A tapioca é uma herança cultural indígena que virou um símbolo da culinária nordestina. Ao longo do tempo ela foi ganhando diversas versões e recheios que fazem da tapioca um prato que pode ser servido em quase todas as refeições
No programa Inter TV Rural deste domingo (7), o chef Alexandre Dantas apresentou uma receita de tapioca incrementada com queijo coalho, banana e coco ralado.
Ingredientes
. 150 g de goma hidratada e peneirada
. 120 g de queijo coalho ralado grosseiramente
. 2 bananas de tamanho médio maduras
. 40 g de coco fresco ralado
. Sal a gosto
. Fio de azeite para untar a frigideira
Modo de preparo
A gente começa já montando a tapioca na frigideira. O ideal é ter 2 frigideiras, de tamanhos diferentes. Ainda com a chama do fogão desligada, vamos untar com um fio de azeite e forrar o fundo da frigideira menor com as bananas cortadas em rodelas.
Após organizar a camada de banana, vamos deixar espaço entre uma pedaço e outro da banana. Entre os espaços, vamos colocar o queijo coalho ralado, preenchendo esses espaços.
Vamos ligar a chama do fogão e aguardar 1 a 2 minutos até observar que o queijo começa a formar uma crosta e a banana começa a caramelizar formando uma camada dourada. Nessa hora, podemos colocar a camada da goma de tapioca hidratada.
Polvilhamos a goma preenchendo toda frigideira e cobrindo completamente a banana e o queijo coalho. Depois vamos nivelar e deixar a goma bem lisinha. Quando observarmos que a tapioca começa a soltar do fundo da frigideira, é hora de virar. Com ajuda de uma frigideira maior, vamos virar a tapioca, passando de uma para a outra. Nessa frigideira maior, deixamos a tapioca no fogo por cerca de 1 minuto e vamos reservar.
Na frigideira menor, vamos fazer a finalização. Untamos novamente a frigideira e com a chama desligada vamos forrar o fundo da frigideira com uma camada de queijo de coalho e coco ralado. Ligamos a chama do fogão e esperamos cerca de 2 minutos até tostar levemente.
Quando ela estiver tostando, a gente coloca a tapioca que estava reservada por cima dessa camada de coco e queijo. O ideal é colocar a parte branca da tapioca para que o coco e o queijo possam aderir à massa.
Depois de alguns minutos, a tapioca está pronta. Quem preferir pode dobrar ou servir a tapioca aberta.
Fonte g1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário