Se tem um prato que é adorado pelo nordestino, é a farofa. Ela é utilizada como acompanhamento em vários pratos, e pode ser feita a partir da farinha de mandioca ou até da farinha de milho, utilizada para fazer o cuscuz. A farinha simples pode ser misturada à rapadura, refogada com alho e cebola, temperada com coentro, cebola roxa e um pouco de água para virar a farinha d’água, e também pode ser consumida de várias outras formas.
A receita que o gastrólogo Alexandre Dantas ensinou neste domingo (11) traz além da carne de sol, a banana, que também pode ser consumida junto com a farinha. Um sabor adocicado e surpreendente pra deixar qualquer refeição ainda mais saborosa.
Ingredientes
. 250 g de carne de sol cortada em cubos
. 60 ml de azeite ou óleo (ou aproximadamente 4 colheres das de sopa)
. 60 ml de manteiga de garrafa (ou aproximadamente 4 colheres das de sopa)
. 400 g de farinha de mandioca
. 2 bananas de tamanho médio – a bana escolhida foi a pacovan, mas pode ser outra
. 1 cebola roxa de tamanho médio cortada em cubos pequenos
. 2 dentes de alho de tamanho médio triturados
. Cheiro verde, sala e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
O começo é descascando a banana que deve estar madura, porém ainda firme. Ela deve ser cortada em cubos pequenos e do mesmo tamanho para que fritem por igual. Após cortar, ela deve ser guardada na geladeira até antes de usar na farofa.
Para a carne, usa-se o coxão duro de sol. Pra utilizar, ela foi pré-cozida por 15 minutos na panela de pressão, por ser um corte mais duro.
Em uma panela alta, coloca-se um pouco de óleo ou azeite e manteiga de garrafa no fogo e inicia fritando os cubos de banana. O ideal é mexer pouco pra que elas fiquem inteiras e levemente douradas. O segredo para ficar inteira é usar uma panela que não grude no fundo (antiaderente). Quando estiverem douradas, reserve em outro recipiente.
Na mesma panela, acrescente mais um pouco da manteiga de garrafa e coloque a carne de sol até dourar. Quando estiver bem frita, coloque a cebola e refogue até que ela fique levemente transparente. Em seguida, coloque o alho e continue refogando por alguns segundos.
O próximo passo é finalizar a farofa. Acrescentamos um pouco mais de óleo ou azeite e manteiga de garrafa na panela. Depois coloque novamente a banana e na sequência a farinha. Acrescente uma parte e misture com cuidado para não desmanchar os pedaços da banana. Depois, cuidadosamente, coloque o restante da farinha.
Por fim, ponha a pimenta do reino a gosto, ajuste o sal se for necessário e finalize com o cheiro verde. E a farofa está pronta.
Por G1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário