segunda-feira, 11 de abril de 2022

Aprenda a fazer bolo de goma com coco.

Foto: Inter TV Costa Branca

A receita de bolo de goma com coco exibida no Inter TV Rural deste domingo (10) é diferente da maioria dos bolos. Ela se assemelha ao modo de preparo do grude de coco, porém em uma versão doce. A receita é uma criação do gastrólogo Alexandre Dantas para aproveitar ingredientes comuns da região Nordeste.

Além de muito simples de preparar, é um bolo que tem um custo baixo, já que leva apenas seis ingredientes. O doce fica saboroso e é ideal para quem aprecia um bolo de massa mais úmida para tomar um café ao longo do dia.

Ingredientes

. 400 g de fécula de mandioca ou goma não hidratada, aproximadamente 4 xícaras e meia de chá

. 250 g de coco seco ralado, equivalente a um coco seco de tamanho médio

. 500 ml de leite integral

. 140 ml de manteiga da terra ou comum derretida, aproximadamente ¾ de xícara de chá

. 220 g ou aproximadamente 1 xícara e ½ de açúcar cristal

. 1 pitada de sal

. Um pouco mais de manteiga e açúcar para untar e polvilhar a forma

Modo de preparo

Inicialmente vamos dividir os ingredientes em dois grupos. A fécula, o coco ralado e o sal devem ser misturados com a ajuda de uma colher em um recipiente, depois vamos reservar.

Em uma panela vamos levar os demais ingredientes ao fogo. Primeiro colocamos o leite, depois manteiga e em seguida o açúcar. Na sequência ligamos o fogo, mexendo sempre, até que eles fiquem bem incorporados e levantem fervura.

Quando essa mistura estiver fervendo, vamos desligar o fogo e incorporar essa calda aos demais ingredientes.

Com cuidado, vamos colocando essa calda ainda bem quente, dentro do recipiente onde foram misturados os ingredientes secos, misturando tudo com a ajuda de uma colher.

A massa vai ficar com uma consistência nem muito densa e nem muito liquida.

O próximo passo é untar uma forma. Para esta receita vamos usar uma forma com furo no meio. Vamos colocar uma camada de manteiga em toda forma e polvilhar açúcar por cima.

Na sequência despejamos a massa e levamos ao forno preaquecido a 200° e após cerca de 50 minutos já vamos verificar se o bolo está pronto. Nessa receita o bolo ficou aproximadamente 55 minutos no formo, mas esse tempo pode variar de acordo com a potência do forno.

O ideal é que a parte de cima fique com uma coloração levemente dourada. A massa fica mais úmida que um bolo tradicional. Após retirar do forno, é só desenformar e servir.

Por g1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário