acordo com estratégias propostas pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com as escolas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário