A sessão ordinária desta quarta-feira (15) foi marcada pelo pronunciamento dos deputados Dr. Kerginaldo (PSDB) e Divaneide Basílio (PT). O primeiro demonstrou preocupação com a retomada do programa Mais Médicos, do Governo Federal. O parlamentar destacou a necessidade e a importância do exame nacional de revalidação de diplomas médicos, um exame realizado anualmente para validar diplomas médicos expedidos por universidades de fora do Brasil, conhecido popularmente como Revalida.
“É preciso ter cautela com a chegada desses médicos. O revalida é uma prova realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). É a prova que mede a capacidade do profissional médico e diz se ele está preparado para atender a população”, explicou Dr. Kerginaldo.
Dr. Kerginaldo, que também é médico, lembrou que em 2013, quando o programa Mais Médicos foi implantado no Brasil, a sociedade se deparou com médicos sem experiência, sem conhecimento e sem saber o que estava fazendo. “Vimos muitos profissionais capaz de atender ao povo brasileiro. Mas também vimos pessoas que não sabiam o que estavam fazendo. O problema do Brasil não é falta de médico é a distribuição. Metade dos médicos está nas capitais e a outra metade distribuída pelo resto do Brasil. É preciso acompanhar esse programa bem de perto”, alertou.
Em seguida foi a vez da deputada Divaneide Basílio (PT) fazer uso da palavra. A parlamentar destacou a importância do dia para o legislativo potiguar, que inicia as votações aprovando o Projeto de Lei nº 3/2023, de iniciativa do Governo do Estado, que altera a remuneração dos cargos de professor do Ensino Superior, da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Funcern).
“Foi um dia muito importante. Uma reparação salarial com os servidores da Uern. Uma instituição que preza pela qualidade no seu ensino, na sua pesquisa e na sua extensão. Sempre presente nas principais temáticas da sociedade”, comemorou.
Divaneide aproveitou o espaço e convocou todos os deputados e a sociedade para a sessão solene que ocorrerá no dia 7 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Estamos organizando a sessão solene pelo dia internacional da mulher, onde todos os deputados indicarão uma mulher para ser homenageada”, convocou.
Outro assunto tratado pela deputada foi a sua presença no lançamento do edital de licitação para contratação da empresa que atuará na construção da Ponte dos Mártires, equipamento de mobilidade urbana que ligará a zona Oeste de Natal a região de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.
“Quero registrar que eu e a deputada Terezinha Maia estivemos em São Gonçalo do Amarante no lançamento do edital da ponte que fortalecerá o turismo religioso e dará mais mobilidade à população. Nosso compromisso será acompanhar de perto a obra dessa ponte. Um passo gigantesco com a ligação de Natal e São Gonçalo”, registrou.
Por último Divaneide Basílio comentou a viagem à capital federal. “Participei de encontros importantes para a sociedade potiguar. Destacando esse conjunto de ações que começa a ter visibilidade nacional como o Programa Minha Casa Minha Vida. Além disso participei das comemorações dos 43 anos do PT. Um ato nacional, onde celebramos e reafirmamos o compromisso com a reconstrução do Brasil”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário