segunda-feira, 4 de maio de 2020

Zenaide lamenta derrubada de emenda que impedia congelamento de salários

Foto: Reprodução

O Senado Federal aprovou neste sábado (2) a ajuda financeira de R$ 125 bilhões para estados e municípios.

A negociação feita entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o relator do projeto, senador Davi Alcolumbre (DEM), prevê a aprovação do socorro financeiro. Em contrapartida, o congelamento de salário dos servidores municipais, estaduais e federais até 31 de dezembro de 2021.

A senadora Zenaide Maia (Pros) votou a favor do socorro para estados e municípios, mas apresentou emenda substitutiva para impedir o congelamento de salários, A medida da parlamentar, porém, não foi acatada pelo relator.

“Infelizmente, se decidiu que se devia punir o servidor público como contrapartida. Eu gostaria que se aprovassem os próximos projetos de ajuda a estados e municípios com a mesma facilidade que se aprovou R$ 1,2 trilhão aos bancos, sem exigir deles contrapartida”, desabafou a parlamentar, ao citar a PEC do “Orçamento de Guerra”, que, em sua avaliação, só serviu para socorrer o sistema financeiro, sem garantir recursos às micro e pequenas empresas, nem proteger os seus trabalhadores.

As perdas só não foram maiores porque se reconheceu que servidores da saúde e da segurança pública deveriam ter direito a reajuste antes de 2022. O projeto segue para votação final na Câmara dos Deputados.

Por Saulo Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário