O Rio Grande do Norte é o maior produtor e exportador brasileiro de melão, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e derivados (Abrafrutas).
Apesar de todo potencial produtivo e da qualidade das frutas, é muito comum em todo estado que o melão seja consumido apenas in natura.
Para inovar e aproveitar a facilidade de acesso ao melão, o Inter TV Rural deste domingo (3), apresentou uma receita de sobremesa feita com o melão: uma mousse.
Com poucos ingredientes e um preparo simples, em duas etapas, essa sobremesa se torna uma opção, inclusive, para evitar o desperdício de fruta.
Ingredientes
. 600 g de polpa de melão (aproximadamente 1 melão pequeno sem casca e sem sementes)
. 1 colher de sopa de suco de limão
. 395 g ou 1 lata de leite condensado
. 200 g ou 1 caixa de creme de leite
. 12 g ou 1 sachê de gelatina em pó sem sabor
. 5 colheres de sopa de água morna
Para o preparo da receita, optou-se pelo melão do tipo Caribe, também chamado de melão Cantaloupe tipo Harper, que tem a coloração da polpa alaranjada. Mas a mousse também pode ser feita com outras variedades da fruta.
Modo de preparo
Comece a receita hidratando a gelatina. Em seguida, esquente a água e despeje no recipiente onde está a gelatina. Misture bem até dissolver a gelatina por completo. O líquido deve ficar com uma consistência viscosa, que indica que a gelatina está no ponto de uso. Reserve e continue o preparo dos outros ingredientes.
Em um liquidificador são adicionados todos os ingredientes, começando pelo melão cortado em pedaços; em seguida, o suco de limão; o creme de leite, a gelatina já hidratada e por fim, o leite condensado.
Todos os ingredientes devem ser processados no liquidificador por cerca de 1 a 2 minutos e a mistura estará pronta. A mousse pode ser colocada em uma travessa grande ou ainda em taças e em recipientes que sirvam porções individuais.
Depois, passe um plástico filme para cobrir o recipiente e em seguida, leve-o à geladeira para firmar por, pelo menos, 4 horas. Quem quiser, pode deixar de um dia para o outro, pois a mousse ficará ainda mais firme.
Fonte g1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário