O deputado federal João Maia está de saída do PL, partido que comandou no Rio Grande do Norte por 21 anos. Ele perdeu a disputa interna para o senador Rogério Marinho, que vai comandar o partido a partir de julho.
Negando qualquer tipo de conflito com o senador, o deputado disse que não seria bom ele continuar no PL com Rogério no comando. “Estou conversando com a direção do PL o que politicamente é melhor, porque não é conflito. Estamos conversando para saber se é melhor eu ficar no partido ou se é melhor eu procurar outro destino para facilitar a vida de Rogério que está chegando. Isso está em discussão. Estou avaliando pedir minha desfiliação para ficar sem partido e decidir qual caminho tomarei. Mas deixo claro que não tenho conflito com Rogério. Comuniquei ao presidente, que pediu para eu ficar, Rogério também pediu, mas estou avaliando. Minha decisão interna é de pedir a desfiliação”, disse à Tribuna do Norte. “Comuniquei ao presidente, que me pediu para ficar, mas falei que não seria bom para mim, nem para eles”, complementou.
Em outra fala, João Maia deixa subentendido que a chegada de Marinho ao comando do PL deve deixar a agremiação mais bolsonarista no Rio Grande do Norte. “Rogério foi um ministro que fez muito pelo RN, mas temos outro governo e ele vai assumir o partido para dar a cara que ele acha que tem que ter. Eu nunca fui radical quando o PL era aliado de Lula nem quando foi de Bolsonaro, continuo sendo o mesmo João Maia”, avaliou. “Acredito que é o momento de Rogério, ele tem uma identificação muito grande com o presidente Bolsonaro”, disse em outro trecho da entrevista.
João Maia deu sinais de que vem se alinhar ao Governo Lula (PT) em seu novo rumo partidário para ter mais acesso a recursos federais e ajudar os prefeitos. “Eu sou um municipalista, preciso ajudar as administrações municipais. Quero fazer uma transição para Rogério em paz, construtiva, mostrar a ele como nós somos, como estamos, mostrar nossos pontos fortes e fracos. Não estou saindo em conflito, é uma decisão política. A direção nacional me perguntou se eu concordava com o nome de Rogério e eu disse que concordava plenamente e que faria a transição da melhor maneira possível”, acrescentou.
João Maia é cotado para assumir o PP no Rio Grande do Norte. Outra alternativa é se reaproximar politicamente da irmã, a senadora Zenaide Maia, indo para o PSD.
Histórico
João Maia está no quarto mandato de deputado federal. Ele foi eleito em 2006, 2010, 2018 e 2022. Em 2014 ele foi vice de Henrique Alves na eleição para o Governo do Rio Grande do Norte.
Nas eleições de 2020, sob o comando de Maia, o PL foi o terceiro partido que mais elegeu prefeitos no Rio Grande do Norte, totalizando 20.
Por Bruno Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário