segunda-feira, 25 de março de 2024

Receita para a Semana Santa: Aprenda a fazer um filé de tilápia ao forno.

Foto: Divulgação

Na mesa de Páscoa o peixe é um item que não pode faltar. A tilápia, pode ser, portanto, uma boa opção para essa data no Rio Grande do Norte, pela facilidade de ser encontrada em todas as regiões do estado.

Além de saboroso, o peixe tem um preço acessível e foi a escolha do gastrólogo Alexandre Dantas para a receita do Inter TV Rural deste Domingo de Ramos (24) que antecede o domingo de Páscoa. Quem escolher essa receita, tem uma semana pra comprar os ingredientes e se preparar.

O prato tem filés de tilápia assado ao forno em uma cama de vegetais. Uma receita rápida de preparar, com poucos ingredientes e muito sabor.

Ingredientes

. 1 kg de filé de tilápia;

. 600 g de batata inglesa pré-cozida cortada em rodelas;

. ½ pimentão vermelho cortado em rodelas;

. ½ pimentão amarelo cortado em rodelas;

. 200 g de mini cebolas ou 2 cebolas grandes cortadas em pedaços grandes;

. suco de um limão;

. cebolinha, sal, azeite e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Inicialmente vamos temperar os filés de peixe. Entramos com um fio de azeite e temperamos com um pouco de sal, pimenta do reino e suco de limão. Temperamos de ambos os lados e repetimos o processo com todos os filés.

Com o peixe já temperado, já podemos levá-lo para a assadeira. Vamos untar a assadeira com um fio de azeite. No fundo da assadeira vamos fazer uma cama com as batatas pré-cozidas e com casa (quem quiser pode retirar a casca).

Após cobrir todo fundo da assadeira com as batatas, podemos ajustar o sal e acrescentar um pouco de pimenta do reino. Por cima das batatas, vamos distribuir as fatias de pimentão vermelho e amarelo. Reservamos algumas para finalizar o prato.

Na sequência, vamos acrescentar as mini cebolas e a cebolinha por cima dos outros vegetais.

Finalizamos a montagem adicionando os filés de tilápia por cima dos vegetais em toda área da assadeira. Vamos aproveitar o caldo do tempero do peixe que ficou no recipiente e jogar por cima do peixe na assadeira.

Finalizamos com algumas rodelas de pimentão por cima dos filés, além de algumas mini cebolas. Ainda podemos jogar um fio de azeite por cima dos filés.

Levamos a travessa ao forno preaquecido a 180° até percebermos que o peixe está cozido. É importante lembrar que o peixe assa rápido. No forno utilizado nessa receita ele ficou cerca de 45 minutos, mas esse tempo pode variar de acordo com a altura dos filés ou com o forno.

Fonte g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário