A macaxeira ou mandioca é um tipo de raiz bastante consumida na região Nordeste. No Rio Grande do Norte, ela costuma ser apresentada nas versões cozida, como purê ou frita. Mas também está presente no preparo de massas e até de bolos.
A dica do gastrólogo Alexandre Dantas no Inter TV Rural desse domingo (5), é preparar esse alimento numa versão mais saudável: uma salada de macaxeira que pode ser feita com poucos ingredientes, mas com muito sabor.
Ingredientes
. 800 g de macaxeira cozida em água e sal e cortada em cubos
. 150 g de vagem cozida em água e salgados
. 80 g de azeitonas
. 1 cebola roxa pequena em fatias finas
. Sal
. Pimenta do reino a gosto
Molho
. 30 ml ou 2 colheres de sopa de azeite
. 30 ml ou 2 colheres de sopa de manteiga da terra
. Suco de meio limão
. Cebolinha, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
O preparo é iniciado pelo molho, apenas com a mistura dos ingredientes. Em um recipiente, coloque o azeite, a manteiga da terra, suco de limão e tempere com a cebolinha, o sal e pimenta do reino a gosto. Todos os ingredientes devem ser bem misturados, por cerca de 2 minutos, e o molho ficar reservado em seguida.
A salada é iniciada com a macaxeira cozida, já cortada em pedaços, colocada em um recipiente espaçoso. O tamanho desses pedaços depende do gosto do cozinheiro. O ideal é que a textura da macaxeira esteja macia, porém ainda firme. Ela precisa estar fria no momento do preparo. Em seguida, deve ser colocada a vagem já cozida e cortada. Na sequência, a azeitona cortada e a cebola.
Os ingredientes devem ser bem misturados com ajuda de uma colher. Como todos os ingredientes foram cozidos ao ponto, eles se mantêm firmes e a salada fica mais bonita. É possível ajustar nesse momento o sal e a pimenta.
Depois, é hora de transferir o preparo para o recipiente onde a salada será servida.
O molho pode ser misturado em toda a salada ou ainda ser servido em um recipiente a parte, para que cada pessoa coloque a quantidade desejada.
A salada é ideal para acompanhar qualquer tipo de carne, frango e até peixe.
Dica do chefe: quem desejar pode finalizar a salada com cubinhos de bacon frito. Além de trazer crocância, vai deixar a salada ainda mais saborosa.
Fonte g1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário