segunda-feira, 29 de agosto de 2022

De acompanhamento a protagonista do prato: conheça receita da salada de jerimum.

Foto: Inter TV Costa Branca

O jerimum ou abóbora, como é conhecido, é uma hortaliça em forma de fruto. Comumente consumido no Nordeste, o jerimum pode ser usado como ingrediente de pratos doces, como bolos; na massa de pães, ou simplesmente cozido.

A fruta faz parte até de um dos gentílicos (nomes que designam um indivíduo pelo seu local de nascimento) dados a quem nasce em Natal: "papa-jerimum".

A proposta apresentada pelo Inter TV Rural deste domingo (28), é apresentar o jerimum como protagonista de um parto mais leve, como uma salada. E pra dar um toque ainda mais regional, a receita ainda leva o queijo coalho.

Um dos diferenciais da receita, é a forma de preparo do jerimum, que é cozido ao forno para preservar seu sabor e textura.

Ingredientes

.600 g de jerimum cortado em cubos grandes

.300 g de queijo coalho cortado em cubos grandes

.½ cebola roxa pequena cortada em fatias finas

.40 ml ou 3 colheres de sopa de azeite

.Ervas de preferência (nessa receita usaremos cebolinha, manjericão e tomilho)

.Sal e pimenta do reino a gosto

.Molho

.50 ml ou 4 colheres de sopa de azeite

.Suco de meio limão

.Sal e pimenta a gosto

.1 colher de sopa de mel (opcional)

Modo de preparo

Vamos utilizar o jerimum caboclo (o que tem a casca esverdeada e a polpa amarela), higienizar, retirar a casca e cortar em cubos. Logo em seguida, temperar os pedaços com azeite, sal e pimenta-do-reino. Depois, vamos colocar um fio de azeite em uma assadeira, acrescentar os pedaços e levar ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 20 minutos.

Enquanto o jerimum assa, vamos dourar os cubinhos de queijo. Em uma frigideira, colocamos um pouco de azeite e vamos dourado os pedaços. O ideal é ir virando os cubinhos para que eles fiquem dourados de todos os lados. Depois que estiverem dourados, vamos retirar da frigideira e reservar.

O próximo passo é preparar o molho. Em um recipiente, vamos colocar azeite, suco de limão e mel. Logo depois adicionamos sal e pimenta (nesse preparo vamos usar a pimenta calabresa e dedo de moça). Depois é só misturar bem todos os ingredientes e bater um pouco, até que eles fiquem bem emulsionados. Enquanto a salada é finalizada, guardamos na geladeira.

Após o tempo previsto de forno, o jerimum está no ponto. O ideal é que esteja cozido, macio, mas com os pedaços ainda inteiros. Vamos aguardar os pedaços esfriarem, para montar a salada.

Para a montagem, vamos separar um recipiente de bordas altas ou um prato espaçoso. Primeiro, vamos dispor os pedaços de jerimum no fundo do recipiente. Depois, vamos distribuir os cubos de queijo entre os pedaços de jerimum.

Após organizar o queijo, vamos acrescentar as fatias de cebola, as ervas escolhidas já picadas, cortadas ou em folhas. A quantidade de ervas vai de acordo com a preferência e quem quiser também pode optar por ervas secas.

Vamos retirar o molho da geladeira e servir ao lado da salada. Ele é opcional e pode ser colocado em toda salada, ou servido à parte para que cada pessoa acrescente a quantidade desejada.

Fonte g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário